Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747 – PR
Se você já acordou achando que dava para fritar um pastel na sua testa, sentiu seu rosto gorduroso, ensebado e reluzente você está no lugar certo.
Nesse post, há 10 maneiras para você finalmente alcançar uma pele sequinha e macia.
Como alguém que tem a pele oleosa, e já pegou todas as dicas com a uma dermatologista de como controlar esse sebo insuportável, resolvi escrever as melhores maneiras de tirar a oleosidade da sua pele.
É claro que a ida ao dermatologista é indispensável para uma pele saudável. Mas, nessa lista coloquei somente maneiras que você não precisa ir ao médico. São hábitos que você deve incorporar na sua rotina, simples trocas ou retiradas de produtos e os melhores produtos para deixar ela instantaneamente sequinha:
1. INSIRA UM TÔNICO FACIAL NA SUA ROTINA DE SKICANRE
Tanto o tônico quanto o adstringente são produtos de base aquosa que removem o sebo e as impurezas da pele.
Quando estão presentes ácidos como o salicílico eles são ainda mais eficientes para o controle da oleosidade. Esses produtos fazem uma limpeza mais profunda e devem ser utilizados logo após um gel de limpeza ou um sabonete.
E se você usar um tônico indicado para a pele oleosa e acneica, você vai sentir a sua pele mais sequinha imediatamente após a aplicação. E melhores resultados vão ser vistos a longo prazo.
A SkinCeuticals, uma das melhores marcas do mercado, possui um produto chamado BLEMISH + Age Solution que é perfeito se você tem a pele bem oleosa, ou até acneica. Isso porque, ele tem uma combinação de ácidos que aceleram a renovação celular e diminuem o sebo da pele (ácido glicólico, salicílico e LHA).
Eles mesmo trazem em seu site, pesquisas e comprovações do uso do produto (remove até 40% da oleosidade imediatamente após o uso e diminui a aparência de poros e cravos).
E por experiência própria, posso dizer que já sinto a minha pele mais sequinha logo após o uso. Aliás, gosto sempre de reforçar que não recebemos nada das marcas pelas indicações dadas no site, elas não são viesadas, são somente dicas de produtos que já testamos e amamos.
E se você tem interesse em também implementar um tônico na sua rotina de skincare, acesse esse link para ver o preço atual dele na Amazon.
2. PASSE ÓLEO DE MELALEUCA NA PELE
Uma maneira, comprovada cientificamente, e natural, de você deixar a sua pele sequinha é o uso tópico do óleo de melaleuca.
O óleo de melaleuca é também conhecido como Tea Tree Oil, e é um dos remédios caseiros com melhor resultado nos testes e estudos publicados até hoje.
Além de ter propriedades antiinflamórias, ele controla a oleosidade da pele e tira aquele brilho excessivo, ou seja, não é bom somente para quem tem pele oleosa, mas para quem tem espinhas também.
O estudo desse óleo comparou inclusive o seu uso com o do peróxido de benzoíla, medicamento tópico utilizado para o tratamento da acne. E mostrou, que por mais que de maneira mais lenta, ele trouxe melhoras significativas e com menos efeitos colaterais.
Mas, isso não significa que ele não pode dar efeitos colaterais. Inclusive, por mais que considerado seguro para seu uso tópico (aplicado na pele), esse óleo pode ser muito perigoso se ingerido.
Se você tem essa vibe mais natural e procura por produtos nessa linha para tirar a oleosidade da sua pele e tratar suas espinhas, você vai amar esse post que mostra seis remédios caseiros para acne com eficácia baseada em estudos.
3. APLIQUE PERÓXIDO DE BENZOÍLA
O peróxido de benzoíla é um creme muito utilizado para o tratamento de acne. Então, se você, além de pele oleosa, possui algumas espinhas ou cravinhos, esse tópico pode te ajudar bastante.
Além dele ser um medicamento para acne, um dos seus principais benefícios é que ele tira o aspecto oleoso e gorduroso da pele, deixando ela com uma textura bem sequinha.
Exemplos comerciais do peróxido de benzoíla, que inclusive podem ser comprados sem receitas, são:
- Benzac AC;
- Clindoxyl Control;
- Acnen.
O peróxido de benzoíla tem sua eficácia potencializada quando associado com outros medicamentos. Como é o caso do Epiduo (que associa peróxido de benzoíla com um retinóide) e Clindoxyl (contém antibiótico e peróxido de benzoíla), o que é ótimo principalmente para quem também sofre com acne.
Se esse é o seu caso, há um post que mostra o melhor tratamento de acne utilizando medicamentos tópicos. Mostrando, inclusive, os benefícios extras que cada um deles pode ter.
4. TROQUE O SEU DEMAQUILANTE POR UMA ÁGUA MICELAR
Se você usa maquiagem, já deve ter usado ou um demaquilante ou uma água micelar para remover ela ao final do dia.
Mas, se você faz uso do demaquilante, pode ser que ele esteja deixando a sua pele mais oleosa. Aliás muitos demaquilantes são óleos que retiram a maquiagem muito bem, mas depois deixam a pele com uma textura pesada e sebosa.
Por isso, trocar o seu demaquilante por uma água micelar pode ser muito bom para quem tem pele oleosa ou acneica. A água micelar além de remover a maquiagem, também remove o sebo da derme.
E se você não abre mão do seu demaquilante por achar que ele retira a maquiagem com mais facilidade, irei te recomendar a água micelar da Bioderma Sébium H20 que é tão boa quanto nesse quesito e deixa a pele leve e sequinha.
Eu já inseri esse produto na minha rotina de skincare há muito tempo e até hoje não encontrei um melhor. Você consegue encontrar em vários lugares, inclusive na Amazon eles vendem a versão de 500ml, que é ótima já que rende por muito tempo.
Mas, independentemente da marca que você irá escolher e usar, a troca do demaquilante pela água micelar é indispensável para controlar a sua oleosidade.
Aliás, retirar a maquiagem antes de dormir é essencial para você não deixar a sua pele oleosa.
5. HIGIENIZE A SUA PELE DUAS VEZES POR DIA
Higienizar a pele é o passo mais básico para uma rotina de skincare, e se você está com a sua pele oleosa, diria também que é um dos mais importantes.
Lavar o rosto duas vezes por dia, evita os poros entupidos e remove os poluentes, sujeiras e bactérias que temos contato durante o dia, evitando que ela fique oleosa.
Mas, há um motivo para que eu tenha colocado para você higienizar sua pele apenas duas vezes por dia:
A limpeza excessiva pode dar um efeito contrário e aumentar a produção de óleo da pele.
Então, se você, desesperado que seu rosto está oleoso, acaba lavando excessivamente, esse pode inclusive ser um dos motivos que você sempre está com o rosto ensebado.
Caso você não possua um sabonete, gel ou espuma de limpeza recomendado para a pele oleosa, recomendo que você adquira um logo.
E se você não tem ideia de qual escolher, esse post, mostra os meus top 3 produtos de limpeza da pele e também tudo o que você precisa saber sobre esse passo do skincare.
6. RETIRE DA SUA ROTINA PRODUTOS QUE PODEM ESTAR DEIXANDO SUA PELE OLEOSA
Se a oleosidade da sua pele piorou logo após aquela pequena compra de produtos na Sephora, talvez você já tenha a primeira pista de como tirar a oleosidade do seu rosto.
Isso porque muitas vezes compramos produtos para o rosto, cremes e maquiagens, sem pensar que eles podem deixar a nossa pele pior do que já estava.
Então, mesmo se você comprou aquela base cara, ou um creme para o rosto novo, se eles estão deixando a sua pele oleosa, a melhor a saída é retirá-los de vez da sua rotina.
Uma dica para ficar em mente, é sempre procurar por produtos não-comedogênicos, já que eles evitarão a obstrução dos poros da pele. E tambémsempre notar qual é o veículo cosmecêutico do produto (ou seja, o estado físico do produto).
O gel, por exemplo, tem uma textura leve e é de rápida absorção, deixando a pele mais “sequinha”. O sérum ou gel-creme também são uma ótima escolha, o primeiro tem uma textura não gordurosa e o gel-creme possui uma proporção bem equilibrada, sendo indicado também para a pele oleosa.
Já se o produto for em creme, é bom você tomar um pouco mais de cuidado. Com a consistência mais grossa, eles são indicados para a pele seca, mas para você que tem a pele oleosa, ele pode piorar ainda mais a situação.
7. REVEJA SEUS PRODUTOS DE CABELO
Essa maneira pode ser eficiente principalmente se você possui mais oleosidade na sua testa.
A zona T por si só (testa, nariz e queixo) já é uma área que costuma ser mais oleosa por causa da grande concentração de glândulas sebáceas. Mas, se a sua oleosidade está concentrada principalmente na testa, isso pode ser um indício que ela decorre da oleosidade do seu cabelo.
Dependendo do produto de cabelo que você está usando, ele pode estar deixando o seu cabelo oleoso. O óleo do seu couro cabeludo pode estar se sedimentando na região, obstruindo os poros, deixando a sua pele da região da testa mais oleosa, e até mesmo podendo causar acne.
Nesse caso, uma solução simples talvez seja só lavar o cabelo com mais frequência. Mas, se você possui um cabelo que fica oleoso com facilidade, o melhor é procurar por produtos indicados para cabelos oleosos.
Uma dica também é perceber se o início do uso de qualquer produto para o cabelo está ligado ao início da oleosidade do seu rosto.
A localização da acne ou da oleosidade da sua pele pode dar pistas para o seu dermatologista a respeito da causa ou tratamento. Sabendo disso, fizemos um post do mapa das espinhas, mostrando o que o local da sua acne pode te dizer a respeito delas.
8. TOMAR SUPLEMENTO DE ÔMEGA 3
As maiores fontes naturais desse composto são os: peixes de água fria como o salmão e o atum, nozes, as sementes de chia e linhaças.
No entanto, é muito comum as pessoas não atingirem a quantidade suficiente por dia ( por volta de 1000 mg diárias) e muitas vezes a suplementação de ômega 3 se faz necessária.
Se você não possui um dieta rica em alimentos com ômega 3, converse com seu dermatologista ou nutricionista sobre a possibilidade de tomar esse suplemento.
Uma opção que eu indico, e que está inclusive disponível para compra na Amazon, é o Ômega 3 da Essential Nutritional, já que ele tem uma cápsula gastrorresistente que evita aquele gosto e hálito de peixe muito comum nesse suplemento.
Já para quem segue uma dieta vegana, a Vegan Ômega 3 DHA da marca Pura Vida é uma ótima opção que você também consegue encontrar na Amazon.
9. COMPRE UM BOM ESFOLIANTE
Um bom esfoliante pode fazer uma grande diferença para o controle do sebo da sua pele.
O esfoliante remove as peles mortas da superfície da pele, responsáveis por obstruir os poros. Controlando assim a oleosidade da pele, prevenindo a acne e deixando a pele com uma textura mais uniforme e macia.
Um Gel esfoliante que eu particularmente uso e sou apaixonada é o Theracne, quando você aplica ele na pele, você logo sente as microesferas, e mesmo logo após o primeiro uso, você sente a pele mais sequinha e macia (Amazon).
Eu mesma, sempre gosto de deixar um esfoliante de rosto no box do meu banheiro para usar quando eu sinto que a minha pele está mais oleosa (é indicado a passar de 1 a 3 vezes por semana. Aliás para não machucar a pele, sempre esfolie com ela umedecida, fazendo movimentos circulares e suaves na área.
Essa dica de como tirar a oleosidade da pele é ótima, já que esse é apenas um dos benefícios da esfoliação.
10. CONSIDERE USAR UMA MÁSCARA DE ARGILA PARA PELE OLEOSA
A máscara de argila é uma ótima aquisição para quem tem a pele oleosa já que ela:
- Retira o excesso de oleosidade;
- Remove as células mortas, evitando que seus poros fiquem entupidos;
- Ajuda a diminuir o brilho excessivo da pele;
- Deixa a textura da sua pele mais firme;
- Melhora a elasticidade da pele.
Assim, se você quiser dar aquele up na sua rotina de cuidados com a pele, considere adquirir uma máscara de argila para usar semanalmente.
Há inúmeras opções no mercado como você pode ver na Amazon. E duas de alta qualidade que eu indico é a da Vichy (Máscara de Argila Térmica Purificante para Poros), e a da Skinceuticals (Clarifying Clay Mask for Acne Prone Skin). Essa última é uma ótima principalmente se você tem pele oleosa e acneica também.
CONCLUSÃO
Há inúmeras maneiras de você tirar a oleosidade da sua pele, e muitas delas ainda retiram o sebo instantaneamente, o que é ótimo quando você está se sentindo mal com a sua pele gordurosa.
Mas, por mais que essas maneiras ajudem, e algumas delas até tratem. É bom entender que para ter uma pele saudável e sem oleosidade, é necessário mudar o estilo de vida. Seguir uma alimentação saudável de baixo índice glicêmico, manejar o stress, retirar os laticínios da dieta e cuidar da sua pele constantemente com uma rotina de skincare.
E se você está disposto a tratar o problema pela raiz, eu te convido a explorar o site. Na parte superior do site (cabeçalho), você irá encontrar vários posts que mostram formas naturais para você tratar tanto a sua acne quanto a oleosidade da sua pele.