Acne depois do 30: É normal? Como Tratar?


Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988

Se você já está na sua vida adulta e começaram a aparecer algumas espinhas (ou muitas delas!), não se desespere.

A acne depois dos 30 é comum e afeta muitas mulheres. 

E assim como na adolescência ela também tem tratamento.

Neste post, eu vou te explicar o porquê a acne aparece na vida adulta, quais os tratamentos mais usados, e as principais diferenças dela para a acne na adolescência.

O que é a acne Tardia?

A acne tardia é aquela que aparece após a adolescência. Na adolescência, tanto nas meninas, quanto nos meninos, a testosterona é produzida no corpo. 

E o hormônio da testosterona influencia as glândulas sebáceas que produzem o sebo. Se ocorre excesso de produção do sebo, os poros entopem e a acne se forma.

Entretanto, após os 20-25 anos estes hormônios (teoricamente) se estabilizam, e  então você pode achar que estará livre da acne, certo?

Não, errado. Nosso corpo pode ser influenciado por estímulos internos e externos que podem provocar o aparecimento da acne.

E como a acne é uma doença complexa, são várias as influências que podem estar desencadeando esta doença!

Fatores Hormonais que causam a Acne depois dos 30

Após a adolescência, os hormônios continuam tendo efeito no nosso corpo. Só que algumas alterações hormonais podem desencadear a acne.

As mais comuns são:

Menstruação e Menopausa

Um exemplo comum é durante períodos como antes da menstruação e antes da menopausa. 

Durante estes períodos ocorre uma queda de um outro hormônio chamado estradiol.

Só que como este hormônio diminui, a testosterona acaba ficando relativamente mais ativa no organismo, podendo haver um aumento da produção do sebo. 

Estresse

Outra influência é o alto nível de estresse. 

Quando estamos em períodos mais nervosos e ansiosos, alguns hormônios do nosso corpo aumentam e influenciam a glândula sebácea também.

Doenças Hormonais

Doenças endocrinológicas, como a Síndrome do Ovário Policístico, também acabam alterando os hormônios do corpo e influenciando na saúde da pele.

Outros fatores que causam a Acne depois dos 30

Além dos fatores hormonais, sua acne pode ainda estar sendo causada ou agravada por muitos outros motivos:

  • Predisposição genética
  • Mudanças na composição do sebo
  • Aumento do estresse
  • Uso de algumas medicações
  • Dietas com alto índice glicêmico
  • Dietas com laticínios
  • Uso de cigarro
  • Uso de produtos muito oleosos na pele

Como Tratar a Acne depois dos 30

O tratamento principal da acne depois dos 30 (mais conhecida como acne adulta ou hormonal) é com o uso de medicamentos orais.

Anticoncepcionais 

Os anticoncepcionais são usados no tratamento da acne adulta por conseguirem regular a testosterona e outros hormônios masculinos.

Entretanto, nem todos os anticoncepcionais funcionam neste controle. Inclusive alguns deles podem estar piorando a sua acne (para saber mais leia este texto).

Os métodos que funcionam como tratamento são aqueles que possuem tanto estrogênio quanto progesterona na sua composição, conhecidos como pílulas combinadas. 

E o tratamento com anticoncepcionais é o tratamento de primeira linha, segundo as diretrizes europeias, para tratar quem está sofrendo com acne adulta por causa da Síndrome do Ovário Policístico.

Antiandrogênicos

Os antiandrogênicos são os medicamentos que controlam os hormônios androgênicos, ou masculinos, no corpo.

Assim como no caso das pílulas, eles são usados em casos em que os exames indicam um aumento de hormônios masculinos no corpo ou quando se percebe que a acne tem influência hormonal.

Mas estes tratamentos hormonais também podem ser usados quando a acne adulta é grave (com cistos, nódulos, muitas espinhas profundas) ou quando os outros tratamentos não funcionam.

E por bloquearem os hormônios masculinos, estes medicamentos só podem ser usados por mulheres. 

Antibióticos

Os antibióticos também podem ser usados para o tratamento da acne, e promovem uma boa resposta no tratamento da acne adulta. 

Entretanto, é comum que a acne acabe retornando após o fim do tratamento. 

Além disso, o uso de medicamentos tópicos junto com o antibiótico é recomendado para acelerar o resultado do tratamento.

Isotretinoína

A isotretinoína (conhecida como Roacutan) é o tratamento inicial, nas diretrizes europeias, em quem está sofrendo com acne grave (grau III e IV) sem alteração hormonal.

Ele é o tratamento escolhido quando a acne é resistente, ou seja, não está tendo sucesso com outros medicamentos. 

Mas mesmo sendo um ótimo tratamento para acnes mais graves, no caso de acne hormonal, é comum haver a volta da acne depois do fim do tratamento com o Roacutan.

Algumas medidas que podem ser utilizadas para evitar isso, como o uso contínuo de medicamentos tópicos após o fim do tratamento oral. 

E por ser um medicamento que pode causar malformação em fetos e com alguns efeitos colaterais mais fortes, seu uso é extremamente controlado e feito somente com acompanhamento médico.

Tratamentos Tópicos

O tratamento tópico da acne adulta pode ser utilizado em casos em que a acne é bem leve (cravos ou poucas espinhas superficiais).

Nestes casos, as substâncias mais utilizadas são tretinoína, peróxido de benzoíla, ácido azeláico, adapaleno e eritromicina.

Entretanto, se você tem poucas espinhas, mas elas estão resistentes (não saem com facilidade e sempre voltam no mesmo lugar), o ideal é que você visite um dermatologista porque medicamentos orais podem ser indicados.

Os tratamentos tópicos também podem ser usados junto com o tratamento oral, em alguns casos, para acelerar a melhora das lesões. 

Outras Estratégias de Tratamento para Acne Hormonal

Mudanças de hábitos podem ser aconselhadas também para que ocorra o controle da oleosidade da pele. 

Cessar o uso de cigarro, melhorar a dieta, retirar o leite animal e realizar atividade que reduzam o estresse (como exercício físico e meditação) são aconselhadas para que o tratamento tenha uma taxa maior de sucesso. 

Como saber se a minha espinha é hormonal ou não?

Para se ter certeza que as suas espinhas são hormonais ou não só existe um jeito: indo a um médico e realizando uma bateria de exames.

Só que existem alguns indícios que podem te ajudar a “prever” que ela seja por causa de um distúrbio hormonal.

  1. Você está passando por um período da vida que os hormônios estão em desbalanço
  • Sua acne aparece antes da menstruação
  • Você está ou pode estar grávida
  • Você está próximo a menopausa
  • Você começou o uso de um método contraceptivo (com só progesterona): estes métodos podem piorar a acne
  • Você parou o anticoncepcional (pílulas combinadas): estas pílulas são usadas para regular o sebo, então, se você parou de usá-las pode ser que os hormônios masculinos tenham aumentado no seu corpo ou estejam mais livres para agir no corpo.
  1. As suas lesões de acne (como as espinhas) se apresentam em algumas regiões específicas

Alguns estudos mostraram que a acne hormonal se apresenta principalmente na região da mandíbula, queixo e pescoço, que é o que a Dra. Betina vê empiricamente no consultório.

Mas, um estudo recente questionou estas localizações das lesões, e observou que as espinhas hormonais são frequentemente observadas em em outras áreas da face e corpo, principalmente na parte do tronco. 

Por isso, neste caso, se as suas espinhas não estão localizadas perto da mandíbula não abandone a hipótese de acne hormonal.

  1. As lesões são mais profundas

No caso de acne hormonal, as lesões geralmente são mais profundas, e com maiores riscos de deixarem marcas.

Elas se apresentam principalmente em forma de cistos e nódulos, que são lesões duras, palpáveis e doloridas. 

  1. Suas espinhas sempre aparecem no mesmo local

Outro indício que a sua acne é hormonal, é que você tem espinhas que sempre aparecem no mesmo local, de tempos em tempos.

  1. Você já tentou tratar com medicamentos tópicos e não funcionou

A acne hormonal costuma ser resistente a medicamentos tópicos.

Isso significa que elas não saem com tanta facilidade quando comparadas com espinhas e lesões de acnes que não são hormonais.

Portanto, se você tem acne do tipo I ou II (ou seja, cravos e poucas espinhas superficiais) e tentou tratar com medicamentos tópicos pelo período indicado (mais ou menos 6 semanas), e elas não sumiram, você pode estar tendo acne por motivos hormonais.

  1. Você tratou com antibióticos e isotretinoína, e elas voltaram

Outro indício que a acne é hormonal, é quando você trata com medicamentos potentes (como antibióticos e isotretinoína) e elas somem. Só que após o fim do tratamento, elas acabam retornando.

  1. Sua menstruação está irregular

Um ciclo menstrual normal dura entre 24 e 35 dias. 

Se o seu ciclo tiver uma duração maior ou menor que isso, pode ser um indício de um distúrbio hormonal que pode estar causando a sua acne.

  1. Sua acne começou com início súbito e com lesões dispersas.

O aumento de hormônios andrógenos pode causar este aumento súbito de lesões, que geralmente se apresentam na forma de cistos e nódulos. 

Como diminuir os hormônios que causam espinhas

O método principal para reduzir os hormônios que causam a acne é por meio de tratamento com medicamentos que reduzem os hormônios andrógenos.

Os mais usados são as pílulas anticoncepcionais combinadas e bloqueadores hormonais.

Já em casos de distúrbios hormonais, outros medicamentos reguladores de hormônios podem ser mais indicados. 

Além disso, em alguns casos não são os hormônios andrógenos que estão estimulando a glândula sebácea. Um exemplo comum é o aumento dos neuropeptídeos e melanocortina, após períodos de alto estresse.

Nestes casos, a regulação dos hormônios pode ser realizada de outras formas.

Qual o melhor remédio para a Acne Hormonal?

Os medicamentos indicados para tratar acnes hormonais mais graves são os orais: anticoncepcionais combinados, antiandrógenos, isotretinoína (Roacutan), e antibióticos.

O antibiótico e a isotretinoína são ótimas opções no tratamento da acne hormonal, mas por não controlarem os hormônios, a acne pode retornar após o término do tratamento. 

Uma tática  nestes casos, muito usada por dermatologistas, é o uso de alguns outros medicamentos tópicos após o fim do tratamento oral.

E nos casos de acnes mais leves (com poucas espinhas superficiais) a prática comum é o uso de medicamentos tópicos como primeira opção. 

Entretanto, caso não funcionem, o uso de medicamentos orais podem ser indicados.

Como tratar a acne hormonal com tratamento caseiro?

A acne com influência hormonal é uma doença complicada de ser tratada, sendo um desafio mesmo com o uso de alguns medicamentos orais como a isotretinoína (Roacutan).

É comum que os dermatologistas usem no tratamento medicamentos que reduzem os hormônios androgênicos, que podem causar as espinhas, com o uso de anticoncepcionais e antiandrogênicos. 

Portanto, tratar a acne hormonal com medicamentos caseiros pode ter um risco gigante. A acne hormonal costuma ter lesões mais profundas e graves, que podem deixar cicatrizes e manchas se não tratadas com urgência.

E estas cicatrizes são bem difíceis de serem tratadas, geralmente necessitando diversos procedimentos para melhorarem de aspecto.

Entretanto, uma maneira de auxiliar o tratamento com medicamentos, é fazendo mudanças no estilo de vida.

Mude sua Dieta

Dietas com alto índice glicêmico podem aumentar a insulina, e podem ter um impacto negativo na acne. 

O consumo de laticínios também pode agravar a acne.

Procure se alimentar com uma dieta rica em fibras e com bastante vegetais. Também corte alimentos provindos de leite animal, como queijos e iogurtes. 

Reduza o Estresse e Durma melhor

Índices altos de estresse e privação de sono podem aumentar o hormônio cortisol, que também pode ter um impacto negativo na acne.

Realize atividades físicas e de mindfulness (como meditação e ioga). 

Procure dormir melhor também. Desligue eletrônicos 2 horas antes de dormir, não tome bebidas cafeinadas após as 16 e estabeleça um ambiente confortável (escuro e um pouco frio).

É normal ter espinhas aos 35 anos?

A acne não é apenas uma doença da adolescência. A acne adulta é comum e acaba afetando 40% a 54% de mulheres e homens acima dos 25 anos.

A acne nesta idade tem algumas diferenças da que acontece na adolescência, e pode estar ligada a distúrbios hormonais, como Ovário Policístico.

Além disso, alterações hormonais comuns de mulheres em idade fértil também podem estar causando a acne.

Alguns exemplos são mudanças hormonais durante o período menstrual, gravidez e uso de anticoncepcionais.

Entretanto, a sua acne pode estar aparecendo por outros vários motivos, por isso a visita a um dermatologista se torna necessária.

 Qual hormônio causa espinhas?

Diversos hormônios podem ter influência no aparecimento das espinhas. 

