Dentre todos os medicamentos usados para tratar acne, o Roacutan é o mais falado. Isso acontece por duas razões: a primeira é o medo que as pessoas têm de seus inúmeros efeitos colaterais a outra, são os resultados excelentes que ele pode trazer, mesmo em acnes persistentes.
O Roacutan, que possui como princípio ativo a isotretinoína, tem como principal benefício uma solução mais duradoura e eficaz para a maioria das pessoas que sofrem com acne mais grave.
Como veremos ao longo do texto, ele atua na pele em diversas frentes, reduzindo o número de espinhas e também, melhorando o aspecto da pele. Além disso, por alguns motivos, que veremos, ele consegue ser, muitas vezes, superior a outros medicamentos utilizados para a acne.
Entretanto, ele tem algumas desvantagens e não vai ser adequado para algumas pessoas.
Além disso, por trazer complicações ao feto e ter vários efeitos colaterais ele é um medicamento controlado. Por este motivo, consulte seu dermatologista caso você ache que o Roacutan será uma boa opção para você.
E se você achar que esta não é uma boa opção, ao final do texto também falamos de alguns cremes e géis muito potentes para o tratamento de acne, e que não precisam de receita médica.
O que o Roacutan faz na pele?
A isotretinoína, que é o princípio ativo do Roacutan, faz parte do grupo dos retinóides, que são compostos derivados da vitamina A
Dos retinóides, os mais fortes são a tretinoína e a isotretinoína, que são formas ativas do ácido retinóico. Isto significa que eles não precisam passar por reações na pele para fazer efeito. No momento que o produto entra em contato, ele já está agindo contra suas espinhas
E diferentemente de outros remédios, os retinóides trazem benefícios para a pele trabalhando no nível celular, alterando a transcrição de DNA, por isso seus benefícios são mais duradouros, mas também demoram mais para aparecer na pele.
E como a própria bula diz, os mecanismos de ação da isotretinoína ainda não foram 100% elucidados, mas algumas ações na pele foram observadas com o uso do medicamento.
Quais os Benefícios do Roacutan para a Acne?
Para uma espinha aparecer é preciso o desencadeamento de alguns fatores, como produção exacerbada de sebo e queratina, pré-disposição para inflamação, existência da P.acnes, entre outros.
E um dos grandes diferenciais do Roacutan é que ele consegue “atacar” a acne em várias frentes, aumentando as chances do tratamento ser bem sucedido.
Os principais benefícios que o Roacutan traz no tratamento de acne são:
- Diminuição da queratinização, resultando na diminuição dos cravos;
- Diminuição do tamanho e atividade das glândulas sebáceas, reduzindo o sebo da pele.
- Ação anti-inflamatória na pele
- Redução da P. acnes nas lesões, já que o sebo é o “alimento” desta bactéria.
Quais os Outros Benefícios que o Roacutan traz à Pele?
O Roacutan é receitado pelos dermatologistas geralmente em casos de acnes mais graves. Entretanto, quem está tomando este medicamento vai poder ver outras alterações na pele que vão agradar, como:
- Aumento da firmeza da pele
- Redução de manchas
- Aumento da hidratação da pele
- Aspecto viçoso da pele
Estes benefícios extras foram percebidos pelos dermatologistas e pesquisadores, e estudos recentes estão sendo realizados para comprová-los.
Este estudo, por exemplo, mostrou os benefícios da isotretinoína do tratamento de fotoenvelhecimento, com melhoras nas rugas, espessura e tom da pele, tamanho dos poros, elasticidade da pele e redução de manchas de sol.
Como não é comum que os dermatologistas receitem o Roacutan nestes casos, se você está interessado nos benefícios do Roacutan no combate do envelhecimento, uma boa opção é apostar na tretinoína ou no adapaleno, que são “irmãos” da isotretinoína, e podem ser comprados sem receita médica, na forma de cremes e géis.
Você pode clicar nos links e ler mais sobre como usá-los, qual opção comprar e o que esperar dos resultados e do tratamento.
Quais as Vantagens do Roacutan em comparação com outros Remédios para Acne?
Você já deve ter entendido o porquê o Roacutan é o medicamento queridinho dos dermatologistas, né? Mas vamos falar mais sobre seus benefícios.
De modo geral, o Roacutan vai ser melhor que outros medicamentos para a acne, tanto no resultado final do tratamento quanto na duração de seus benefícios.
O Roacutan é geralmente o medicamento escolhido pelos dermatologistas quando o paciente tem uma acne mais grave, ou quando a pessoa tem aquelas espinhas mais “teimosas” e os outros medicamentos não foram suficientes.
Resultados Melhores em Acnes mais Graves
A isotretinoína é muito efetiva no tratamento de acne, inclusive das acnes mais graves, como a conglobata e cística, que são aquelas acnes com diversas espinhas internas cheias de pus e inflamadas.
Alguns estudos demonstraram isto. Neste estudo, por exemplo, 27 das 33 pessoas que não melhoraram com outros tratamentos, tiveram 100% de melhora após o uso da isotretinoína.Este outro estudo comparou, em 30 pacientes, a isotretinoína com outro tratamento comum de acne, a tetraciclina (antibiótico), e demonstrou que a isotretinoína tem uma eficácia melhor.
Resultados mais Duradouros
É comum no tratamento da acne, histórias de que pacientes melhoraram muito durante o tratamento, mas depois que pararam, a acne voltou.
Isto acontece porque alguns medicamentos não mexem internamente para trazer mudanças no longo prazo.
Só que a isotretinoína vai alterar em nível celular, modificando o tamanho e atividade das glândulas sebáceas, e por isso traz benefícios a longo prazo também. Neste estudo, por exemplo, cientistas analisaram pacientes com acne persistente que foram tratados com isotretinoína. Uma análise após 8 meses depois do término do tratamento, mostrou que estes pacientes ainda não estavam tendo problemas com acne.
Quais as desvantagens em relação a outros remédios de Acne?
Mas, nem tudo são flores! Esses vários benefícios do Roacutan, são acompanhados de vários efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais mais frequentes e que irritam mais os pacientes são:
- Lábios rachados e ressecados;
- Irritação Ocular;
- Sensibilidade na pele;
- Ressecamento da pele;
- Descamação da pele;
- Piora da acne no início.
Acima eu só destaco os mais comuns, mas ele é um remédio forte com muitos outros efeitos colaterais possíveis. Portanto, leia a bula antes de começar o tratamento e converse com um dermatologista.
Alguns dos efeitos acima, como a sensibilidade e ressecamento da pele, podem ser reduzidos seguindo algumas dicas básicas. Escrevi um texto com todas estas dicas, e também falei quais são os melhores produtos para se ter durante o tratamento.
Além disso, muitos dos efeitos adversos descritos acima reduzem com o tempo. Então tenha paciência e vá conversando com seu dermatologista para entender o que é normal e o que não é normal durante o tratamento
Por último, uma piora da acne no início é normal e pode acontecer em 5 a 20% dos pacientes. Muita gente acha que a isotretinoína revela as espinhas que estavam escondidas, mas na verdade ainda não se sabe o que está por trás deste processo de piora.
O que parece acontecer é que, como a isotretinoína age em nível celular, em algum momento e em algumas pessoas, a resposta das células acaba sendo anormal, e elas acabam produzindo substâncias que afetam a inflamação dos poros, surgindo as espinhas.
Neste caso, o melhor a se fazer é conversar com seu dermatologista para entender se há chance destas espinhas causarem cicatrizes, quais produtos usar durante esta fase.
Algumas vezes os dermatologistas usam antibióticos ou corticóides orais para diminuir a inflamação inicial.
Por que não tomar Roacutan?
O Roacutan é um medicamento que pode ter alguns efeitos colaterais agressivos, então ele acaba não sendo a melhor opção para algumas pessoas.
O primeiro grupo que não precisa tomar Roacutan são as pessoas com acne leve, que possuem alguns cravos e poucas espinhas.
Neste caso outros, medicamentos e cremes serão efetivos, e trarão bem menos efeitos colaterais. Algumas opções boas são o Vitacid, Clindoxyl Control e o Epiduo.
O segundo, são as pessoas com alta sensibilidade na pele, que podem acabar sofrendo muito durante o tratamento. Se você tem muitas espinhas, converse com um médico para ele te passar o melhor tratamento.
Pessoas grávidas, querendo engravidar ou amamentando também não podem usar o Roacutan. Ele é um medicamento chamado de teratogênico, ou seja, pode causar graves defeitos físicos em fetos.
Leia a bula para entender quais outras contraindicações existem no uso de Roacutan.
Além disso, para usá-lo é necessário visitar um dermatologista que vai poder analisar se você está no grupo das pessoas que precisam de Roacutan.
Quando o Roacutan não vai Fazer Sentido?
A acne é uma doença complexa e multifatorial. Até hoje se descobrem novos fatores que podem causar acne. Hoje em dia, sabe-se que ela pode ter correlação com distúrbios hormonais, genética, alimentação, estresse, entre outros.
Por isso, se você tem uma acne grave não basta apenas começar a tomar remédios. Se você vai à um dermatologista ele vai fazer uma série de exames, vai analisar como é a sua acne, em que região do corpo, e vai tentar definir qual a melhor conduta.
E o Roacutan não vai ser a opção número 1 em todos os casos. Por exemplo, em casos de acne hormonal na mulher, o médico provavelmente irá optar por um tratamento hormonal, com o uso de espironolactona, ou de pílulas anticoncepcionais.
Se estes medicamentos não forem suficientes, a isotretinoína pode ser uma opção melhor.
Roacutan e Métodos Anticoncepcionais
É importante durante o uso da isotretinoína que as pacientes mulheres utilizem algum método contraceptivo.
Esta substância pode causar sérios danos no sistema nervoso central, no coração e nos grandes vasos sanguíneos dos fetos.
É comum, que os dermatologistas indiquem o uso de dois métodos contraceptivos ao mesmo tempo (ex: pílula e camisinha) para diminuir as chances de gravidez.
Preço Roacutan e Outras Marcas com Isotretinoína
O Roacutan, do laboratório Roche, é a marca mais conhecida da isotretinoína, mas existem outras opções no mercado, inclusive genéricas.
O Roacutan custa em média 150 reais a caixa com 30 comprimidos de 20mg.
A Acnova (Germed) e Ison (Genom), são opções não genéricas e possuem preços parecidos. Uma caixa com 30 comprimidos de 20mg de Acnova custa em média 160 reais, e o Ison custa 110 reais.
Já as opções genéricas são mais baratas. As do laboratório Ranbaxy e Bausch+Lomb custam em média 80 reais. Já as opções da EMS e Nova Química custam em média 60 reais.