Espironolactona: Serve para Acne? (antes e depois)


A espironolactona não só serve para acne como é na verdade, na opinião de muitos dermatologistas, um dos melhores medicamentos para isso.

Os dermatologistas geralmente a utilizam em mulheres para tratar acne hormonal.

Sabe aquela acne mais profunda, teimosa e que não sai de jeito nenhum? A espironolactona costuma ser um excelente medicamento para acabar de vez com elas. 

E é nesse post que eu irei compartilhar a minha experiência com a espironolactona, mas também responderemos as maiores dúvidas sobre esse medicamento para tratar a acne (mas isso não substitui a ida ao médico, ok?)

É um post completo. Aqui você verá:

  1. O que faz a Espironolactona ser boa para o tratamento da acne? 
  2. Minha experiência com a Espironolactona (acne hormonal)
  3. Se para comprar a espironolactona é necessário receita médica ou não? E se a indicação médica é necessária para usá-lo
  4. Qual o preço médio e quais são as marcas confiáveis?
  5. Para quem esse produto é e não é recomendado?
  6. Qual usar: Espironolactona ou Roacutan?
  7. Quais são seus principais efeitos colaterais?
  8. Se a espironolactona pode engordar ou emagrecer
  9. Quanto tempo demora para ver resultados com a espironolactona. 
  10. Qual costuma ser a dose usada?
  11. Quanto tempo dura o tratamento completo?

Lembramos que esse conteúdo é informativo. 

SEMPRE consulte um dermatologista antes de iniciar o uso de qualquer produto (ainda mais se tratando de medicamentos orais)

Espironolactona e Acne 

Muitas pessoas ficam confusas quando alguém diz usar espironolactona para acne. 

Isso porque não é uma droga apenas utilizada para tratar acne. Se você for na bula do medicamento, por exemplo, você não vai encontrar que a espironolactona é indicada para acne, e vai ver inúmeras outras indicações de uso.

Para que serve a Espironolactona?

A espironolactona é um medicamento com ação diurética.

Por isso, ela costuma ser usada principalmente para duas situações (mas não só): antihipertensivo e diurético. Esse último principalmente quando se tem edema e inchaço decorrente de problemas cardíacos e hepáticos.

Mas, por que a espironolactona serve para acne? Por que os dermatologistas indicam o seu uso em mulheres?

Como a Espironolactona funciona para Acne?

Já na dermatologia, usa-se a espironolactona no tratamento da acne pela sua ação antiandrogênica. 

Na pele, mais especificamente nas glândulas sebáceas, existem receptores que recebem o hormônio masculino (testosterona). Esse hormônio se junta aos receptores, aumentando a atividade das glândulas sebáceas, tornando a pele mais oleosa. 

Como a espironolactona bloqueia esses receptores, a produção de sebo diminui, a pele fica menos oleosa e a acne é controlada. 

A espironolactona continua tendo os outros efeitos como o diurético e o anti-hipertensivos também, não é uma coisa ou outra. Ela faz tudo. 

Mas, como é um diurético considerado leve, geralmente não dá muitos efeitos colaterais.

Mesmo assim, deve-se ficar de olho nas contraindicações e efeitos colaterais. 

E apesar de não precisar de receita, o acompanhamento de um dermatologista, ginecologista ou endocrinologista é essencial para um tratamento seguro. 

É o que a gente recomenda aqui no Protocolo da Pele!

Mas, agora… falando da minha experiência com essa droga. Será que foi positiva?

Espironolactona Antes e Depois Acne

Tá bom, eu sei. Você pode pensar que não é nada demais essa mudança, que a acne não era grave e que um gel mais potente resolvia. 

Mas, acredite, essas espinhas eram muuuuuito persistentes! Elas demoravam para ir embora e quando enfim desapareciam, 4 dias depois já nasciam outras no mesmo local. Quem tem acne hormonal sabe quão difícil é se livrar dela.

Fiquei com elas por quase 8 meses. Eu tratava com Vitacid Gel Acne, um dos medicamentos tópicos mais potentes. Ele ajudava bastante, mas como eu disse, após alguns dias, outras já nasciam. Nunca fiquei sem espinhas na região por mais de 5 dias.

Quando conversei com minha dermatologista, ela suspeitou ser uma acne hormonal e que a melhor conduta no meu caso era tomar espironolactona.

Eu usava DIU de cobre e não queria usar mais hormônios, então o tratamento caiu como uma luva para mim.

Tomei espironolactona por 3 meses. A acne até melhorou mas não sumiu.

Minha médica alertou que ela demorava para fazer efeito, mas já tinha passado muito tempo… e foi aí que percebi que não tinha me atentado na dosagem da espironolactona que comprei. 