O principal deles, são os conhecidos como hormônios androgênicos (testosterona)

Eles estimulam o crescimento da glândula sebácea que produz o sebo. E o sebo pode entupir os poros, causando as espinhas.

Entretanto, outros hormônios do corpo podem também ter um papel na acne. 

Um outro exemplo é  o hormônio liberador de corticotropina (CRH) que é estimulado com o alto nível de estresse. Este hormônio também pode influenciar a maior produção de sebo pelo corpo.

Produtos para acne depois dos 30

Na maioria dos casos, a acne que aparece após os 30 anos deve ser tratada com medicamentos orais.

Se a sua acne se apresenta na forma de muitas lesões, ou até poucas lesões mais profundas, ir a um dermatologista é importante para ela te receitar estes remédios.

Em casos de acne mais leves o tratamento com medicamentos tópicos é uma opção.

Mas mesmo assim, caso você tenha poucas espinhas mas que não melhoram ou sempre voltam, os medicamentos orais podem ser necessários.

Outros produtos, como medicamentos tópicos e alguns produtos cosméticos podem entrar para auxiliar no tratamento. 

Medicamentos Tópicos para Tratamento

Os medicamentos tópicos para acne são aqueles que possuem as substâncias: adapaleno, tretinoína, ácido salicílico, eritromicina e peróxido de benzoíla.

Você encontra eles com alguns nomes comerciais em farmácia: Vitacid (tretinoína), Differin (adapaleno), Epiduo (adapaleno + peróxido de benzoíla) e Clindoxyl Control (peróxido de benzoíla). 

Medicamentos com antibióticos também podem ser usados, como é o caso do Clindoxyl que une o peróxido de benzoíla com antibiótico.

Entretanto, a não ser que a sua acne seja bem leve, com cravos e poucas espinhas, estes medicamentos devem entrar como coadjuvantes, ajudando a secar as lesões mais facilmente e retirando o excesso de sebo.

Se você está pensando em considerar um medicamento tópico para o seu tratamento, olhe este post aqui. Você vai conseguir ver um pouco da diferença entre eles. 

Dermocosméticos que podem auxiliar no Tratamento da Acne Hormonal

Alguns séruns e dermocosméticos de tratamento também podem entrar no auxílio do tratamento de acne.

Além disso, a escolha dos outros produtos, como sabonete de limpeza, água micelar e hidratantes também deve ser feita com cuidado, já que algumas fórmulas podem desencadear efeitos negativos na pele.

Neste post você encontra boas opções destes produtos para se usar quando se está tratando a acne hormonal.

Blemish + Age Defense, Skinceuticals

O Blemish + Age Defense é um sérum que possui ácido salicílico, substância que consegue controlar o sebo. 

Este sérum possui 1,5% de ácido salicílico, além de outros 4 ácidos: dióico, LHA, glicólico e cítrico. 

Eles, além de controlar o sebo, também ajudam na esfoliação e descongestionamento dos poros.

Veja o preço deste produto na Amazon.

Effaclar Sérum Ultra Concentrado, La Roche-Posay

Este sérum da La Roche possui ácido salicílico, LHA e glicólico que vão entrar reduzindo a oleosidade e desentupindo os poros.

Também possui niacinamida que tem ação calmante e pode ajudar nos desconfortos causados pela acne e dos efeitos colaterais dos produtos antiacne.

Veja o preço deste produto na Amazon.

Phyto Corrective, Skinceuticals

O Phyto Corrective pode ser uma boa opção para peles que estão mais inflamadas pela acne. 

Ele não vai ajudar a secar as espinhas, mas por possuir extratos de alguns botânicos, vai acalmar os desconfortos que a acne causa e também ajudar na correção das manchas.  que a acne pode deixar.

Além disso, possui ácido hialurônico e glicerina que ajudam na hidratação.

Veja o preço deste produto na Beleza na Web ou na Época Cosméticos.

Mariana Faggion

Sempre gostei de realmente entender tudo. Na verdade só consigo criar um hábito se tenho 100% de confiança que aquilo é realmente bom para mim. E essa característica minha está no mundo do skincare também. Me vi submersa em tanta informação que comecei a ficar confusa! Por isso ao escrever cada texto eu busco muita informação de confiança: médicos, livros e estudos. E então eu tento simplificar o máximo possível para que você não precise ficar confusa também.

Posts Recentes