Chocolate causa Acne? O que a CIÊNCIA Diz


Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

Algumas pesquisas sugerem que o consumo de chocolate pode piorar a acne ou até mesmo levar á novos surtos de acne. Isso porque os chocolates possuem ingredientes como açúcar, leite e cacau que podem estar correlacionados ao aparecimento da acne.

Cada vez mais vem se estudando a correlação entre o que ingerimos e as consequências que isso pode ter na nossa saúde e na nossa aparência. Assim, diversas pesquisas tentam entender se há uma conexão entre o chocolate e os surtos de acne, já que isso pode interferir não só na saúde da nossa pele, mas também na nossa auto estima e saúde mental.

Nesse post, mostraremos estudos sobre o aparecimento da acne e a correlação que ele tem com o consumo do chocolate. A conexão com cada um dos seus ingredientes, para entender se o consumo de chocolate terá o mesmo efeito na sua pele que o consumo de outros doces ou se será pior. Ao fim do post também apresentaremos dicas e técnicas dada por especialistas de como controlar essa vontade por chocolate.

O AÇUCAR CAUSA ACNE?

Inclusive, segundo a Academia Americana de Dermatologia, há estudos que correlacionam a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico e o aparecimento da acne. O que é o caso do açúcar, e consequentemente, de alguns chocolates como o chocolate branco e o chocolate ao leite.

Esses alimentos causam um aumento de açúcar no sangue, um pico de glicemia, aumentando a produção de sebo e inflamação do corpo. O sebo é uma substância oleosa secretada pelas glândulas sebáceas que aumentam a oleosidade da pele e levam à piora da acne.

Se você quer entender qual é a melhor dieta para quem quer controlar a acne, esse post identifica os melhores alimentos e nutrientes para o combate à acne, quais alimentos podem ser o causador desse sofrimento, e todos os estudos que são baseado essas correlações.

Como o açúcar é um alimento de alto índice glicêmico, ele pode estar causando surtos de acne. 

Assim, um ingrediente presente na maior parte dos chocolates, comprovadamente em inúmeras pesquisas, é o causador de uma piora nos surtos de acne em muitas pessoas. Por isso, não é de se estranhar que há uma correlação entre o consumo de chocolate e a acne.

O QUE CAUSA A ACNE: CHOCOLATE OU AÇUCAR?

Se você perguntar à algumas pessoas elas vão dizer que é quase instantâneo, elas ingerem uma grande quantidade de chocolate e alguns dias depois elas já estão com o rosto cheio de acne. Outras dizem que podem comer todos os dias e a pele continua sem nenhuma marca. Mas, será que é o chocolate mesmo, ou só o fato do açúcar ser geralmente um dos ingredientes?

Na verdade, o chocolate pode ser correlacionado ao aparecimento da acne tanto pelo fato de ter como ingrediente o açúcar, que por si só pode causar surto de acne, quanto por outros ingredientes presentes na sua composição que também podem estar correlacionados.

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CONSUMO DE CHOCOLATE E CONSUMO DE JUJUBAS

Uma pesquisa sobre o consumo de chocolate deu à alguns participantes chocolate ao leite e a outros jujubas, para descobrir se era realmente o chocolate que piorava a acne, ou se era o açúcar adicionado. Se fosse apenas o açúcar, a acne pioraria igualmente nos dois grupos.

Mas, não foi isso que aconteceu. O grupo de pessoas que ingeriram o chocolate ao leite tiveram uma piora na acne e uma duplicação das lesões que tinham antes de iniciar o estudo. Já o grupo que consumia as jujubas, não houve nenhuma alteração. Mas, e o chocolate amargo que possui menos açúcar, também causa acne?

O CHOCOLATE AMARGO PIORA A ACNE?

Quando falamos de chocolate amargo, as conclusões das pesquisas e estudos científicos em relação ao consumo de chocolate amargo e a correlação com o aparecimento da acne não são pacíficas.

Um estudo sobre o consumo de chocolate amargo e chocolate branco dividiu 57 voluntários em três grupos e cada grupo ou receberia chocolate branco, chocolate amargo ou um grupo controle que não receberia nenhum chocolate, todo dia por um mês.

Ao contrário do chocolate amargo, o chocolate branco está cheio de açúcar e de leite. E de acordo com esse estudo em específico, o chocolate branco de fato piorou as lesões de acne, mas não houve essa piora nem no grupo que não consumiu nenhum chocolate, nem no grupo que consumiu chocolate amargo.

Mas, teve outros estudos que mostraram sim a piora da acne com o consumo de chocolate amargo. Um estudo publicado em 2016 monitorou 25 homens com tendência à acne por um mês. Nesse mês eles consumiram todo dia meia barra pequena de um chocolate amargo 99%, e houve um aumento da gravidade da acne em duas semanas.

No entanto, há um fator importante no estudo acima que não foi considerado. O stress. A maioria das pessoas acredita que o chocolate causa acne. Então, talvez, a expectativa e o stress de que eles vão ter um surto tenham contribuído para a piora da acne nesses indivíduos, e não necessariamente o chocolate amargo.

ESTUDO ÀS CEGAS PARA DESCOBRIR SE O CACAU 100% PODE PIORAR A ACNE

Outro estudo excluiu o fator de expectativa e o stress como possível correlação para o aparecimento da acne já que os indivíduos não sabiam se estavam ou não ingerindo cacau. Alguns participantes ingeriam todos os dias uma cápsula contendo cacau 100% (sem açúcar ou leite), já outros ingeriam um placebo (uma gelatina hidrolisada), ou uma combinação dos dois. E houve uma piora da acne daquelas que ingeriram as cápsulas de cacau, comparados àqueles que ingeriram o placebo.

A conclusão do estudo foi que: “em indivíduos do sexo masculino, propensos à acne, o consumo de chocolate se correlaciona com um aumento no agravamento da acne”.

O estudo foi feito somente com homens para que não houvesse o fato das mudanças hormonais cíclicas que as mulheres passam, como o período menstrual e de ovulação, que poderiam alterar os resultados.

Essa é uma das melhores evidências que sugere que cacau causa acne, e que por isso não seria só o açúcar adicionado, e que de fato consumir chocolate é pior do que consumir outros doces. Mas, não há pesquisas suficientes feitas apenas com o consumo de cacau.

LEITE E ACNE

Outro alimento que está presente em muitos chocolates, e que pode ter uma alta responsabilidade nos surtos de acne é o leite. Há mais de um estudo que demonstra a conexão de ingestão de leite e piora na acne. E todas essas pesquisas, incluindo uma sobre qual é o pior tipo de leite que pode ser ingerido para o piora da acne estão nesse post.

Mas, um estudo muito famoso que vale a pena ser citado é um feito pela Universidade de Harvard sobre a ingestão de laticínios no ensino médio e a acne na adolescência, que teve como resultado uma associação positiva com os surtos de acne e o consumo do leite. Inclusive acredita-se que essa conexão se deve a presença de hormônios e moléculas bioativas no leite.

Assim, há três ingredientes presentes na maioria dos chocolates (leite, açúcar e cacau) que podem ser responsáveis pela piora da acne. Sendo então pior que outros doces e uma combinação perfeita para um surto de acne.

QUAL CHOCOLATE CAUSA MAIS ACNE?

De acordo com o estudo sobre o consumo de chocolate e a piora da acne, o consumo do chocolate branco, mas não o do amargo foi associado com a piora das lesões de acne.

E não é por menos, por mais que não há tantos estudos que indiquem a piora na acne pelo consumo do cacau, há diversos outros que associam o consumo de açúcar e alimentos com alto índice glicêmico e a piora da acne, e pesquisas que mostram a correlação entre consumo de leite e o aumento na formação da acne. E o que o chocolate branco tem muito mais que os outros tipos de chocolate? Açúcar e leite.

É mais provável que o chocolate branco cause mais acne que os outros tipos de chocolate.

QUAL CHOCOLATE É MELHOR PARA ACNE?

Se você sofre com surtos de acne, procure sempre por chocolates com menos leite e açúcar, como os chocolates amargos e os que são adoçados com outros ingredientes que não o açúcar. Eles tem menos chances de ser o gatilho de uma piora na sua acne.

A maior parte dos chocolates amargos não possuem leite em sua composição. O chocolates com a porcentagem acima 50% já é considerado chocolates amargos, mas devemos levar em consideração que alguns deles possuem leite, então, para se certificar sempre olhe a sua composição antes.

Em relação ao açúcar, quanto maior a porcentagem do chocolate, maior o teor de cacau, mais amargo ele é e menos açúcar o chocolate possui em sua composição. Então opte pelos que possuem mais cacau em sua composição e menos açúcar. Além disso, cada vez no mercado há opções que os chocolates são adoçados com açúcar de coco, stevia, xilitol e eritritol evitando assim os picos de glicemia no sangue e o possível aparecimento de acne.

Mas, e o cacau? como continuar comendo chocolate e parar com o cacau? É possível substituir o cacau por opções mais saudáveis como a alfarroba e o cupuaçu. A alfarroba é uma vagem com baixo índice glicêmico e naturalmente doce. Dessa vagem, retiram-se sementes que são torradas e moídas gerando uma farinha que possui gosto similar ao do cacau. Já o cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia  e é conhecido por ter o sabor e textura muito similar ao chocolate.

COMO CONTROLAR A VONTADE POR CHOCOLATE

Não só para a aparência e saúde da sua pele, mas o consumo exagerado de chocolate e açúcar não é bom para a sua saúde no geral. Mas, todo mundo sabe o quão viciante pode ser o açúcar e que é muito difícil controlar a vontade por chocolate.

Se você luta há muito tempo com a sua acne, mas não consegue ver como sendo uma solução a restrição ao consumo do chocolate, essas técnicas, dadas por especialistas, podem te ajudar a ter uma vida mais saudável e que reflita na aparência da sua pele.

Primeiramente, a melhor maneira para não comer chocolate é aplicar algumas táticas que não te levam á esse estado de desejo incontrolável por açúcar ao invés de controlar quando você já está com essa vontade. É muito difícil apenas a força de vontade parar de comer e desejar açúcar, já que todo o seu corpo está pedindo que você coma aquele chocolate.

Assim como muitos, eu também amo chocolate e muitas vezes me sinto viciada em açúcar, sempre tendo que comer algum doce depois da refeição ou até mesmo no meio da tarde. Fui, então, em busca de alguém que me mostrasse maneiras de como quebrar esse ciclo vicioso.

No podcast The Model Health Show, Shawn Stevenson, em seu episódio How to stop sugar cravings ou em português: “Como parar com o desejo por açúcar”, fala exatamente sobre isso.

Então, reuni algumas das dicas que foram dadas. Todas elas envolvem um hormônio chamado leptina. Esse é o hormônio sinaliza seu cérebro quando você está cheio e contribui para um metabolismo eficiente. Regular o hormônio leptina ajuda você a diminuir o apetite e restringe o desejo de comer.

Quando esse hormônio não está regulado, o apetite aumenta, a vontade por açúcar aumenta, a motivação para se exercitar reduz, e há um número reduzido de calorias queimadas em repouso. Por isso, regular esse hormônio e melhorar a sensibilidade à leptina é tão importante. Vamos ver então 4 dicas de como ajustar esse hormônio para que você não tenha que vencer esse desejo apenas com a força de vontade:

  1. Coma alimentos ricos em minerais: opte sempre por alimentos “de verdade”, aqueles que você reconhece que vieram da natureza como o abacates, amêndoas e ovos.
  2.  Coma gorduras mais saudáveis: alimentos com gorduras não devem ser deixado de lado na sua dieta e são alimentos que irão te saciar por mais tempo. São esses o coco, azeitonas, abacate, amêndoas, pistache e castanha-do-pará.
  3. Exercício físico: o exercício físico, especialmente a musculação melhora a sua sensibilidade a insulina e à leptina, e faz com que você tenha mais controle do seu corpo.
  4. Tenha uma boa noite de sono: isso porque com a privação do sono, o hormônio leptina não é produzido corretamente. Inclusive, Shawn Stevenson, o produtor do podcast escreveu um livro chamado Sleep Smarter, ou Dormir Inteligentemente, que fala da importância do sono, inclusive para a nossa pele (link para ver o preço atual na Amazon).

E SE EU ESTOU COM UMA VONTADE INCONTROLÁVEL DE COMER CHOCOLATE NESSE MOMENTO? O QUE EU POSSO FAZER?

Quando você já esta com esse desejo é muito difícil quebrar esse padrão, e a maioria das pessoas perde a batalha entre:

Desejo por Açúcar X Força de Vontade

Mas, isso não significa que é impossível. Há várias dicas e propostas de como você pode vencer esse hábito de comer chocolate:

  • Cortar todos os açúcares por um período: esse método funciona para algumas pessoas, e embora os primeiros dias sejam bem difíceis, o desejo começa a diminuir depois de alguns dias e fica mais fácil se adaptar a uma rotina alimentar com menos açúcar.
  • Substitua o chocolate por uma fruta: esses alimentos também possuem açúcar, mas é natural e muito mais saudável já que você também recebe fibras e nutrientes, e eles te ajudam a saciar a vontade do chocolate.
  • Saia de perto da comida que está te dando desejo: levante-se e vá para outro ambiente da sua casa, ou até mesmo saia de casa e ande um pouco. Ficar perto do chocolate só vai fazer você ficar pensando a todo momento nele, e vai ser difícil você ganhar essa batalha.
  • Pegue um chiclete: se você quiser evitar comer chocolate e ceder completamente ao açúcar, substitua por um chiclete. A maioria deles também tem um pouco de açúcar e mascar chiclete pode reduzir o seu desejo.
  • Procure por melhores opções: se está muito difícil de controlar a vontade por chocolate, coma um pouco. Mas, procure por uma opção melhor, se no caso você quer evitar um surto de acne é sempre melhor escolher uma barra de chocolate amargo, com menos açúcar e menos leite.
  • Não compre chocolate: dificultar o acesso ao chocolate é uma das melhores maneiras de evitar que você coma.

Mas a minha favorita é uma proposta que foi sugerida pelo neurocientista e psiquiatra Dr. Judson A. Brewer, que possui um tratamento terapêutico baseado em aplicativos para quem tem ansiedade, compulsão alimentar e para quem é viciado em cigarro.

Em uma de suas entrevistas

ele fala sobre como controlar essa vontade por comer e vício por açúcar.

Resumidamente, Jud Brewer explica que devemos:

  1. Mapear nossos hábitos e dependências.
  2. Perceber quais são os aspectos negativos deste hábito: Por exemplo, se você come muito chocolate: como você se sente quando você come demais? como você se sente depois? você se sente cansado? você se sente bem? dá surtos de acne? você se sente mais ansioso?
  3. Substitua com uma oferta melhor e mais recompensadora: não se concentre somente no comportamento e na força de vontade. Nosso cérebro funciona com recompensas. Mapeie o que é gratificante e o que não é.

Perceba como você sente esse desejo por chocolate e açúcar no seu corpo. De acordo com o próprio Dr. Judd na entrevista, é uma sensação de contração, você se sente “fechado”. E para ele o oposto disto é a curiosidade. A curiosidade é uma oferta melhor já que ela é uma sensação “aberta” e expansiva.

Quando você sente uma vontade incontrolável por chocolate, fique curioso sobre o desejo, sobre essa sensação, mapeie ela e observe. E se o desejo não desaparecer? Analise quanto tempo vai durar, se a vontade está mudando, ou não.

CONCLUSÃO

Por mais que não tenha estudos suficientes para dizer se cacau provoca ou não o agravamento da acne, há inúmeros estudos que mostram a correlação da acne com o consumo de leite e do açúcar. Por isso, o consumo de chocolate poderá piorar a sua acne.

O que fornecerá todas as informações necessárias é saber como a sua própria pele reage ao chocolate. Manter um diário alimentar pode te ajudar a determinar se a sua acne piora ou não com o consumo de chocolate.

Todo mundo tem seus próprios gatilhos, e se você perceber que há surtos de acne ou uma piora com o consumo de chocolate, mesmo o amargo, esse pode ser o seu.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes