O que Não pode Comer durante o uso do Roacutan?


Quem toma Roacutan sabe que algumas mudanças de hábitos são necessárias durante o tratamento.

Por isso, dúvidas em relação à alimentação podem surgir.

Fomos, então, conversar com a Dra Betina Faggion, dermatologista há quase 30 anos, para saber se há restrições alimentares durante o uso da isotretinoína ou não.

“Quem toma Roacutan não precisa parar de comer nada durante o tratamento. A não ser que exames como o do colesterol e do triglicerídeos venham alterados. Nesse caso, diminuir produtos como carboidratos refinados (farinha, pães e bolos) e alimentos com gordura animal pode ser indicado.”

Além disso, quem toma suplementos para exercício físico pode ter que cessar o uso deles, se o médico achar necessário.

Por isso, nesse post, vamos entender:

  1. Quais alimentos podem não ser indicados para quem está usando Roacutan;
  2. Quais pessoas tem mais chances de ter que fazer essas alterações;
  3. Quais suplementos pode ser necessário trocar ou cessar o uso;
  4. Bebida alcóolica e Roacutan;
  5. Alimentação pós Roacutan.

Lembrando que esse texto é informativo, e que antes de qualquer mudança você sempre deve conversar e seguir as orientações do seu médico.

Quais as restrições para quem toma Roacutan?

Quem toma Roacutan possui inúmeras restrições como não poder doar sangue, engravidar, evitar alguns tipos de depilação, e em alguns casos, até mesmo restrições alimentares.

Temos um post com 12 coisas que quem toma Roacutan não deve fazer.

Vale a pena dar uma olhada se você faz ou quer fazer uso do Roacutan.

Mas, em relação às restrições alimentares, essas só ocorrem quando há alterações enzimáticas no início ou durante o tratamento.

Deixa eu te explicar melhor!

Quem toma Roacutan sempre precisa fazer exames antes de começar o tratamento e durante também.

Isso ocorre porque a isotretinoína é um medicamento super potente e pode dar alguns efeitos colaterais no corpo e alterar exames como o de colesterol e do triglicerídeos.

Tais exames também podem alterar devido à alimentação, por isso que mudanças podem ser indicadas.

Vamos ver!

Roacutan e álcool

A isotretinoína, ativo do Roacutan, é metabolizada no fígado. Assim, como o álcool também é metabolizado por esse órgão, o consumo do álcool pode acabar sobrecarregando o fígado.

Mas, quem faz uso do Roacutan não precisa necessariamente cessar o uso do álcool.

Se os exames não vierem alterados e o médico liberar, é possível continuar bebendo socialmente: em pouca quantidade e não de forma frequente.

Ao longo do tratamento, mais exames vão sendo feitos, e se houver qualquer alteração nos exames hepáticos, o médico pode pedir o cessamento completo do álcool.

Alguns orientam não consumir bebidas alcoólicas mesmo se os exames não estiverem alterados. Siga a recomendação do seu dermatologista!

Nesse post você consegue entender mais sobre a relação álcool e Roacutan e entender que, ao contrário do mito popular, ele não corta o efeito do medicamento!

Mas, não é só o álcool que devemos cuidar.

Suplementos e Roacutan

Algumas pessoas ficam na dúvida também se podem ou não continuar tomando creatina e whey protein quando estão fazendo uso do Roacutan.

Em relação a creatina, ela só deve ser usada durante o tratamento com isotretinoína quando for liberada pelo médico.

Apesar do Roacutan ser metabolizado pelo fígado e o excesso de creatina ser excretado pelos rins, há alguns raros casos que mostram que a creatina em excesso pode afetar o fígado também, como esse estudo sobre creatina e fígado.

Por isso, apesar de não ser uma contraindicação da bula do medicamento, alguns médicos não indicam o uso da creatina durante o uso do Roacutan ou suspendem o seu uso quando os exames hepáticos estão alterados.

Já em relação ao whey de proteína, há também estudos que demostrem que quando utilizado de forma desinformada, pode ocorrer efeitos adversos no fígado e por isso alguns médicos, apesar de não estar contraindicado na bula, pedem para o paciente não usar o whey durante o tratamento do Roacutan.

Alguns dermatologistas pedem a troca ainda do whey protein para uma opção vegetal, uma vez que há estudos que demostrem que leite e derivados podem piorar a acne.

Temos um post que fala de forma mais detalhada sobre o uso de suplementação durante o uso do Roacutan, além de falar quando a musculação pode ter que ser reduzida durante o tratamento.

Roacutan e alimentos

A isotretinoína também pode ter efeito nas lipídeos do sangue.

Então, durante o tratamento são feitos exames de sangue para acompanhar os níveis de triglicerídeos.

Triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e reserva de energia do corpo.

Um valor de triglicérides acima de 800 mg/dL pode causar pancreatite aguda, e por isso os exames durante o tratamento e o controle é essencial para a saúde de quem faz uso do Roacutan.

A frequência de exames que é feito depende muito de cada médico.

A dermatologista Betina Faggion sempre faz exames antes de iniciar o tratamento e depois do início realiza os exames mensalmente nos primeiros meses e depois a cada dois meses até o fim do tratamento.

No caso de um aumento desse valor (ou até um valor inicial alto antes mesmo do início do tratamento), o médico pode reduzir a dose do Roacutan, descontinuar o seu uso ou nem mesmo começar o tratamento.

Mas, o dermatologista também pode pedir mudanças na alimentação para diminuir estes lipídes do sangue e continuar o tratamento com isotretinoína.

Quando os níveis de triglicérides estão muito altos ou aumentaram durante o tratamento com o Roacutan, alguns médicos sugerem que os pacientes evitem comer carboidratos refinados e óleos e gordura de origem animal já que estes alimentos podem causar aumentos das triglicérides no sangue também. 

Nem todo mundo precisa parar de comer esses alimentos, por isso, faça os exames e converse com seu médico.

Alguns alimentos que devem ser evitados durante o uso do Roacutan, quando seus exames dos níveis de triglicerídeos vierem muito altos:

  1. Pizza;
  2. Pão;
  3. Bolo;
  4. Carnes gordurosas (ex: cupim, costelas, picanha, carne de porco…);
  5. Embutidos (ex :salsicha, mortadela, salame…);
  6. Açúcar refinado;
  7. Arroz branco;
  8. Refrigerante;
  9. Bolachas;
  10. Doces;
  11. Alimentos industrializados;
  12. Gema de ovo em excesso;
  13. Manteiga;
  14. Creme de leite;
  15. Bebidas alcóolicas.

O ideal é evitar carboidrato refinados, alimentos muito gordurosos ou industrializados e apostar em uma alimentação com cereais (ex: arroz integral, milho, aveia), grãos (ex: feijão, soja, ervilha, grão de bico, lentilha) e vegetais (ex: repolho, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis) e carnes magras.

Converse com seu dermatologista e procure indicações de um bom nutrólogo ou nutricionista para te ajudar.

Quem tem mais chances de ter que mudar a alimentação com o Roacutan?

Pessoas acima do peso têm mais chances de ter alterações enzimáticas, uma vez que, geralmente, elas possuem mais gordura no fígado (esteatose hepática).

Assim, por possuírem esse padrão das enzimas no limite superior, há mais risco de alterar o colesterol, triglicerídeos e enzimas hepáticas.

No entanto, apenas depois de fazer todos os exames necessário e da análise de um profissional é que você poderá saber como estão seus exames e se mudanças precisam ou não ser feitas.

Quem toma Roacutan pode comer queijo?

Agora, uma pergunta frequente é em relação ao queijo.

Quem toma Roacutan pode continuar comendo queijo. Mas, se os níveis de triglicerídeos e colesterol estiverem muitos altos nos exames, o médico pode indicar uma mudança na alimentação, entre elas evitar gorduras de origem animal como o queijo.

Além disso, alguns estudos mostram a correlação da ingestão de leite e derivados com o aumento da acne.

E como a acne pode voltar, mesmo quando o paciente faz uso do Roacutan, cada vez mais os médicos indicam mudanças de hábitos, entre elas a alimentação e redução de leite e derivados.

Alguns dermatologistas, como por exemplo a Dra Betina Faggion, conseguem notar uma melhora na acne dos pacientes que reduzem ou cortam a ingestão de leite e derivados (queijo, iogurte, creme de leite e etc..).

Por isso, indicam a mudança já durante o tratamento para que os pacientes continuem com ela depois.

Temos um post que fala mais sobre os efeitos do leite e derivados no aparecimento e piora da acne.

Além disso, temos um post também que fala sobre a melhor dieta para quem tem acne, com lista dos alimentos que são bons para serem ingeridos.

Vale a pena dar uma olhada!

E lembre-se, o acompanhamento médico é essencial para a sua saúde, ainda mais tomando medicamentos potentes como o Roacutan.

Por isso, antes de qualquer coisa converse com seu médico.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes