Acne nas Costas: As Diferenças desse Tipos de Acne


Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

Não to muito afim de ir á piscina”, “eu não curto muito praia não” ou “prefiro ficar em casa do que sair nesse sol”. Talvez essas sejam algumas das mentiras que você já contou para seus amigos (ou para você mesmo) para não ter que tirar a camiseta na frente de outras pessoas. Talvez você tenha até deixado de usar todas as regatas do seu armário, ficou vendo seus amigos se divertir na praia só pelo instagram e até as pessoas mais próxima como seus pais não sabem que você sofre com acne nas costas.

É inclusive normal você ir enrolando.. enrolando.. e não procurar um dermatologista. Até porque ao contrário das espinhas no rosto, a acne das costas dá para esconder né? Mas, isso não significa que a sua auto estima e a sua confiança não estejam abaladas.

Por isso resolvi conversar com a uma dermatologista e entender o porquê de algumas pessoas terem tanta acne nas costas e outras não. Entender se o tratamento era o mesmo para acne no rosto, e quais as principais coisas que pessoas que tem acne nas costas precisam saber. Assim, nesse post reuni todas as informações de uma conversa com uma dermatologista para ajudar as pessoas que sofrem com isso.

CAUSA DA ACNE NAS COSTAS

Uma das primeiras perguntas de alguém que tem acne nas costas é porque eu tenho tanta espinha nas costas e outras não. E isso é uma questão de genética. Algumas pessoas possuem mais tendência e predisposição a terem acne nas costas já que elas possuem mais glândulas ativas nessa região do que em outras.

Mas, o motivo em si da sua acne, independente do localização, pode estar relacionado a inúmeros fatores. Pode ser a oscilação hormonal comum da fase da adolescência, ou de uma gravidez ou do próprio ciclo menstrual. Pode ser também um desequilíbrio hormonal ou a até mesmo o efeito colateral de algum medicamento. Pode ainda ter correlação com a alimentação ou stress.

Saber o motivo do aparecimento da sua acne é extremamente importante e só um médico poderá te examinar e chegar a uma conclusão individual do seu caso. Mas, conversei com a minha mãe/dermatologista e quis saber:

Qual é o motivo mais comum que ela vê no consultório para acne nas costas?

Ela acaba vendo muitos casos de adolescentes que estão passando por oscilações hormonais. Mas, também me disse que é comum ver no consultório acne nas costas relacionada a ingestão de medicamentos como o corticoide, a testosterona, a vitamina B12 e até mesmo alguns remédios utilizados para convulsão.

No caso de acne por medicamento, é mais fácil de identificar a causa já que as espinhas vem de uma vez só, como uma erupção. Quando não há uma evolução da acne, apenas uma formação súbita de um monte de espinhas nas costas, peito e rosto, há uma desconfiança por parte dos médicos de que se trata deste tipo de acne, chamada de acne medicamentosa.

MELHOR MEDICAÇÃO PARA ACNE NAS COSTAS

O tratamento  com medicamentos da acne nas costas geralmente é um pouco diferente do que se for apenas acne no rosto. Já que as costas são uma área mais extensa, é difícil o tratamento somente com o uso de cremes (tópicos), além do que, muitas vezes é difícil a aplicação do produto pela localização das espinhas. Por isso muitos médicos tendem a receitar medicamentos orais, principalmente se a acne já está inflamada.

Outro motivo que deixa os médicos mais inclinados ao tratamento oral (antibiótico e Roacutan) é que, como iremos falar mais adiante, há uma maior chance da acne nas costas deixar manchas, ou até mesmo formar queloides.

Mas, é possível também tratamento com produtos tópicos, só que utilizados em uma concentração maior já que a pele das costas é mais grossa. Por exemplo ao invés de utilizar o Vitanol A (um retinóide) com concentração mais baixa, pode ser receitado uma concentração maior do medicamento, no caso do Vitanol A, seria a versão 0.1%. Claro que esse não é o único medicamento, é apenas um exemplo, e para saber se ele é adequado para você, para a sua pele e grau de acne, a consulta a um dermatologista é imprescindível.

Se você quer saber mais sobre qual pode ser o melhor medicamento para você, acesse esse post, ele é um guia completo dos melhores cremes e medicamento orais tradicionais dependendo da sua pele e grau de acne.

COMO PASSAR CREME DE ACNE NAS COSTAS

Se você já ficou com vergonha de pedir ajuda na praia para alguém passar protetor solar nas suas costas e acabou se queimando você sabe bem do que eu estou falando, porque imagina ter passar por isso todos os dias?

É exatamente assim que alguém que precisa passar produto para a acne nas costas se sente. Por isso pedi para a minha mãe me contar os segredinhos de consultório dela para demostrar aos seus pacientes a melhor maneira de passar os produtos nas costas.

1. COMO PASSAR GEL DE LIMPEZA NAS COSTAS

Quando for passar o gel de limpeza nas costas na hora do banho, a melhor maneira é usar uma escova de banho com cabo longo (veja alguma dessas escovas na Amazon).

Coloque o gel nas cerdas da escova e passe por toda as costas.

O gel de limpeza de pele pode ser o mesmo utilizado no rosto, mas se você possui uma pele sensível, pode utilizar outro gel de limpeza mais forte nas costas, com ácido salicílico, já que a pele das costas é mais grossa. E se você ainda não possui um gel de limpeza de pele, nesse post além de indicar os meus top 3 favoritos, eu também explico como escolher por conta própria.

2. COMO PASSAR O MEDICAMENTO PARA ACNE NAS COSTAS

Na hora de passar o produto tópico nas costas é um pouco diferente já que você não pode colocar o produto nas cerdas da escova. Assim, há duas formas eficientes:

  • Uma delas é utilizando a escova de banho corporal:  colocar o produto na parte de plástico da escova e aplicar.
  • A outra é aplicar normalmente com a mão e para aquela parte mais difícil de alcançar, coloque o produto tópico no dorso da mão, e assim você irá alcançar aquele “miolo” das costas. Inclusive, essa é um ótima dica para passar o protetor solar antes de ir a praia também.

MELHOR TRATAMENTO PARA ACNE NAS COSTAS

Além do tratamento tradicional por meio de medicamentos que você pode e deve conversar com o seu médico, há outras formas de manter a saúde da sua pele.

Há três principais mudanças que você pode começar a fazer HOJE e que pode ter grande impacto não só na saúde da sua pele, mas na sua vida:

1. A MELHOR DIETA PARA CONTROLAR A SUA ACNE

Há tantos estudos que demonstram a correlação entre a alimentação e o aparecimento da acne que fiz um post inteiro dedicado a isso. Cada vez mais as pessoas vem aceitando essa ligação, e médicos vem conversando sobre isso com seus pacientes. Por isso se você está realmente comprometido a se livrar da sua acne de uma vez por todas eu recomendo que você leia esse e os próximos posts que irei indicar aqui.

Mas, resumindo para vocês, as pesquisas indicam que a melhor dieta para controlar a sua acne é a com baixo índice glicêmico. Isso porque os alimentos com alto índice glicêmico como bolos, pães, massas e chocolates são responsáveis por dar um pico de insulina no seu corpo, causando uma inflamação no seu corpo, uma maior produção de sebo e consequentemente um aumento na oleosidade da sua pele e o aparecimento da acne.

Nesse post que escrevi sobre a melhor dieta segundo pesquisas científicas também coloquei uma lista de alimentos de baixo índice glicêmico bem como alimentos que reduzem a inflamação do seu corpo.

2. POR QUE TIRAR LATICÍNIOS DA SUA DIETA É TÃO IMPORTANTE?

Além dos alimentos com alto índice glicêmico, a quantidade de estudos que mostram a correlação entre a ingestão de laticínios e o aparecimento da acne cresce cada vez mais. Inclusive, minha mãe já indicou para inúmeros pacientes a retirada desse alimento da dieta e viu uma melhora considerável naqueles que estavam dispostos a fazer essa mudança.

Se você ainda não acredita que a retirada de leite da sua alimentação pode mudar tanto assim a saúde da sua pele, veja esse post que além das pesquisas e estudos científicos, mostro qual é o leite animal que você definitivamente precisa retirar da sua alimentação. E para quem está comprometido com essa mudança, indico também maneiras eficazes de retirar o leite animal de vez da sua dieta.

3. DIMINUINDO SEU STRESS E ACNE

Por mais que o stress não cause acne, há estudos que mostram que ele pode sim piorá-la. E se você está estressado justamente por causa das suas espinhas, pode ser um ciclo vicioso difícil de sair. Infelizmente quando um paciente consulta com um dermatologista, é difícil algum ensinar qual a melhor maneira de diminuir seu stress. E por isso além do dermatologista, dependendo do seu nível de stress talvez seja importante consultar com um psiquiatra ou um psicólogo.

Mas, mesmo se o seu nível de stress não seja tão alto, vivemos em um mundo estressante, então é normal que as pessoas experimentem pelo menos algum nível de stress durante o dia, e isso pode estar interferindo com o aparecimento dos seus cravos e espinhas.

Por isso, nesse post, eu mostro algumas maneiras indicadas por especialistas de como diminuir o stress. São abordagens que você provavelmente ainda não viu, já que tentei sair apenas do óbvio de “medite”, “se alimente melhor” ou “faça exercício físico”, trazendo vários ângulos diferentes e dicas práticas para realmente ajudar a diminuir o stress do seu dia a dia.

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DA ACNE NAS COSTAS

Uma diferença da acne nas costas em relação a acne no rosto é que é mais fácil ocorrer a formação de queloide (para quem tendência é claro), e é mais difícil tratar as manchas que podem surgir se a acne está nas costas. Vejamos:

MANCHAS E ACNE NAS COSTAS

Você provavelmente já viu em diversos lugares que você não deve ficar espremendo e cutucando as suas espinhas certo? E eu sei, por experiência própria, que depois que você se acostuma, fica difícil de parar. Mas, aqui eu vou te dar mais um motivo para você parar de cutucar as espinhas, especialmente se elas estão nas suas costas:

Quando você cutuca uma espinha, há chances de ficar uma cicatriz ou uma mancha no lugar. Mas, quando as manchas estão nas suas costas, elas são ainda mais difíceis de tratar do que as manchas no rosto. E o motivo disso é porque não é possível fazer peeling profundo nas costas.

A pele das costas, ao contrário da pele do rosto, demora para “voltar”, assim o peeling tem que ser superficial, e dependendo da profundidade das manchas é difícil sair completamente.

QUELOIDE E ACNE NAS COSTAS

Quando a acne fica muito grave (acne grau III e grau IV) há a formação de nódulos (espinhas duras, elevadas, e doloridas) e formação de pústulas (espinhas inflamadas e com pus). E se a pessoa tem tendência, é possível que esse tipo de acne nas costas resulte na formação de queloide. Além disso, por mais que o aparecimento de queloides tende a ser mais comum em pessoas com pele morena, pode acontecer com qualquer um.

O efeito pode ser devastador. Isso porque pode ocorrer a formação de inúmeros queloides, uma vez que cada espinha pode se transformar em um queloide.

O queloide nada mais é que uma reação anormal da cicatrização. No entanto, geralmente são protuberantes, elevados e duros, ou seja se parecem muito com os nódulos, e por isso muitas pessoas que estão com queloides, acreditam estar apenas com acne.

A boa notícia é que os queloides são tratáveis. O tratamento geralmente exige uma infiltração dentro da lesão com corticoide ou as vezes até mesmo crioterapia (tratamento de lesão com temperaturas baixas).

Mas, como muitas vezes é necessário fazer várias sessões e o tratamento é mais difícil do que o da acne, é tão importante começar o tratamento da acne no começo, não deixando a acne evoluir para um grau mais profundo.

CONCLUSÃO

Se você não começou a tratar as suas acne nas costas, é recomendável que você procure um dermatologista o quanto antes.

É comum as pessoas deixarem para depois e assim perdem um tempo precioso de tratamento resultando em cicatrizes e manchas.

Tratar o corpo como um só também é um dos pontos mais importantes desse post. Informar como tudo está interligado, como a mudança na alimentação e a diminuição no stress pode levar à uma pele mais saudável e sem acne.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes