Adapaleno Resenha: Quando Usar, Como Usar, Benefícios e Produtos


Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988

Se você está procurando saber mais sobre o adapaleno de duas uma: ou seu dermatologista te receitou ou você está a procura de um tratamento para acne por conta própria.

Seja qual for o motivo, neste post você irá encontrar tudo sobre esse ativo:

  1. O que é e para que serve o Adapaleno?
  2. Os benefícios do Adapaleno
  3. Adapaleno tira manchas, melasma ou trata o envelhecimento?
  4. Quanto Tempo usar o Adapaleno? Quanto Tempo demora para ver Resultado 
  5. Quem pode ou não Usar o Adapaleno
  6. Efeitos Colaterais do Adapaleno
  7. Como Usar o Adapaleno?
  8. Quais são os Produtos com Adapaleno? Quanto custa?
  9. Adapaleno ou Epiduo?
  10. Adapaleno ou Azelan?

Esse texto faz parte de uma série de textos feitos com o apoio da dermatologista Betina Faggion, abordando mais profundamente os principais remédios e produtos usados para a acne. Caso você queira se aprofundar em outros tratamentos e remédios possíveis, no fim desse post você encontrará o link para os outros posts.

Para que serve Adapaleno 1 mg?

O adapaleno é um ativo que faz parte da família dos retinóides (compostos derivados da vitamina A). 

E os retinóides são muito usados por diversos dermatologistas para tratar acne, envelhecimento pelo sol e até manchas. 

Além do adapaleno, nessa família também se encontra o: retinol, tretinoína (ácido retinóico), tazaroteno e palmitato de retinol. 

Todos eles são usados em cosméticos ou medicamentos tópicos para tratar acne, evitar o envelhecimento precoce ou até uniformizar o tom da pele.

Mas qual é a diferença entre eles?

Alguns são mais potentes e demonstram resultados mais rápidos, como a tretinoína que por ser um ácido retinóico, já está na sua forma ativa e começa a fazer efeito assim que você aplica o produto na pele.

No entanto, as versões mais potentes, além dos benefícios, também trazem efeitos colaterais mais intensos. 

Neste guia sobre os retinóides você consegue saber mais sobre e ver quais são os mais potentes e os melhores produtos de cada um. 

Mas, vamos falar o que interessa… que é sobre o adapaleno!

O Adapaleno é um retinóide de terceira geração. 

É uma substância sintética , criada a partir das moléculas do ácido retinóico, e já está ativa, ou seja, não precisa se converter em ácido retinóico (como os outros retinóides) para começar a fazer efeito.

O adapaleno é parecido com o ácido retinóico (tretinoína) e traz benefícios parecidos com ele. Vamos ver quais são:

​​Quais os benefícios do adapaleno?

Na década de 90, os cientistas criaram o adapaleno com o intuito de criar uma versão com os mesmos benefícios do ácido retinóico, mas com menos efeitos irritativos e mais fotoestabilidade (estudo).

O adapaleno realmente se tornou mais estável e com menos efeitos colaterais, no entanto, ainda não dá para dizer se ele traz os mesmos resultados do ácido retinóico (tretinoína).

Um estudo com o adapaleno 0.1%, por exemplo, mostrou uma melhora na acne dos pacientes parecida com a da tretinoína 0.025%.

Já outro estudo, mostrou que a tretinoína 0.05% foi melhor no tratamento de acne do que o adapaleno 0.1%.

Mas, independente de ter resultados iguais a tretinoína ou não (que você pode ver mais sobre nesse post aqui), os benefícios no tratamento da acne com o adapaleno é indiscutível 

Um estudo mostrou que o uso do adapaleno 0.1% para tratar acne teve uma melhora em 70% dos pacientes depois de 8 semanas de uso.

Isso ocorre porque o adapaleno ajuda com o processo inflamatório, reduz os micro comedões (cravos) e regula a queratinização, que é o processo que entope os poros. 

E se a gente considerar apenas o que está escrito na bula, o adapaleno é destinado apenas para tratar acne. 

No entanto, ele é um retinóide e o que alguns estudos mostram é que o Adapaleno tem outros benefícios. É também o que os dermatologistas vêem no consultório médico.

Mas, vale ressaltar que qualquer uso que não o de tratamento de acne é considerado off label, ou seja, não consta na bula e portanto, o uso é feito por conta e risco do médico. 

Vamos ver quais são esses benefícios extras?

Adapaleno rejuvenesce a pele?

Um dos benefícios dos retinóides é evitar o fotoenvelhecimento e os mais usados para isso são o ácido retinóico (presente em produtos como o Vitacid) e o retinol, presente em diversos cosméticos. 

No entanto, isso não significa que o adapaleno não traga benefícios para o fotoenvelhecimento. 

É claro que, assim como todos os produtos, ele não fará milagre mas ajuda sim a rejuvenescer a pele. 

Mas, há mais de um estudo, como esse aqui, que mostra que o adapaleno melhora significativamente as rugas, assim como, promove uma melhor hidratação e uniformiza o tom da pele (adapaleno 0.3% por 24 semanas).

Além disso, a dermatologista Betina Faggion também vê uma melhora na textura da pele e nas linhas de expressão de seus pacientes que usam o Adapaleno.

Mas, também percebe que o Vitacid traz mais resultados em relação ao envelhecimento da pele que o Adapaleno (você pode ler sobre ele aqui, mas leve em consideração que os efeitos colaterais são bem maiores também).

Adapaleno tira manchas? 

Estudos, como o que falamos acima, mostraram que o adapaleno ajuda a uniformizar o tom da pele e outros estudos já o citam como um dos ativos usados para distúrbios de hiperpigmentação (manchas de pele). 

É também usado, off-label, para evitar o envelhecimento precoce e ajudar a clarear as manchas de pele. 

No entanto, a dermatologista Betina Faggion nos revela que para remover manchas ela costuma prescrever com mais frequência outros produtos como por exemplo a hidroquinona, ácido azelaico, ácido glicólico, tretinoína ou produtos cosméticos que tenham boas concentrações de ácidos (você pode ver mais sobre esses produtos nesse post aqui).

Adapaleno tira manchas de melasma?

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina, o adapaleno tem sido utilizado off-label (sem estar na bula) para diversas condições, inclusive para o tratamento do melasma. 

Além disso, estudos mostram que gel de adapaleno é uma terapia segura e eficaz para o tratamento do melasma. 

Conversamos também com a dermatologista Betina Faggion e o que ela nos disse é que:

“Vejo no consultório médico uma melhora na hiperpigmentação da pele (manchas) nos meus pacientes com o uso do adapaleno, inclusive uma melhora no melasma”. 

No entanto, ela revela que costuma usar apenas eventualmente o adapaleno para tratar melasma. Geralmente em peles mais sensíveis que não toleram a tretinoína.

Mais frequentemente, ela aposta em medicamentos mais potentes como por exemplo:

  1. Vitacid que possui tretinoína e; 
  2. Vitacid Plus que possui tretinoína, hidroquinona (um clareador) e fluocinolona acetonida (corticóide)

Nesse post aqui você pode ler mais sobre cada um deles, mas já adianto que para quem tem acne o Vitacid Plus pode não ser uma boa opção. 

Quem tem melasma pode usar Adapaleno?

Como vimos, não há na bula do adapaleno o tratamento de melasma, mas ele pode ser usado off-label (por conta e risco do médico) para clarear as manchas. 

Então, quem tem melasma pode usar o adapaleno já que não há contraindicação e pode ajudar a clareá-lo. 

No entanto, o ideal é conversar com seu médico para ele avaliar se essa é uma boa opção para você, até porque há produtos e ativos que podem ser melhores para o melasma que o adapaleno.

Quem Não Pode Usar o Adapaleno 

Para ter certeza se você pode ou não usar o adapaleno, pergunte ao seu médico, só ele poderá analisar caso a caso. 

Mas, há algumas contraindicações e casos em que o adapaleno não deve ser usado. 

Pessoas que não devem usar o adapaleno são:

  1. Grávidas e Lactantes: o adapaleno é um medicamento de categoria C (pode causar danos ao feto). Por isso, além de não poder ser usado nesses casos, as mulheres, ao fazer uso do produto, devem usar algum método contraceptivo.
  2. Peles sensíveis, com dermatite ou rosácea: o adapaleno pode causar alguns efeitos colaterais como vermelhidão, irritação e descamação da pele e se a sua pele for sensível, o adapaleno pode piorar a sua condição. 
  3. Quem tem alergia ao adapaleno: isso é óbvio, mas muitas pessoas esquecem de fazer um teste no pulso antes de aplicar o produto no rosto para ver se você tem alguma reação. 
  4. Quem tem acne grave: quem tem acne grave até pode fazer uso do adapaleno se indicado pelo dermatologista, mas nesses casos geralmente é necessário uso de medicamentos orais como antibiótico, espironolactona ou Roacutan. Ou até mudanças drásticas nos hábitos, como a retirada do leite (aqui falamos mais sobre isso).

Agora, mesmo você podendo usar o adapaleno não significa que você deva usá-lo, né?

Vamos ver, então, os casos em que o adapaleno pode ser uma boa alternativa.

Quem Deve Usar o Adapaleno?

O adapaleno é indicado para acne leve: acne grau I e acne grau II.

A foto abaixo mostra um exemplo de acne grau I (cravos):

E essa foto mostra um exemplo de acne grau II (cravos e espinhas superficiais):

Se você tem acne leve e não está grávida, amamentando, não tem alergia ao medicamento ou a pele muito sensível, ele pode ser uma boa opção para tratar a sua acne. 

Além disso, como já falamos, ele pode ser usado off-label para melhorar outras condições de pele. 

Por isso, separamos alguns indicativos que mostram que você poderá se beneficiar desse ativo: 

Se você nunca usou um Retinóide

O Differin na concentração 1 mg/g pode ser uma boa opção para começar o tratamento de acne se você nunca usou um retinóide antes. 

Muitos dermatologistas indicam o adapaleno para tratar acne quando o paciente não teve contato com o Vitacid ainda (um retinóide mais potente e que possui mais efeitos colaterais).

O adapaleno costuma ser mais bem aceito nas peles e os efeitos colaterais não tendem a ser tão intensos.  

Assim, uma estratégia é inserir o adapaleno para a pele criar uma ‘robustez’, ir se acostumando com o uso e efeitos colaterais do retinóide e só depois inserir opções mais potentes (seja o adapaleno em concentração mais alta, seja a tretinoína).

Se você já usou Vitacid (tretinoína) e não se adaptou

Um dos intuitos que o adapaleno foi criado foi justamente reduzir os efeitos colaterais nos pacientes. 

Isso não quer dizer que o adapaleno não tenha efeitos colaterais (falaremos mais abaixo sobre eles), mas significa que a maioria das pessoas tende a ter uma boa aceitação ao adapaleno. 

Ainda mais se comparado ao Vitacid, que possui efeitos colaterais mais intensos como vermelhidão, descamação e irritação bem intensos. 

Um estudo, por exemplo, comparou a tretinoína 0,025% e adapaleno 0,1%, e o número de pacientes que largou o estudo por reações adversas foi o dobro nos que estavam usando a tretinoína (exemplo: Vitacid ou Vitanol-A). 

Por isso, se você não se adaptou à tretinoína, o adapaleno pode vir a ser uma boa opção. 

Se você quer evitar o envelhecimento precoce

Como já vimos, alguns estudos mostram que o adapaleno ajuda a prevenir e evitar o envelhecimento precoce. 

E não é por menos, a maioria dos retinóides já é usado com esse intuito. 

Então se você quer um produto que trate a sua acne mas que também dê uma ajudada nas suas linhas de expressões e na aparência da sua pele, o adapaleno é uma boa alternativa.

Se você tem algumas manchas e melasmas

Não costuma ser a escolha número 1 dos dermatologistas para tratar manchas e melasmas, mas estudos mostram que o adapaleno ajuda a clarear as hiperpigmentações e uniformizar o tom da pele. 

Além disso, costuma ser mais bem tolerado em peles mais sensíveis (pelo menos mais tolerado que a tretinoína, um ativo presente em alguns dos melhores produtos usados para clarear manchas e melasma).

Se você quer um tratamento de manutenção

O tratamento da acne grave geralmente é feito com medicamentos orais ou orais e tópicos.

Mas, depois do tratamento oral, é comum que os dermatologistas indiquem o uso de medicamentos tópicos por alguns meses para que a acne não retorne.

O adapaleno é muitas vezes indicado com esse intuito já que traz resultados satisfatórios sem trazer efeitos colaterais muito intensos. 

Se você quer potencializar o uso de um retinóide com o peróxido de benzoíla

Ao contrário de ativos como o ácido retinóico, o adapaleno é mais estável e pode ser usado em conjunto com o peróxido de benzoíla (o ácido retinóico fica inativo quando usado ao mesmo tempo com o peróxido de benzoíla).

O peróxido de benzoíla é utilizado também para o tratamento de acne leve e muitos dermatologistas, como a própria Dra Betina Faggion, percebem que ele é excelente para remover a oleosidade excessiva da pele. 

Mas, além dos benefícios dos dois compostos, a absorção do peróxido de benzoíla aumenta com o uso do adapaleno. 

Um exemplo de produto que possui adapaleno com peróxido de benzoíla é o Epiduo (resenha do Epiduo).

É uma combinação eficiente, por isso se tornou um dos medicamentos tópicos mais indicados pelos dermatologistas para tratar acne.

Adapaleno Efeitos Colaterais

Como já falamos muito por aqui, o adapaleno é um retinóide bem tolerado pelas peles. Ainda mais se comparado com a tretinoína. 

Nesse estudo, por exemplo, em questão usou-se o adapaleno 0.3% por 24 semanas para tratar o fotoenvelhecimento e o adapaleno foi bem tolerado (3 de 40 mulheres descontinuaram o estudo devido à irritação da pele no primeiro mês).

No entanto, isso não significa que ele não tenha efeitos colaterais. 

Muitas pessoas sentem alguns efeitos do uso do adapaleno, principalmente no início. 

Os efeitos colaterais do uso do adapaleno são:

  1. Vermelhidão
  2. Descamação
  3. Pele irritada
  4. Pele seca
  5. Coceira, dor e inchaço
  6. Dermatite alérgica
  7. Queimadura no local da aplicação
  8. Perda da cor da pele ou escurecimento da pele
  9. Inchaço das pálpebras

Os efeitos não param por aí, mas dá para citar que os mais comuns são a pele mais seca, sensível e com aspecto de ‘assada’.

É normal o Adapaleno arder?

É normal o adapaleno arder. A ardência é inclusive um dos sintomas esperados pelo uso do adapaleno. Mas, como veremos a seguir, essa ardência pode ser diminuída com algumas dicas de uso. 

Esses efeitos, como a ardência, são comuns nas duas ou quatro primeiras semanas de uso. Depois acabam desaparecendo com o uso contínuo.

Mas, se a sensibilidade ou irritação da pele for severa, o uso do produto deve ser cessado e um médico deve ser consultado.

Além disso, algumas pessoas desistem do tratamento devido a esses sintomas, por isso o acompanhamento médico é indicado para sucesso e segurança durante o tratamento. 

Deve-se ter cuidado. Ir sentindo como a sua pele reage ao tratamento para que ela não fique muito sensibilizada ou queimada. 

Algumas dicas sobre como usá-lo podem te ajudar a evitar que os efeitos colaterais fiquem muito intensos e você ter sucesso no seu tratamento.

Como devo usar o Adapaleno?

A primeira coisa para se ter em mente é que o adapaleno é  fotossensível, ou seja, fica inativo quando exposto à luz solar e também por deixar a pele mais sensibilizada, ela fica mais suscetível a queimaduras. 

Por isso você deve usar o adapaleno:

  1. Apenas no período da noite;
  2. Deve remover o adapaleno pela manhã e
  3. Aplicar um protetor solar de no mínimo FPS 30

Além disso, há algumas maneiras para você evitar que os efeitos colaterais sejam muito intensos no começo:

  1. Certifique-se que você não é alérgico antes de usá-lo no rosto: aplique um pouco no pulso à noite e ao acordar veja como a pele reagiu. Um pouco de vermelhidão é normal. 
  2. O tamanho de uma ervilha é suficiente: não há a necessidade de aplicar uma quantidade muito grande de produto
  3. Comece usando o adapaleno em dias alternados até chegar ao uso diário: se os efeitos colaterais estiverem muito intensos, use a cada dois dias ou considere cessar o uso por completo 
  4. Aplique um hidratante não oleoso antes de aplicar o adapaleno se os efeitos colaterais estiverem intensos: caso contrário aplique o hidratante após o adapaleno. Essa ordem irá depender de como a sua pele reage. 

Outra dica valiosa é: aplique o adapaleno também no pescoço, colo e dorso da mão vez que o adapaleno também traz o benefício de prevenção do fotoenvelhecimento e essas regiões estão bastante expostas ao sol e ‘entregam’ bastante a idade.

Se você quiser potencializar os resultados você pode também adicionar o peróxido de benzoíla na sua rotina para ser usado com o adapaleno.

Mas, para isso, leve em consideração os cuidados extras que você deve ter com o peróxido de benzoíla. Isso porque ele pode manchar a roupa de cama, pijama e até o cabelo devido a sua ação oxidante. 

Algumas dicas para evitar isso são:

  1. Usar apenas à noite;
  2. Deixe uma margem de segurança perto do seu cabelo (1 cmg mais ou menos);
  3. Use toalhas e lençóis brancos: os coloridos acabam manchando;
  4. Faça seu skincare apenas depois de colocar o pijama;
  5. Remova muito bem o produto pela manhã.

Se quiser entender mais sobre o peróxido de benzoíla, acesse este post. 

Quanto tempo demora para o Adapaleno fazer efeito?

O tempo que demora para o adapaleno fazer efeito varia entre 15 a 20 dias, mas depende de cada pessoa.  

Nesse post aqui, você encontra um quadro que mostra o que esperar do tratamento com adapaleno semana a semana. 

Adapaleno Quanto tempo Usar?

O tempo de uso do adapaleno para o tratamento de acne costuma levar de 3 a 6 meses. 

Mas, quando usado para manutenção de resultados obtidos por meio de medicação oral, o tempo pode ser ainda maior

Além disso, o tempo varia da reação de cada pessoa ao ativo e também dos objetivos. 

Quando o adapaleno é usado para tratar o fotoenvelhecimento pode-se ver os primeiros resultados geralmente após 30 dias mas resultados mais expressivos são vistos somente após 24 semanas. 

Além disso, para tratar fotoenvelhecimento, geralmente usa-se retinóides por um tempo prolongado. 

Produtos com Adapaleno 

Agora que já vimos muita coisa sobre o adapaleno e você já deve ter uma ideia se ele é ou não para você, vamos ver sobre a o medicamento no mercado que possui apenas adapaleno: o Differin. 

Differin para Acne (Adapaleno)

O Differin é produzido pelo laboratório suiço Galderma e possui apenas o ativo adapaleno em sua fórmula. 

Ele pode ser adquirido sem receita médica no Brasil e possui três versões:

O Differin é produzido pelo laboratório suiço Galderma e possui apenas o ativo adapaleno em sua fórmula. 

Adapaleno Preço

Ele pode ser adquirido sem receita médica no Brasil e possui três versões:

  1. Differin Creme 1mg/g: R$70 (30g)
  2. Differin Gel 1mg/g: R$70 (30g)
  3. Differin Gel 3mg/g: R$96 (30g)

A versão em gel é mais indicada para quem tem pele oleosa e a em creme é mais indicada para quem tem pele normal, seca ou até quem está fazendo uso de produtos que deixem a pele ressecada, como o Roacutan.

Além disso, geralmente inicia-se com a concentração menor de 1 mg/g e só depois que a pele se acostumar é que se inicia o uso de 3mg/g (a não ser que seu médico receite o 3mg/g para você). 

Além do Differin da Galderma, a Medley produz uma versão genérica do Differin que também é eficiente. Ela só possui a versão em gel na concentração de 1 mg/g e é mais barata (custa em torno de R$50 para 30g).

Adapaleno ou Epiduo? 

No entanto, o adapaleno não é encontrado apenas sozinho em cremes e géis como o Differin, ele também é encontrado em produtos como o Epiduo, que além de adapaleno também possui peróxido de benzoíla. 

  1. Differin: adapaleno
  2. Clindoxyl Control/Dermotivin Benzac/Acnen: peróxido de benzoíla
  3. Epiduo: adapaleno e peróxido de benzoíla

Mas, qual deles é melhor? Como saber qual escolher? 

O Epiduo reúne os dois ativos, peróxido de benzoíla e adapaleno, o que faz ele ser mais potente que o Differin, que possui apenas adapaleno. 

Tanto o adapaleno (presente no Differin) quanto o peróxido de benzoíla (presente no Clindoxyl Control) tratam acne leve. 

Mas, como benefício extra, o adapaleno também ajuda a clarear as manchas e melasmas e trata o fotoenvelhecimento. 

E o benefício extra que muitos dermatologistas observam com o peróxido de benzoíla é a remoção da oleosidade excessiva da pele. 

Mas, além do Epiduo ter como benefício extra esse controle de oleosidade proporcionado pelo peróxido de benzoíla, ele também se beneficia da associação desses dois ativos. 

A eficácia dessa associação pode ser vista nesse estudo aqui. 

O estudo comparou o tratamento do Peróxido de Benzoíla com o Adapaleno (fórmula do Epiduo) e apenas do adapaleno e apenas do peróxido de benzoíla.

O resultado dessa associação é uma maior absorção do peróxido de benzoíla quando usado com um retinóide como o adapaleno.  

Posso comprar o peróxido de benzoíla e o adapaleno separado ao invés de comprar o Epiduo​​? O que é melhor?

Nada impede de você comprar os ativos separados e usá-los juntos todos os dias, ao invés de usar o Epiduo. É inclusive mais barato!

O Differin, que possui apenas adapaleno custa R$70 para 30g. O Dermotivin Benzac, que tem peróxido de benzoíla na concentração de 2.5% custa R$40 para 60g.

Se você usar 30g de adapaleno e peróxido de benzoíla, você precisaria apenas metade do Differin e ¼ do Dermotivin Benzac. E isso custaria 55 reais. 

O Epiduo custa em torno de R$90 para 30g.

Mas, leve em consideração que esses cremes ficam estáveis dentro da embalagem, então não remova todo o produto da embalagem e misture em um outro pote. Aplique um produto, espere secar, e só depois aplique o outro. 

Dá mais trabalho, então, se ter que usar os dois produtos irá remover uma facilidade e irá te impedir de você ter constância no uso dos produtos, não vale a pena. 

Além disso, é difícil encontrar peróxido de benzoíla na concentração de 2.5% (que é a presente no Epiduo).

Particularmente, acho bem mais fácil comprar o Epiduo se quero ter os benefícios dos dois ativos. 

Adapaleno ou Azelan?

Outro medicamento muito indicado pelos dermatologistas para tratar acne leve é o Azelan (ácido azeláico). 

E aí surge a dúvida, se o Adapaleno também serve para tratar acne, qual escolher: Adapaleno ou Azelan?

O Azelan pode ser uma boa escolha se você:

  1. Tem a pele sensível: pode ser usado até nas peles mais sensíveis;
  2. Tem rosácea: é usado para tratar rosácea também;
  3. Está grávida ou amamentando: pode ser usado nesses casos desde que tenha indicação médica;
  4. Tem manchas ou melasma: tem ação clareadora;
  5. Quer um produto para sua rotina da manhã: pode ser usado durante o dia desde que com protetor solar por cima

(nesse post você encontra todos os benefícios e cuidados que você deve tomar ao usar o Azelan).

Já o Adapaleno pode ser uma boa escolha se você:

  1. Quer um produto mais potente para tratar acne
  2. Não tem a pele sensível: é um retinóide mais potente e pode deixar a pele sensível muito irritada
  3. Não está grávida, amamentando ou tentando: pode fazer mal ao feto 
  4. Quer clarear manchas e melasma 
  5. Quer tratar e evitar o fotoenvelhecimento
  6. Quer um produto para sua rotina da noite: não pode ser usado durante o dia.

Ou seja, o Azelan é um medicamento mais ‘tranquilo’ e aceito pelas maioria das peles, sem tantos efeitos colaterais. 

Já o Adapaleno é mais potente para tratar acne, traz resultados mais expressivos mas não pode ser usado por todo mundo e tem mais efeitos colaterais.

Além disso, vale considerar que ambos têm um preço muito similar. 

O Differin, que possui adapaleno, custa em torno de R$70 para 30g. Já o Azelan custa em torno de R$60 para 30g. 

Outro ponto é que eles podem ser usados ao mesmo tempo. O Azelan na rotina da manhã e o Differin na rotina da noite. 

No entanto, o ideal é inserir um produto de cada vez, ver como sua pele reage, e só depois que ela estiver acostumada, inserir o outro ativo na rotina. 

E claro, sempre consulte um dermatologista para ver o melhor para você!

Outros Ativos e Medicamento para  Tratar Acne

Azelan: Produto mais adequado para peles sensíveis e para grávidas

Vitacid: Produto com mais estudos e reconhecimento no tratamento da acne

Epiduo: Produto que une o adapaleno com o peróxido de benzoíla, outro composto muito utilizado no tratamento de acne.

Peróxido de Benzoíla: Muito utilizado para tratar acne e remover a oleosidade excessiva da pele (encontra-se em cremes e géis como o Clindoxyl Control, Dermotivin Benzac e Acnen).

Clindoxyl Gel GSK: Ao contrário do Clindoxyl Controle que só tem peróxido de benzoíla, o Clindoxyl Gel possui além do peróxido de benzoíla na fórmula, a clindamicina (antibiótico). Esse é um excelente produto para tratar acne, no entanto, é necessário receita médica para comprá-lo.

Ácido Glicólico: Pode ser usado para tratar acne, como ativo anti-idade e até cicatriz de acne. 
Ácido Salicílico: Usado para tratar acne, psoríase, manchas de acne e controle de oleosidade.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes