Como tirar Cravos Profundos, Dermato Explica


Não é uma tarefa fácil. Mas é possível se livrar dos cravos profundos.

Conversamos com a médica Betina Faggion, dermatologista há quase 30 anos, para saber como tirar cravos profundos, o que realmente funciona, e até mesmo o que você pode fazer em casa (e não é ensinar a forma certa de espremer não! É algo que ela vê que dá muito mais resultado com seus pacientes).

Este é o post mais completo sobre o assunto que você vai ver. 

Então fica aqui com a gente para ver não só como é a melhor forma de remover os cravos profundos, mas também como fazer eles não voltarem! 

Formas de Tirar Cravo Profundo

A dermatologista nos contou algumas das formas que ela acredita ser as mais eficientes para tirar cravos profundos:

  1. Limpeza de Pele
  2. Peeling superficial com ácido retinóico
  3. Limpar a pele com sabonete com ácido salicílico
  4. Esfoliação
  5. Secantes como peróxido de benzoíla
  6. Retinóides como tretinoína e adapaleno
  7. Tratamento oral com Roacutan

Mas, nem todas essas opções são indicadas para todo mundo! E tem algumas que são melhores do que outras. 

Algumas são complementares, outras tratam o problema pela raíz. Outras são imediatas, mas os cravos voltam. 

Por isso, o ideal é entender cada uma para ver qual é a melhor para você, qual atende às suas necessidades! 

Ah! e além disso, tem mais de um tipo de cravo, e algumas formas de remoção são mais eficientes para um, e não tanto para o outro. Por isso, vamos ver antes quais tipos de cravos existem (pode ser que um deles você nem saiba que é cravo).

Qual Cravo você quer Tirar?

Os comedões, ou popularmente chamados de cravos, podem ser de duas formas: abertos ou fechados. 

Os comedões abertos são aqueles cravos pretinhos, os mais famosos e que geralmente muitas pessoas tem no nariz. Eles possuem essa coloração preta porque a queratina oxida em contato com o ar. 

os comedões fechados parecem umas bolinhas brancas, e a maioria das pessoas nem sabe que aquilo é uma acne. Eles possuem coloração branca porque a queratina ainda não entrou em contato com o ar. 

Ambos podem se tornar uma espinha se inflamarem. Por isso, por mais que algum deles não te incomode é importante tratá-los para manter a pele saudável.

E agora que vimos os tipos de cravos, vamos ver quais são as formas de tirá-los, até mesmo os mais profundos. 

Como Tirar Cravos Profundos com Procedimentos

Limpeza de Pele 

A limpeza de pele é uma excelente maneira de remover os cravos de forma imediata! 

No entanto, é bom dizer que ela é excelente para tirar os cravos abertos (os pretinhos). No entanto, segundo a Dra Betina, é mais difícil retirar os cravos fechados (branquinhos) com a limpeza de pele.

Além disso, é bom procurar por uma esteticista de confiança. Isso porque há técnicas para a retirada de cravos. 

O profissional coloca vapor para dilatar os poros e facilitar a saída, aplica cremes, higieniza a mão, usa luvas. Além disso, ela sabe como espremer, qual pressão usar.

É um processo, e muitas vezes nem dá para tirar todos os cravos em apenas uma sessão de limpeza de pele. 

Retirar sozinho em casa não deixa de ser uma opção, mas pode infeccionar e se tornar uma espinha.

A maioria das pessoas não higieniza bem as mãos e acaba contaminando o cravo com a unha suja, além de muitas vezes não saber a pressão que deve ser aplicada.

Espremer os cravos branquinhos também pode ser ainda mais complicado. Porque para retirá-los precisa furar o comedão (cravo) e depois espremer.

Peeling Superficial com ácido retinóico

Outra técnica para retirar o cravo profundo (e superficiais também), e que não é tão difundida, é o peeling superficial com ácido retinóico. 

De acordo com a dermatologista Betina Faggion, o peeling é ótimo tanto para tirar os cravos fechados como os abertos, mas principalmente os fechados (ou seja, os branquinhos).  

De uma forma simples, ela explica que o peeling faz a pele descamar e com isso os cravinhos se soltam.

O que ela geralmente faz no consultório médico é uma sequência de 6 sessões de peeling com ácido retinóico, uma vez por mês por seis meses e o resultado costuma ser incrível.

Ela ainda diz que podem ser usados outros tipos de ácidos como o salicílico e glicólico. Mas na sua experiência o ácido retinoico é melhor para retirar os cravos e o salicílico para remover a oleosidade da pele.

Procure um dermatologista de confiança para fazer esse procedimento. 

Como tirar Cravos Profundos em Casa

Extração de Cravo em Casa

A Dra Betina não aconselha espremer os cravos em casa já que as esteticistas possuem técnica para fazer a retirada e não removê-los da maneira correta pode fazer com que o cravo infeccione e vire uma espinha. 

Mas, se alguém tentar remover os cravos, profundos ou não, em casa, ela dá algumas orientações como:

  1. Usar um vapor ou compressa quente na região para dilatar os poros e facilitar a retirada dos cravos;
  2. Lavar bem as mãos;
  3. Usar uma gaze em cada dedo para tentar espremer: nesse momento, ela alerta para não forçar muito. Colocar um pouco de pressão mas se não sair facilmente é melhor parar! 

Além disso, fazer a extração em casa serve para um cravinho ou outro, mas tentar retirar todos é impossível. Nem a profissional muitas vezes consegue. 

Há também alguns extratores de cravos, que esteticistas usam, mas se você não sabe manejar pode ser pior.

Então, o que tiramos daqui é que é possível sim extrair em casa, no entanto não é a maneira mais eficaz, nem mais fácil. A maioria das pessoas gosta de fazer porque você consegue ver o cravo sair. 

Mas, o que você prefere, o prazer de ver o cravo saindo ou realmente se livrar deles? Se for a segunda opção, continue aqui com a gente para ver outras formas melhores e mais seguras.

Esfoliantes

Algo que você pode fazer em casa para ajudar a remover os cravos profundos é a esfoliação física. 

Você pode usar tanto buchas naturais para esfoliar o rosto como alguns esfoliantes que possuem microesferas ou microgrânulos. 

O bom desses esfoliantes com esferas é que além da esfoliação física eles também proporcionam a esfoliação química já que possuem algumas substâncias e ácidos que ajudam a desobstruir os poros e remover os cravos. 

Particularmente, esfoliar a pele é uma das minhas etapas favoritas da rotina de skincare. Além de outros inúmeros benefícios, como remover os cravinhos, logo depois de esfoliar já sinto minha pele com uma textura mais macia e aveludada. 

Então, mesmo utilizando-se de outras técnicas para remover cravos, inserir esfoliantes na rotina semanal de skincare vale muito a pena!

E para saber quais os melhores esfoliantes para retirar os cravos profundos, perguntamos os esfoliantes preferidos da Dra Betina e para ela o Dermotivin Scrub e o Theracne da Theraskin são os melhores nesse quesito. 

Além deles, você também pode dar uma olhada neste post que revela os melhores esfoliantes para a pele oleosa, e lá você acha uns que estão mais em conta que esses dois aqui. 

Sabonete com Ácido Salicílico 

Outra forma de já dar um up na sua pele, controlar os cravos e ajudar com a sua retirada é lavar o rosto com um sabonete com ácido salicílico. 

O ácido salicílico é ótimo para controlar a oleosidade da pele e desobstruir os poros, ou seja ele entra em um poro entupido e remove o sebo e a queratina que estava se alocando, evitando com que cravos ou espinhas apareçam. 

Essa é uma forma simples e sutil que mas que a longo prazo e com consistência pode dar resultados excelentes na saúde da sua pele. 

Dois excelentes sabonetes com ácido salicílico são o Dermotivin Salix e o Granado. Recomendações essas que a Dra Betina dá no consultório para seus pacientes.

O sabonete da Granado é muito mais em conta, mas além de ácido salicílico possui enxofre o que faz com que o cheiro dele não seja muito agradável. 

Como Tirar Cravos Profundos com Medicamentos

Alguns medicamentos tópicos como secantes e ácidos, que podem ser usados em casa e comprados sem receitas, são as melhores formas de retirar os cravos profundos.

A Dra Betina Faggion nos contou que tanto o peróxido de benzoíla, como o adapaleno e o ácido retinóico podem remover os cravos profundos. Mas alguns ela percebe ser melhor do que outros (o problema é que nem todo mundo consegue ou deve usar os mais potentes).

Então veremos com calma cada um deles para poder usá-los com segurança!

Peróxido de Benzoíla

O peróxido de benzoíla não é o produto mais potente para retirar os cravos profundos, mas quando usado com constância pode fazer uma grande diferença. 

Esse secante é muito utilizado para o tratamento de acne grau I (cravos) e acne grau II (espinhas), e como possui um efeito esfoliativo, ele ajuda a remover os cravos, até mesmo os mais profundos. 

Além disso, a Dra Betina acha o peróxido excelente para controlar a oleosidade da pele, então se a pessoa já faz um tratamento com ele, naturalmente os cravos da pele diminuem. 

Alguns exemplos de peróxido de benzoíla que podem ser encontrados na farmácia são o Clindoxyl Control 5%, o Benzac AC e o Acnen Gel. 

E apesar de não possuírem tantas contraindicações, quem está grávida ou amamentando deve procurar um médico antes de usá-lo. Quem possui a pele sensível também deve ter um cuidado porque ele pode ser um pouco irritativo.

Além disso, mesmo ele podendo ser usado durante o dia, por ele manchar roupas o melhor é usá-lo no período da noite. 

Nesta resenha, falamos tudo que você precisa saber sobre ele, todos os cuidados que devem ser tomados antes de usá-los e até mesmo comparamos o preço das diferentes marcas.

Se  além dos cravos profundos, você tem a pele muito oleosa, o peróxido é um ótimo produto para tratar pela raíz seu problema. Mas, já que o seu poder esfoliativo não é tão potente, os próximos medicamentos acabam sendo melhores para remover os cravos mais profundos. 

Retinóides

Tanto o adapaleno quanto o tretinoína são retinóides e ambos possuem efeitos esfoliativos, e provocam a descamação da pele. 

Com essa descamação, os cravos, até mesmo os profundos, vão se soltando também! 

Adapaleno

A maior diferença entre eles é que o adapaleno não é tão potente quanto a tretinoína. Mas, não ser tão potente significa que ele também possui efeitos colaterais mais leves.

Então se você nunca fez uso de nenhum desses produtos, o indicado é começar com o adapaleno e só depois que a sua pele se acostumar, aplicar o ácido retinóico. 

Um exemplo de adapaleno é o Differin Gel, mas antes de pensar em usá-lo recomendo muito que você leia esse post sobre o produto. Lá mostramos quem pode ou não usar, os diferentes preços do mercado e até mesmo como usar.

Mas já tenha em mente que ele não pode ser usado durante o dia e NUNCA deve ser aplicado em quem está grávida, amamentando ou tentando. 

Tretinoína

Para os cravos mais profundos, tanto os comedões abertos como os fechados, um dos melhores produtos que você pode usar é a tretinoína. 

A Dra Betina Faggion, por exemplo, acha excelente o resultado do Vitacid Gel 0.025% para a remoção dos cravos mais profundos, tanto pelos efeitos esfoliativos como pelos efeitos que o ácido proporciona na pele a longo prazo. 

Mas para as áreas que possuem uma maior quantidade de cravos ou cravos maiores e difíceis de sair, ela vê que o melhor resultado é obtido com o uso localizado do Vitacid XT.

O Vitacid XT é uma versão mais potente do Vitacid já que a sua concentração é de 0.1% em comparação ao 0.025% do Vitacid Gel. No entanto, por ele ser tão potente assim, os efeitos colaterais podem ser muito intensos e até mesmo perigosos. 

O que a Dra Betina orienta aos seus pacientes é que eles devem usar apenas 2 vezes na semana na área com cravos mais profundos (que ela percebe que geralmente é o nariz). O que ocorre é que a pele descasca bastante e vai limpando os cravos. 

Ela vê muito resultado nas regiões com um acúmulo maior de cravo mas alerta que eles não devem ser usados em todo o rosto, podendo provocar até mesmo uma queimadura na pele. 

O ideal é usá-lo com acompanhamento médico já que a pele pode queimar, ficar muito vermelha e com ardência (principalmente o Vitacid XT que é extremamente potente e não deve ser usado no rosto todo). 

Esse post é um dos posts mais completos sobre o Vitacid e diria que é fundamental lê-lo antes de iniciar o uso. Lá você consegue ver todas as contraindicações, como usá-lo da melhor forma, para quem é ou não indicado…

Mas aqui deixarei algumas dicas que podem ajudar para que os efeitos colaterais não sejam tão intensos: 

  1. Sempre faça o teste do pulso: é importante ver se você tem reação ou alergia ao produto.
  2. Comece usando o adapaleno: é um produto com menos efeitos colaterais, espere a pele se acostumar com ele antes. Algumas peles são mais sensíveis e já esfoliam muito apenas com o adapaleno.
  3. Quando for usar a tretinoína, comece com concentrações menores: aplique primeiro o Vitacid Gel 0.025% por exemplo.
  4. Aplique apenas alguns dias na semana no início: e espere a sua pele se acostumar com os efeitos colaterais. Depois use o produto em dias alternados para só depois aplicá-lo todos os dias.
  5. Depois que a sua pele já estiver mais acostumada com o uso de um ácido retinóico menos potente, use um com uma concentração maior como o Vitacid XT 0.1%.
  6. NUNCA use o Vitacid XT no rosto todo: aplique ele apenas nas áreas com uma quantidade maior de cravos profundos, nessa região o efeito esfoliativo será maior.
  7. Use o Vitacid XT apenas 2 vezes na semana
  8. Se estiver muito desconfortável ou em qualquer dúvida procure um médico

E além disso, se a sua pele estiver com muita descamação, vermelha e ardendo procure usar produtos calmantes como Bioderma Sensibio DS+ (é o que eu uso quando estou fazendo uso de ácidos e eu amo!) 

Isotretinoína

A isotretinoína, ou mais conhecido como Roacutan, é um remédio para acne mais grave que só pode ser usado com acompanhamento médico e comprado com receita. 

O que acontece é que nos primeiros meses ele ajuda muito com a acne mais grave, pústulas, nódulos, cistos e espinhas, mas você consegue notar os cravos por algum tempo ainda. 

No entanto, o que a Dra Betina nos conta é que se você for num dermatologista e ele receitar Roacutan, não se preocupe em usar nenhum outro produto para os cravos. 

Isso porque esse medicamento age na queratinização, então ao terminar o tratamento você também fica com a pele livre de cravos. 

Além de não ter necessidade de fazer limpeza de pele, nesses casos ela nem é indicada, já que a pele fica muito sensibilizada. 

Alguns peelings superficiais podem ser feitos, mas nesse caso é mais para marcas, manchas e cicatrizes de acne. Se for só para os cravos, não precisa ser feito. 

Siga a instrução do seu médico durante o tratamento, mas se você for fazer uso do Roacutan, fique tranquilo que com o tempo todos os cravos saem também!

Quais são as Melhores formas de Remover os Cravos Profundos

Remover o cravo não significa que você resolveu o problema, por isso podemos falar sobre algumas maneiras serem melhores do que as outras para a retirada do cravo. 

Fazer limpeza de pele, um peeling uma vez ou outra, espremer o cravo ou usar qualquer produto como os sugadores de cravos pode ser bom para remover ele de forma instantânea, mas se você só fizer isso, os cravos irão voltar. 

O cravo é queratina e se a oleosidade da pele não está controlada, a pele produz novos cravos novamente!

Por isso, para você não ficar só “enxugando gelo”, é importante você fazer um tratamento para controlar a oleosidade. Usar medicamentos tópicos, manter uma rotina de skincare e até mesmo mudar alguns hábitos alimentares.

Por isso, das formas que mostramos de remover os cravos profundos, iremos mostrar quais são as melhores dependendo do seu objetivo.

Maneiras Instantâneas (ou quase) de Tirar Cravos Profundos

Para quem gosta das maneiras mais rápidas de tirar cravos, aposte em:

  1. Limpeza de Pele
  2. Peeling Superficial com ácido retinóico
  3. Extração de cravo em casa

A limpeza de pele é ainda melhor para quem tem cravos abertos (pretinhos), mas não é tão eficiente para quem tem os cravos fechados (branquinhos). A extração em casa também, sendo quase impossível remover os cravos fechados já que a técnica é ainda mais difícil. 

O ponto positivo da limpeza de pele é que você remove os cravos na hora e já sai de lá com a pele mais limpa.

No entanto, se você só fizer a limpeza de pele e nada mais, esteja certo que eles irão voltar já que você não estará tratando a causa.

O peeling superficial é melhor para quem tem muitos cravos fechados, mas também funciona para quem tem os cravos pretinhos! 

Esse procedimento é melhor para quem quer controlar a produção de cravos e não só extraí-los, já que ele ajuda a controlar a oleosidade.

Mas, vale ressaltar que um peeling ou outro não é uma forma de tratamento, será necessário formas mais consistentes para realmente controlar a formação dos comedões.

Além disso, ele não é tão instantâneo como a limpeza de pele, mas como é um ácido mais concentrado e potente, a pele descama mais e na mesma semana você já se vê com a pele bem mais bonita e menos cravos. 

Eu particularmente gosto mais do peeling do que da limpeza de pele, porque além de ajudar com os cravos futuros, acho que a pele fica mais bonita depois de uma sessão.

Maneiras que não fazem os Cravos Profundos Retornarem

Como dito, de nada adianta somente extrair o cravo e não fazer mais nada.

A oleosidade está muito ligada a formação dos cravos, então use produtos que irão controlar a produção de óleo e a queratinização.

Por isso, procure um dermatologista para tratar a sua oleosidade e sua acne. 

Algumas opções que foram faladas no decorrer deste post são ótimas formas de remover os cravos profundos e fazer com que eles não voltem. 

O Peróxido de benzoíla, adapaleno e o ácido retinóico são produtos que reduzem a atividade das glândulas sebáceas, regulando o sebo da pele e controlando a oleosidade

Eles também regulam a queratinização da pele, não deixando os poros entupirem, e possuem um potencial antiinflamatório, ótimo para não deixar o cravo de desenvolver para uma espinha. 

Por isso, se você quer extrair um cravo agora, procure fazer uma limpeza de pele, mas não deixe de usar produtos que irão fazer com que eles não retornem! 

Maneiras Complementares para remover Cravos Profundos

Uma boa rotina de skincare, com um sabonete com ácido salicílico e um bom esfoliante, pode fazer toda a diferença.

Cuidado diário e consistência é a chave!

Aposte em um sabonete com ácido salicílico para usá-lo todos os dias e em um esfoliante para apenas 2 ou 3 dias por semana. 

Um exemplo de uma rotina de skincare noturna com esses produtos seria:

  1. Lave o rosto com um sabonete com ácido salicílico: e três vezes na semana substitua o uso do sabonete por um esfoliante
  2. Aplique um tônico facial
  3. Hidrate sua pele com um hidratante que não deixe sua pele oleosa
  4. Passe algum dos produtos: peróxido de benzoíla ou adapaleno ou o ácido retinóico.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes