Os 13 Piores Efeitos Colaterais do Roacutan


Roacutan é um medicamento oral usado para tratar acne grave ou resistente à outros tipos de medicamento.

E apesar de poder salvar a pele e a autoestima de muitas pessoas, devemos levar em conta que é um medicamento pontente e com muitos efeitos colaterais.

É tão potente que algumas pessoas desistem ou são forçadas a parar pelos seus efeitos colaterais.

Nesse post, separamos os piores efeitos colaterais do Roacutan. Alguns porque são frequentes e bastante incômodos, outros porque apesar de raros, são perigosos.

Mas, não se preocupe, muitos desses efeitos colaterais e perigos podem ser evitados com cuidados simples e fazendo os exames solicitados durante o tratamento.

Por isso, apesar do nosso conteúdo ser revisado por uma dermatologista, recomendamos que você siga as orientações do seu médico.

Além disso, todos os efeitos colaterais, podem ser encontrados na bula do Roacutan.

infografico com efeitos colaterais do Roacutan, isotretinoina

1. Ressecamento da Pele e Mucosas

O ressecamento da pele e da mucosa é um dos efeitos colaterais mais frequentes e um dos mais incômodos.

Essa reação é muito comum e ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam o medicamento.

A dermatologista Betina Faggion no revelou que esse efeito colateral ocorre na maioria dos seus pacientes, ou seja, é bem comum mesmo.

A pele fica ressecada, vermelha e às vezes até assada. Mas, não para por aí, o nariz, olhos e lábios também podem ficar bastante ressecados.

O ressecamento pode ser tão intenso que algumas pessoas até querem desistir do tratamento.

Mas, a dica para evitar efeitos colaterais de ressecamento tão intensos é usar bons produtos desde o primeiro dia, mesmo que você ainda não tenha sentido os efeitos.

Temos um post com o melhores hidratantes para quem usa Roacutan.

Lá você encontra uma lista com os melhores hidratantes nasais, labiais e de rosto.

2. Dores Musculares e Articulares

Outro efeito colateral muito comum é a mialgia (dores musculares), dores articulares e lombalgia (dor na lombar).

Algumas pessoas podem não conseguir fazer exercício físico intenso por um tempo por causa desses efeitos colaterais.

Esse efeito costuma ser temporário, mas se você sentir alguma dor muscular, nas articulações ou na lombar o ideal é conversar com seu médico, já que mudanças na intensidade do seu exercício físico ou na dose do medicamento podem ser necessárias.

Outro efeito colateral muito raro é que a isotretinoína pode impedir o crescimento de ossos longos em adolescentes.

Por isso, é ainda mais importante você comunicar ao médico se você está tendo alguma dor nas costas ou nas articulações que sejam novas ou osso quebrado.

E se você faz uso do Roacutan, e toma creatina e whey protein, veja esse post sobre Roacutan e suplementos, para ver em quais casos esses produtos podem não ser indicados.

3. Alteração das enzimas do Fígado

A função do fígado e suas enzimas devem ser analisadas antes e durante o tratamento já que, de acirdi com esse estudo, até 15% dos pacientes que usam isotretinoína (Roacutan) podem ter alterações das enzimas do fígado.

Essas alterações podem indicar lesões ou doenças no fígado.

Por isso, fazer os exames e o acompanhamento médico é tão importante, já que se houver alguma alteração significativa dos níveis das enzimas hepáticas, pode ser necessária a redução do medicamento ou até a sua interrupção.

É também por esse motivo que muitos dermatologistas pedem que o álcool seja evitado.

Apesar do que muitos pensam, bebida alcóolica não é totalmente proibida, mas como é metabolizada pelo fígado, o seu uso junto com a isotretinoína pode acabar sobrecarregando esse órgão.

Por isso, o paciente deve beber de forma moderada e não frequente, e apenas se o médico liberar após ver os exames.

Beber devagar, junto com os alimentos e bebidas alcóolicas com baixo teor de álcool também é indicado.

4. Irritação e Ressecamento Ocular

Irritação e ressecamento dos olhos é outro efeito colateral muito comum do Roacutan.

Algumas pessoas que usam lentes de contato precisam até mesmo parar de fazer uso destas e usar óculos, já que os olhos ficam intolerantes ao uso das lentes.

Mas, isso geralmente ocorre em quem não usa colírio durante o tratamento.

Se os olhos estiverem ficando ressecados e você sentir um certo incômodo, converse com seu médico já que nem todo colírio pode ser usado a vontade.

Não use colírio com antibiótico ou corticóide, a não ser que seja indicado, e evite usar colírios com conservantes várias vezes ao dia.

Quatro exemplos de colírios sem conservantes são Hyabak, Hylo Comod, Hylo Gel e Optive UD, e estes podem ser usados a vontade.

Mas, recomendamos que você ainda sim converse com sua dermatologista e oftalmologista antes de fazer uso de qualquer produto.

Além disso, uma reação muito rara (acontece em menos de 0.01% pacientes) são alguns distúrbios na visão como visão turva e visão noturna diminuída.

