O que é Acne Profunda e Como Tratar – Dermato Responde


Perguntamos a Dra Betina Faggion o que é a acne profunda e ela nos respondeu que:

“Acne profunda é uma acne mais grave, localizada em planos mais profundos da pele, podendo ser tanto a acne grau III como a grau IV. ”.

A acne grau III é uma acne cística e nodular. De maneira simplificada a especialista nos explica que:

“São “espinhas” profundas. Quando a pessoa apalpa a região ela sente que não é só na superfície da pele, que há mais lesão do que aquela que ela consegue ver.

“Uma maneira eficaz de saber se é profunda não é só passar o dedo por cima, mas usar o dedo indicador e o polegar e fazer uma pinça com eles. Se for profundo é possível sentir um nódulo por dentro”.

E como nem sempre é fácil identificar se uma acne é profunda, abaixo descrevemos qual acne é ou não profunda e ainda trouxemos algumas fotos para compará-las. 

Ah, revelamos também o melhor tratamento para este tipo de acne, e um medicamento que você pode usar em casa mesmo, porque sabemos como elas podem ser frustrantes, doloridas e afetar a nossa auto estima. 

Como Identificar uma Acne Profunda

Para você identificar com mais confiança se a sua acne é profunda ou não (para ter certeza é essencial ir ao médico) temos primeiramente que saber que a acne é dividida em grau I, II, III e IV. 

Acne Grau I e II

A acne grau I é caracterizada por comedões ou mais conhecidos como cravos podem ser tanto os comedões fechados (branquinhos) ou comedões abertos, que são pretinhos e os mais comuns. 

Se você possui apenas cravos você não tem acne profunda.

Mas, alguns cravos podem ser mais difíceis de se soltar e estarem mais “profundos” na pele mesmo. Nesse caso, veja esse nosso post  pra ver a melhor forma de removê-los. 

A fotos abaixo é um claro exemplo dos cravinhos pretos:

Já a acne grau II é quando além de cravos, existem também pápulas avermelhadas (são as espinhas). Essa também não é uma acne profunda. 

Algumas pessoas confundem muitas vezes a acne grau II com as outras. Mas a Dra Betina nos explica que são aquelas espinhas pequenas e superficiais. 

Às vezes, você consegue ver uma pontinha branca (o pus), e ao passar a mão você sente que não tem nada além daquilo que você consegue ver. Sente que a inflamação não é profunda.

Na foto abaixo, vemos um menino com um caso de acne grau II, muitas espinhas, mas todas superficiais e nenhuma espinha profunda. 

Acne Grau III e IV

A acne grau III e IV pode-se chamar de acne profunda. 

A acne grau III é chamada de cística ou nodular. A Dra Betina descreve-as como: “Espinhas profundas, que pegam planos profundos da pele. Não somente a epiderme, mas a derme e às vezes até o subcutâneo também”. 

A melhor forma de identificá-las é usar o polegar e o indicador e apalpar e “pinçar” a acne. Se você sentir um nódulo em planos profundos da pele, como se fosse um caroço… BINGO! Essa é uma acne profunda. 

Na foto abaixo você consegue visualizar melhor como uma acne profunda pode aparentar:

A acne grau IV é devastadora.

Além de apresentar nódulos e cistos, ela também forma fístulas e abscessos, que é uma comunicação entre esses nódulos e cistos. 

De uma maneira simples, pode-se descrever ela como: “várias espinhas profundas que parecem como uma bola dura. Por baixo delas é como se houvesse uma comunicação ligando-as”.

Abaixo, você vê um quadro de acne grau III indo para o grau IV. 

E agora que vimos o que é uma acne profunda, o mais importante é ver como tratá-las! 

Isso porque a acne profunda já é uma acne mais grave que além de abalar o psicológico da pessoa pode deixá-la com cicatrizes para sempre.

Então veja com a gente o que você deve fazer para ter finalmente uma pele bonita e livre de acne!

Tratamento da Acne Profunda

Se você está com acne profunda, você necessita de medicação oral. Então, ir a um dermatologista nesses casos é essencial! 

Diria que é até mesmo obrigatório a consulta médica se você realmente quer se livrar delas. 

Cravos e espinhas até podem ser tratados com medicamentos tópicos.

No entanto, como a acne profunda chega em planos profundos da pele, os produtos tópicos não são suficientes e não conseguem chegar lá.

Tratamentos Orais

Alguns medicamentos que podem ser receitados para você são:

  1. Antibiótico
  2. Espironolactona
  3. Pílula anticoncepcional
  4. Isotretinoína (Roacutan).

Terapias Hormonais

A pílula anticoncepcional e a espironolactona são excelentes em casos de acne hormonal e não precisam de receita para serem comprados.

No entanto, elas só podem ser usadas por mulheres e demoram mais para mostrar algum resultado! 

Por isso, mesmo em casos em que elas são usadas, o dermato costuma prescrever conjuntamente antibiótico oral, para que ocorra uma rápida melhora e diminua os riscos de cicatrizes de acne. 

A acne hormonal é geralmente localizada na região do maxilar, queixo e boca e está relacionada às oscilações hormonais. 

Se você acredita que esse pode ser o seu caso, esse guia de acne hormonal pode te auxiliar muito para ter uma pele linda novamente!

Antibiótico ou Roacutan

O antibiótico ou o Roacutan irão mostrar uma melhora muito mais rápida da pele. E são os mais utilizados e eficazes nos casos de acne profunda! 

Mas, ambos necessitam de receita para serem comprados. 

Se for caso de acne grau IV, o Roacutan será imprescindível para o tratamento da acne.

Algumas pessoas têm um pouco de receio de fazer uso desse medicamento por ele ter muitas contraindicações.

Se esse for seu caso, recomendo que você veja nosso post sobre os benefícios desse medicamento (tem a parte ruim lá também!). 

Então você pode ter todas as informações que te mostrem que o Roacutan não é um bicho de sete cabeças, mas que só deve ser usado com indicação e acompanhamento médico.

Por isso, se o seu médico te indicar, significa que ele pode melhorar muito não só a sua pele, mas também a sua auto estima!

Como Tratar a Acne Profunda se não Posso ir no Dermato

Se você não puder ir no dermato nesse exato momento (uma hora outra você terá que ir ein ?), a dermatologista Betina Faggion nos contou algumas coisas que vocês podem fazer nesse meio tempo:

  1. Aplicar alguns produtos tópicos (mas alguns você NÃO deve passar, então veja abaixo quais são eles)
  2. Aplicar compressas frias ou espirrar água termal
  3. Não cutucar ou tentar espremer de maneira alguma!

Produtos Tópicos para Acne Profunda

Cremes e géis podem amenizar o desconforto e a gravidade da sua acne profunda, mas eles não irão resolver já que não conseguem agir nos planos mais profundos da pele (onde a inflamação está). 

Mas, de acordo com a especialista, um produto que pode ajudar com sua acne profunda é o antibiótico tópico! 

Um exemplo de antibiótico é a clindamicina tópica mas para adquirir ela também é necessário receita médica. Na verdade, a maioria dos antibióticos tópicos precisam de prescrição.

Um que pode ser comprado sem receita médica é o Nebacetin Creme. Importante que seja o creme ein? Ele é mais difícil de achar que a versão Nebacetin Pomada, mas essa última deixa a pele muito oleosa, o que pode acarretar em mais surtos de acne!

E lembre-se, é uma ajuda, não pode ser considerado um tratamento para as acnes profundas e graves. 

Outro ponto que a Dra Betina nos alertou é que nem todos os produtos tópicos são bons para serem aplicados nesse tipo de acne. 

Isso porque, a acne profunda costuma deixar a pele inflamada e infeccionada, se for o caso, e você aplicar produtos como ácido retinóico, que é ótimo para o tratamento de outros tipos de acne, a sua pele pode ficar ainda mais inflamada. 

Por isso, se a sua pele já estiver irritada, não aplique ácidos! 

Compressas Frias e Água Termal

Outra coisa que você pode fazer antes de consultar um dermato, é aplicar compressas frias na região e espirrar água termal ao longo do dia. 

Fazendo isso, você ajuda a pele a dar uma “acalmada”, já que muitas das acnes internas tendem a inflamar e irritar. 

Não é tratamento, é só uma ajuda!

Não Espremer de Modo Algum!

Um dos pontos mais importantes é que se você está com uma espinha interna, você não deve mexer nela de jeito nenhum.

Você jamais pode tentar espremer uma espinha interna!

Os médicos recomendam não tentar espremer nenhum tipo de acne. Mas em casos de espinhas internas essa recomendação é ainda mais forte!

Quando é um caso de cravo ou até mesmo uma espinha (bolinha superficial com pus), muitas vezes as pessoas, mesmo sem nenhuma técnica, conseguem retirar a espinha.

Mas acne profunda além de não adiantar, já que elas estão profundas e não irão sair, pode ser bastante perigoso tentar removê-la. 

Isso porque você pode ter três complicações:

  1. Celulite
  2. Complicações Graves
  3. Cicatriz

De maneira rápida irei explicar cada um desses problemas. Os dois primeiros são mais raros, mas podem acontecer. 

Celulite

Se você cutucar acne profundas, você pode desenvolver uma celulite, que nada tem a ver com aquela celulite na perna e do bumbum. 

É uma complicação em que ao redor da espinha, a pele fica dura e vermelha. É uma infecção do tecido celular subcutâneo.

Complicações Graves

Quando a pessoa cutuca uma espinha interna em algumas regiões da face (o triângulo formado pelo nariz, boca e queixo) pode levar a uma complicação extremamente rara, mas muito perigosa, chamada de trombose dos seios cavernosos.

Cicatrizes atróficas

A formação de cicatrizes na pele já são bem mais comuns! 

Mesmo sem cutucar você já pode ficar com cicatrizes por serem acnes profundas. Mas, ao cutucar, você aumenta a possibilidade de uma atrofia da pele, formando aqueles buraquinhos. 

O tratamento das cicatrizes é bem mais difícil do que o tratamento da acne, mas quanto antes começar o tratamento, mais chances de sucesso.

Se você já lida com algumas cicatrizes de acne, dê uma olhada no nosso post com os melhores tratamentos tópicos que podem ser feitos em casa mesmo!

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes