Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747 – PR
Não era pra gente ter deixado para trás, junto com a nossa adolescência, os nossos surtos de acne?
Pois é, se você ainda sofre na fase adulta com acne hormonal, você já deve ter percebido que elas parecem ser ainda mais difíceis de se livrar do que a acne da adolescência.
E elas são mesmo. Geralmente internas, localizadas ao redor da boca e no maxilar, a acne hormonal é teimosa e gosta de fazer aniversário no seu rosto. E quando você finalmente se livra dela. Outra nasce logo em seguida no mesmo lugar.
Sabendo dessa frustração, nesse post coloquei não só uma, mas oito maneiras eficientes para você se livrar da sua acne hormonal. Garanto que vai ter alguma dessas que você nunca tentou:
- Entenda a causa raiz da sua acne hormonal
- Reveja a sua alimentação
- Corte a ingestão de laticínios
- Controle seu stress
- Mantenha um skincare adequado
- Inicie um tratamento hormonal com medicamentos orais
- Aplique medicamentos tópicos, como os retinóides
- Consulte um dermatologista
1. ENTENDA A CAUSA RAIZ DA SUA ACNE HORMONAL
Na verdade, a principal causa da acne é hormonal, inclusive a acne adolescente (oscilações hormonais decorrente do período de puberdade). Mas, na fase adulta é que elas acabam sendo chamadas de acne hormonal, seja por oscilações hormonais normais de algum período que você esteja passando ou um indicador de alguma disfunção hormonal.
Por isso, antes de você começar a pensar sobre qual o melhor tratamento para a sua acne hormonal, você deve pensar na CAUSA dela.
A acne hormonal, vista geralmente na mulher adulta, pode acontecer por inúmeros fatores como:
- Período menstrual que a mulher se encontra;
- Gravidez;
- Menopausa;
- Síndrome do ovário policístico;
- Interrupção ou início de anticoncepcionais.
Dependendo da causa da sua acne hormonal, o seu tratamento pode ser diferente. Uma mulher na gravidez, por exemplo, não pode usar todos os medicamentos que uma mulher que não está grávida. E alguém com a síndrome do ovário policístico deve ter um acompanhamento especializado.
Se você não tem ideia de qual pode ser o motivo da sua acne hormonal. Esse guia completo para acne hormonal pode te dar uma diretriz melhor do motivo da sua oscilação ou disfunção hormonal. Mas, isso não substitui a consulta com um médico, nem exames, indispensáveis para esse tipo de acne.
2. REVEJA A SUA ALIMENTAÇÃO
A sua dieta, mudança de lifestyle e skincare podem sim tratar a acne. E se feitos corretamente você pode se surpreender com a eficiência dessas mudanças. Por isso acho tão importante não só esse item 2, mas os três seguintes também.
Cada vez mais vem surgindo estudos que mostram que a dieta de baixo índice glicêmico pode te auxiliar no combate a acne. A própria Academia Americana de Dermatologia já afirmou que esse tipo de dieta (vegetais, algumas frutas, feijão, grãos integrais, sementes) leva a uma menor formação de acne.
Alimentos que reduzem a inflamação também podem ser benéficos. E nesse sentido, a ingestão de alimentos com zinco, vitamina A e E, antioxidantes e ômega 3 podem ajudar no controle da acne hormonal. Vale ressaltar aqui, que é preferível a ingestão de alimentos do que suplementos com essas substâncias, já que são a absorção é melhor.
Se você quer um guia completo sobre a melhor dieta para a sua acne, acesse esse post que apresenta todo o embasamento científico e exemplos desses alimentos. Só lembre-se, que o acompanhamento médico ou de um nutricionista é indispensável para a sua saúde como um todo.
3. CORTE A INGESTÃO DE LATICÍNIOS
Outra indicação, dada inclusive por inúmeros dermatologistas, é cortar a ingestão de leites (ou até laticínios no geral) da sua dieta.
Essa orientação vem ocorrendo com mais frequência devido ao aumento na quantidade de estudos que mostram a alta correlação entre a ingestão de leite e o aparecimento ou piora da acne. E a hipótese levantada para isso é porque no leite há uma alta carga de hormônios e moléculas bioativas.
E não é só nos estudos que podemos observar essa tendência. A dermatologista Betina Faggion mesmo já viu melhoras drásticas no tratamento de acne dos pacientes que seguiram a sua indicação de retirar os laticínios da rotina alimentar.
Por isso, se você está sofrendo com acne nesse exato momento, e ainda na espera da sua consulta médica, corte os laticínios por um tempo. E veja se os resultados também são positivos no seu caso.
E se você ainda está cético a respeito da ligação entre o leite e a acne, acesse esse post que mostra tanto essa correlação quanto o pior leite para quem tem pele acneica.
4. CONTROLE O SEU STRESS
Talvez você já pode até ter percebido que após uma situação estressante, a sua acne piorou muito. E não é imaginação da sua cabeça.
O stress pode desencadear surtos de acne, por isso, o controle do seu stress pode ser muito importante para a melhora dela.
Nesse post, além de mostrar o porquê do stress piorar a acne, há também inúmeras maneiras de como reduzir o seu stress e situações estressantes (de acordo com alguns especialistas da área). Mas, trouxe aqui também alguns pontos importantes para você diminuir e controlar seu stress:
- DIMINUA AS SITUAÇÕES ESTRESSANTES
Acontecimentos estressantes ocorrem com todo mundo, e realmente, a gente não tem controle sobre todos eles. Mas, já pensou que os pequenos stress do dia a dia (também chamados de “microstress”) podem ter um grande impacto?
Cada pessoa tem um limiar de stress diferente. E isso é normal, mas se você diminuir os “microstresses” do dia a dia, você pode demorar mais tempo para chegar a esse limiar, e assim se tornar uma pessoa menos estressada e com mais paciência.
Agora você pode estar se perguntando quais são esses “microstresses” que falei, e exemplos deles são:
- O botão soneca do despertador que você fica clicando inúmeras vezes;
- Todas as notícias negativas que você vê nas mídias sociais;
- Sair atrasado de casa para o trabalho;
- Aquelas discussões bobas de quem vai lavar a louça;
- O barulho frenético das mensagens chegando no seu celular.
- CRIE RESILIÊNCIA AO STRESS
Além de criar técnicas para atrasar que você chegue no seu limiar de stress rapidamente, você também pode criar mais resiliência ao stress.
Maneiras práticas para você se tornar mais resiliente ao stress são:
- Atividade física;
- Fazer sauna;
- Imersão em água fria.
5. MANTENHA UM SKINCARE ADEQUADO
Outra maneira de controlar a sua acne hormonal é por meio de um skincare adequado e contínuo.
E o que eu percebo é que as pessoas as vezes desistem do skincare por não perceberem resultado, assim selecionei três grandes erros que as pessoas cometem na hora do skincare:
1. A falta de persistência;
Sobre esse primeiro item não há muito o que se falar. Não é cuidando bem da pele um dia, ou até uma semana que você irá notar diferença.
Skincare deve ser um hábito, não só para o controle da acne, mas para manter a sua pele saudável por muitos anos.
2. O uso de produtos não indicados para o seu tipo de pele;
O produto que você usa terá grande impacto no controle da sua acne. Isso porque se ele não for indicado para o seu tipo de pele ele pode até ser o gatilho para surtos de acne.
Como filha de dermatologista e como uma mulher com pele acneica, eu já usei incontáveis produtos para a pele. E por isso, fiz uma página com recomendações de produtos para a pele com acne (géis de limpeza, hidratantes de rosto e protetor solar).
Todas essas indicações não são viesadas, eu não ganho nada das marcas para indicá-las. São recomendações verdadeiras de quem já experimentou muitos produtos.
Lá eu coloco o porquê eles são os meus favoritos e o que você precisa analisar na hora de escolher a melhor opção para o seu caso. Mas, aqui deixarei os meus favoritos do momento, de alta qualidade e que são ótimos para quem tem pele acneica:
- ESPUMA DE LIMPEZA: CETAPHYL Espuma de Limpeza Pro Ac Control (clique aqui para encontrar o preço atual na Amazon).
- HIDRATANTE FACIAL: BIODERMA Sébium Global (clique aqui para encontrar o preço atual na Amazon).
- PROTETOR SOLAR: Skinceuticals Blemish + Age Uv Defense (clique aqui para encontrar o preço atual na Amazon).
3. A ordem da aplicação dos produtos
A ordem de aplicação dos produtos de skincare também é importante e super fácil:
- Higienização ( géis/espumas de limpeza e adstringentes ou tônicos)
- Hidratação (hidratantes faciais)
- Tratamento ( medicamentos tópicos para a acne, produtos anti-anging, clareadores)
- Proteção (protetor solar)
Só cuidado que dependendo do medicamento ou produto usado para o tratamento, ele deve ser aplicado somente durante a noite.
6. INICIE UM TRATAMENTO HORMONAL COM MEDICAMENTOS ORAIS
Esse é uma das formas de maior sucesso para acabar com a sua acne hormonal.
Conversei com a dermatologistas Betina Faggion sobre o tratamento com o melhor resultado nos casos em que ela atende no consultório. E o que ela percebeu é que, para as mulheres, a melhor via de tratamento são os medicamentos orais como os contraceptivos orais e a espironolactona. E por vezes, também pode ser necessário o uso da isotretinoina quando as medicações de controle hormonal não funcionarem tão bem.
Isso porque ambos os medicamentos ajudam a estabilizar a oscilação hormonal, a causa raiz dos surtos da sua acne.
Mas, converse com seu médico sobre o uso desses medicamentos já que ambos possuem efeitos colaterais. Além disso, nem todo contraceptivo oral será uma forma de tratamento para acne. Alguns ainda podem, inclusive, piorar a sua acne. O motivo disso é que alguns contraceptivos não possuem estrogênio, somente progestágenos.
Se você quer saber se o seu anticoncepcional pode estar influenciando o seu surto de acne, você pode ver nesse post a lista dos melhores e piores anticoncepcionais para acne.
Isso significa que após o tratamento hormonal eu estarei livre de vez da minha acne?
Depende. O que muitos dermatologistas notam é que quando o paciente sai do tratamento oral a acne pode tanto voltar quanto não voltar mais. É muito variável.
Por isso, ao sair do tratamento oral é sempre bom continuar usando algum tratamento tópico, o que nos leva ao nosso próximo tópico desta lista.
7. APLIQUE MEDICAMENTOS TÓPICOS, COMO OS RETINÓIDES
Uma das características mais fortes da acne hormonal é que ela é resistente a medicamentos tópicos.
Mas, isso não significa que eles não sejam uma forma de controlar os seus surtos acne hormonal. Inclusive, muitos dermatologistas fazem uso de cremes para acne associados ao tratamento oral para obter um resultado melhor.
Medicamentos como os retinóides, antibióticos tópico, peróxido de benzoíla e ácido azeláico podem ser utilizados para o tratamento desse tipo de acne.
No entanto, na maioria dos casos, se usados isoladamente não serão suficientes.
Para facilitar sua compreensão, listamos aqui exemplos comerciais desses medicamentos tópicos:
- Retinóides: Adapel gel, Differin gel, Belpele (adapaleno) e Vitanol – A tretinoína (tretinoína).
- Peroxído de Benzoíla: Benzac AC, Clindoxyl Control e o Epiduo (esse último associa o peróxido de benzoíla com um retinóide).
- Antibióticos tópicos: Clindoxyl (contém antibiótico e peróxido de benzoíla), Vitacid Acne Gel (contém antibiótico e retinóide).
- Ácido Azeláico: Azelan em gel ou creme.
Como você pode perceber, a maioria dos medicamentos tópicos associa mais de um ativo, podendo trazer mais de um benefício. Nesse post, há uma sessão sobre os melhores tratamentos tópicos para acne, que detalha os benefícios que cada um desses medicamentos pode te trazer.
8. CONSULTE UM DERMATOLOGISTA.
A consulta a um dermatologista e o acompanhamento médico no geral é a forma mais eficiente e segura de se acabar com a acne hormonal.
Bem na verdade, esse tópico é o mais importante de todos. Isso porque, todos os tópicos podem ser reunidos nesse aqui.
O seu dermatologista poderá pedir exames e investigar a causa da sua acne hormonal. E como a na maior parte dos casos a acne hormonal é “teimosa”, você precisará de medicamentos orais e acompanhamento médico. O seu médico ainda poderá indicar qual é o tratamento tópico mais eficiente para o seu caso.
E se ele for antenado em relação aos novos estudos e pesquisas, ele também irá mostrar que as mudanças alimentares e de lifestyle terão um reflexo imenso na saúde da sua pele.
Por vezes, será necessário também o acompanhamento de um endocrinologista para manejo e controle da alteração hormonal.
CONCLUSÃO
Com cuidados constantes a acne hormonal pode ser controlada. Mas, isso não significa que você nunca mais terá surtos de acne.
Se a sua acne estiver muito grave, procure um dermatologista o quanto antes para não ter perigo de ficar com cicatrizes de acne.
Mas, se a sua acne for leve, mude a sua dieta para uma de baixo índice glicêmico, aprenda a controlar o seu stress e mantenha uma rotina de skincare adequada. Você não tem ideia de como esses passos irão te ajudar no controle da acne.
PERGUNTAS RELACIONADAS
COMO SABER SE A MINHA ACNE É HORMONAL?
Há alguns indícios para saber se a sua acne é hormonal ou não. Um forte sinal é que a sua localização, geralmente os dermatologistas desconfiam daquela acne que se encontra ao redor da boca, mandíbula e pescoço.
O post completo sobre acne hormonal ainda apresenta mais características para você poder identificar se o seu tipo de acne é ou não acne hormonal. No entanto, o diagnóstico certeiro, somente o médico dermatologista poderá te dar.
O MELHOR ANTICONCEPCIONAL PARA ACNE HORMONAL?
O uso adequado do anticoncepcional pode ser um grande aliado para o desaparecimento da sua acne hormonal. Considerado, inclusive, como um dos tratamentos com mais sucesso para este tipo de acne. Mas, como alguns anticoncepcionais podem até piorar a sua acne, a escolha deve ser cuidadosa.
Os melhores anticoncepcionais para acne hormonal são os contraceptivos hormonais combinados, como a pílula Yaz.