Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR
Ficar com uma espinha interna já é um desafio por si só, ela é incômoda e dolorosa e por vezes queremos cutucar e tentar espremer para se livrar dela o quanto antes.
A maioria das pessoas já sabem que tentar espremer uma espinha interna pode deixar ela pior, machucar a região e as chances de ser bem sucedido são mínimas já que o pus não é visível e não tem saída. Mas e furar? Será que não ajudaria o pus a sair antes?
A espinha interna pode ser furada ou cortada por profissionais quando há a necessidade de drenar (remover) o pus e fazer com que a espinha desapareça mais rápido. No entanto, se não for feita por um profissional qualificado e com indicação, pode ser perigoso furar a espinha interna.
Nesse post vamos tirar todas as dúvidas a respeito deste tema, então continue lendo se você quer ver quais casos uma espinha interna pode ser furada, como furar a espinha interna com agulha, quais complicações você pode ter e o que acontece se você estourar uma espinha interna.
O que fazer para furar a Espinha Interna?
Como vimos, é perigoso furar a espinha interna se você não é um profissional qualificado, já que pode piorar a situação e provocar complicações.
Mas, quando feito por alguém indicado como um dermatologista, há duas formas de furar a espinha interna.
Para furar a espinha interna pode ser usado uma agulha esterilizada para furar uma pequena espinha com pus (pústula) ou se for uma lesão maior como uma acne nódulo-cística que evolui para um abscesso pode ser necessário anestesiar a região e cortar a lesão com uma lâmina bisturi para drenar (remover) o pus.
A drenagem é indicada na espinha que evolui para o abcesso para evitar complicações locais (uma infecção que se espalha) e acelerar a cura (quanto mais tempo demora para a cicatrizar, maior será a cicatriz.)
Em alguns casos, é indicado até mesmo que seja drenado no hospital.
Pode furar a Espinha com Agulha?
Agora, em casos em que a espinha com pus (pústula) é menor pode ser usada uma agulha no procedimento.
A espinha pode ser furada com uma agulha esterilizada se for o caso de uma pequena espinha com pus (pústula).
O procedimento deve ser feito apenas por profissionais qualificados e ajuda a remover o pus e cicatrizar a acne mais rápido.
Lembrando que nem sempre uma pequena espinha com pus precisa ser furada com agulha. Na maioria dos casos o uso de medicamentos tópicos com efeito secante, como o peróxido de benzoíla, já é suficiente. Às vezes pode-se utilizar medicamentos orais, como antibióticos.
Temos um post que fala sobre como usar o peróxido de benzoíla, mas sempre recomendamos a consulta com um médico antes de fazer uso de qualquer produto.
Como tirar uma Espinha Interna com Agulha?
Apenas profissionais qualificados podem tirar uma espinha interna com agulha, já que se feita sem a técnica correta a espinha pode piorar, causar marcas na pele e até complicações mais graves como infecções.
Mas, se for o caso de uma espinha pequena e com pus, o profissional pode acelerar o processo de cicatrização da acne ao furá-la com uma agulha.
Para tirar uma espinha interna com agulha, o profissional qualificado deverá lavar bem as mãos e usar luvas.
Além disso, a agulha deverá estar esterilizada e deve-se fazer um pequeno furo na espinha de forma transversal para que o pus seja drenado, ou seja, removido em totalidade.
É possível espremer Espinha Interna?
Para quem está com espinha interna o ideal é tratar com medicamentos tópicos e orais com a indicação de um médico.
Nestes casos a chance de sucesso na tentativa de espremer são baixíssimas, e a tentativa pode piorar a espinha, além de possivelmente deixar marcas e cicatrizes
Aplicar uma compressa de água quente na região pode ajudar a espinha evoluir de forma mais rápida e deixar o pus visível.
Até mesmo um artigo da Medical News Today e no site da Clínica de Cleveland indica-se o uso da compressa quente em casos de espinha interna.
Mergulhe uma toalha em água quente (deve estar quente mas não tanto a ponto de machucar a pele) e aplique na pele por alguns minutos.
O que acontece se estourar uma Espinha Interna?
A espinha interna não deve ser estourada já que na maior parte dos casos além de não ter sucesso, a espinha pode piorar, atrasar o processo de cicatrização, causar marcas e cicatrizes de acne e causar outras infecções.
Mas, se você tentou estourar a espinha interna e de fato conseguiu, ou seja, o pus realmente foi drenado (retirado) na totalidade, o que acontece?
Se uma espinha interna for estourada e o pus sair totalmente, a lesão costuma ser resolvida de forma mais rápida. No entanto, há também a possibilidade de uma infecção mais grave e profunda ocorrer como a celulite infecciosa que pode se tornar um caso de muita gravidade.
Apesar de não ser uma complicação comum, existe a possibilidade e por isso você não deve tentar estourar, cutucar ou furar a sua espinha em casa e sim procurar por um médico dermatologista para ter um tratamento adequado e seguro.
Temos um post em que falamos sobre os melhores produtos para a espinha interna em que falamos dos também sobre os medicamentos mais indicados pelos médicos, dicas de skincare e hábitos que devem ser transformados.