Estava tomando uma dose de 50mg, quando tinha sido prescrito uma de 100mg por dia para mim. Essa era a minha dose, talvez não seja a sua, mas fica o alerta para checar certinho na hora de comprar. 

Meus Resultados

Quando comecei a tomar a dosagem correta, tudo mudou. Em menos de um mês de uso a minha pele já estava muuuuuito melhor.

É claro que a pele já vinha melhorando, mas ficou sem espinhas só quando corrigi a dosagem.

Ainda estou usando (6 meses até agora), e elas não voltaram até hoje! 

É outra pele, me sinto muito melhor. Posso usar quanta maquiagem eu quiser sem ficar com o rosto marcado. E também me sinto linda sem nada.

Minha Acne Hormonal era devido à SOP

Vale dizer também que minha dermato recomendou a ida a uma endocrinologista (médico que cuida dos hormônios) para ver se meus exames estavam normais já que provavelmente era um caso de acne hormonal. 

Descobri com minha endocrinologista que eu tinha SOP (síndrome do ovário policístico).

Era um caso leve e meu único efeito colateral era a acne persistente.

A espironolactona me ajudou muito não só com a acne mas com a SOP também.

Tive indicação médica da endocrino para manter a dose. A SOP está controlada e não estou precisando fazer uso de hormônios.

Efeitos Colaterais

Não tive nenhum efeito colateral, a não ser fazer um pouco mais de xixi , o que é super normal já que a espironolactona é um diurético.

Mas, nem pra todo mundo é assim (abaixo você encontra os efeitos colaterais mais comuns, um deles por exemplo é a irregularidade na menstruação).

Ah, também devo dizer que eu mantenho um estilo de vida saudável, o que ajuda tanto com a SOP quanto com a acne, e a minha rotina de skincare tá sempre em dia!

E depois da minha experiência positiva com a espironolactona para acne, eu resolvi compartilhar não só o meu caso, mas também ir em busca de mais informações sobre essa droga. 

É claro que para usá-la você precisa de indicação médica, mas saber se você provavelmente pode tomá-la, os preços, efeitos colaterais… pode te ajudar a tomar essa decisão junto com seu médico!

Então vamos lá!

Qual o benefício da espironolactona?

Antes é bom lembrar que estamos falando aqui sobre o benefício da espironolactona para a pele e assuntos relacionados. 

Ela também é usada para outras doenças, mas não trataremos de todos os seus benefícios aqui. 

1. Trata a Acne Hormonal

Na pele, o principal benefício da espironolactona na pele é a redução da acne hormonal em mulheres devido a sua ação antiandrogênica. 

É uma ótima forma de tratar a acne causada por influência ou distúrbios hormonais nas mulheres que não querem usar hormônios. 

2. Controla a Oleosidade da Pele

Além disso, é excelente para quem além de acne quer reduzir o sebo e a gordura da pele. 

Outros remédios para acne como alguns antibióticos desinflamam as espinhas mas não tiram a gordura. Já a espironolactona controla a oleosidade. 

3. Funciona no Corpo Todo

Não há uma melhora apenas na oleosidade do rosto, mas também do peito, costas, ombro e até na oleosidade no couro cabeludo.

4. Mulheres com Calvície ou com muitos Pelos no Corpo podem se Beneficiar

Um outro plus da espironolactona é a melhora da quantidade de cabelo nas mulheres que têm calvície genética ou hormonal (exemplo: SOP).

Mulheres que têm muito pelo no corpo devido a alterações hormonais (hirsutismo) também se beneficiam com a diminuição deles pelo uso da espironolactona. 

Opinião de uma Dermato

E na experiência da Dra Betina Faggion (dermatologista há quase 30 anos), a espironolactona é uma droga que funciona super bem nas mulheres que têm acne por influência hormonal. 

“Na minha visão prática, a espironolactona dá um efeito tão bom quanto a pílula sem ser um hormônio”.

Ela também vê como um medicamento com poucos efeitos colaterais principalmente se você usa até 100 mg por dia.

Dá um resultado muito bom nos casos de acne hormonal e acaba melhorando a oleosidade não só do rosto, mas também do couro cabeludo e tronco superior.

Mas, apesar de ser um ótimo medicamento, ela indica o acompanhamento médico, até mesmo para ver se esse medicamento é mesmo para você ou se você não deve utilizá-lo. 

Quando usar a Espironolactona para Acne

Se você ainda não sabe se ela pode ou não ser indicada para você, separamos algumas informações valiosas.

Acne Hormonal

Usa-se muito a espironolactona em acne que desconfia-se que há uma influência hormonal.

A espironolactona pode ser uma boa alternativa às pílulas anticoncepcionais

Pode também ser usada para tratar acnes mais graves e profundas quando a mulher não quer ou não pode fazer uso do Roacutan. 

Se você não sabe se a sua acne é um caso de acne hormonal esse post pode te ajudar. 

Mas, algumas pistas para você identificar se é uma acne hormonal ou não são:

  1. A acne aparece logo antes da menstruação, durante a gravidez ou se você tiver síndrome do ovário policístico.
  2. Se a acne for ‘teimosa’, persistente, difícil de sair.
  3. Se quando uma espinha sair, outra já nasce no lugar. 
  4. Se a sua acne se encontra na região inferior do rosto. Ao redor da boca, mandíbula e pescoço. 

Um exemplo de uma acne que é provavelmente hormonal é a da foto abaixo:

É claro que essas são pistas. Para você ter certeza só com um diagnóstico médico. Muitas vezes são necessários até exames.

Mas, para as mulheres com acne hormonal, mais profunda e ‘teimosa’, a espironolactona costuma ser indicada e funcionar bem (veja com seu médico!).

Acne e Pele Oleosa

Na acne hormonal, geralmente a mulher também tem a pele muito oleosa, então a espironolactona é super indicada

Como vimos ela controla muito bem a oleosidade da pele e nem todos os medicamentos que tratam a acne fazem isso. 

Quando não usar a Espironolactona para Acne

Há alguns casos em que a Espironolactona não é indicada:

Homens 

A espironolactona não costuma ser usada em homens porque pode causar ginecomastia (aumento do peito devido a ação antiandrogênica).

Não é um medicamento proibido para os homens mas tem que ter um custo benefício muito bom para ser usado já que o efeito colateral é bem ruim. 

Acne Grau I e Grau II

A espironolactona até pode ser usada em acne grau I (somente cravos) e grau II (cravos e espinhas superficiais).

Mas, nesse caso, é provável que um medicamento tópico seja suficiente.

Se os medicamentos tópicos não forem suficientes, talvez seja porque sua acne é hormonal e persistente, então a espironolactona pode ser uma alternativa bem eficiente.

Acne Grave

Se a sua acne for mais grave a espironolactona pode ser usada, mas muitas vezes o médico pode achar melhor o uso do Roacutan ou do antibiótico. 

Ou até mesmo fazer uso de um antibiótico e da espironolactona juntos. 

Isso porque a espironolactona apesar de eficiente para tratar acne demora para trazer resultados.

Em casos de acne mais grave o Roacutan e o antibiótico irão ser mais rápidos e evitam manchas e cicatrizes de acne. 

Espironolactona ou Roacutan?

Uma dúvida comum é qual é melhor. Espironolactona ou Roacutan. 

E a verdade é que depende. 

Espironolactona é muito eficiente em casos de acne hormonal, não possui tantos efeitos colaterais e demora mais para trazer resultados.

Já o Roacutan é mais potente, traz resultados mais rapidamente mas seus efeitos colaterais são mais intensos e muito mais cuidados são necessários para que ele seja usado (temos uma resenha desse medicamento nesse post aqui).

Em casos de acne mais grave, o Roacutan é geralmente o indicado pelos dermatologistas, mesmo sendo caso de acne hormonal. 

Mas, a espironolactona é uma alternativa ao Roacutan nos casos em que as mulheres têm acne grave e não podem ou não querem fazer uso da isotretinoína (Roacutan).

No entanto, se a sua acne for bem grave, e você fizer uso de espironolactona, mudanças alimentares e de hábito costumam ser muito importantes para se obter um sucesso maior no tratamento.

Nesse post sobre a ingestão de laticínios e acne, contamos um caso no consultório médico de trigêmeas com acne grave. Elas fizeram uso da espironolactona, mas duas delas mudaram a alimentação e a outra não. 

A diferença na redução da acne foi muito maior para as que mudaram alguns hábitos. 

Além da mudança de hábitos, talvez seja necessário o uso de antibióticos orais ou medicamentos tópicos durante o tratamento.

Contraindicações da Espironolactona

Antes de fazer uso de um remédio você deve ver quais são as contraindicações. 

Vamos ver algumas delas mas não são as únicas. Leia a bula e converse com seu médico para ele analisar o seu caso. 

Mas, alguns casos em que a espironolactona não deve ser usada são em pacientes com:

  1. Insuficiência renal aguda ou com diminuição significativa da função renal, anúria;
  2. Doença de Addison;
  3. Hipercalemia;
  4. Hipersensibilidade conhecida à Espironolactona (alergia);
  5. Uso simultâneo com eplerenona.

Além disso, não há estudos em mulheres grávidas (o que de certa forma é comum já que é antiético fazer estudos em mulheres durante a gestação).

Mas, isso significa que a espironolactona não deve ser usada por grávidas ou lactantes sem orientação médica.

Quem usa medicamentos conhecidos por causar hiperpotassemia (nível alto de potássio no sangue) também não deve usar espironolactona junto. Já que a espironolactona também faz isso. 

Quem usa diuréticos e anti-hipertensivos também deverá conversar com o médico para ajustar as doses. 

Mas, fale com seu médico para saber todas as contraindicações e se é seguro para você.

Quais os Efeitos Colaterais da Espironolactona?

A espironolactona possui também alguns efeitos colaterais.

Alguns desses efeitos são:

  1. Hiperpotassemia (aumento do potássio no sangue)
  2. Tontura, sensação de pressão baixa
  3. Irregularidade na menstruação (bloqueio, escape no meio do ciclo…)
  4. Dor na mama
  5. Estado de confusão mental
  6. Náusea 
  7. Espasmos musculares
  8. Mal-estar

Como a sonolência e tontura acontecem em alguns pacientes, recomenda-se a precaução ao dirigir e operar máquinas até que a resposta inicial seja determinada.

A espironolactona também atua como diurético, então fazer mais xixi durante o tratamento é normal. 

Como vimos, além do aumento do volume da urina, há também um aumento da saída de sódio do corpo e uma maior retenção de potássio. 

Conversamos com a dermatologista Betina Faggion e ela nos contou que procura não dar doses maiores que 100mg por dia. Até porque na maioria das vezes não é necessário e os efeitos colaterais tendem a ser menores com uma dosagem menor.

Quando os efeitos colaterais são intensos, uma abordagem médica é reduzir a dose até que o paciente se acostume. Mas, esse controle deve ser feito pelo médico.

Cada corpo é único, por isso a indicação e acompanhamento médico é tão essencial.

Espironolactona para Acne Engorda? ou Emagrece?

A espironolactona não engorda nem emagrece. 

O que pode acontecer é que por atuar como diurético, há uma diminuição da retenção de líquidos e algumas mulheres podem perder peso por desincharem.

Espironolactona: Preços e Marcas

A espironolactona é o nome do princípio ativo e há alguns medicamentos com esse princípio ativo feito por diferentes farmacêuticas.

Há o medicamento referência, fabricado pela Pfizer e também alguns genéricos.

Os três mais indicados pela dermatologista Betina em seu consultório são:

  1. Aldactone da farmacêutica Pfizer/Wyeth (referência)
  2. Diacqua da farmacêutica Eurofarma (genérico)
  3. Espironolactona da EMS (genérico)

O preço da espironolactona irá variar dependendo da dosagem e da farmacêutica.

Mas, em média 30 comprimidos de 50mg ou 16 comprimidos de 100mg, irá custar entre R$29 a R$42. 

Ou seja, se a sua dose for 100mg por dia, por mês você irá gastar em torno de R$60 a R$80.

Dependendo do genérico você até pode encontrar opções mais baratas, mas apenas os use se seu médico indicar. 

Como Tomar a Espironolactona para Acne?

A espironolactona deve ser tomada para acne de acordo com a orientação médica!

Mas na bula você encontra que caso a paciente esqueça de tomar a espironolactona no horário estabelecido ela deve tomar quando lembrar (geralmente após alguma refeição).

Se já estiver próximo do horário da próxima dose, o paciente não deve tomar a dose duplicada. 

Outras informações de como tomar a espironolactona não são encontradas na bula. Assim, fomos em busca de uma dermatologista para responder todas as nossas dúvidas. 

Ela respondeu perguntas sobre a dose e quanto costuma durar o tempo de tratamento, como vocês verão abaixo.

Mas ressaltou que só um médico poderá analisar certinho a quantidade e tempo de tratamento de cada um.

Espironolactona para Acne Dose

Como falamos, a espironolactona deve ser usada conforme a orientação médica.

Mas, a dose recomendada dela em geral varia entre 25 mg a 200 mg por dia.

A dermatologista Betina Faggion nos revelou que não costuma usar doses mais altas que 100 mg para tratar acne pois geralmente não há necessidade.

A dose para tratar a acne costuma ser de 50 mg a 100 mg por dia, mas antes de terminar o tratamento a dose é abaixada aos poucos até finalizar o tratamento (mas isso não é uma regra, veja com seu médico para usá-la com segurança). 

Outro detalhe a ser considerado é se a paciente sente muito efeito colateral (tontura, irregularidade da menstruação…), se for o caso a dose é reduzida para que ela vá se adaptando devagar e quando não sentir tanto efeito, aumenta-se a dose novamente. 

Quanto Tempo demora para a Espironolactona fazer Efeito para Acne?

Geralmente demora 45 dias a 3 meses para ver uma melhora na acne com o uso da espironolactona. Não é instantâneo!

Quando se acerta na dose dá para ver um resultado mais rápido.

Eu mesma iniciei com uma dose menor, a acne hormonal melhorou consideravelmente em dois/três meses, mas apenas me livrei totalmente das minhas espinhas depois de 1 mês que acertei a dose.

Por ser uma droga que demora para fazer efeito, é comum associar outros medicamentos no início.

Se a acne estiver muito inflamada, por exemplo, costuma-se usar um antibiótico oral (precisa de receita) no primeiro mês, até a espironolactona dar resultados.

Se a acne não for tão inflamatória e profunda dá para usar um medicamento tópico, como o Epiduo, já que os primeiros resultados desse produto costumam aparecer entre a primeira e a segunda semana. 

Alguns procedimentos como peeling superficial também são sugeridos pelos médicos e ajudam a acelerar o processo.

Por quanto Tempo devo tomar Espironolactona para Acne?

Não há um tempo exato que determina-se para usar a espironolactona para acne. É basicamente o tempo que o seu dermatologista acredita ser necessário no seu caso. 

A dermatologista Betina disse que em casos em que a acne não é tão grave, o paciente costuma usar a espironolactona por seis meses. 

Isso não é uma regra, pessoas que têm acne decorrente da síndrome do ovário policístico e que não tomam pílula, por exemplo, costumam usar por um período mais longo mesmo que a acne não seja tão grave, podendo chegar até 1 ano ou mais.

Mas, conforme a pele vai melhorando, por exemplo depois de 2 ou 3 meses de uso e a pele já deu ficou consideravelmente melhor, costuma-se ir baixando a dose até a retirada completa do medicamento. 

Essa redução da dose antes da retirada completa ocorre para não dar um efeito de piora na acne após o tratamento. 

Como vocês puderam ver, usar espironolactona para acne não é tão fácil assim. 

Por isso falamos toda hora aqui que a ida ao médico é tão importante. 

Ainda mais em casos de acne hormonal, em que devem ser feitos exames para investigar a causa. 

Nosso corpo conversa com a gente, diz que algo não está funcionando como deveria. 

Muitas vezes essas alterações hormonais podem ser normais, mas algumas são disfunções e devem ser tratadas por médicos, além de poderem ser um sinal para mudarmos nossos hábitos e nossa alimentação.

Outros Tratamentos  para Acne

A espironolactona não é o único medicamento utilizado para tratar acne. Outros tratamentos podem ser indicados. 

Se a sua acne é mais leve e não é causada por alterações hormonais, medicamentos tópicos podem ser suficientes. 

Alguns dos mais indicados pelos dermatos são:

  • Azelan (ácido azeláico): veja a resenha sobre ele aqui
  • Differin (adapaleno): veja a resenha sobre ele aqui.
  • Epiduo (peróxido de benzoíla + adapaleno): veja a resenha dele aqui.
  • Clindoxyl Control (peróxido de benzoíla): veja a resenha  aqui.
  • Vitacid (tretinoína): veja a resenha aqui
  • Clindoxyl (peróxido de benzoíla + clindamicina): veja a resenha sobre ele aqui
  • Ácido Glicólico: veja as melhores opções no mercado para acne aqui

Mas, vale dizer que nem todo mundo pode usar todos esses medicamentos. Nas resenhas temos indicado para quem é indicado ou não. 

Agora, se você tem uma acne mais grave, medicamentos orais podem ser mais efetivos. Temos posts que podem te ajudar:

  • Se você tem acne hormonal e pensa em tomar pílulas anticoncepcionais esse post mostra as melhores, e também as piores para acne.
  • Se você tem acne inflamada e não sabe quais antibióticos são usados para acne, esse post mostra quais são os melhores. 
  • Agora, se você tem acne grave e anda pensando em iniciar um tratamento com Roacutan, nesse post uma dermato explica tudo sobre o tratamento.

Mas, apesar de ter muito conhecimento nesses posts, não use os medicamentos sem orientação médica.

Além disso, para uma pele linda, uma boa rotina de skincare é essencial! 

Para isso, temos um guia grátis com 5 rotinas de skincare para pele oleosa, indicadas por uma dermato. Pode ser uma boa maneira de você começar a cuidar da sua pele.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes