Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR
Se você está aqui, imagino que é porque acredita que o seu problema pode ser hormonal e você quer se livrar de uma vez por todas delas. E se você quer descobrir se a sua acne é hormonal ou não e qual é o melhor tratamento para ela, você está no lugar certo.
Mas, lembre-se que esse post, apesar de ser revisado por uma dermatologista e baseado em estudos científicos, não substitui uma consulta ao médico. A avaliação e acompanhamento de um dermatologista é extremamente importante, principalmente se for um caso de acne hormonal em que a sua saúde como um todo pode estar sendo afetada por um desequilíbrio.
O QUE CAUSA UMA ACNE HORMONAL
Acne hormonal é a formação e aparecimento da acne causadas pelas oscilações dos hormônios no corpo.
Muitos adolescentes sofrem com a acne na puberdade justamente por essas flutuações de hormônios. Na puberdade, há um aumento dos hormônios andrógenos (os masculinos, como a testosterona). Esses hormônios aumentam o tamanho das glândulas sebáceas da pele, o que faz com que ocorra uma maior produção de óleo na pele, entupimento dos poros e consequentemente surtos de acne. Ou seja, a formação da acne na puberdade tem influência do aumento de alguns hormônios.
Mas, o aparecimento da acne também pode ocorrer na fase adulta, e um dos motivos pode ser também a oscilação de hormônios, por isso chamada de acne hormonal.
A acne por oscilação de hormônios na fase adulta pode ser um indicador de problemas hormonais. Por isso, ao consultar dermatologista, caso ele desconfie que o aparecimento da acne é por alguma disfunção hormonal, provavelmente ele te encaminhará para um médico endocrinologista e uma ginecologista.
A acne hormonal, tipicamente vista na mulher adulta, pode então ser causada por oscilação de alguns hormônios causados pela:
- Menstruação;
- Gravidez;
- Menopausa;
- Síndrome do ovário policístico;
- Interrupção ou início de anticoncepcionais.
A SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO CAUSA ACNE?
De acordo com um artigo publicado pelo Jornal de Associação Dermatológica Japonesa, um dos motivos que podem levar a formação da acne é o aumento da atividade das glândulas sebáceas já que elas secretam sebo e deixam a pele mais oleosa. Essa atividade é dependente do aumento dos andrógenos, e uma das causas mais comuns da hiperandrogenemia é a síndrome dos ovário policístico.
De uma maneira mais simplificada, o que isso significa é que: uma mulher que possui a síndrome do ovário policístico acaba produzindo mais hormônios masculinos, como a testosterona, que está diretamente ligado as glândulas que secretam sebo. Assim, há um maior aumento da oleosidade da pele e aparecimento da acne.
Por isso, a síndrome do ovário policístico pode ser manifestada na forma de surtos de acne.
POR QUE A MENOPAUSA PODE DAR ACNE ?
Outra experiência que muitas mulheres vivenciam é um surto de acne na menopausa. E isso é completamente normal.
Na menopausa, há uma queda nos níveis de estrogênio (hormônio feminino) e aumento dos hormônios masculinos e isso pode levar à uma pele mais oleosa e ao aparecimento de acne.
A maioria das mulheres menopáusicas com acne já experienciaram acne persistente ou recorrente desde a adolescência. E ainda de acordo com um artigo publicado em 2019, o desequilíbrio hormonal gerado pela menopausa é o fator principal para o aparecimento da acne nesse período.
POR QUE A ACNE APARECE LOGO ANTES DA MENSTRUAÇÃO?
Os surtos de acne logo antes da menstruação são muito comuns devido às oscilações hormonais desse período.
Para entender o motivo de aparecer acne no período pré menstrual é necessário entender primeiro como os hormônios funcionam durante o ciclo menstrual.
Na primeira metade do ciclo menstrual, o hormônio predominante na mulher é o estrogênio e na segunda metade é a progesterona, ambos hormônios femininos. Já os níveis de testosterona ficam constantes durante todo o mês.
O que ocorre é que logo antes da menstruação os níveis de hormônio feminino caem, então antes e durante o período menstrual, o nível da testosterona está relativamente maior que os outros hormônios.
Esse nível relativamente alto da testosterona, comparado aos outros hormônios femininos, antes da menstruação ativa a glândula que produz sebo. Para algumas mulheres, uma maior produção de sebo acarreta em uma pele bastante oleosa, maiores inflamações e produção de bactérias causadoras de acne.
E isso acontece com todas as mulheres?
As flutuações hormonais acontecem com todas as mulheres que possuem um ciclo menstrual regular. Mas, isso não significa que todas irão ter surtos de acne.
Um estudo publicado pelo Jornal da Academia Americana de Dermatologia entrevistou 400 mulheres e concluíram que quase metade (44%) das entrevistadas apresentam surtos de acne no período pré-menstrual, e que inclusive é mais comum em mulheres mais velhas (mulheres com mais de 33 anos tem mais surtos no período pré menstrual se comparadas às mulheres entre 20 e 33 anos).
APARECIMENTO DE ACNE E MENSTRUAÇÃO DESREGULADA
Muitas mulheres que começam a ter surtos de acne, também percebem que o seu ciclo não está regular. Se esse é o seu caso, procure um médico já que pode ser a indicação de alguma disfunção hormonal. Uma das razões para essas manifestações, por exemplo, é a síndrome de ovário policístico.
POR QUE TENHO ACNE NA GRAVIDEZ?
Durante a gravidez é comum que a acne possa ser agravada, ou até mesmo em alguns casos aparecer pela primeira vez. Mas, mais de 40% das mulheres grávidas sofrem de acne e um dos motivos atribuídos a isso é a oscilação de hormônio que ocorre nesse período.
O aumento dos níveis hormonais, que ocorre principalmente no primeiro trimestre da gravidez, aumenta a produção do óleo natural da pele, e com a pele mais oleosa é normal que ocorram alguns surtos nesse período. No caso de acne gestacional é imprescindível a consulta com o médico para que a saúde da mulher e do bebê não sejam afetadas no tratamento.
ANTICONCEPCIONAL PODE CAUSAR ACNE?
De um modo geral, o anticoncepcional não influencia no aparecimento da acne.
A acne é geralmente causada por altos níveis dos hormônios andrógenos, os hormônios sexuais masculinos, como a testosterona. Esses hormônios estimulam a produção das glândulas sebáceas, o que leva a uma maior produção de sebo.
Mas, a maior parte das pílulas anticoncepcionais na verdade possuem hormônios femininos (estrogênio e progesterona), e esses hormônios não estão relacionados ao aparecimento da acne. Inclusive, por esse motivo, contraceptivos orais são utilizados como tratamento de acne em muitos casos, já que eles equilibram os efeitos dos hormônios masculinos.
Então, por que quando algumas pessoas começam a tomar anticoncepcional dizem ter surtos de acne?
Há duas razões para isso:
- Oscilações hormonais regulares do ciclo menstrual;
- O tipo do contraceptivo utilizado ou.
As flutuações hormonais do ciclo menstrual de uma mulher podem levar a um maior aparecimento de acne no período pré-menstrual. Então, se você acabou de iniciar o uso de contraceptivo oral é provável que você pense que essa é a causa, mas é mais provável que o contraceptivo só não teve tempo o suficiente para agir e controlar essas flutuações hormonais.
No entanto, alguns contraceptivos podem ser gatilhos para surtos de acne. Inclusive, um deles é bastante famoso:
DIU MIRENA PODE CAUSAR ACNE?
O DIU Hormonal (Mirena) é um dispositivo inserido no útero que libera um hormônio, o progestágeno, uma forma sintética do hormônio feminino progesterona.
Esse tipo de contraceptivo, e qualquer outro que atue somente com esse hormônio, e que não possua estrogênio pode fazer com que seus níveis de hormônio masculino flutuem e assim aumente o aparecimento de acne hormonal.
