É verdade que cravo é um bicho? Como ele se reproduz?


Não é verdade que cravo é um bicho. Na verdade, tanto os cravos pretos como os brancos, são um tipo de acne que ocorrem pelo entupimento dos folículos pilo-sebáceos.

Peraí que vou te explicar como isso acontece!

A nossa pele possui poros chamados de folículos que é onde o sebo, uma substância gordurosa, é produzido.

Assim, a formação do cravo ocorre quando o sebo fica “preso” no poro e não consegue sair, deixando a abertura dos poros entupida.

Esse entupimento pode se dar pelo excesso desse sebo e da queratina. E esse é o motivo que, apesar de não ser uma característica exclusiva das peles oleosas, a acne ocorre mais nesse tipo de pele. 

Mas, há sim alguns animais que podem ser responsáveis pelo aparecimento da sua acne. 

Por isso, vamos ver nesse post, o que faz parte dos cravos, por que alguns são brancos e outros pretos, como eles se formam e quanto tempo ficam na pele.

Além de falar sobre os filamentos sebáceos, que podem parecer com cravos, mas não são a mesma coisa.

Qual é o bicho do cravo?

Os cravos não tem bichos, já que são uma lesão não-inflamatória da acne , causada pelo entupimento dos poros pelo excesso de sebo e queratina. 

No entanto, já foi percebido que a bactéria Cutibacterium Acnes, antes conhecida como P. acnes, tem um papel importante no desenvolvimento da acne.

Essa bactéria utiliza o sebo como sua fonte de energia e sua presença nos poros pode iniciar uma resposta imunológica que é o gatilho para desencadear uma inflamação. 

Mas, como a C. acnes está presente nos poros das pessoas com ou sem acne, somente a presença dessa bactéria não é suficiente para causar essa condição de pele. 

Por isso, vamos ver o que pode causar o aparecimento de cravos!

Como os cravos se reproduzem?

Os cravos não se reproduzem já que não são animais, mas geralmente as pessoas possuem mais de um cravo na pele porque o excesso de produção de sebo e queratina em uma região do corpo possibilita a formação de mais de uma acne grau I.

O aparecimento ou piora da acne pode ocorrer por mais de um motivo, como:

  1. Hormônios;
  2. Genética;
  3. Alimentação;
  4. Stress

O principal motivo do excesso de sebo na pele é hormonal. 

Isso porque os hormônios masculinos (andrógenos) aumentam a atividade e o tamanho das glândulas sebáceas. 

Lembrando que os hormônios andrógenos podem ser encontrados tanto em homem como mulher. 

O aumento desses hormônios podem ocorrer por diversos fatores: aumento comum na adolescência, pelo uso de alguma substância ou medicamentos, durante o ciclo menstrual, na gravidez ou menopausa, alguma doença ou pelo uso de algum anticoncepcional.

A genética é também outro fator que influencia no aparecimento dos cravos. 

Além disso, stress e alimentação podem agravar a sua acne.  

O que é a parte preta do cravo?

Há dois tipos de cravos (comedões): os fechados e os abertos. 

O comedão aberto, que é conhecido como os cravos pretos, é quando a queratina e o sebo tiveram contato com o ar.

A parte preta do cravo nada mais é que a queratina e o sebo que tiveram contato com o ar e oxidaram, escurecendo-o. 

Esse tipo de cravo é geralmente encontrado no nariz, mas também pode aparecer em outras partes como no peito, costas e até na testa. 

Medicamentos tópicos costumam funcionar bem nos cravos pretos e a extração também é uma possibilidade. 

Medicamentos tópicos, em raros casos, também podem ser usados. 

Já o comedão fechado, também conhecido como os cravinhos brancos, é um cravo em que a queratina e o sebo não tiveram contato com o ar.

Por isso, são apenas pequenas bolinhas brancas na pele, que muitas pessoas até não sabem que é um tipo de acne.

Os cravos brancos são mais comuns na bochecha e na testa. 

Os medicamentos tópicos, que funcionam super bem com os cravos pretos, costumam demorar mais para trazer resultados satisfatórios nos cravos brancos. 

Procedimentos, como o peeling superficial, costumam trazer bons resultados, mas devem ser feitos em consultório médico e não em casa. 

Medicamentos orais podem ser usados, mas não é uma abordagem comum. Consulte um médico para ter certeza se é a melhor abordagem. 

Temos um post com uma lista de produtos tópicos para tratar cravos pretos e brancos

O que sai de dentro dos cravos?

Ao espremer o cravo, você pode até se perguntar o que sai de dentro dele. Será que é um pus? Sujeira presa? Células mortas? 

O que sai de dentro dos cravos é justamente o que os forma: sebo, queratina, células mortas e bactéria C. acnes, principal bactéria responsável pela formação da acne. 

Mas, muitas pessoas confundem cravos com filamentos sebáceos. 

Cravos ou filamentos sebáceos?

Apesar da semelhança entre eles, os filamentos sebáceos, composto principalmente de sebo e células mortas, são estruturas normais e saudáveis da pele. 

Os filamentos sebáceos ajudam o sebo a chegar à superfície da pele e o sebo é o que ajuda a manter a pele hidratada e brilhante. 

Ou seja, outra diferença é que o filamento sebáceo não entope os poros como os cravos.

Mas, o excesso de produção de sebo é o que pode fazer com que os filamentos sebáceos se encham e fiquem perceptíveis, sendo confundidos com os cravos.

Para saber se o que você tem são filamentos sebáceos ou cravos, a ida a um dermatologista é essencial.

Mas algumas coisas podem te ajudar a diferenciar os dois. 

Se ao espremer um poro, uma estrutura cerosa semelhante a um fio branco-amarelado sair da pele, é provável que seja um filamento sebáceo e não um cravo.

Além disso, os filamentos sebáceos costumam ser menores, achatados e de cor mais clara, geralmente cinza, marrom claro ou amarelo. 

Diferentemente dos cravos, você não pode se livrar dos filamentos sebáceos já que eles fazem parte da nossa pele. 

Mas, se a aparência deles não te agrada, você pode diminuí-los de algumas formas:

  1. Esfoliar a pele 1 a 2 vezes na semana: os esfoliantes removem as células mortas da superfície da pele e ajudam a diminuir a oleosidade da pele;
  2. Produtos com ácido salicílico: tônicos e sabonetes com esse ácido ajudam a controlar a oleosidade da pele, evitar que os folículos fiquem entupidos e diminuir a aparência dos filamentos;
  3. Retinóides: tretinoína, adapaleno ou retinol são substâncias encontradas em diversos produtos e ajudam a prevenir o entupimento dos poros. Mas como podem deixar a pele muito irritada, usar com cautela é necessário.

Como geralmente são as peles oleosas que possuem cravos ou até se incomodam com a aparência dos filamentos sebáceos, ter uma rotina indicada para seu tipo de pele é fundamental.

No guia abaixo você encontra algumas opções eficientes.

Quanto tempo demora para um cravo sumir?

Quando o cravo está localizado na parte superior da pele, ele pode desaparecer com a renovação da epiderme, que acontece entre 4 a 6 semanas. Mas, quando os cravos estão mais profundos, é mais difícil que eles desapareçam sozinhos. 

Por isso, é muito importante usar produtos para que os cravos desapareçam, e também para que não retornem. 

Ao usar medicamentos tópicos, ou em alguns casos, até orais, os cravos tendem a desaparecer em algumas semanas, dependendo de quão potente é o produto. 

Mas, o tratamento completo pode levar meses. 

Temos um post com alguns produtos que fazem com que o cravo desapareça e não retorne

O que acontece se eu não tirar os cravos?

Os cravos são um ambiente favorável para as bactérias se proliferarem e formarem as espinhas ou outras lesões de acne. 

Ou seja, se você não tratar os cravos, eles podem se transformar em uma acne inflamatória. 

Mas, há chance também de que os cravos desapareçam por si só. 

Isso porque, há inúmeros fatores que causam o seu aparecimento, como o aumento da oleosidade e queratina da pele, suor e até produtos cosméticos comedogênicos.

Se esses fatores melhorarem, seja por uma estabilização hormonal, uso ou até retirada de produtos, os cravos podem diminuir ou até desaparecer. 

Mas, isso não significa que ele não possa voltar…

Porque o cravo volta no mesmo lugar?

Já vimos que os cravos são lesões de acne ocasionada por um excesso de sebo, queratina e células mortas que entopem os poros, ocasionando o seu aparecimento, certo? 

Quando a causa do aparecimento dos cravos não desaparece, eles podem continuar voltando no mesmo lugar, já que há um ambiente propício, com excesso de oleosidade e queratinização, que pode continuar entupindo os folículos e ocasionando a formação dos cravos.

Como vimos, isso pode ocorrer por diversos fatores (hormonais, genética, alimentação, stress…). 

Mas também pode ser por algum cosmético oleoso e comedogênico, maquiagens, suor e a não higienização correta da região. 

Temos um post que fala como evitar a volta dos cravos

Lá você encontra também indicações de produtos que realmente te ajudam, como as melhores máscaras, esfoliantes e sabonetes para quem tem cravos. 

Pode tirar cravo com agulha?

Há alguns extratores de agulha para remoção de cravos, mas elas só devem ser usadas por um profissional experiente, já que sem a técnica correta podem facilmente machucar a pele. 

A extração do cravo, seja com algum instrumento ou não, pode deixá-lo mais inflamado, ocasionando o aparecimento de uma espinha no lugar, ou até deixar alguma ferida ou marcas na região. 

Usar esses instrumentos é mais difícil do que parece e continua sendo apenas uma solução momentânea. 

Pode estourar cravos?

Você pode até ter espremido um cravo e ter sido bem sucedido. Mas, não é indicado que você tente espremer ou estourar ele. 

Ao tentar “estourar” um cravo, todo o sebo e queratina que está entupindo os poros pode acabar indo mais fundo, causando uma inflamação e a formação de uma espinha. 

Além disso, manipular o cravo pode acabar deixando marcas (manchas e cicatrizes) na região. 

Por isso, o ideal é você remover os cravos apenas com um profissional experiente. Mas, isso ainda não é suficiente e apenas uma solução momentânea. 

Isso porque, como vimos, para que o cravo não retorne, você deve tratar a raiz do problema, ou seja, a oleosidade excessiva da pele. 

Temos um post com os melhores produtos para tratar os seus cravos. 

Lá explicamos qual é mais indicado para cada tipo de pessoa e tipos de cravos. 

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes