Quando uma criança começa a ter algumas espinhas pode ser assustador para os pais.
Será que é normal? Será que não está muito cedo? O que isso significa?
Por isso, perguntamos à dermatologista Betina Faggion para saber se é normal que uma criança de 9 anos de idade (ou até menos) esteja tendo acne. E ela nos disse que:
Quando crianças de 9 anos possuem acne, pode ser um indicativo de uma puberdade precoce, e por isso o ideal é procurar um médico para investigar e descobrir se é necessário ou não bloquear a ação hormonal.
Além disso, é necessário usar produtos para controlar a acne que não sejam contraindicados para crianças.
Continue lendo se você também quer saber sobre a idade que comumente as crianças entram em puberdade, os produtos que geralmente são indicados para tratar a acne e o médico que a criança deve consultar além do dermatologista.
O que Causa Espinha em Crianças?
Uma parte essencial para o aparecimento de acne, em qualquer pessoa, é a ação hormonal, geralmente associada ao aumento de hormônio masculino como os andrógenos. Então, a especialista diz que:
“Quando vejo uma criança com espinhas no consultório, já vejo como um provável sinal de liberação hormonal, e que ela pode estar entrando na puberdade”.
E isso tem acontecido cada vez mais, já que estudos indicam que as crianças, tanto meninos quanto meninas, têm entrado na puberdade antes.
Mas, a médica alerta que deve-se ficar de olho já que: “O problema é que em alguns casos crianças com nove anos ou até menos, com seis ou sete, começam a ter acne, e isso pode ser um sinal de puberdade precoce. Cabe ao endocrinologista infantil investigar, e se tiver indicação, por vezes, bloquear a puberdade”.
E qual seria a idade correta para entrar em puberdade? 9 anos é normal?
Na verdade, cada criança é diferente e tem o seu tempo para se desenvolver e entrar na puberdade.
De acordo com o National Institutes of Health, as meninas geralmente começam a puberdade entre 8 e 13 anos de idade, e os meninos costumam entrar entre os 9 e 14 anos.
Por isso, se o seu filho tiver menos do que 9 anos, ou sua filha for menor do que 8 anos e eles estiverem com acne, este pode ser um indicativo de uma puberdade precoce.
Mas, mesmo se ele tiver 9 ou um pouco mais, o ideal é investigar se não é necessário bloquear a ação hormonal, como veremos na próxima seção.
O Tratamento de Espinha em Crianças
Medicamentos Tópicos ou Orais
Perguntamos também à dermatologista qual é o tratamento ideal para as crianças com acne:
“Na maior parte dos casos de acne em crianças, a acne é leve e são tratadas e controladas com medicamentos como o peróxido de benzoíla ou sabonetes com ácido salicílico e enxofre”.
Temos um post que explicamos mais sobre como usar o peróxido de benzoíla, mas já alertamos que ele só deve ser usado a critério do médico, já que ele possui algumas contraindicações e não deve ser administrado em crianças sem acompanhamento.
A especialista ressalta ainda que evita medicamentos mais potentes como o ácido retinóico e a tretinoína.
Mas se a acne for mais grave, podem ser usados até mesmo medicamentos orais como antibióticos. Tudo irá depender da avaliação médica para o caso.
Consulta com um Endocrinologista Infantil
É essencial que além do acompanhamento da dermatologista, os pais procurem um endocrinologista infantil.
“Sempre quando vejo uma criança com espinhas, além de tratá-las com medicamentos, sugiro para o paciente consultar um endocrinologista para fazer exames e analisar se é um caso de puberdade precoce”, diz Betina Faggion.
“Se for o caso, o médico pode bloquear a liberação dos hormônios da criança com alguns remédios e atrasar a puberdade e só esse bloqueio hormonal já faz com que a acne melhore”.
Por isso, mesmo se seu filho tiver 8 ou 9 anos de idade, o ideal é levá-lo ao médico para ver se ele deve ou não fazer uma terapia hormonal para bloquear a puberdade, além de levá-lo ao dermatologista para o controle das espinhas.
E se ele tiver acne com 7 anos ou menos, é ESSENCIAL a visita ao médico.Ter acne nessa idade pode indicar uma puberdade precoce e deve ser acompanhada e tratada tanto por um dermatologista quanto por um endocrinologista.
Acne em Bebês
Outra situação que muitos pais podem se ver é quando seus bebês têm espinhas. E nesse caso, não tem nada a ver com uma puberdade precoce, é claro.
A acne em bebês é chamada de acne neonatal e ocorre quando o hormônio da mãe passa para o filho ou para a filha.
Algumas vezes, os pediatras não identificam que se trata de espinhas, e podem até receitar corticóide, o que acaba piorando o quadro de acne.
Por isso, se você suspeita que seu bebê está com algumas espinhas, além de conversar com seu pediatra, o recomendado é também consultar um dermatologista.
O ideal é procurá-los o quanto antes já que se o tratamento for precoce é provável que seja simples e rápido. Mas, se demorar muito, pode até resultar em algumas cicatrizes de acne no futuro.
Em relação ao melhor tratamento, o ideal é conversar com o especialista já que muitos não devem ser usados em bebês, ou até mesmo devem ser usados apenas nos locais da lesão.