Um artigo publicado em 2016 concluiu que a população em seu estudo que utilizava contraceptivos de progestágeno, sem qualquer estrogênio, tiveram um efeito negativo na acne. Além disso, um artigo do Jornal da Academia Americana de Dermatologia, concluiu que a maioria dos anticoncepcionais combinados (progesterona e estrógeno) irá ajudar com a acne, mas alguns dos agentes que o compõe podem piorar a acne justamente por liberar o progestágeno.
Mesmo não sendo um assunto pacífico, algumas pesquisas mostram que alguns anticoncepcionais podem estar relacionados ao aparecimento de acne. Por isso, converse com seu dermatologista e ginecologista para fazer uma boa escolha de método contraceptivo, para que ele seja um aliado e não a causa do problema.
É NORMAL TER ACNE APÓS PARAR O ANTICONCEPCIONAL?
Muitas mulheres que cessam o uso de anticoncepcional experienciam um aumento de acne, e isso é completamente normal.
As oscilações hormonais pelo ciclo menstrual podem ser o motivo de surtos de acne. Como a grande maioria dos anticoncepcionais possuem tanto o hormônio da progesterona quanto o estrogênio, a combinação deles equilibra o nível dos hormônios masculinos no corpo, o qual é justamente ligado ao aparecimento da acne.
Ao parar com o uso do anticoncepcional, os hormônios irão levar um tempo para normalizar, e isso pode levar até mesmo meses. Nesse momento, pode ocorrer surtos de acne. Inclusive é normal ver relatos de mulheres que dizem que a sua acne fica ainda pior depois da pílula do que era antes.
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE ACNE HORMONAL?
A acne hormonal está diretamente ligada as flutuações de hormônios. Por isso, alguma das características que podem ser vistas e desconfiadas por médicos dermatologistas de que se trata de acne hormonal é o seu aparecimento em alguns momentos específicos.
Por exemplo, se a acne está aparecendo logo antes do período menstrual, na menopausa, ou durante a gravidez, é provável que o surgimento da acne esteja relacionado com as oscilações de hormônio que o corpo está passando.
Além disso, a própria acne pode dar indícios de que é uma acne hormonal. Na puberdade, é normal que as pessoas possuam acne na região T (testa, nariz e queixo), a região mais oleosa para quem tem pele mista, ou até mesmo no rosto inteiro para quem tem pele oleosa.
No caso de acne hormonal adulta, é comum que se encontre na parte inferior do rosto, ao redor da boca, mandíbula e pescoço. A acne hormonal também tende a ser interna e nodular, o que significa que é uma lesão elevada, dura, vermelha, sem pus e que geralmente demoram mais tempo para cicatrizar.
Mas, isso não significa que a acne hormonal é somente desta maneira. Há uma maior desconfiança por parte do médico se a acne tiver essas características, mas elas podem vir de todas as maneiras.
MELHOR TRATAMENTO PARA ACNE HORMONAL
O melhor tratamento para a acne hormonal geralmente são as terapias hormonais feitas com contraceptivos orais ou com antiandrogênicos, como a espironolactona (Diaqcua), isso porque eles agirão diretamente na oscilação dos hormônios que estão causando o surgimento desta acne. Mas, como uma ressalva, somente mulheres podem fazer uso destes tratamentos.
É normal também que muitos dermatologistas iniciem o tratamento com antibióticos e se observarem que não está sendo suficiente, mudam a abordagem para as terapias hormonais.
Em casos que a acne está resistente, o dermatologista pode receitar um tratamento mais potente, a isotretinoína (Roacutan).
TERAPIAS HORMONAIS PARA ACNE
ESPIRONOLACTONA E TRATAMENTO DE ACNE HORMONAL
Um dos medicamentos mais usados pelos dermatologistas nas mulheres é a espironolactona, por ser um antiandrogênico. E o que isso significa?
Basicamente, essa droga funciona porque reduz a acne diminuindo a produção da testosterona e bloqueando a sua ação. Como a espironolactona é um bloqueador desse hormônio masculino, ela é muito eficaz em casos de acne hormonal.
A CIÊNCIA POR TRÁS DA EFICÁCIA DA ESPIRONOLACTONA
Para vocês entenderem quão eficiente é a espironolactona em casos de acne hormonal:
O Jornal da Academia Americana de Dermatologia analisou 85 mulheres com acne que como tratamento tomaram baixas doses de espironolactona e 66% delas limparam completamente a acne ou mostraram uma grande melhora.
Outro estudo também mostrou que em uma pesquisa com 110 mulheres que faziam uso do espironolactona como tratamento de acne, 94 mulheres observaram uma melhora, sendo que a melhora média de acne foi de mais de 70%. A maioria teve uma melhora dramática com o uso deste medicamento.
Outro estudo japonês, além de mostrar a eficácia da espironolactona, mostrou também o perigo da prescrição deste medicamento para homens, já que é possível observar efeitos como o crescimento das mamas, desenvolvida em 3 pacientes, e por isso o tratamento foi interrompido para os homens.
A espironolactona embora seja uma droga muito efetiva no tratamento de acne hormonal para as mulheres, não é recomendada para os homens devido aos efeitos colaterais.
É SEGURO TOMAR ESPIRONOLACTONA PARA ACNE?
Como vimos, a espironolactona é um medicamento indicado somente para as mulheres. Mas é seguro para as mulheres fazer uso deste medicamento?
Um estudo analisou a segurança a longo prazo da espironolactona na acne. Os resultados foram de um acompanhamento de 8 anos e durante este período não houve casos de doenças graves que podem ser atribuíveis ao uso da droga, e a conclusão é de que o uso a longo prazo em mulheres parece ser seguro.
Mas, também foi constatado no estudo que os efeitos colaterais da espironolactona são comuns, embora não seja um causa para a interrupção do medicamento. Se você quer saber mais sobre os efeitos colaterais desse medicamento, esse post pode te ajudar, mas sempre converse com seu médico sobre possíveis efeitos antes e no decorrer do tratamento.
E depois de quanto tempo as pacientes começam a ver resultado do uso da espironolactona?
Geralmente leva de 4 a 6 semanas para ver o resultado do tratamento com esse medicamento e o tempo médio do tratamento leva em torno de 7 meses.
CONTRACEPTIVO E TRATAMENTO DE ACNE HORMONAL
Outro tratamento muito comum receitado pelos médicos para o controle da acne hormonal em mulheres é o uso de contraceptivos orais.
Um estudo comparou a eficácia dos antibióticos e dos contraceptivos orais no tratamento da acne. E a conclusão foi a de que os efeitos dos antibióticos em 3 meses de uso são superiores para o desaparecimento da acne, mas os anticoncepcionais orais depois de 6 meses de uso tem resultados equivalentes aos antibióticos na redução das lesões de acne.
Em muitas mulheres, a acne hormonal continua voltando mesmo depois do uso de antibióticos e como pode se desenvolver resistência à antibiótico com o uso sistêmico, uma alternativa melhor e mais eficiente pode ser o tratamento a longo prazo com contraceptivos orais.
O tratamento com contraceptivos orais geralmente dura de 6 a 12 meses, mas dependendo do problema hormonal, o médico pode indicar até mesmo um período maior. Mas, uma melhora geralmente já começa a ser vista depois de 2 ou 3 meses do início do tratamento.
E o que faz com que os anticoncepcionais funcionem com a acne hormonal?
Os estrogênios contidos nos anticoncepcionais orais são conhecidos por serem potencialmente benéficos no tratamento de acne. Assim, ocorre um equilíbrio dos hormônios masculinos, que são responsáveis pelo aumento de oleosidade da pele e aparecimento da acne.
Mas, como já falado, alguns contraceptivos ao invés de ser um aliado na luta contra a acne na verdade podem ser uma das causas, por isso é importante falar com médicos de confiança antes de iniciar o uso de qualquer um deles.
QUAL O MELHOR ANTICONCEPCIONAL PARA ACNE
Um estudo de 2016 publicou uma pesquisa feita com 2.147 pacientes a respeito do uso de anticoncepcional e seus efeitos no controle da acne. Uma das descobertas foi a de que o fato deste método anticoncepcional ter ou não estrogênio era um fator essencial para determinar a redução ou não da acne. Esse estudo também demonstrou que o tipo da progesterona também é um fator importante.
Em termos técnicos, os anticoncepcionais mais eficazes para o tratamento da acne são os que possuem progesterona antiandrogênica. Isso porque eles controlam o hormônio masculino que pode deixar a pele mais oleosa. E com uma pequena dose de estrogênio, que é um hormônio sexual feminino.
Um exemplo de um dos melhores contraceptivos orais para o tratamento da acne é a Yaz.
ROACUTAN E TRATAMENTO DE ACNE HORMONAL
Em alguns casos, a acne não responde a nenhum desses medicamentos, sendo hormonal ou não. Nessa situação, muitos dermatologistas fazem uso da isotretinoína (Roacutan). Além de ser o melhor medicamento em casos de acne grave (grau IV).
Um artigo publicado em 2009 ainda confirmou que a isotretinoína continua sendo o tratamento mais eficaz para acne grave, ou até mesmo casos moderados em que há uma resistência a outras modalidades de tratamento.
Uma melhora na pele já começa a ser vista depois de 2 a 3 semanas de uso do Roacutan. Mas, se no início do tratamento houver uma piora, não se preocupe, é comum que em algumas pessoas ocorra uma piora no primeiro mês, e apenas no segundo mês, a acne começa a desaparecer.
O tratamento com isotretinoína geralmente dura em torno de 6 a 10 meses, mas como depende de caso a caso, só o médico poderá avaliar o tempo correto pelo acompanhamento e evolução individual de cada paciente.
Se você quer saber sobre todos os tipos de tratamentos de acne, inclusive os melhores cremes para você, esse post é um guia completo sobre tratamento de acne, mostrando, inclusive, todos os benefícios extras de cada produto.
PERGUNTAS RELACIONADAS:
QUAL É O CUSTO MÉDIO DO TRATAMENTO DE ACNE HORMONAL?
O custo médio do tratamento da acne hormonal irá depender da abordagem escolhida pelo seu médico. Esse post apresenta o custo médio de todos os tratamentos de acne, inclusive do Diaqcua, dos anticoncepcionais e do Roacutan.
HOMEM TAMBÉM TEM ACNE HORMONAL?
A maioria das pesquisas que fazem a ligação entre hormônios e acne é concentrada nas mulheres, então sabe-se muito mais do que a conexão de hormônios com a acne masculina.
Assim, como em mulheres, altos níveis de hormônios andrógenos como a testosterona também podem causar acne nos homens. Por isso que é comum acontecer surtos de acne em homens que fazem uso de esteroides anabolizantes, mas no geral a acne em homens não é vista como um sinal de níveis anormais de hormônio masculino.
Evidências mostram que a insulina e a resistência a ela podem ser uma das principais causas da acne hormonal em homem. Um estudo comparou os níveis de açúcar no sangue entre homens com e sem acne, e aqueles que tinham acne possuíam níveis de insulina quatro vezes maiores após as refeições e duas vezes maiores em jejum comparado aqueles que não possuíam acne.
ALIMENTAÇÃO ESTÁ RELACIONADA AO APARECIMENTO DA ACNE HORMONAL?
Como mostrei no estudo anterior, a insulina e resistência a insulina está correlacionada ao aparecimento da acne. Por isso dietas que reduzem o açúcar e os carboidratos simples reduzem a acne em homens e também em mulheres.
Esse post explica detalhadamente porque a melhor dieta para controlar a acne é a com baixo índice glicêmico, além de mostrar quais alimentos ajudam no combate a acne e quais podem ser o motivo dos surtos. Além disso, inúmeros estudos recentes mostram a correlação do consumo de laticínios e o aparecimento da acne.