Espinha Interna no Nariz: O que Causa e Como Tirar?


​​Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

Se tem uma reclamação que é frequente no consultório da dermatologista Betina Faggion são as espinhas internas dentro do nariz já que elas são extremamente incômodas e doloridas. 

E é por isso que conversamos com a médica, que atua há quase 30 anos como dermatologista, para saber mais sobre o que causa essas espinhas e como tratá-las. 

As espinhas internas dentro do nariz na verdade não são espinhas e sim foliculite. A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos causada geralmente por uma bactéria, ou seja é uma inflamação dos pêlos do nariz que se parece muito com espinhas. 

Mas, isso quer dizer que o tratamento para você tirar essas “espinhas” do nariz não é o mesmo tratamento para a acne. 

A causa do seu aparecimento, o tempo de duração e a evolução da doença também são diferentes.

Por isso, nesse post vamos ver:

  1. O que causa a “espinha interna” do nariz e seus gatilhos;
  2. Quanto tempo costuma durar;
  3. Como tratar e prevenir;
  4. Como aliviar a dor;

Depois desse ler esse post, tenho certeza que você saberá como se livrar dessas “espinhas internas” dentro do nariz, aliviar o incômodo e evitar que apareça novamente. 

E se a sua espinha interna não for dentro do nariz mas sim na parte de fora, esse post mostra como tratar espinhas internas no rosto.

Lembrando que apesar do nosso conteúdo ser revisado por uma dermatologista, recomendamos que você sempre consulte um especialista. 

O que causa espinha interna no nariz?

As “espinhas” dentro do nariz na verdade são foliculite, uma inflamação do folículo piloso causada geralmente pela bactéria Staphylococcus aureus, mas raramente pode também ser causada por vírus ou até fungo.

No entanto, algumas pessoas acabam tendo mais foliculite do que outras, isso porque há alguns gatilhos para elas aparecerem:

  1. Rinite: isso porque muitas pessoas com rinite ficam constantemente esfregando e coçando o nariz;
  2. Depilação: a depilação dos pêlos do nariz com pinça ou cera pode fazer com que eles fiquem encravados e depois infeccionados;
  3. Imunidade baixa: pode te deixar mais propenso à bactéria “se aproveitar”.

E não é só dentro do nariz que a foliculite pode ser confundida com espinhas. 

Regiões como a barba, glúteos e peito costumam estar bem propensas à foliculite, mas são regiões que você também pode ter espinhas. 

Por isso, temos um post que mostra como identificar se o que você tem é espinha ou foliculite. 

Como tirar uma espinha interna do nariz?

Geralmente, para remover e tratar uma espinha interna dentro do nariz, os médicos recomendam um antibiótico tópico.

Algumas opções de antibióticos em creme são: 

  1. Neomicina;
  2. Bacitracina e;
  3. Ácido fusídico 

Um exemplo de produto com ácido fusídico é o famoso Verutex, mas que só pode ser adquirido com receita médica.

Uma outra opção ainda, de uma pomada antibacteriana, e que nesse caso não é necessário receita médica, é o Nebacetin (esse medicamento contém dois antibióticos: a neomicina e a bacitracina). 

Mas, ela possui algumas contraindicações, como o uso na gravidez e amamentação, por isso é sempre recomendável falar com um médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Dependendo do caso, às vezes é possível até que seja necessário entrar com antibiótico oral, principalmente quando a infecção progride, formando um furúnculo.

O passo a passo para tratar a “espinha” dentro do nariz é:

  1. Passar sorine infantil: isso porque, assim como na pele, também devemos higienizar o nariz antes de aplicar o medicamento.
  2. Aplicar o antibiótico tópico: sempre o recomendado pelo seu dermatologista. Podendo em alguns casos ter que tomar o antibiótico oral, além de usar o antibiótico tópico.

A rapidez com que você inicia o tratamento é importante para evitar que uma simples “espinha” no nariz evolua para algo pior.

Isso porque, às vezes se formam “crostas” e “casquinhas” na evolução da foliculite e se você ficar tirando pode dificultar a cicatrização ou até provocar uma celulite no local.

Isso porque a retirada dessas crostas podem alastrar a infecção, podendo evoluir para furúnculos (foliculite mais profunda) ou celulite (infecção do tecido celular subcutâneo). 

O problema de cutucar e espremer a foliculite ou furúnculo nessa área (dentro do nariz) é que ali possui alguns vasos sanguíneos que levam para o cérebro. 

Isso é perigoso porque pode evoluir para condição grave chamada trombose dos seios cavernosos.

Alguns sintomas dessa doença são: visão dupla, dor nos olhos, sonolência, dificuldade em ver, febre alta, pupilas desiguais e sonolência.

Por isso, é tão importante consultar um médico para tratar a foliculite antes que o quadro se agrave e não ficar cutucando ou tentando tirar a foliculite ou qualquer casquinha que se forme ali.

Além disso, é imprescindível não cutucar as “espinhas” dentro do nariz. 

Como evitar as espinhas internas dentro do nariz

Lembrando que as “espinhas internas” na verdade não são espinhas, mas sim foliculite, ok?

Mas, tem algumas formas de evitar que a foliculite continue aparecendo.

Para prevenir as espinhas internas do nariz você deve:

  1. Evitar assoar, coçar ou esfregar o nariz com muita força ou frequência;
  2. Evitar ficar tocando no seu nariz com as mãos sujas;
  3. Evitar depilar os pelos do nariz com pinça ou cera, tente apenas cortá-los

Quanto tempo dura uma espinha dentro do nariz?

Muitas pessoas acham que o que elas tem é uma espinha interna dentro do nariz, mas como essa inflamação na verdade se trata de outra doença, a foliculite, o tempo que ela fica na região e a evolução que ela pode ser não é o mesmo. 

O tempo que uma foliculite fica dentro do nariz  costuma variar, durando geralmente de 3 a 7 dias. Em alguns casos, a foliculite pode evoluir formando uma ferida e nesses casos pode durar até algumas semanas. 

O tempo pode ser ainda maior se a pessoa cutuca a foliculite ou fica removendo a ferida.

Espinha interna no nariz doendo: o que fazer?

As “espinhas internas” dentro do nariz, que na verdade são foliculites, podem ser bem dolorosas, e para aliviar a dor você pode aplicar compressas quentes e úmidas no nariz  duas a três vezes por dia por mais ou menos 15 minutos cada vez.

Além disso, se a dor da foliculite dentro do nariz for intensa, um analgésico pode ajudar, como por exemplo:

  1. Ibuprofeno como o Advil e;
  2. Paracetamol como o Tylenol.

Mas, antes de usar qualquer medicamento, é importante você conversar com o médico, ok?

E se você costuma ter muita foliculite não só no nariz, mas em outras regiões do corpo, ou se você está na dúvida se o que você tem é espinha ou foliculite, temos um post que fala tudo sobre acne e foliculite, como indentificá-las, como evitá-las em cada parte do corpo e tratá-las. 

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes