Pode passar Hidratante depois do Azelan?


Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988

O Azelan possui ácido azeláico na sua fórmula e é usado para o tratamento de acne leve (cravos e espinhas superficiais) e também da rosácea.

É um medicamento tópico muito indicado pelos dermatologistas tanto pela sua eficácia como também por não ter efeitos colaterais tão intensos (pode ser usado por quem tem pele sensível, e com o acompanhamento médico, até mesmo por grávidas e lactantes).

Mas, muitas dúvidas podem surgir na hora de usar esse produto no seu skincare, uma delas é em relação ao uso do Azelan e do hidratante.

Os dermatologistas costumam indicar o uso do hidratante depois do Azelan. No entanto, se o paciente estiver sofrendo com efeitos colaterais intensos, pode ser indicado o uso do hidratante antes do Azelan, uma vez que este serve como uma barreira, reduzindo os efeitos colaterais.

Mas, como o Azelan não é um medicamento tópico tão potente, o uso do hidratante depois do ácido costuma ser mais indicado.

Agora, outras dúvidas podem ter aparecido por aí: O que passar depois do Azelan? Quanto tempo ele deve ficar no rosto? O que usar junto com o Azelan? Pode usar vitamina C?

Continue lendo porque essas e mais perguntas nós vamos responder ao longo do texto!

Mas, lembre-se que se você tem a pele oleosa e acneica, a escolha do hidratante é muito importante para não causar mais acne e deixar a sua pele iluminada e viçosa.

Temos um post com 11 opções de hidratantes para quem tem acne que pode ajudar (o número 9 é excelente para quem tem acne e rosácea).

O que passar depois do Azelan?

O Azelan Creme ou Gel (ácido azeláico) é um produto que pode ser usado tanto no período da manhã como à noite.

Quando o Azelan é usado pela manhã, você deve passar pelo menos o protetor solar depois dele. Mas, tanto de manhã como à noite pode ser também recomendado que você use um hidratante após o Azelan ser absorvido, mantendo assim a sua pele hidratada e saudável.

Além disso, é bom ressaltar que o protetor solar é indispensável para todo mundo, mas é ainda mais essencial para quem está fazendo uso de ácidos uma vez que a pele fica mais sensibilizada pelo uso destes e por isso mais suscetível a queimaduras e ao aparecimento de manchas.

Precisa lavar o rosto depois de passar Azelan?

Não é indicado que as pessoas lavem o rosto depois de passar o Azelan, uma vez que o produto precisa ficar um tempo na pele para que as pessoas recebam todos os seus benefícios. É indicado, na verdade, que você lave o rosto antes do Azelan para que assim ele seja bem absorvido na pele.

Inclusive, uma dica para quem se exercita pela manhã é fazer o skincare completo depois do exercício físico para que o Azelan ou outros produtos fiquem mais tempo na pele.

Mas, antes da academia não deixe de fazer o básico: lavar o rosto e aplicar o protetor solar.

Quanto tempo tem que ficar com o Azelan no rosto?

O Azelan deve agir na pele por no mínimo 3 a 5 horas, ou até mais, ficando no rosto pelo período do dia, durante a manhã e tarde, ou durante toda a noite.

Como é um produto que pode ser usado durante o dia também, em alguns casos é recomendado que ele seja usado duas vezes ao dia, tanto na rotina da manhã como na da noite

Mas, se os efeitos colaterais estiverem muito intensos, deve-se reduzir a quantidade de produto ou usá-lo apenas uma vez no dia até que a irritação desapareça.

Em alguns casos pode ser necessário que o tratamento seja interrompido também.

Antes de usar o Azelan no rosto é também muito importante fazer um teste no pulso, deixando o produto agir por algumas horas na região para ver se você tem alguma reação alérgica às substâncias da fórmula.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como usar o Azelan (tempo de tratamento, como usar, resultados…) não deixe de ver nossa Resenha do Azelan.

O que usar junto com o Azelan?

O Azelan pode ser usado junto com outros produtos, como por exemplo, hidratante, protetor solar e maquiagem. Mas, antes de aplicar os outros produtos é necessário esperar alguns minutos até que o Azelan tenha sido absorvido completamente pela pele.

O Azelan também pode ser usado junto com outros produtos e ácidos, no entanto antes de usar qualquer produto, é sempre bom conversar com seu dermatologista.

Isso porque em alguns casos, uma substância pode tornar a outra ineficaz quando usada ao mesmo tempo, ou também pode acabar agredindo a pele, deixando ela muito sensibilizada e irritada.

Em alguns casos, recomenda-se que um produto seja usado pela manhã e o outro à noite. Ou até em dias ou noites alternadas.

Uma das dúvidas mais comuns é se o Azelan pode ser usado junto com a Vitamina C, já que são substâncias que podem ser usadas durante o dia.

Pode usar Azelan junto com vitamina C?

Um dos efeitos do Azelan é o seu potencial clareador na pele. Por isso, além de ser utilizado para tratar acne e rosácea (potencial anti-inflamatório), ele também pode clarear as manchas.

A vitamina C é outro produto que também ajuda a uniformizar o tom da pele, além de ter benefícios anti-idade, protegendo a pele contra os radicais livres, deixando-a mais iluminada e radiante.

Ou seja, tanto o Azelan como a vitamina C são dois produtos excelentes e que podem trazer muitos benefícios para a pele. E a boa notícia é…

O Azelan e a Vitamina C podem ser usados juntos. Ambos podem ser usados pela manhã na mesma rotina de skincare ou também em momentos diferentes do dia.

No entanto, é bom levar algumas coisas em consideração antes de já começar a usá-los.

Apesar de serem dois produtos que não costumam dar efeitos colaterais intensos, eles podem acabar deixando algumas peles sensibilizadas e irritadas.

Por isso, é mais indicado você introduzir um produto na sua rotina de skincare, e depois que ela já está acostumada você pode também introduzir o outro.

Outra forma de receber o benefício de ambos é usar um produto pela manhã e o outro à noite.

Normalmente, indica-se o uso da vitamina C pela manhã por esta fortalecer a barreira natural da pele contra fatores ambientais. Mas, ele pode também ser usado de noite.

O Azelan também pode ser usado durante o dia e à noite também, e em alguns casos pode ser que ele seja indicado para ser usado duas vezes ao dia.

Mas, se você escolher usá-los ao mesmo tempo, qual a ordem ideal?

Indica-se geralmente que a vitamina C seja usada antes do Azelan. No entanto, é bom ficar atento à consistência dos produtos já que o ideal é aplicar produtos com texturas mais fluidas e depois texturas mais pesadas.

E lembre-se que se você tem a pele oleosa a escolha da Vitamina C é super importante para que ela não acabe sendo gatilho para sua acne também.

Temos um post com as lista de vitaminas C para quem tem pele oleosa.

Pode usar hidratante depois do ácido?

Usar hidratante depois do ácido costuma ser a abordagem mais recomendada pelos dermatologistas. Mas, se a pele for muito sensível ou o ácido muito potente costuma-se indicar no início o uso do hidratante antes do ácido para reduzir os efeitos colaterais.

Mas, essa não é a única tática usada por quem está com a pele sensibilizada e irritada.

Quando a pele está irritada por ácido recomenda-se:

  1. Aplicar um hidratante calmante;
  2. Uso de água termal durante o dia;
  3. Compressas de chá de camomila na região;
  4. Diminuir a quantidade do ácido ou a sua frequência;
  5. Cessar uso de produto irritativos;
  6. Interromper o uso de ácidos, em alguns casos;
  7. Procurar um dermatologista.

Essas abordagens são essenciais tanto pelo desconforto mas também para que a sua pele não fique assada ou danificada.

Temos um post que além de ter uma lista dos melhores hidratantes para esse caso também fala de 16 cuidados que quem usa ácido no rosto deveria ter.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes