Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR
Infelizmente, a acne não pode ser curada. Mas, ela pode ser tratada efetivamente.
Cada vez mais vem crescendo promessas de dietas ou produtos que curam a acne, mas a grande e dolorosa verdade é que não se pode dizer que acne tem cura, e que essa promessa é provavelmente apenas mais um golpe.
Falar em cura da acne passa uma impressão errada de que, com o produto X ou com a dieta Y, a acne irá desaparecer e nunca mais irá voltar, o que simplesmente não é verdade.
Então, isso significa que mesmo se você tratar a acne, e ela desaparecer, ela irá voltar?
Também não.
A grande questão é que não importa qual tratamento você faça, não se pode afirmar nem que a acne não irá voltar, nem que ela irá.
Por exemplo, há casos em que uma adolescente pode ter acne devido as mudanças hormonais do período da puberdade. Com o devido tratamento, ela pode controlar a sua acne nesse momento, e passar muitos anos sem acne. Mas, isso não significa que ela está curada. Anos depois, por exemplo, ela pode engravidar, e com isso pode ocorrer um surto de acne devido a intensa oscilação hormonal desse período.
Por isso, nunca acreditem em promessas da cura da acne.
Nem mesmo a mudança de estilo de vida mais drástica, ou manter os melhores hábitos alimentares e o uso do medicamento mais potente pode garantir que a sua acne não irá voltar.
Falamos em controle da acne, e não em cura, principalmente por se tratar de uma doença multifatorial, ou seja inúmeros fatores podem causá-la.
Por isso, saber o motivo da formação da sua acne é um dos passos mais importantes para saber qual é o melhor tratamento e hábitos que podem levar a um controle efetivo da doença.
O QUE CAUSA A ACNE?
Como não há uma única resposta para a causa da acne, devemos olhar para as pesquisas e ver quais fatores podem estar desempenhando um papel no aparecimento dela. Sendo ainda provável que mais de um fator combinado seja o motivo da acne na maioria das pessoas.
A acne é causada por:
- Fatores genéticos
- Fatores hormonais
- Alimentação
- Efeito colateral de alguns medicamentos
- Stress*
*Nesse caso as pesquisas mostram que o stress pode piorar a acne, mas não ser a causa do seu aparecimento.
GENÉTICA E ACNE
Você já deve ter visto alguém que sofreu com acne na adolescência e agora o filho está sofrendo também né? Não é por menos.
Por mais que as pesquisas não mostrem um gene específico da acne que possa ser herdado, elas mostram sim que a acne está fortemente relacionada a fatores genéticos.
Mas, você também já pode ter visto irmãos em que um sofre diariamente com surtos de acne, e o outro que nunca teve nada na pele. E um dos motivos para isso é que a genética não necessariamente é o fator determinante, e há outros fatores que podem ter uma grande parcela de culpa.
HORMÔNIOS E ACNE
Se há uma coisa que a grande maioria dos cientistas e médicos concordam é que o aparecimento de acne pode estar relacionado aos nossos hormônios.
O que pode levar ao aparecimento ou piora da acne, é o aumento dos hormônios andrógenos (os masculinos, como a testosterona).
A maioria dos adolescentes, por exemplo, começa a ter surtos de acne durante a puberdade justamente por oscilações hormonais.
O hormônio pode ser um fator tão decisivo no aparecimento da acne, que muitas pessoas ainda tem a chamada acne hormonal. Esse tipo de acne surge por alterações hormonais que pode vir ocorrer devido alguns fatores como: o próprio ciclo menstrual da mulher, a gravidez, menopausa, interrupção ou início do anticoncepcionais ou até devido algumas doenças como síndrome do ovário policístico.
Inclusive, se você acredita que essa é uma das razões da sua acne, há um post no site que é um guia completo sobre a acne hormonal, que além de mostrar como identificar se a sua acne é a hormonal ou não, aponta qual é o melhor tratamento para esse tipo de acne.
ALIMENTAÇÃO E ACNE
Outro fator que pode te levar a ter surtos de acne é a sua alimentação. Sim, por mais que muitas pessoas, inclusive alguns médicos, digam que o que você come não influencia no aparecimento ou piora da sua acne, não é o que as últimas pesquisas e estudos vem mostrando.
Um estudo, por exemplo, mostra o papel da dieta e o aparecimento da acne, uma vez que a acne está ausente em algumas populações que possuem uma dieta de baixo índice glicêmico e sem consumo de leites e derivados.
Além disso, a própria Academia Americana de Dermatologia já se posicionou dizendo que a dieta que pode levar a menos acne é a com baixo índice glicêmico.
Eu acredito tanto na importância da sua alimentação para a saúde da sua pele que fiz um artigo sobre isso, para guiar as pessoas que querem começar a mudar a pele delas ainda hoje.
MEDICAMENTOS E ACNE
O efeito colateral de alguns medicamentos pode levar ao aparecimento de acne também.
Alguns medicamentos que podem ter como efeito colateral o aparecimento ou a piora da acne são:
- Testosterona;
- Contraceptivos (alguns podem causar, mas outros também podem ser usados como tratamento de acne. Se você faz uso de algum, acesse o post sobre acne hormonal, que lá mostra, quais deles podem causar, e quais deles podem te ajudar)
- Corticosteroides;
- Esteroides;
- Alguns antidepressivos como o lítio;
- Vitaminas como a B12 e B6;
- Medicamentos para a epilepsia.
Há ainda outros medicamentos que podem dar acne, por isso se você desconfia que algum medicamento que você usa pode estar piorando ou causando sua acne converse com o seu médico. Mas, nunca cesse o medicamento por conta própria. Se você não puder interromper o uso deste medicamento, converse com um dermatologista que pode te ajudar com o controle de outra maneira.
STRESS E ACNE
O stress não causa acne, mas pode piora- lá. E isso não é um achismo não viu? É o que os estudos mostram.
E não importa quão estressado você ache que você é, no mundo de hoje, todos poderiam se beneficiar de algumas técnicas de como reduzir o stress das nossas vidas.
Assim, escrevi outro post sobre acne e stress, e que lá eu divido com vocês estratégias de alguns especialistas no assunto e que ninguém fala sobre. Essas informações podem te ajudar além de ter uma vida mais leve, uma pele mais bonita.
CONCLUSÃO
A acne não tem cura e é causada por inúmeros fatores.
Por isso, para poder tratar e controlar a acne efetivamente, o primeiro passo é entender o que pode estar causando o aparecimento da sua.
Procurar um dermatologista para fazer um tratamento individualizado é de extrema importância, mas é importante entender que escolhas nossas do dia-a-dia também influenciam a saúde da nossa pele.
Assim, para poder controlar efetivamente, além de medicamento tradicionais, devemos entender o impacto que a nossa alimentação, stress e estilo de vida podem ter no aparecimento da nossa acne.