Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR
A acne é um dos problemas mais comuns de pele e frequentemente pode ser dolorida, mas o que muitas pessoas as vezes não imaginam é que ela também pode coçar.
A depender do grau da acne, pode existir um processo inflamatório, que pode acarretar desde coceira até dor já que na nossa pele existem terminações nervosas, que nesse caso são estimuladas. Muitos pacientes relatam essa sensação, principalmente mulheres adultas ou quem está passando por algum tratamento de acne.
Devemos também levar em consideração que a coceira faz as pessoas ficarem coçando e cutucando o rosto, o que pode gerar manchas e cicatrizes. Assim, além de entender o motivo dessa coceira é importante aprender a controlá-la.
O que se sabe acerca dessa sensação é que muitas vezes o que causa a coceira não é a acne propriamente dita, mas sim alguns efeitos colaterais do tratamento de acne ou até mesmo a sua cicatrização.
OS MOTIVOS QUE PODEM LEVAR A ACNE COÇAR
EFEITO COLATERAL DO TRATAMENTO DE ACNE
Muitos produtos utilizados para o tratamento da acne podem ser muito eficazes, mas não deixam de ter seus efeitos colaterais como a pele seca, ardência e coceira. Os ácidos como o salicílico, azeláico e o glicólico, o peróxido de benzoíla e os retinóides, são bastante eficazes na luta contra a acne, mas podem causar ressecamento, descamação e coceira. Esses sintomas estão atrelados ao desenvolvimento de uma dermatite irritante de contato.
Em muitos casos, esses sintomas de coceira e pele seca se resolvem com o tempo e o uso de um hidratante adequado. E para quem sofre com acne, o hidratante mais adequado para o rosto é em gel ou sérum, já que o hidratante em forma de creme pode aumentar a oleosidade da pele.
Um exemplo de um hidratante facial apropriado para quem possui a pele oleosa é o Vichy Mineral 89. Além disso, se a pele está hidratada, os produtos tem um poder de penetração muito melhor, o que pode ajudar no combate à acne.
No entanto, algumas vezes o uso do hidratante não é suficiente e é importante que a pessoa diminua a frequência de uso ou força do produto. Inclusive, muitos dermatologistas, quando vão prescrever algum produto para tratamento de acne, como a isotretinoína tópica, por exemplo, iniciam um com uma concentração menor, e se for necessário aumentam gradualmente a intensidade do produto para que a pele se adapte gradualmente ao tratamento.
A frequência do uso de muitos ácidos também pode ajudar à adaptação desses sintomas, iniciar usando a cada dois dias e depois ir aumentando a frequência é outra estratégia para não haver irritação e coceira, por isso é de extrema importância que você e o profissional que te acompanha tracem um plano de tratamento.
REAÇÃO ALÉRGICA AOS MEDICAMENTOS
Muitas pessoas também podem ser alérgica à algum ingrediente ou conservante que é utilizado nos produtos para o tratamento da acne. A resposta alérgica é chamada de dermatite irritante de contato, e pode vir de várias formas como inchaço, queimação ou até mesmo um prurido, que nada mais é que a coceira.
É sempre recomendável o teste do produto se este nunca foi utilizado pela pessoa antes, mas se não o fizer e a pessoa suspeitar ser alérgica ao medicamento esta deve suspendê-lo imediatamente, assim os sintomas devem reduzir e após um tempo desaparecer, mas se perdurarem, a pessoa deve ir ao médico o quanto antes, pois as vezes o médico precisa prescrever medicamentos, como o corticoide, por curto período para o tratamento da dermatite alérgica.
PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DA ACNE
O processo de cicatrização da acne também pode provocar coceira. Isto é um sinal positivo de que a acne esta melhorando.
Na cicatrização da acne a pele inflamada será substituída por uma nova e saudável pele. O processo se dá pela esfoliação das camadas antigas da pele, e geralmente ocorre durante o tratamento de acne. Este processo, no entanto, pode gerar uma sensação de coceira e desconforto.
DICAS PARA CONTROLAR A COCEIRA GERADA PELA ACNE
Primeiramente, evite coçar. Todo mundo sabe quão tentador pode ser o desejo incontrolável de coçar ou cutucar uma espinha, mas é de extrema não fazê-lo. Arranhar esses pontos, coçar, tirar casquinhas e manipular muito a pele pode formar cicatrizes permanentes, manchas, lesões e ainda agravar os sintomas da acne podendo até mesmo infeccioná-las.
Há algumas maneiras para te ajudar com essa sensação de coceira, muitas vezes incontrolável, e que te ajudarão a não gerar cicatrizes permanentes em sua pele:
- Tratar a acne antes de chegar em estágios inflamatórios;
- Usar produtos de limpeza suave durante o tratamento da acne, o uso de produtos mais agressivos podem piorar a irritação da pele;
- Mantenhas as suas mãos limpas e evite tocar nas áreas afetadas;
- Evitar exposição ao sol, já que o calor pode intensificar a coceira;
- Hidratar a pele, mesmo junto com o tratamento de acne, é de extrema importância para aliviar os sintomas e estabelecer um meio de penetração melhor para o medicamento. Além disso, como já mencionado anteriormente, opte por um hidratante em gel, sérum ou loção “oil free” adequado para peles oleosas.
- Reduzir a frequência ou a força do medicamento e ir aumentando aos poucos, para assim, dar tempo à pele se adaptar ao produto.
Como pudemos perceber, os ingredientes de um medicamento para o tratamento de acne pode causar essa sensação de coceira, tanto como um efeito colateral quanto uma reação alérgica ao produto. O importante é sempre evitar coçar para que não gere nenhuma lesão ou cicatriz, manter a pele hidratada para ajudar na redução do sintoma e fazer o tratamento da acne no acompanhamento de um dermatologista.