Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988
É só buscar “tirar cravos do nariz” no Google, que aparecem várias receitas mágicas e produtos que prometem retirar estes pontos pretinhos no nariz.
E a verdade é que a maioria destas receitas e técnicas mágicas não funcionam e podem até causar cicatrizes na pele.
E por mais que você até consiga retirá-los uma vez, em pouco tempo eles vão voltar.
Por tudo isso, conversamos com a dermatologista Dra. Betina e descobrimos com ela as maneiras seguras de remover estes cravos instantaneamente, e também como fazer para que eles nunca mais voltem.
Como Remover os Cravos Instantaneamente
Limpeza de Pele
“A maneira mais rápida para remover cravos é por meio de uma limpeza de pele”, diz a Dra. Betina.
Por mais que remover um cravo possa parecer uma atividade simples, exige uma técnica específica e acaba envolvendo muitos riscos.
O primeiro deles é a formação de uma lesão mais grave, como uma espinha ou até um abcesso.
O segundo risco é a formação de uma cicatriz no local, que pode acontecer por causa do excesso de pressão que acaba machucando a pele, ou durante a cicatrização da espinha que pode ter se formado após a extração má sucedida.
Remoção em Casa
Agora, se mesmo com todos estes avisos, você ainda deseja remover algum cravo específico é preciso seguir alguns passos.
- Primeiro, é necessário relaxar os poros. Para isso, passe algum tempo no chuveiro ou em uma banheira quente. O vapor ajuda neste relaxamento. Outra opção é fazer uma compressa quente.
- Logo após o primeiro passo, higienize bem as mãos, para evitar a propagação de alguma bactéria que pode causar uma infecção. Você pode também usar luvas para realizar a extração.
- Também higienize o local em que será realizada a extração.
- Para remover o cravo, aplique um pouco de pressão dos dois lados do poro. Atenção, cuidado para não afundar as unhas na pele, utilize uma gaze para proteção, se necessário.
- Vá espremendo o cravo fazendo movimentos de frente para trás. Experimente pressões e posições diferentes até que a obstrução se rompa. Não pressione a ponto de cortar ou machucar a região.
- Caso não consiga desobstruir o poro com estas etapas, é melhor parar de mexer no cravo (pelo menos até que a pele se recupere do trauma).
- Higienize a pele após o procedimento, para evitar uma infecção secundária.
E é importante destacar que estas dicas são para cravos abertos (pretos) e não para cravos fechados, ou espinhas.
Só que, estas remoções instantâneas não evitam que novos cravos reapareçam. Como veremos a seguir, existem algumas maneiras que removem os cravos no longo prazo, e também previnem para que novos não se formem.
Como Remover os Cravos de Maneira Eficiente
Agora, a verdade é que mesmo removendo os cravos com uma limpeza de pele, eles acabam voltando se não ocorrer o controle da oleosidade e da produção de queratina da pele.
Por isso, “a melhor maneira de remover os cravos é por meio de substâncias que, enquanto removem os cravos, também reduzem a oleosidade e retiram a queratina em excesso na pele”, conta a dermatologista.
Estas substâncias são as usadas para este fim:
- peróxido de benzoíla
- tretinoína
- ácido salicílico
Além disso, medicamentos orais podem ser usados no caso em que a acne grau I (cravos) não respondeu bem a medicamentos tópicos. Para isso a visita a um dermatologista é necessária.
Peróxido de Benzoíla
Para remover os cravos apenas do nariz, é possível usar esta substância de uma maneira um pouco diferente do que quando usamos na face toda.
“O peróxido de benzoíla é uma ótima substância para acne, pois diminui a oleosidade e tem ação anticravos. Geralmente utilizamos no tratamento de acne o peróxido de benzoíla na concentração 5%, mas o de 10% eventualmente é usado em áreas menos sensíveis como testa e nariz.”, ela nos informa.
Esta concentração maior pode ser encontrada tanto no Dermotivin Benzac, quanto no Clindoxyl Control.
O peróxido de benzoíla é uma substância que pode causar alergia em algumas pessoas, por isso é necessário fazer o teste de pulso antes de usá-lo. Para isso, aplique uma pequena quantidade do produto no pulso, e durma com o produto. Observe se ocorreu alguma reação alérgica.
Esta substância pode ser usada tanto de dia, quanto de noite. Não esqueça de usar protetor solar todos os dias de manhã, já que a pele pode ficar mais sensível aos raios do sol.
Com o uso desta substância, você deve começar a ver uma melhora na terceira semana de uso.
Um ponto negativo desta substância é que ela pode manchar roupas e tecidos, mas aqui neste post eu te ensino como evitar que isto aconteça.
Para saber mais sobre esta substância: quem pode ou não pode usar, tempo de tratamento e instruções mais detalhadas de como usar, basta acessar este post.
Tretinoína
“Assim como o peróxido, também podemos usar a tretinoína em uma concentração maior para tratar cravos apenas do nariz, mas com muito cuidado”, alerta a médica.
A tretinoína é um medicamento usado para tratar acne, e outras questões de pele, que traz ótimos resultados, mas que deve-se ter muito cuidado para usar.
Ela disse que geralmente, utiliza-se a concentração 0,025% ou 0,05% na face, mas para tratar os comedões de uma região pequena como no nariz, pode-se usar a concentração 0,1%.
Para usá-la, em dias alternados, na rotina noturna, lave bem a região e aplique uma quantidade muito pequena no nariz. O tamanho de uma miçanga de produto é suficiente.
Uma melhora deve ser vista a partir da quarta ou quinta semana de uso, com o produto.
Mas fique atento que a tretinoína tem alguns efeitos colaterais e não pode ser usada por algumas pessoas, como grávidas. Para saber mais sobre, entre neste outro post.
Ácido Salicílico
O ácido salicílico é uma substância comumente encontrada em cosméticos, como séruns, sabonetes e máscaras faciais.
Seu principal potencial é regulando a o sebo da pele e removendo os comedões.
Para a remoção dos cravos é importante escolher produtos com uma concentração maior. Duas opções são o Effaclar Sérum Ultra Concentrado, da La Roche-Posay e a Solução Ácido Salicílico, da Simple Organic.
Os produtos encontrados em farmácias têm uma concentração de 0,5 a 2% de ácido salicílico.
Ela nos contou que para tratamento de cravos, a melhor opção é pedir uma manipulação para seu dermatologista. Ele pode recomendar uma concentração maior do que encontramos em farmácias, como 3%.
Para usar, siga as instruções da embalagem do seu produto ou do seu dermatologista.
Como NÃO Remover os Cravos Instantaneamente
Não use Extratores de Cravos
O extrator de cravos é esta ferramenta utilizada por profissionais que realizam limpeza de pele. Ele pode ser facilmente encontrado em farmácias.
Ela nos contou que por mais que seja uma boa ferramenta em mãos experientes, o extrator não facilita a extração em quem não sabe utilizá-lo e também pode deixar lesões e cicatrizes na pele.
Sugador de Cravos
O sugador de cravos é um equipamento que suga os cravos. E por mais que eles possam até funcionar podem machucar a pele.
“A força que eles utilizam para desobstruir o folículo sebáceo é alta, e eles podem acabar danificando a barreira cutânea, causando outros problemas na pele.”, diz a médica.
Fita Adesiva ou Máscara para Remover Cravos
As fitas adesivas, ou máscaras, que removem cravos podem ser facilmente encontradas em farmácias.
A Dra. Betina reforça: “Estas fitas adesivas não funcionam tão bem, e acabam sendo agressivas na pele, podendo, também, causar lesões na pele.”
É importante não confundi-las com as máscaras antiacne, que possuem substâncias que ajudam no controle da oleosidade e remoção de cravos no longo prazo.
Como Evitar que os Cravos Reapareçam
É preciso controlar a oleosidade e remover o excesso de queratina da pele para que os poros não entupam novamente.
Por isso, se você quer se livrar dos seus cravos rapidamente, o ideal é que nos primeiros 3 meses de tratamento, você associe a limpeza de pele (1 vez por mês) com táticas que vão ajudar na prevenção de cravos.
Use um medicamento tópico
A médica nos disse que “mesmo que você tenha optado em realizar a limpeza de pele para remover os cravos instantaneamente, o ideal é fazer uso de substâncias como peróxido de benzoíla ou tretinoína para controlar este excesso de sebo e evitar que novos cravos se formem.“
No caso de prevenção, é possível fazer o tratamento na face toda, usando a concentração geralmente usada, como 5% para o peróxido de benzoíla e 0,025% para a tretinoína.
Para usar estes produtos, é preciso saber a quantidade certa e também seguir algumas dicas para que os efeitos não sejam tão incômodos.
Nos links a seguir você consegue aprender todas as dicas para usar estes produtos da maneira certa.
Também existe um medicamento que une o peróxido de benzoíla e o adapaleno (substância parecida com a tretinoína) muito usada para tratar acne, chamada de Epiduo. (Saber mais sobre ele aqui).
O uso destes medicamentos tópicos deve ser feito no longo prazo (ver tempo de tratamento na bula ou com seu médico) para que o controle da oleosidade e dos cravos seja efetiva.
Troque Seus Produtos de Skincare e Maquiagens
Ela nos alertou também que, às vezes, os cravos são formados por causa de algum produto ou maquiagem que você esteja usando.
Produtos em creme, que não são feitos para peles oleosas ou acneicas e que não sejam oil-free podem estar adicionando óleo na face, e obstruindo os poros.
Também procure analisar se suas maquiagens (principalmente base e corretivo) são não comedogênicas e troque seus produtos com finalização glow por matte.
Adicione um sabonete com Controle de Oleosidade
Uma boa maneira de evitar os cravos é fazendo uma boa higienização facial, e de preferência com um sabonete que controle a oleosidade.
A higienização vai ajudar na remoção de sujeiras, sebo e queratina que podem acabar entupindo os poros.
Lembre-se de não lavar o rosto mais de 3 vezes ao dia para que não ocorra o efeito rebote (aumento de produção de sebo pela pele.)
Os sabonetes favoritos para controle de oleosidade dos pacientes da dermatologista são o Bioderma Sébium e o Cetaphil Pro AC Control.
Estas são as principais formas de evitar o reaparecimento de cravos, mas existem outra 8 técnicas que podem ajudar e podem fazer sentido para você. Para vê-las basta acessar este outro post.
O que é bom para remover cravos do nariz?
O melhor modo de remover os cravos do nariz é usar um medicamento que contenha peróxido de benzoíla, tretinoína, adapaleno ou ácido salicílico.
Estas substâncias além de remover os cravos, também evitam que novos cravos reapareçam. Além disso, eles reduzem a oleosidade e a queratina que podem entupir os poros e formar os cravos.
Para entender como utilizar estas substâncias, basta subir para esta seção neste mesmo post.
Como tirar cravos do nariz em 2 minutos?
Para remover um cravo, em casa de maneira rápida é necessário seguir alguns passos.
Mas atenção, a remoção de cravos, por mais simples que pareça exige técnica e tem riscos, sendo mais recomendada a realização de uma limpeza de pele com um profissional para sua remoção.
Antes de tudo, é melhor dilatar um pouco o poro do cravo para que sua remoção seja mais fácil. Para isso, tome um banho ou faça uma compressa quente no local.
Então, lave bem as mãos e a região do cravo. De preferência, use luvas cirúrgicas ou gaze. Vá fazendo pressão com a mão dos dois lados dos poros. Não use sua unha. Faça movimentos de trás para frente. Teste algumas intensidades de pressão e movimentos diferentes.
Caso não seja possível desobstruir a região com estes passos, pare de mexer no cravo e dê tempo para a região se recupere.
Higienize bem o local, para evitar possíveis infecções.
O que causa os cravos no nariz?
Os cravos no nariz, assim como em outras regiões, são causadas por uma obstrução no folículo pilosebáceo, de sebo, queratina e outras sujidades.
Na verdade os cravos, ou comedões, são um tipo de acne chamada de acne não-inflamatória.
Fatores hormonais, genéticos, alimentares e ambientais (excesso de suor, uso de cremes comedogênicos) podem ser motivos dos cravos no nariz.