Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988
A acne em adultos pode ser bastante frustrante, até porque achamos que essa fase da nossa vida tinha ficado para trás, certo?
Errado, os adultos podem continuar a ter acne nos seus 30, 40 e até 50 anos de idade. Alguns até tem acne pela primeira vez na fase adulta.
O motivo principal para o aparecimento da acne adulta em mulheres é a oscilação hormonal causada durante a gravidez, menopausa, em torno do período menstrual, após interromper ou iniciar o uso de pílulas ou até por distúrbios hormonais como a síndrome do ovário policístico.
Por isso, geralmente a acne adulta em mulheres é tratada de forma diferente da acne do adolescente, principalmente com medicamentos anti-andrógenos como a espironolactona.
Mas, o tratamento da acne irá depender do grau da acne, e também da causa (stress, genética, uso incorreto de produtos, efeito colateral de medicamentos…).
Em alguns casos de acne adulta grave, o Roacutan pode ser uma boa opção, mas algumas pessoas preferem evitar esse medicamento. Então, o que usar no lugar?
As melhores formas de tratar a acne adulta sem Roacutan são:
- Antibióticos orais como a tetraciclina;
- Espironolacotona;
- Pílulas anticoncepcioanais;
- Tretinoína (Vitacid);
- Peróxido de Benzoíla (Acnezil);
- Adapaleno (Differin);
- Ácido Azeláico (Azelan)
- Epiduo (peróxido de benzoíla e adapaleno).
Mas, cada um desses medicamentos será melhor dependendo de cada caso, então vamos entender qual é o melhor para cada um.
Além de ver quais outras condutas você pode tomar para tratar a sua acne.
Lembrando que apesar desde post ser revisado por uma dermatologista, é muito importante você consultar com um médico antes de fazer uso de qualquer produto. Esse post é apenas informativo.
Como eliminar acne hormonal?
As melhores formas de eliminar a acne hormonal, ou também chamada de acne da mulher adulta, são com medicamentos anti-androgênicos como a espironolactona.
Pílulas anticoncepcionais também podem ser usadas para controlar a acne, ainda mais em casos de distúrbios hormonais.
Mas tem que ter cuidado com qual método anticoncepcional você usa, já que alguns podem até piorar a acne.
Temos um post que você encontra as melhores e piores pílulas anticoncepcionais para acne.
Para saber ser a sua acne é hormonal, a ida à uma dermatologista é essencial. Mas, alguns indícios são:
- Acne resistente à tratamentos tópicos;
- Retorna no mesmo lugar;
- Principalmente ao redor da boca e mandíbula (mas também em outros lugares);
- Elevada, vermelha e dura (nodular).
Além disso, o momento em que ela aparece pode mostrar que ela se trata de uma acne hormonal, como por exemplo, aparecer durante a menopausa ou logo antes do ciclo menstrual.
A gravidez também pode ocasionar o aparecimento da acne, mas nesses casos, é necessário ainda mais cuidado na hora da escolha do medicamento para não causar danos no bebê.
Temos um post que explica em detalhes, e com fotos, como saber se a sua acne é hormonal.
Se for o caso de homens com acne adulta grave, medicamentos como espironolactona e pílulas anticoncepcionais não podem ser administrados, e por isso, antibióticos orais podem ser uma boa solução no lugar do Roacutan.
Mulheres com acne bastante inflamada também podem se beneficiar do antibiótico oral, mesmo em casos em que ela também esteja usando espironolactona, já que esse medicamento costuma demorar alguns meses para trazer resultados satisfatórios
Por isso, se a acne depois dos 30 for grave, os medicamentos mais indicados costumam ser medicamentos orais como:
- Espironolactona (post sobre tratamento de acne com espironolactona);
- Antibióticos orais (post sobre tratamento de acne com antibiótico oral);
- Pílulas anticoncepcionais (post sobre tratamento de acne com pílulas anticoncepcionais).
O Roacutan também pode ser uma boa opção. Apesar de ser um medicamento potente com inúmeros efeitos colaterais, em casos de acne mais grave, seus prós podem superar seus contras.
Temos um post que fala tudo sobre o Roacutan.
Agora, se a sua acne não é grave, medicamentos tópicos podem ser suficientes:
- Tretinoína (resenha do Vitacid);
- Adapaleno (resenha do Differin);
- Peróxido de Benzoíla (resenha do Acnezil);
- Epiduo (resenha do Epiduo);
- Ácido Azelácico (resenha do Azelan);
Tretinoína e adapaleno são medicamentos tópicos mais potentes e que também são anti-idade.
Peróxido de benzoíla é excelente para quem também tem a pele oleosa.
Epiduo é bastante indicado pelos dermatologistas por ter adapaleno e peróxido de benzoíla na fórmula, sendo bastante eficiente. Mas, claro, assim como os outros medicamentos, sempre à critério do médico.
E Azelan, apesar de não ser tão potente, pode ser usado por quem tem pele sensível e até mesmo por grávidas e lactantes, quando há indicação.
No entanto, dependendo do motivo da sua acne, outras mudanças podem ser essenciais para o tratamento da acne.
Como tratar acne depois dos 30 anos?
Acne depois dos 30 anos em mulheres geralmente indica um caso de acne hormonal, e nesses casos medicamentos anti-andogrênicos, como a espironolactona, são alguns dos mais eficientes e indicados pelos dermatologistas.
Pílulas anticoncepcionais, antibióticos orais e Roacutan também podem ser boas opções já que medicamentos tópicos costumam não ser suficientes para tratar acne hormonal.
No entanto, há outros motivos para a acne adulta, e dependendo da razão pela qual você tem a acne, a forma de tratamento será diferente.
Motivos para o aparecimento da acne depois dos 30 anos, além de genética:
Fatores do Aparecimento da Acne Adulta | Conduta para o Tratamento da Acne |
---|---|
Oscilações Hormonais | Medicamentos orais como Espironolactona (para mulheres) ou Antibióticos orais (para mulheres ou homens) |
Produtos de Skincare | Usar produtos não comedogênicos, livres de óleo e indicados para a pele oleosa e acneica |
Estresse | Reduzir situações estressantes e seguir práticas para aliviar o estresse como meditação e exercício físico |
Alimentação | Seguir uma dieta com alimentos de baixo índice glicêmico, evitar leite e derivados |
Efeito colateral de algum Medicamento | Conversar com um médico sobre uma possível substituição de medicamento |
Vamos entender um pouco mais sobre isso!
1. Flutuação hormonal
Nos casos da oscilação causar o aparecimento da acne é muito importante consultar um médico, já que além de ser provável que você tenha que usar medicamentos orais para um bom resultado, pode ser o resultado de alguma doença como a síndrome do ovário policístico.
Como já vimos, espironolactona e pílulas anticoncepcionais costumam ser mais indicados para esse tipo de acne.
A acne depois dos 30 anos em mulheres costuma ser uma acne hormonal, e um dos melhores tratamentos para esse tipo de acne é a espironolactona.
Apesar desse tipo de acne costuma ser resistente a medicamentos tópicos, eles podem ser usados inclusive em associação à medicamentos orais.
2. Estresse
Há uma relação entre estresse e aparecimento da acne, de acordo com pesquisas sobre estresse e acne.
Meditação, terapia, exercício físico são algumas das maneiras para reduzir o estresse e assim, evitar o aparecimento da acne.
3. Alimentação
A dieta alimentar também pode afetar o aparecimento da acne.
Estudos já mostraram que uma dieta de baixo índice glicêmico é melhor para quem tem acne.
Isso porque alimentos de alto índice glicêmico, como as massas, pão branco, açúcar, doces são responsáveis por dar picos de insulina no sangue.
Quando o açúcar no sangue aumenta rapidamente há uma maior inflamação do corpo e maior produção do sebo e consequentemente de acne.
Além disso, várias pesquisas mostraram a correlação entre leite e derivados e o aparecimento de acne, e muitos dermatologistas já indicam o corte ou redução de leite animal para os seus pacientes.
Um estudo sobre acne e leite, por exemplo, conclui que o leite além de inflamatório, aumenta os níveis de insulina no sangue, aumentando assim, a produção de hormônio masculino e consequentemente o aparecimento da acne.
Além disso, falamos com a dermatologista Betina Faggion que afirmou que “com os recentes estudos sobre a flora intestinal, cada vez mais se estuda mais esta conecção entre alimentação e acne, então, não subestime o poder de uma boa alimentação em melhorar a acne e até problemas hormonais“.
4. Efeitos colaterais de alguma medicação
Alguns medicamentos podem desencadear acne, como por exemplo:
- Esteróides;
- Alguns antidepressivos;
- Alguns antiepiléticos;
- Vitamina B12 em excesso;
- Corticóide;
Por isso, se você acredita que algum medicamento possa estar desencadeando sua acne, converse com seu médico sobre a possível substituição do medicamento, mas nunca pare de usá-lo sem antes conversar com um profissional.
Esses medicamentos podem dar acne em qualquer idade.
5. Produtos de cabelo ou de pele
Os produtos certos de pele podem te ajudar, e muito, no tratamento da acne. No entanto, alguns produtos de pele, como de cabelo, também podem ser o gatilho para o aparecimento da acne.
Por isso você deve procurar por produtos:
- Não comedogênicos;
- Não acnegênicos;
- Livres de óleo;
- Textura gel ou sérum.
Garanta que todos os seus produtos de pele, cabelo e maquiagem não são oleosos e possam causar acne.
Temos um guia com rotina de skincare para a pele oleosa, lá você encontra várias opções de rotina e produtos que definitivamente não causarão sua acne.
O que fazer para substituir o Roacutan?
Para substituir o Roacutan, geralmente medicamentos orais são indicados, como os antibióticos orais. Para mulheres com acne hormonal, medicamentos anti-andrógenos como a espironolaconta ou pílulas anticoncepcionais também podem ser bons substitutos.
No entanto, o Roacutan é indicado tanto para tratar acne grave, como também para tratar acne resistente a outros tipos de medicamentos.
Por isso, em alguns casos, ele pode realmente ser o medicamento mais indicado.
E apesar da tretinoína (ativo encontrado em produtos como o Vitacid) ser um retinóide, assim como a isotretinoína (ativo do Roacutan), a tretinoína é usada apenas para tratar acne leve e não costuma ser suficiente para tratar acne grave, a qual geralmente o Roacutan pode ser indicado.
Se você tem várias dúvidas sobre o Roacutan, e por isso não quer fazer uso dele, além de conversar com seu médico, temos diversos posts sobre Roacutan que são revisados por uma dermato e que podem te ajudar e esclarecer várias questões.