O MELHOR GUIA sobre Retinóides: Qual Usar, Como Usar e Mais


Se eu tivesse que escolher um produto para usar na minha pele, fora o protetor solar (óbvio) eu escolheria algum retinóide. Acredito que essa seja a escolha da maioria, se não de todos, os dermatologistas para a maioria dos casos.

Os retinóides são uma família de compostos derivados da Vitamina A que vem sendo usados para o fotoenvelhecimento e tratamento da acne por mais ou menos 50 anos. A cada década que passa essa família vem crescendo, com os cientistas tentando aprimorar cada vez mais esses compostos, trazendo resultados melhores e efeitos colaterais mais brandos. 

Se você se interessou, e quer testar eu recomendo ler esse texto para decidir qual o melhor retinóide para SEU caso. Aqui você vai ver:

  • Como os retinóides agem no tratamento da pele?
  • Quais tipos existem? 
  • Porque você deveria usa-los?
  • Quais são os principais Mitos sobre eles?
  • Que idade você deveria começar a usar?
  • Como escolher o melhor retinóide para você?
  • Os melhores retinóides do mercado hoje?
  • Como utilizá-los na sua rotina de skincare?
  • Qual o preço dos principais retinóides?

O QUE SÃO OS RETINÓIDES?

Antes de 1940 não existia tratamento de acne. Geralmente as pessoas esperavam ela passar espontaneamente. Obviamente nem sempre isso acontecia. Em poucos casos eram usados alguns medicamentos que não traziam muita melhora (como o enxofre, por exemplo). 

Os primeiros medicamentos utilizados que eram realmente eficazes para a acne foram os remédios orais. 

Foi só a partir de 1960 que cremes e substâncias tópicas foram usados para o tratamento dessa doença. 

O primeiro retinóide a ser utilizado clinicamente foi a Vitamina A. Só que foi percebido que esse composto era tóxico e não compensava os benefícios deste produto. Com isso, iniciou-se uma série de pesquisas para alterar essa molécula com o objetivo de encontrar uma mais adaptada ao uso humano.

Assim surgiu a tretinoína, forma oxidada da vitamina A, e o retinóide mais estudado e usado na dermatologia (um exemplo comercial no Brasil é o Vitacid). Só que não foi só ela. Mais de dois mil retinóides foram sintetizados com o objetivo de melhorar sua estrutura, toxicidade e efeitos adversos. Eles foram divididos em três gerações. O que difere cada geração é a estrutura das moléculas, como elas agem no nosso corpo, seus benefícios e efeitos colaterais.

PORQUE OS RETINÓIDES FUNCIONAM?

Os retinóides são utilizados no tratamento de algumas questões comuns na dermatologia: acne, melasma, fotoenvelhecimento, psoríase e cicatriz de acne.

 Sua eficácia está relacionada a alguns fatores, como:

  • Influência na proliferação e diferenciação celular, diminuindo os microcomedões (cravos);
  • Redução da atividade das glândulas sebáceas, controlando a oleosidade da pele;
  • Aumento da síntese de colágeno e redução da degradação dele, aumentando a firmeza da pele;
  • Redução da produção de melanócitos, reduzindo as manchas e melasma;

Porém, junto com as melhoras na pele, esse conjunto de compostos possuem alguns problemas:

  • Os retinóides são instáveis, ou seja, podem perder eficácia em contato com alguns compostos e com a luz solar.
  • Eles são teratogênicos, ou seja, tóxicos a embriões.
  • São irritativos e possuem muitos efeitos colaterais. 

Observando todos os benefícios, vários cientistas tentam alterar esses compostos para resolver esses três problemas acima. É por isso que existe uma quantidade gigante de compostos desta família.

EFEITOS COLATERAIS DOS RETINÓIDES

Os retinóides são famosos por serem difíceis de usar pela grande quantidade de efeitos colaterais. Entretanto, estes efeitos variam conforme o tipo de retinóide. Mas as reações mais famosas deles são:

  • Vermelhidão
  • Descamação da pele
  • Sensíbilidade
  • Pele seca

Os mais fortes, têm mais efeitos agressivos, além de poderem causar efeitos mais graves como queimadura no local de aplicação. 

QUAIS SÃO OS RETINÓIDES?

Como eu disse anteriormente, foram criados mais de 2000 retinóides até hoje. O mais conhecido deles é o Retinol, mas existem muitos outros, sendo os mais utilizados hoje:

  • Tretinoína
  • Isotretinoína
  • Palmitato de Retinol
  • Adapaleno
  • Tarazoteno

Mas qual você deve escolher? Para entender isso, precisamos entrar um pouco na ciência (prometo falar de uma forma simples).

COMO É A CONVERSÃO DOS RETINÓIDES?

Para fazer efeito na pele o retinóide precisa estar em sua forma ativa, ou seja, na forma de ácido retinóico. A tretinoína e a isotretinoína são ácidos retinóicos, ou seja, são formas ativas de retinóides. Ao serem aplicadas na pele, já começam a fazer efeito. 

As formas que não são ativas, como o Palmitato de Retinol, precisam que aconteçam reações químicas na pele que a transformem em ácido retinóico. 

A ordem para os compostos se transformarem em ácido retinóico seguem o desenho abaixo:

Com um exemplo vai ficar mais fácil de entender! Quando o Retinol (2) entra em contato com a pele ele precisa se transformar em Retinaldeído (3), para então se transformar em Ácido Retinóico (4), e só aí começar a fazer efeito.

Por isso que alguns retinóides demoram mais para fazer efeito na pele. Além disso, durante esse tempo eles podem acabar perdendo potência e sendo menos efetivos que os retinóides em forma ativa.

Mas a vantagem deles é que, por causa desse processo, eles acabam sendo mais delicados na pele e trazendo menos efeitos colaterais. 

Como regra geral: quanto mais próximo o retinóide está do ácido retinóico, mais semelhança de atividade com o ácido retinóico (leia-se: mais eficácia), mas também mais agressivos serão os efeitos colaterais. 

A potência da conversão, assim como a o tempo para ser realizada vai depender também de fatores como:

  • Fatores Individuais: Algumas pessoas convertem mais rapidamente que outras. 
  • Concentração do composto: Quanto mais composto, maior a chance de se transformar em uma maior quantidade de ácido retinóico.
  • Estabilidade da molécula: Alguns retinóides são mais instáveis e podem perder efeito se estiverem em contato com algum fator, como luz.  

UM POUCO DE CADA RETINÓIDE

ÉSTER DE RETINOL

Os ésteres de retinol são a opção mais leve para a pele, sendo interessantes para quem tem pele muito (mas muito!!) sensível. 

São necessárias três conversões na pele para ele se tornar o ácido retinóico, forma que vai trazer benefícios reais para a pele. Por esse motivo, os resultados vão ser menores, demorarão mais tempo para aparecer, porém menos efeitos colaterais serão sentidos. 

Ainda desconfia-se se essa forma de retinóide realmente traz benefícios para a pele. Além disso, pouco estudos foram realizados. 

Este estudo cego, por exemplo, observou o resultado do uso de propionato de retinol em 80 pacientes durante 48 semanas, e concluiu que não houve certeza estatística que esse cosmético melhorasse a pele em nível celular. 

Este outro estudo, mostrou uma melhora em relação ao fotoenvelhecimento com utilização de um hidratante contendo palmitato de retinol e antioxidantes. 

Portanto, se você quiser todos os benefícios dos retinóides eu pularia para os próximos dessa lista. 

Dentro dos ésteres de retinol, as quatro substâncias mais conhecidas são:

  • PROPIONATO DE RETINOL

Dentro dos ésteres parece ser o mais efetivo em redução de rugas. Entretanto, por causa das conversões, concentrações altas (como 0,3%) parecem ser mais efetivas. 

  • PALMITATO DE RETINOL

É o éster mais estável e está presente em vários dermocosméticos, como hidratantes.  Entretanto sua eficácia no fotoenvelhecimento precisa ser comprovada com mais estudos.

  • ACETATO DE RETINILA e LINOLEATO DE RETINOL

Versões mais fracas, e com eficácia na a pele duvidosa.

PRODUTOS COM ÉSTERES DE RETINOL

REDERMIC R, de La Roche-Posay

Copyright LaRoche-Posay

Possui além do Linoleato de Retinol (0,2%) o Retinol (0,1%) que é um retinóide com mais comprovação científica no tratamento de rugas. (Compre na Amazon)

IMPROVE NIGHT REPAIR SÉRUM ANTIOXIDANTE NOTURNO, da Dermage

Copyright Dermage

Produto com Palmitato de Retinol e Vitamina C. (Compre na Dermage)

BABYMED ou VITAGLÓS

O palmitato de retinol é encontrado em remédios de hidratação para bebês. Como seus benefícios na pele não são 100% confirmados, existem versões melhores e mais adequadas para trazer benefícios para a pele. 

RETINOL

O mais conhecido dos retinóides. Isso porque é muito utilizado em diversos cosméticos das marcas mais famosas: La Roche Posay, Vichy, Skinceuticals entre muitas outras. 

Ele também é um dos mais estudados e sua eficácia já foi comprovada em diversos estudos. 

Este, por exemplo, mostrou melhoras na hidratação da pele, formação de colágeno e redução nas rugas, todos decorrentes do envelhecimento do sol. 

Este outro estudo determinou, que assim como o ácido retinóico, o retinol também faz alterações anti-idade em nível celular. Porém a magnitude das mudanças é menor do que a do ácido retinóico.

Estudos também mostram melhora da acne por meio do uso de Retinol, com a controle de sebo pelas glândulas sebáceas e, também, reduzindo os comedões (cravos) da pele.

Entretanto, por ter que passar por duas conversões na pele, antes de ficar ativo, pode demorar mais para fazer efeito, sendo 10 a 20 vezes menos potente que o ácido retinóico.

Além disso, essa substância é mais utilizada pelos laboratórios para o tratamento de fotoenvelhecimento, então se você busca algo para o tratamento da acne, fique de olho nos rótulos. Outros componentes desses cremes, como a fragrância e quantidade de óleo, podem agravar a acne. 

O Retinol pode trazer alguns efeitos colaterais fortes, como descamação e vermelhidão. Porém em concentrações mais baixas, como 0,1%, costuma ser delicado em peles mais sensíveis. 

As concentrações consideradas seguras vão de 0,1% até 1%. Entretanto, no Brasil só achei opções com concentração de até 0,3%. 

PRODUTOS COM RETINOL

SKIN ACTIVE MATRIX SUPPORT, da Neostrada

Copyright Neostrada

Ótima opção para quem quer os benefícios contra o fotoenvelhecimento e tem a pele sensível (Retinol 0,1%). (Compre na Amazon)

RETINOL 0,3, da Skinceuticals

Copyright Skinceuticals

Versão com uma concentração um pouco mais alta que a anterior. No exterior são vendidas opções de até 1% desse produto.(Compre na Amazon)

SÉRUM ANTI-IDADE NOTURNO SMART NIGHT™ CLINICAL MD RETINOL, da Clinique

Copyright Clinique

Sérum com 0,3% de Retinol, com potencial hidratante também. Além disso, possui Niacinamida, outro composto anti-acne. (Compre na Clinique)

PRO SUBLIME, da ROC®

Copyright ROC

Creme para a área dos olhos, contendo além do Retinol, ácido ascórbico que ajuda no clareamento da área. (Compre na Beleza na Web)

RETINALDEÍDO

Também conhecida como retinal. Versão um pouco mais forte que o retinol, por estar há apenas uma conversão do ácido retinóico. Isso significa melhores resultados na pele, mas também uma maior chance de efeitos colaterais. Também significa resultados mais rápidos, tendo um estudo demonstrado que os resultados são 11 vezes mais rápidos que o retinol

Assim como o ácido retinóico, o retinaldeído demonstrou melhora na espessura da epiderme e na elasticidade cutânea, fatores relevantes para o rejuvenescimento da derme. 

Além disso, mostrou um potencial no tratamento da acne por ter um efeito antibacteriano causando uma redução nas bactérias que causam a acne.

A Avène, marca francesa, utiliza esse composto em vários produtos da linha dela. 

PRODUTOS COM RETINALDEÍDO

PHYSIOLIFT NOITE BÁLSAMO ANTIENVELHECIMENTO REESTRUTURANTE, da Avène

Physiolift Noite Bálsamo antienvelhecimento reestruturante
Copyright Avène

Produto de ótima marca, porém com concentração do Retinal não conhecida. (Compre na Beleza na Web)

A-OXITIVE OLHOS, da Avène

a-oxitive olhos
Copyright Avène

Sérum com Retinal para a melhora de rugas em volta dos olhos. Essa região tende a ser mais sensível, então para algumas pessoas pode fazer sentido um creme apenas para essa área. (Compre na Amazon)

A-OXITIVE NOITE, da Avène

a-oxitive noite
Copyright Avène

Retinal na concentração de 0,1%. Ação parecida com o produto acima, só que para as outras áreas do rosto. (Compre na Amazon)

ÁCIDO RETINÓICO

Sabe todos aqueles benefícios e motivos que eu escrevi lá em cima do porque os retinóides funcionam. Então, é com os ácidos retinóicos que você vai conseguir vê-los com toda a certeza e toda a sua potência

As versões mais conhecidas dos ácidos retinóicos puros são a tretinoína e a isotretinoína. Essas substâncias têm a capacidade de se ligar aos receptores da pele e por isso já começam a fazer efeito no primeiro contato.

A tretinoína é o medicamento mais estudado e mais utilizado para o tratamento da acne e do fotoenvelhecimento. Sua eficácia já é certa (com muitos estudos a baseando) e ela é considerada o modelo de ouro para o fotoenvelhecimento. 

Entretanto, ela vem acompanhada de muitos efeitos colaterais e muitas vezes, quando não utilizada da maneira correta pode trazer tanto desconforto que o paciente acaba abandonado o tratamento.

No Brasil, ele é mais conhecido pelos seus nomes comerciais: Vitacid e Vitanol-A. Eu fiz um texto super detalhado explicando melhor sobre a tretinoína e algumas dicas de como utilizar melhor esse produto no seu skincare. 

Já a isotretinoína, mais conhecida no Brasil como Roacutan, é a opção dos dermatologistas para acne graves que não tiveram sucesso com outros medicamentos. Esse remédio oral precisa de uma receita especial para ser comprado, por ter muitos efeitos colaterais e por poder causar deformidades em embriões. 

ADAPALENO

O Adapaleno é um retinóide de terceira geração. Ele é uma substância sintética criada com o objetivo de aperfeiçoar a molécula do ácido retinóico em questão de estabilidade e efeitos colaterais. 

Essa substância já é ativa, ou seja, não precisa se converter em ácido retinóico para trazer benefícios à pele. Ela é parecida com o ácido retinóico e traz benefícios parecidos com ele. 

Os estudos sobre esse composto ainda são controversos, com alguns deles mostrando eficácia parecida entre a tretinoína e ele, e outros mostrando potência um pouco menor. Entretanto, em questão de efeito colateral, o adapaleno é mais adequado para peles sensíveis, mesmo ainda causando vermelhidão, coceira e descamação. 

No Brasil, ele é vendido com o nome de Differin e Adapel Gel. Nesse post eu explico mais profundamente  sobre o Differin, adapaleno, seus efeitos, eficácia e qual a melhor maneira de usá-lo.

TAZAROTENO

Também é um retinóide de terceira geração. Estudos mostram efeitos no tratamento de fotoenvelhecimento, acne e psoríase (doença inflamatória e crônica na pele).

Por ser uma molécula mais nova, menos estudos foram realizados. Este estudo, por exemplo, mostrou uma eficácia melhor dele em comparação com a tretinoína no tratamento de acne. Já, este outro estudo, mostrou melhoras em rugas e manchas causadas pelo sol tanto com o uso de tretinoína quanto com o tazaroteno, depois de 24 semanas de uso. Entretanto, os efeitos colaterais com o tazaroteno eram mais comuns. 

Esse medicamento é muito utilizado no tratamento de psoríase, em associação com corticóides.

Entretanto, no Brasil ainda não existem medicamentos com essa substância. 

RETINOATO DE RETINIL

O Retinoato de Retinil é criado unindo retinol e ácido retinóico. Essa junção parece fazer a molécula ser mais estável e mais ativa que o retinol. A vantagem dela é que no primeiro contato com a pele ela já é quebrada em retinol+ácido retinóico, fazendo efeito mais rapidamente.  

Alguns estudos mostram um efeito até 8 vezes maior que o retinol no tratamento de fotoenvelhecimento. O que parece acontecer é uma melhora no quadro dos pacientes maior do que com os tratados com retinol, mas ainda menor do que com os tratados com ácido retinóico. Só que com efeitos colaterais mais leves, parecidos com o retinol.

Ainda há poucos produtos com esse composto, inclusive no exterior. 

ÉSTERES DE ÁCIDO RETINÓICO

São as grandes novidades no mundo dos retinóides! Por serem novos, foram poucos estudados pelos cientistas. Alguns estudos já mostram efeitos parecidos com a tretinoína com muito menos efeitos colaterais. Entretanto mais estudos devem ser realizados. 

O mais conhecido é o Retinoato de Hidroxipinacolona. Mais conhecido como Granactive Retinoid (versão dissolvida em 1:10 do Retinoato).

Estudos demonstram resultados parecidos com a tretinoína, e efeitos colaterais mais baixos que o Retinol 0,5%. 

Entretanto, a maioria desses estudos foram realizados pela farmacêutica criadora do composto e por ainda ser uma molécula muito nova, poucos estudos independentes e controlados foram realizados. 

PRODUTOS COM RETINOATO DE HIDROXIPINACOLONA

2% GRANACTIVE RETINÓIDE, da Principia

Copyright Principia

Única versão que encontrei no Brasil. 2% de Granactive Retinóide significa 0,2% de Retinoato de Hidroxipinacolona. (Compre pelo site da Principia), A Principia é uma marca brasileira que segue a tendência da canadense The Ordinary, com fórmulas simples e produtos mais baratos.

PORQUE VOCÊ DEVERIA USAR RETINÓIDES?

Além dos benefícios contra algumas doenças como acne, melasma e psoríase, o motivo principal pelo qual QUASE TODO MUNDO deveria usar retinóides são seus efeitos contra o fotoenvelhecimento. 

Mesmo com o uso de protetor solar de alta proteção desde a infância, dificilmente alguém consegue escapar dos danos do sol. Os raios UVA e UVB trazem benefícios, como aumento da serotonina (hormônio ligado à felicidade) e contribuição na síntese de Vitamina D, importante para o corpo. Entretanto em excesso são bem negativos, causando:

  • Manchas e sardas
  • Alguns vasos aparentes (teleangiectasias)
  • Pele mais áspera e rígida
  • Rugas finas, principalmente em volta dos olhos e boca. 

Os danos são causados porque os raios ao interagirem com a pele criam radicais livres, que causam lesões nas células. O corpo é capaz de combater esses radicais, por meio dos antioxidantes, mas o excesso de sol pode causar um desequilíbrio, causando muitos danos.  

O envelhecimento cutâneo acontece normalmente com a idade. Mas os danos causados pelos raios do sol são mais agressivos. É facilmente visível quando observamos a pele de pessoas mais velhas. Geralmente as áreas mais danificadas são o rosto, pescoço, colo e mãos. Isso acontece por essas áreas estarem mais constantemente em contato com o sol. Já a pele da barriga e pernas possuem menos manchas e rugas, porque geralmente ficam cobertas no dia-a-dia.

Outro ponto a se atentar é que os danos do sol são cumulativos. Portanto, os radicais livres criados na infância vão trazer resultados negativos na vida adulta. 

Mas agora, o que eu posso fazer?

Usar um retinóide. Eles foram extensivamente estudados e foi comprovado que o uso contínuo deles afeta a nível celular lutando contra esse envelhecimento causado pela luz solar. 

Alguns dos benefícios relacionados ao tratamento do envelhecimento pelos retinóides, comprovados por diversos estudos são:

  • Redução de rugas
  • Redução de manchas
  • Uniformização da cor da pele
  • Redução dos poros;
  • Aumento na hidratação da pele
  • Uniformização da cor da pele
  • Melhora na elasticidade da pele, trazidas pela elastina e colágeno

Os efeitos contra o fotoenvelhecimento são mais garantidos com a tretinoína, adapaleno e retinol, por terem sido mais extensivamente estudados.

COM QUAL IDADE EU DEVO COMEÇAR A USAR OS RETINÓIDES?

Para o tratamento de fotoenvelhecimento o tratamento pode ser feito a partir dos 25 anos de idade. Nessa época começa a redução na síntese de elastina pelo corpo, proteína estrutural que é necessária para manter a firmeza da pele. Se sua pele for bem clara, é até recomendável iniciar o tratamento antes. 

E eles podem ser usados mesmo se você ainda não tiver rugas. O tratamento de retinóides pode também ser um tratamento preventivo para que os danos não aconteçam no futuro. 

MITOS SOBRE OS RETINÓIDES

1. “Todo retinóide é igual”

Acho que se você já leu até aqui, já sabe que isso não é verdade. Existem mais de 2000 retinóides e eles têm efeitos muito diferentes na pele. Desde o palmitato de retinol que é bem levinho e não tem eficácia 100% comprovada para o fotoenvelhecimento, até a tretinoína que já foi muito estudada e é uma das substâncias mais utilizadas pelos dermatologistas. 

2. “Os retinóides afinam a pele”

Essa crença acontece porque um dos efeitos dessas substâncias é a descamação da pele, mas esse efeito costuma sumir no primeiro mês de uso dos produtos.

Na verdade, vários retinóides têm o poder oposto. A longo prazo eles têm o poder de aumentar a espessura das camadas da derme. Isso é positivo, já que com o envelhecimento a pele vai perdendo espessura e ficando menos firme.  

3. “ O Retinol vai deixar minha pele mais sensível ao sol”

Você acha que usando retinol sua pele vai ficar mais propensa a queimaduras? Você deve ter lido que os retinóides são fotossensíveis. Mas na verdade, o que isso significa é que em contato com a luz, esse composto perde a eficácia. 

Por isso é aconselhável utilizar os retinóides durante a noite, se não você vai passar algo na pele que pode não trazer efeito. Também é por causa disso que a embalagem dos retinóides geralmente é opaca e escura. 

Entretanto, por causa dos efeitos colaterais agressivos, que podem aumentar a sensibilidade da sua pele ao sol, também é indicado o uso de protetor solar durante o tratamento. Quando nossa pele está mais sensível é importante o uso de protetor solar, porque aí sim o sol pode causar mais danos. 

4. “É preciso utilizá-lo todos os dias”

Sim e não. Os efeitos dos retinóides são colhidos por inteiros a longo prazo. Isso pode significar usar duas vezes por semana ou todo dia. Depende de qual produto, sua idade e necessidade e sensibilidade da pele. 

Mas uma regra básica é que é preciso paciência para sua pele se acostumar a eles. Todos aqueles efeitos irritativos na pele, vão sumindo e apenas os benefícios vão ficando. Portanto, se sua pele estiver muito irritada é preferível que você reduza a frequência das aplicações (dias alternados) ou utilize uma versão menos potente. Outra dica é aplicar menos quantidade do produto no início e ir gradualmente aumentando. 

5. “Não se deve passar retinóides em volta dos olhos”

A pele em volta dos olhos realmente é mais sensível, mas nessa região ficam algumas ruguinhas pequenas comuns no envelhecimento cutâneo. Portanto, se você quer se livrar delas, você precisa aplicar o produto nessa região também. 

Se os efeitos colaterais estão muito fortes, misture o produto com algum hidratante, pois diluídos, a irritação diminuirá. Outra opção é dar preferência para algum específico para essa área, como o A-Oxitive Olhos, da Avène.

6. “Vou comprar a porcentagem mais forte para dar resultado”

Porcentagem mais fortes realmente tendem a trazem mais resultados. Mas dependendo da região, você não precisa de porcentagens tão fortes. Também, se você for com muita sede ao pote, pode acabar abandonando o tratamento. 

Na região do rosto, por exemplo, a tretinoína 1% será muito forte e pode causar efeitos colaterais muito agressivos para uma área tão delicada. 

Além disso, se você nunca usou um retinóide é recomendável começar com um tipo com menos efeitos como o adapaleno (em comparação com a tretinoína), ou com alguma concentração mais baixa

7. “Retinóides trazem resultado porque esfoliam a pele”

Sim e não. Na verdade, o resultado principal dos cremes não vem por causa da esfoliação. Os retinóides funcionam por alterarem a estrutura celular, enquanto a descamação é um efeito colateral que deve sumir nos primeiros meses. 

Entretanto, a descamação pode acabar trazendo alguns benefícios, pois fará um “peeling” na pele. Alguns exemplos desses benefícios são a redução de manchas e rugas finas.

8. “Você tem que cessar o tratamento caso sua pele esteja descascando e vermelha”

Geralmente isso é verdade com o uso de muitos medicamentos. Mas com os retinóides não é. Descamação, irritação e vermelhidão, quando LEVES, são parte do processo. Com o tempo esses efeitos colaterais diminuem e somem. 

Entretanto, se esses efeitos estiverem muito agressivos considere reduzir os dias de aplicação ou mudar para uma fórmula menos concentrada. 

9. “Os benefícios dos retinóides param depois de 6 meses de uso.”

Não, na verdade estudos mostram que ele pode durar mais de um ano. Além disso, depois de um tempo às vezes você só precisa mudar de concentração para que os resultados sejam mais expressivos, já que sua pele já está mais acostumada. 

COMO ESCOLHER O MELHOR RETINOL PARA VOCÊ?

Agora que você entendeu todos os tipos de retinóides precisa escolher o que melhor se adequa para você!

Em primeiro lugar decida qual dos retinóides atende às suas prioridades. Observe os seguintes fatores:

QUAL SEU OBJETIVO?

É tratar acne? Melasma? Fotoenvelhecimento? Cicatriz de acne?

Se seu objetivo for tratar acne leves a moderadas a tretinoína, adapaleno, tazaroteno e o Retinoato de Retinil são boas opções. Esses compostos têm estudos que mostram sua eficácia, mas, por enquanto, a tretinoína e o adapaleno têm mais comprovação. 

Para o melasma, a tretinoína é a que contém o maior número de estudos comprovando sua eficácia. 

Já o ácido retinóico é o melhor creme para as cicatrizes de acne. 

E para o fotoenvelhecimento, todos os retinóides citados acima podem te trazer benefícios.

QUAL A SUA URGÊNCIA NO TRATAMENTO?

Se você está com uma acne em maior grau, por exemplo, o tratamento precoce é importante para você não acabar com marcas e cicatrizes. Nesse caso, eu optaria por retinóides já que são mais embasados em estudos científicos e por terem concentrações mais fortes. 

Nesses casos é também importante a consulta a um dermatologista. Assim ele vai te passar um tratamento totalmente individualizado. Além disso, tratamentos com concentrações mais altas de retinóides têm mais êxito quando acompanhados de um médico. 

QUAL A SUA EXPERIÊNCIA COM OS ÁCIDOS? QUAL SUA IDADE?

Outro fator importante é o quão confortável você já é com ácidos e retinóides. Se por acaso você já vem utilizando um retinol sem efeitos colaterais, sua pele vai tolerar melhor os retinóides mais fortes como a tretinoína.

Mas, se você nunca usou nenhum, comece com calma e opte por retinóides com menos efeitos colaterais e com concentrações mais baixas.

Além disso, se você é mais jovem e está procurando um tratamento para o fotoenvelhecimento não precisa começar com a tretinoína. O retinol e o adapaleno são ótimas opções para esses casos.

QUÃO SENSÍVEL SUA PELE É?

Se você é aquele tipo de pessoa que passa QUALQUER coisa na pele e já fica sensível, a melhor opção é começar beeem devagar. É nesses casos que usar um retinol de menor concentração pode ser a melhor ideia.  Ele vai demorar mais para funcionar, mas vai ser mais delicado na sua pele. Com o tempo, e acostumando mais sua pele, você pode avançar para versões mais fortes dos retinóides.

Outra opção é o Retinoato de Hidroxipinacolona que traz efeitos colaterais parecidos com o retinol, porém com eficácia aparentemente superior.  No Brasil ele é vendido pela Principia, já no exterior a marca mais conhecida que comercializa esse produto é a The Ordinary. 

VOCÊ É CONSERVADORA OU GOSTA DE TESTAR NOVOS PRODUTOS?

Aqui é um fator super pessoal. Se você gosta de usar cremes que foram super estudados e comprovados, opte pelo retinol, ácido retinóico (tretinoína e isotretinoína), adapaleno e até o tazaroteno.

Agora, se você é aquela pessoa que gosta de testar as tecnologias e  as novidades do mercado, os retinoatos são a melhor opção para você. Eles vem fazendo muito sucesso entre as novas marcas de cosméticos. Lembrando que já foram realizados alguns estudos para comprovar sua eficácia, mas mais são necessários.

COMO ESCOLHER O MELHOR RETINOL?

Agora, depois de escolher qual retinóide, você precisa escolher qual produto. Algumas opções como a tretinoína e o adapaleno são fáceis. Existem poucas marcas deles, você precisa escolher entre creme e gel e a melhor concentração. Se quiser ajuda com isso, entre no post do Vitacid e do Differin.

Com o Retinol e Retinal já fica mais difícil, porque existem muitas versões no mercado. 

FIQUE DE OLHO NA CONCENTRAÇÃO

Muitas marcas usam o retinol como princípio ativo. Mas não é porque está escrito “retinol” na embalagem que ela vai ser boa. Observe em que concentrações esse retinol vêm. 

Entretanto, nem todas as marcas vão mostrar essa concentração, por isso prefira marcas conhecidas do mercado, como Skinceuticals e Avène que tendem a colocar maior quantidade do composto. 

Além disso, procure produtos que tenham como principal princípio ativo o Retinol.

QUAL O SEU TIPO DE PELE?

Observe os outros ingredientes do produto. Também observe para quem ele é feito. 

Se você tem pele acneica, por exemplo, deve preferir produtos em gel ao invés dos em creme. Além disso, produtos com retinol voltados para o fotoenvelhecimento podem conter outros compostos que não sejam amigos da pele acneica. 

OUTROS COMPONENTES

Geralmente produtos com retinol vem formulados com outros compostos ativos, como ácido salicílico, niacinamida, entre outros. Esses compostos podem ter propriedades anti-acne, anti-idade, calmantes, hidratantes. 

Tente entender o que essas outras substâncias vão trazer para a sua pele, para tomar a decisão.

EMBALAGEM

O retinol, como dito anteriormente, é fotossensível. Então a embalagem deve ter o vidro escuro para que a luz não entre em contato com a substância. Caso contrário, você pode estar passando algo na sua pele que não vai trazer benefícios.  

Além disso, o retinol pode também oxidar (e diminuir o seu efeito), portanto prefira embalagens com dosador, assim o produto que você ainda não utilizou não entra em contato com o ar. 

CUSTO

Compare os produtos! Alguns deles serão mais caros, porque vem unidos de outros compostos. Mas se você busca apenas os benefícios do retinol, procure por produtos sem outros princípios ativo e assim, você terá um custo-benefício muito melhor. 

COMO INCLUIR OS RETINÓIDES NA ROTINA DE SKINCARE ?

Incluir um retinóide não precisa ser difícil. Com algumas dicas rápidas você vai conseguir usufrui-lo sem muitos efeitos colaterais. Se você está pensando em usar a tretinoína ou o adapaleno, entre nos respectivos posts que eles terão algumas dicas extras no uso desses produtos. 

Primeiro de tudo, use-os à noite. Eles perdem efeito em contato com a luz solar, então se usados durante o dia, não te trarão os inúmeros benefícios e o sol pode deixar a sua pele ainda mais sensibilizada.  

Passe uma pequena porção. Geralmente o tamanho de uma ervilha do produto é suficiente para o rosto todo. Se você exagerar na quantidade de produto poderá sentir mais efeitos colaterais. 

Caso sinta muitos muito irritativos, diminua o uso para duas vezes por semana ou dia sim dia não. Se ainda assim ficar muito difícil usá-los, experimente versões mais fracas.  

De manhã retire o produto e não esqueça do protetor solar! Principalmente no início que sua pele está se acostumando com os efeitos secundários dos produtos.

Eu vou dar um exemplo de uma rotina de skincare básica para que você consiga entender onde os retinóides entram, ok?

De noite:

  1. Limpe o rosto com um sabonete ou com uma água micelar. 
  2. Espere secar bem a pele
  3. Use o seu retinóide de preferência

Se o retinóide escolhido estiver muito forte, após lavar o rosto passe um hidratante, espere-o secar e então use o seu retinóide

De dia:

  1. Lave o rosto com um sabonete
  2. Tonifique (opcional)
  3. Hidrate
  4. Passe um protetor solar FPS 30 para cima

Além disso, se sua pele estiver sensível com o uso desses cremes, deixe o seu esfoliante preferido de lado, ele pode agredir ainda mais a pele. 

QUAL É O PREÇO DOS CREMES COM RETINOL E RETINÓIDES?

O preço pode variar bastante. Em geral, os mais potentes, considerados medicamentos, são mais baratos. O Vitacid, por exemplo, que contém a tretinoína custa em torno de 30 reais. 

Já os retinóides considerados cosméticos (geralmente mais fracos) são mais caros, chegando a custar até 400 reais. Alguns fatores determinam o preço mais alto: se o retinóide vem junto com outros compostos, eles podem custar mais caro. Além disso, as farmacêuticas mais famosas gastam bastante dinheiro em tecnologia (criando novos compostos) e com marketing dos seus produtos.  

Mariana Faggion

Sempre gostei de realmente entender tudo. Na verdade só consigo criar um hábito se tenho 100% de confiança que aquilo é realmente bom para mim. E essa característica minha está no mundo do skincare também. Me vi submersa em tanta informação que comecei a ficar confusa! Por isso ao escrever cada texto eu busco muita informação de confiança: médicos, livros e estudos. E então eu tento simplificar o máximo possível para que você não precise ficar confusa também.

Posts Recentes