Photo by JC Gellidon on Unsplash
Um dos grandes “super poderes” dos dermatologistas é bater o olho em uma doença de pele e saber exatamente com qual problema você está.
A verdade é que muitas doenças de pele são muito parecidas, e saber a diferença entre elas só olhando é resultado de muita prática. Mas, neste post, irei tentar te guiar para que você descubra qual dessas duas doenças você está sofrendo. Furúnculo ou espinha?
A espinha, quando está vermelha e com pus, pode parecer um furúnculo. Um furúnculo, também pode parecer uma espinha. Mas elas são doenças totalmente diferentes, com causa e tratamento distintos.
Enquanto a acne é uma doença complexa, a qual acontece primordialmente por causa da superprodução de sebo, o furúnculo é uma foliculite mais profunda causada pela infecção de bactérias.
Espinha | Furúnculo |
---|---|
Superprodução de sebo e queratinização | Infecção bacteriana dos folículos |
Mais comum na face, peito e costas | Mais comum nas nádegas, virilha, região da barba em homens, axila, pescoço e região interna da coxa. |
Tratamento de acne leve: cremes com adapaleno, tretinoína, peróxido de benzoíla Tratamento acne mais grave: consultar dermatologista para tratamento com medicamentos orais | Tratamento furúnculo pequeno: compressa de água quente e Nebacetin Tratamento furúnculo grande: ir ao dermatologista para tratamento com antibiótico e drenagem do furúnculo |
Furúnculo e Espinha: O que Causa cada uma dessas Doenças?
A acne é uma doença multifatorial que acontece principalmente por causa do aumento da produção de sebo e óleo, produzido pelas glândulas sebáceas. Este aumento geralmente acontece com o aumento dos hormônios masculinos no corpo, muito frequente na adolescência.
A hiperqueratinização, que é o aumento da produção da queratina, pode também acarretar no aparecimento de cravos e influenciar nas espinhas.
Se junto com o entupimento dos poros, acontecer a inflamação da região, causada muitas vezes por uma bactéria P. acnes presente na pele, que se alimenta deste sebo, ocorre o aparecimento das espinhas.
O que geralmente chamamos de espinha são as lesões de acne chamadas de pústulas. Mas existem outras lesões possíveis na acne, como:
- Cravos: pontos pretos ou brancos na pele, causadas pelo entupimentos dos folículos pilossebáceos. Quando a “massinha” de sebo e queratina entra em contato com o ar, e oxida, o pontinho fica preto. Se esta “massa” não entra em contato com o ar, permanece branca.
- Pápulas: Maiores que os cravos, de cor rosa ou vermelha (inflamadas) e doidas ao toque.
- Pústulas: Parecido com uma pápula, só que com pus.
- Nódulos: São as chamadas espinhas internas, quando a espinha inflama as regiões mais profundas da pele.
- Cistos: Bolas grandes, macias e cheias de pus.
Já o furúnculo é na verdade uma foliculite mais profunda. A foliculites são causadas pela infecção de bactérias, e não tem nenhuma relação com hiperqueratinização e aumento da produção de sebo.
O tipo mais comum de infecção é por meio da bactéria estafilococos. Entretanto, outras foliculites podem acontecer, como a foliculite por pseudomonas (comuns em piscinas quentes) ou até por fungos.
A foliculite acontece quando esses microrganismos entram nos folículos, e causam uma irritação local. Essa doença pode acontecer com qualquer pessoa, entretanto algumas questões como imunidade baixa podem influenciar.
A fricção e cortes na pele podem “levar” a bactéria aos folículos, por isso pessoas com alergias de pele, podem ter com mais frequência.
Também é possível ter a chamada pseudofoliculite, ou foliculite por depilação, que aparece logo após a depilação da pele.
Os pelos ao crescerem novamente acabam se curvando e se voltando ao interior da pele, causando uma inflamação.
Esta foliculite pode começar pequena, como uma bolinha vermelha, às vezes quente e dolorida, e progredir para uma foliculite profunda, ou furúnculo, com uma bola vermelha inflamada com pus. Esta bolinha e pus tendem a aumentar se não tratados.
Furúnculo e Espinha: Em que Região do Corpo mais aparecem?
A acne aparece onde o sebo é produzido, ou seja onde a glândula sebácea é dominante dentro do folículo. As regiões mais comuns são rosto, peito e costas.
Já a foliculite aparece principalmente nas regiões onde suamos mais, já que este é um ambiente ideal para a proliferação de bactérias. Ela também aparece muito onde acontece maior fricção.
As regiões mais comuns da foliculite superficial são nos glúteos e coxas. Já os furúnculos são mais comuns no tronco, coxas e peitos.
Por último, a foliculite por depilação é mais comum na região da barba, virilha, perna e axila.
Por isso, se você estiver com o que parece ser espinhas nesses locais, fique atento, pode ser que seja furúnculo, e a abordagem é completamente diferente.
Furúnculo e Espinha: Como Tratar?
Como tem causas diferentes, o tratamento da espinha e do furúnculo vão ser também distintos.
Como Tratar as Espinhas?
Se você está sofrendo com apenas uma espinha, o tratamento pode ser feito com algum creme que regula a produção de sebo, desentope os poros e desinflama a região.
Nestes casos o tratamento apenas na espinha com o adapaleno e peróxido de benzoíla (Epiduo) pode ser uma boa opção. Estes cremes vão secar a espinha e tratá-la.
Se você quiser saber mais sobre esses cremes, você pode ler nosso post falando sobre o Epiduo aqui. Lá eu compartilho quanto tempo dura o tratamento, efeitos colaterais e algumas dicas de como usá-lo melhor.
Outros cremes são possíveis, como o Differin, Clindxyl Control e Vitacid. Eles têm compostos diferentes e vão ter ações diferentes sobre a acne. Para saber mais sobre cada um deles é só clicar nos links, e eles costumam ser mais potentes e ter mais efeitos colaterais que os outros falados acima.
Entretanto, se você sofre com muitas espinhas é aconselhável a consulta a uma dermatologista que vai entender melhor o que está causando sua acne, se são questões hormonais, alimentares, de estresse.
Dependendo da causa, o tratamento vai ser diferente. Se você quiser saber mais sobre os tratamentos possíveis, neste post eu explico detalhadamente cada um deles.
Como Tratar os Furúnculos?
Já o furúnculo, quando pequeno, pode ser tratado com compressas de água quente, que vão possivelmente drenar o pus. Outra opção é usar a pomada Nebacetin, que é um antibiótico que não precisa de receita.
Entretanto esta pomada tem algumas contraindicações, portanto consulte seu médico antes de iniciar o tratamento.
Caso o furúnculo já esteja grande (maior que 5 cm), ou você estiver tendo febre, procure um médico, pois o tratamento com antibiótico oral deve ser mais indicado para seu caso.
Talvez o dermatologista também precise drenar (retirar) o pus de dentro do furúnculo. Não tente fazer isto sozinho, a infecção pode piorar ou você pode ficar com uma cicatriz na região.
Furúnculo e Prevenção
Se você possui foliculites, furúnculos e viúvas (infecção do folículo na região dos olhos) com frequência, você pode estar com problemas de imunidade. Neste caso, procure um médico.
Outras técnicas de prevenção das foliculites e furúnculos são:
- Não compartilhar objetos, como giletes e toalhas, pois esta é uma doença contagiosa.
- Lavar a mão com frequência, para não transferir a bactéria para outras regiões do corpo
- Usar roupas que deixam a pele respirar.
- Usar desodorante ou talco em áreas com muita fricção, como a para reduzir o atrito local.
- Secar bem a gilete após o uso, para que não ocorra a proliferação de bactérias.