Também pode, em raros casos, pode ocorrer ceratite, que é uma inflamação da camada superficial da córnea, por isso, pacientes com ressecamento ocular devem ser monitorados.

Esses problemas de visão geralmente são resolvidos após a descontinuação do medicamento. Mas, o dano pode ser permanente.

Fora o ressecamento ocular, esses problemas de visão são raros, mas é muito importante procurar não só o seu dermatologista, mas também um oftalmologista se você sentir qualquer mudança.

5. Aumento no Colesterol

A bula do Accutane, medicamento americano que tem a isotretinoína como princípio ativo, informa que essa substância pode aumentar a gordura no sangue como o colesterol e triglicerídeos.

Esse é um efeito colateral muito comum que pode ocorrer em 10% dos pacientes que fazem uso da isotretinoína.

Por isso, é feitos exames de perfil lipídico antes e durante o tratamento também.

Caso ocorra uma alteração do colesterol e triglicerídeos, o médico pode:

  1. Reduzir a dose da isotretinoína;
  2. Interromper o uso do medicamento ou;
  3. Indicar mudanças alimentares.

Mudanças na alimentação como reduzir carboidratos refinados, óleos e gorduras de origem animal pode ajudar controlar o valor dos triglicerídeos e do colesterol.

Temos um post que fala sobre o que é indicado ou não comer durante o uso do Roacutan quando há alterações no exame.

6. Depressão e Problemas de saúde mental

Depressão é um dos supostos efeitos colaterais do Roacutan que mais assusta os pacientes.

A depressão é uma reação rara do Roacutan, ocorrendo, de acordo com a bula, entre 0.01% e 0.1% dos pacientes.

Apesar de relatos de pacientes que tomaram Roacutan, terem tido depressão, não foi estabelecido nenhuma relação causal entre, ou seja, de que foi o Roacutan que causou a depressão.

Ainda sim, é necessário um cuidado extra em relação à saúde mental, principalmente para as pessoas que tem um histórico de depressão e sintomas psicóticos.

E se houver algum sinal de depressão, o paciente deve ser encaminhado para o tratamento apropriado com avaliação psicológica e psiquiátrica.

No entanto, temos que enfatizar que há estudos sobre Roacutan e qualidade de vida que apesar de mostrar que o Roacutan pode causar depressão, também cita pontos positivos, como a melhora da auto-estima em pacientes que fazem uso desse medicamento.

A Dra Betina Faggion, dermatologista há quase 30 anos, também nos revelou que percebe que muitos pacientes com acne grave que tratam com Roacutan, tem uma melhora na qualidade de vida, com aumento da auto estima, e muitas vezes até mudanças positivas no humor por se sentirem mais bonitos.

Mas, a Dra. reforça que se ocorrer alterações mais graves de humor, uma avaliação psiquiátrica é necessária, para decidir se deve haver interrupção do tratamento com a isotretinoína.

Além disso, outras reações adversas raras que podem ocorrer é psicose (perda de contato com a realidade) e pensamentos ou ações suicidas.

7. Doença Intestinal 

Uma reação adversa muito rara (ocorrendo em menos de 0.01% dos pacientes) que pode ocorrer pelo uso do Roacutan são doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn.

Apesar de ser raríssimo, é um das piores reações adversas que podem acontecer, então se você tiver diarreia grave, procure o seu médico o quanto antes porque se for o caso, o Roacutan deve ser interrompido imediatamente.

8. Reações alérgicas

Reações alérgicas na pele também são raras, afetando apenas entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que usam o Roacutan.

Reações sistêmicas também são raras.

No entanto, são reações, que assim como em todos os medicamentos, precisamos ficar atento e tomar cuidado.

Procure rapidamente um médico ou um pronto socorro se você tiver urticária, inchaço no rosto ou na boca ou problemas em respirar (problemas respiratórios).

Caso você tenha qualquer outra reação alérgica também procure um médico, será necessário a interrupção do tratamento e monitoração.

9. Anemia

O uso do Roacutan pode levar a uma redução no número de glóbulos vermelhos e brancos.

E como a anemia é a falta de glóbulos vermelhos, ou glóbulos vermelhos disfuncionais no corpo, uma das reações adversas do uso da isotretinoína é a anemia.

De acordo com a bula do Roacutan, 1 a cada 10 pacientes que usam isotretinoína podem ter a anemia como um efeito colateral.

Por isso, continuar fazendo os exames ao longo do tratamento é super importante.

Caso você tenha anemia, o médico pode indicar o tratamento necessário.

10. Dor de cabeça

Dor de cabeça é uma reação comum (ocorre entre 1% a 10% dos pacientes) e pode ser bastante incômodo.

Mas, a dor de cabeça também pode ser um sinal de superdose, ou seja, quando o paciente toma uma dose maior do que a recomendada.

Além disso, em casos raros pode ocorrer uma hipertensão intracraniana benigna, e um dos sinais e sintomas que isso tá ocorrendo é dor de cabeça. Além de náusea, vômitos e distúrbios visuais.

Se isso ocorrer, você deve procurar o seu médico o quanto antes para cessar o uso do medicamento já que essa é uma condição perigosa.

Mas, além dessa última reação (hipertensão intracraniana benigna) ser rara, ela foi relatada geralmente com o uso conjunto com a tetraciclina (antibiótico).

Por isso, o uso conjunto desses medicamentos não é indicado.

11. Problemas de audição

Redução da audição em algumas frequências e zumbido também é uma reação rara que pode ocorrer pelo uso do Roacutan.

Por isso, em caso de uma piora na audição ou ocorrência de um tinido (zumbido), o uso da isotretinoína deve ser interrompido e a ida à um médico é indicada.

Qualquer perda auditiva pode voltar após a interrupção do medicamento, ou pode ser permanente.

12. Erupção cutânea

Apesar de rara, a erupção cutânea pode ser causada pela isotretinoína pode ser grave.

Citada pela bula do Accutane, medicamento americano que tem a isotretinoína como o princípio ativo, essas erupções precisam de tratamento médico imediato e podem ser fatais.

Se você tiver alguma dessas reações, procure o médico o quanto antes:

  1. Bolhas centrais geralmente em braços e mãos ou pernas e pés;
  2. Infecção ocular (conjuntivite);
  3. Úlceras e feridas na boca, garganta ou nariz;
  4. Descamação generalizada da pele;
  5. Erupção cutânea com febre.

13. Piora do quadro de Acne

Pioras agudas do quadro da acne também podem ser vistas e é uma das reações adversas mais temidas pelos pacientes da acne.

A piora do quadro da acne geralmente é vista no período inicial do tratamento, e apesar de não ocorrer com todo mundo, os efeitos podem ser devastadores, já que uma acne que já é grave, fica pior.

No entanto, há maneiras de evitar e controlar a chamada “fase da piora” do Roacutan.

Algumas táticas que podem ser usadas para evitar essa piora são:

  1. Ajustar a dose do Roacutan;
  2. Uso de corticóide oral junto com o Roacutan;
  3. Uso de um antibiótico oral que possa ser usado com o Roacutan (alguns não podem).

Mas, todas essas intervenções devem ser indicadas e acompanhadas pelo médico que indicou o Roacutan.

Temos um post sobre a fase da piora do Roacutan, que explicamos quanto tempo dura e como evitá-la em mais detalhes.

Além disso, outras reações adversas que podem ocorrer e é bom ficar de olho:

  1. Queda temporário de pêlos e cabelos (temos um post que fala sobre como evitar a queda de cabelos pelo uso da isotretinoína);
  2. Presença de sangue na urina (conversar com seu médico o quanto antes);
  3. Danos ao feto (por isso, é proibido engravidar durante e até um mês depois do tratamento, temos um post sobre gravidez e Roacutan também).

Outros efeitos colaterais você encontra na bula do Roacutan, mas não deixe de sempre seguir as orientações do seu médico.

O que o Roacutan pode causar no futuro?

Os efeitos colaterais do Roacutan costumam durar apenas durante o tratamento, como o ressecamento da pele e mucosas, alterações hepáticas e aumento da gordura no sangue.

algumas reações adversas raras que podem acontecer e ser permanente como problemas de visão, de audição, impedir o crescimento de ossos longos dos adolescentes e outros.

Além disso, uma reação adversa rara do Roacutan é a depressão, que pode continuar mesmo após o cessamento do uso da isotretinoína.

Os efeitos colaterais são muitos, por isso, você deve tomar o medicamento com indicação e acompanhamento médico.

Qual o perigo de tomar Roacutan?

É muito importante usar Roacutan com acompanhamento médico já que ele pode causar alguns efeitos colaterais que se não forem controlados e tratados podem ser mais perigosos, como o aumento do colesterol e alteração das enzimas do fígado.

Efeitos colaterais mais raros e perigosos também podem ocorrer como: a depressão, doenças intestinais, hipertensão intracraniana benigna, problemas de visão ou de audição, erupção cutânea e outros.

Além disso, é muito importante tomar a dose prescrita pelo seu médico, uma vez que a superdose pode causar uma hipervitaminose A, e alguns sinais são: dor de cabeça, náusea e distúrbios visuais.

Qual o mês de piora do Roacutan?

A piora do Roacutan costuma ocorrer principalmente no primeiro mês do tratamento, mas pode ocorrer no segundo ou terceiro mês também. Ela costuma durar de 7 a 10 dias, mas em alguns casos ela pode durar até mesmo um ou dois meses.

A fase da piora é um agravamento no quadro de acne devido à uma reação inflamatória do corpo e pode ser devastadora para alguns pacientes.

Há maneiras de evitar ou reduzir os danos da fase da piora, já que ela pode resultar em muitas cicatrizes de acne.

Uma das formas é o ajuste da medicação. Mas, essa intervenção só pode ser feita pelo médico.

Temos um post que explica tudo sobre a fase da piora: formas de evitar, em quem mais ocorre e cuidados durante o tratamento.

Além disso, lembramos que esses são algumas das reações adversas que separamos. Não deixe de ler a bula do medicamento, e conversar com seu médico sobre os possíveis riscos e benefícios do medicamento também.

Temos um post que fala dos benefícios do Roacutan, já que ele pode ser o medicamento indicado para o seu caso.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes