Por que a Espinha Interna Dói? E Como Tirá-la?


Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

A espinha interna é uma das mais incômodas para se ter já que ela pode ser bem dolorida e durar mais tempo. 

Por isso, conversamos com a dermatologista Betina, médica há mais de 30 anos, para saber o motivo dessa espinha interna doer tanto. 

As espinhas internas inflamam as áreas mais profundas da pele. Ao atingir essas camadas, elas acabam causando uma resposta inflamatória mais agressiva por parte do organismo e por isso, as espinhas internas acabam doendo mais e sendo bastante incômodas.

Mas, há algumas coisas que podem te ajudar a aliviar o desconforto das espinhas internas. Além disso, essas espinhas são mais propensas a deixar cicatrizes na pele, por isso é essencial saber como tratá-las. 

Por isso, nesse post você vai ter essas perguntas respondidas por uma dermatologista:

  1. O que tem dentro de uma espinha interna?
  2. O que não fazer com uma espinha interna?
  3. Qual o tempo médio da espinha interna na pele?
  4. Como aliviar a dor de uma espinha interna?
  5. Como tratar uma espinha interna?
  6. Espinha interna virou um caroço: o que fazer?

O que tem dentro de uma espinha interna?

A espinha interna, que ocorre na acne chamada de nódulo-cística, é muito semelhante à espinha superficial que estamos acostumados a ver. A diferença é que ocorre em camadas mais profundas da pele. 

Uma espinha interna possui a mesma coisa que uma espinha superficial: bactérias (P. acnes), células inflamatórias e sebo.  

O que acontece se apertar a espinha interna?

Apertar, cutucar ou tentar espremer uma espinha interna pode aumentar a inflamação do local, agravando a espinha, pode machucar a região e até mesmo deixar cicatrizes atróficas, quelóides ou manchas. 

Além disso, a área pode ficar mais inflamada devido às bactérias presentes nas mãos e as chances da espinha interna estourar são baixas.

Na verdade, na maioria das vezes, ao espremer uma espinha interna, muito provavelmente ela vai ficar maior.

Por isso, por mais incômodo que elas sejam e você queira se livrar rapidamente de suas espinhas, a melhor coisa que você pode fazer é não tocá-las e tratá-las da forma correta.

Como tratar uma espinha interna dolorida

Há algumas formas de você tratar uma espinha interna:

  1. Aplicar um antibiótico tópico na região;
  2. Aplicar um peróxido de benzoíla;
  3. Usar antibiótico oral.

Dessas alternativas, a única que não precisa de receita médica para ser obtida é o peróxido de benzoíla, um secativo excelente de espinhas e que ajuda a controlar a oleosidade da pele. 

E se você quer saber um pouco mais dele, temos um post no site que fala quais são os produtos com peróxidos de benzoíla e como usá-los.

Mas, quando há  muitas espinhas internas, caracteriza-se como um quadro de acne mais grave (Acne grau III ou IV) e muitas vezes nesses casos, apenas o peróxido de benzoíla não é suficiente. 

O antibiótico tópico como a eritromicina e a clindamicina pode também ajudar a desinflamar a acne e evitar infecções secundárias, e quando usado, conjuntamente com um corticóide tópico os efeitos podem ser ainda mais rápidos. 

Mas, o corticóide não pode nunca ser usado sozinho pois pode piorar a acne, e não pode ser usado por tempo indeterminado. 

Além disso, o antibiótico tópico não pode ser uma pomada, já que pode deixar a região ainda mais oleosa e na maior parte precisam de receitas para serem adquiridos.

Outro ponto é que em alguns casos é indicado o antibiótico oral, no qual os resultados são mais rápidos ainda (os primeiros resultados podem ser vistos nas primeiras 72 horas) evitando a formação de cicatrizes.

Temos um post que fala mais sobre quais antibióticos são usados para tratar acne e como usá-los, já que não são todos que devem ser usados. 

Mas, tratar a acne e controlar a oleosidade da pele é muito importante para evitar mais espinhas como essa no futuro. 

Temos um guia para pele oleosa que mostra 5 rotinas de skincare eficazes para controlar a oleosidade. 

O que fazer quando uma espinha interna dói?

Quando você tem uma espinha interna é muito importante tratá-la para que ela não evolua ou deixe cicatrizes, mas há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a aliviar a dor. 

Se a sua espinha interna está inflamada e dói, você pode fazer uma compressa de gelo por alguns minutos já que gelo é um anti-inflamatório local e ajuda com a dor, vermelhidão e inchaço.

Até mesmo o site Academia Americana de Dermatologia indica o uso do gelo para aliviar a dor no caso de nódulos e cistos de acne.

Para aplicar o gelo na pele você pode usar compressas ou envolver o gelo com um papel toalha ou pano e você também não deve deixá-lo por tanto tempo.

Além disso, o calor também pode ajudar as suas espinhas e compressas quentes ou vapor ajudam a remover o pus. 

Temos um post que fala sobre o uso do gelo e compressas nas espinhas.

Quanto tempo dura uma espinha interna inflamada?

Uma espinha interna e inflamada pode durar alguns dias ou até semanas. Se ela evoluir para um cisto acneico, por exemplo, ela pode demorar mais de mês para cicatrizar. 

Por isso é muito importante não cutucar ou ficar mexendo nas espinhas e tratá-las o quanto antes. 

Espinha interna virou um caroço duro: O que fazer?

A espinha se transforma em um “caroço”, o qual o nome técnico é nódulo, quando há um agravamento da acne.

Esse tipo de espinha pode deixar cicatrizes, e apesar de isoladamente não indicar o tipo de acne que alguém sofre, quando há várias, é caracterizado como um quadro de acne grave.

A sua acne interna pode piorar e se tornar um caroço por questões genéticas, hormonais, de alimentação ou até por você tentar espremer ou cutucar.

Nos casos em que a espinha interna virou um caroço é indispensável a ida a um dermato já que muitas vezes é indicado um tratamento que só pode ser obtido com receita médica, como por exemplo, com antibiótico oral.

Esse tipo de acne pode deixar cicatrizes e manchas, além de serem dolorosas e incômodas.

Em casos extremos, em que há a necessidade da acne melhorar o mais rápido possível, o médico pode ainda fazer uma infiltração com antibiótico para melhorar rapidamente. 

Mas, o ideal é você conversar com seu médico para ver a melhor abordagem para o seu caso. 

Se você quer saber com mais detalhes sobre esse tipo de espinha, temos um post detalhado explicando o porquê da espinha virar um caroço e como tratar.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes