Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR
O que muitos estudos revelam é que os laticínios podem piorar a acne. Mas, antes de começar a mostrar todas essas evidências científicas, deixa eu contar uma pequena história.
Como sou filha de dois médicos sempre cresci ouvindo como era importante ter uma vida saudável. Minha mãe é dermatologista e nutróloga e sempre acreditou que tudo estava interligado. Ela dizia que se queremos ter uma pele saudável, devemos também cuidar de dentro para fora, com a nossa alimentação. Mas, acho que não foi até outro dia que eu percebi como realmente isso era verdade.
Em uma manhã dessas, ela contou para mim e para minha irmã uma história que viu no seu consultório, duas irmãs gêmeas que lutavam contra a acne. As duas pacientes tinham acne grave, então minha mãe já entrou com um medicamento oral forte. Mas, ela também sentiu que aliado ao tratamento tradicional, deveria vir outra abordagem. A da alimentação. Mais precisamente da ingestão de laticínios. Ela explicou para as duas, como a ingestão de leite poderia estar afetando aquele surtos de acne, e que tirar os laticínios da dieta poderiam trazer resultados até mesmo melhores que os remédios orais.
Depois de dois meses, as meninas voltaram. Ambas estavam seguindo a mesma linha de tratamento: medicação e algumas sessões de peeling superficial. As duas irmãs tiveram melhoras desde a primeira consulta. Mas, o que impressionou a minha mãe é que uma das meninas estava praticamente sem acne, o rosto tinha “limpado”, enquanto a outra ainda tinha espinhas visíveis. A diferença era grande.
E adivinha? Uma das meninas resolveu seguir o conselho da minha mãe e parar com os laticínios.
Pode parecer que essa seja uma história isolada. Mas não é o que minha mãe vê no consultório. Ela sempre indica essa abordagem aos seus pacientes com acne, principalmente para aqueles que possuem acne grave e os que não respondem bem a medicação. Nem todos seguem. Mas, os que decidem parar com a ingestão de leite, ela percebe uma melhora dramática. E pelo que ela conta, eles também, já que muitos chegam animados contando que desde que pararam com o leite a pele mudou.
Se você ainda está desconfiado e não sabe se acredita nessa história toda que o leite pode ser um dos responsáveis pela sua acne. Esse post irá mostrar inúmeros estudos científicos que mostram a correlação positiva do consumo de laticínios e o aparecimento da acne. Além de indicar qual é o pior leite para quem sofre de acne.
A CORRELAÇÃO ENTRE LATICÍNIOS E ACNE
Sabia que algumas populações não ocidentalizadas, como os Inuítes (membros da nação indígena esquimó), os habitantes da ilha de Okinawa, da ilha de Kitava e o povo indígena Aché, as pessoas não possuem acne? E adivinha o que todas elas tem em comum? Não há o consumo de leite e laticínios por nenhum desses povos.
É claro que somente esse fato por si só não é suficiente para comprovar que os laticínios são causadores da acne. Mas, devemos levar em consideração que não há casos de acne nessa população e em contrapartida a acne afeta mais de 85% dos adolescentes nos países industrializados.
Talvez não dê para afirmar que a ingestão de laticínios seja o único fator para o aparecimento da acne. Mas, de acordo com um artigo de 2011 há sim uma forte correlação entre a ingestão de laticínios e o aparecimento e formação da acne.
Nesse estudo, foi constatado que o fornecimento do leite dos mamíferos tem como função o crescimento do recém-nascido durante o período de amamentação. No caso das sociedades industrializadas, há um consumo generalizado de leite de vaca e laticínios pelos humanos, a qualquer tempo. E isso tem sido proposto como a principal causa da epidemia de acne e também de outras doenças ocidentais crônicas mais graves.
E qual a solução?
Para os pesquisadores do estudo acima há duas soluções para esse problema:
- Restrição de consumo de leite ou;
- Uma mudança na produção de leite, de alguma forma, para que não tenha esses efeitos.
Como a segunda opção não está nas nossas mãos, a restrição de consumo de leite pode ser sua única saída para que o leite não seja o causador dos seus surtos de acne.
ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE A INGESTÃO DE LATICÍNIOS E ACNE
Há ainda outros estudos que suportam essa ligação de laticínios e acne. O Jornal da Academia Americana de Dermatologia publicou um estudo sobre a ingestão de laticínios no ensino médio e a acne na adolescência e descobriram uma associação positiva entre esses dois. A hipótese levantada sobre a associação de leite e acne é devido a presença de hormônios e moléculas bioativas no leite.
Mas, não devemos aceitar uma pesquisa cegamente. Ao analisar um estudo devemos entender também as falhas que podem ocorrer e alterar o resultado. Nesse caso, o estudo envolve perguntar às mulheres o que elas comiam anos atrás no ensino médio. E nem todo mundo lembra exatamente o que comeu anos atrás.
Mas, no ano seguinte dessa primeira pesquisa, ocorreu outra pesquisa sobre o consumo de leite e a acne em meninas adolescentes. Nesse caso, eles acompanharam 6.000 meninas entre a idade de 9 e 15 anos por alguns anos e encontraram a mesma associação positiva entre consumo de leite e acne.
Alguns poderiam alegar que isso seria algo que acontecesse apenas com as mulheres, e que não ocorre com os homens certo? Errado. Em seguida, foi estudado o consumo de leite e acne em meninos adolescentes e a conclusão foi a mesma.
Esses resultados ainda aparentam que o problema é com o que o leite contêm naturalmente, e não só uma correlação com os leites em que a vaca recebe injeções de hormônios ou esteróides.
O leite por si só contém complementos pesados de hormônios.
O Conselho Nacional de Laticínios dos Estados Unidos diz que é mito a causa da acne por ingestão de laticínios. Eles ainda citam a renomada Academia Americana de Dermatologia para negar essa correlação.
No entanto, como vimos, um dos estudos publicados anteriormente foi publicado pelo próprio Jornal da Academia Americana de Dermatologia e mostrava a alta correlação de leite e acne. Além disso, a pesquisa sobre a ingestão de laticínios na escola e acne na adolescência foi até mesmo apoiada pelo próprio Conselho Nacional de Laticínios sobre a ingestão de laticínios na escola e acne na adolescência.
POR QUE O LEITE CAUSA ACNE?
Beber leite e derivados de vacas grávidas nos expõe aos hormônios produzidos pela gravidez, hormônios que não foram projetados para serem consumidos durante a adolescência e a idade adulta e muito menos programados para serem consumidos pelo ser humano.
Os hormônios exógenos (vindos do leite da vaca) são adicionados à nossa carga endógena normal e biológica. A acne está fortemente relacionada a nossa atividade hormonal. Então, é fácil entender a correlação do surgimento da acne com a exposição dos hormônios presente no leite.
Na natureza o leite é consumido somente pelo recém-nascido da própria espécie, mas essas regras são quebradas pelos seres humanos pela ingestão do leite de vaca.
O PIOR LEITE PARA ACNE: O DESNATADO
Agora que já vimos a correlação entre laticínios e acne, há algum leite que é pior do que outro para o aparecimento da acne?
O leite desnatado é o que possui uma maior relação com a acne comparado com os outros tipos de leite. A hipótese dos pesquisadores sobre o motivo do leite desnatado ter uma correlação ainda maior é porque há muito mais estrogênio no leite desnatado.
O estudo sobre ingestão de laticínios no ensino médio e acne na adolescência publicou que a associação entre a ingestão de leite durante a adolescência e a acne grave diagnosticada pelo médico foi ainda maior no leite desnatado do que em outras formas de leite.
A pesquisa encontrou 15 hormônios sexuais com esteroides no leite comercial, que foram retirados diretamente das prateleiras, e os níveis mais altos foram encontrados no leite desnatado em comparação com o leite 2% e o leite integral.
Vale ressaltar que o leitelho, ou também conhecido como buttermilk, não estava presente nessa pesquisa comparativa feito por esse estudo. Mas, é provável que ele também tenha uma forte relação com a acne. Isso porque teve outro estudo que comparou os leites para saber qual deles possuía mais hormônios. E o leitelho foi o que se mostrou com mais hormônios, mas é um leite que acaba não sendo tão ingerido, vindo em seguida o leite desnatado, o leite 2% e o por último o leite integral.
COMO PARAR DE TOMAR LEITE
Talvez a ficha tenha caído aí. Parar o leite pode trazer resultados poderosos e uma pele livre de acne.
Eu sei, parar com leite pode parecer impossível. Laticínios então…Mas, não é.
Ainda não parei com laticínios completamente. Mas, com leite eu parei. E olha que eu era acostumada a tomar 2 a 3 copos de leite por dia. Então, por mais que pareça ser difícil, eu sei que é possível. Além do que, qualquer mudança, redução e substituição que você faça pode te trazer muitos benefícios já.
A melhor forma de parar com o leite de vaca, é substituí-lo com o leite e laticínios vegetais.
Hoje em dia nem consigo mais pensar em tomar leite de vaca. E os laticínios eu já reduzi muito fazendo substituições. Então, para te ajudar nessa luta contra a acne irei compartilhar algumas receitas que a minha irmã faz em casa. Qual é o melhor leite vegetal no mercado. E um curso online, que inclusive a minha irmã fez e ama, que ensina inúmeras receitas de queijo e laticínios vegetais.
LEITE VEGETAL
Por mais que há cada vez mais opções de leite vegetal para comprar, fazer o seu próprio leite é mais barato e é muito fácil. Por isso, pedi para a minha irmã a receita de leite de castanhas dela para compartilhar.
RECEITA LEITE DE CASTANHA DE CAJU
Esse é o leite mais rápido de se fazer, pois não é preciso coá-lo. Além disso, é um leite com o gosto mais neutro que você vai tomar.
Preço médio: 12 reais
Validade: 3 dias na geladeira
Rendimento: mais ou menos 1 Litro
Ingredientes:
- 1 xícara (240ml) de castanhas de caju crua
- 4 xícaras de água filtrada
Modo de fazer:
Lave as castanhas e coloque-as submersas em água por no mínimo 6 horas. Elas vão ficar bem molinhas. Escorra a água.
Adicione as castanhas e as 4 xícaras de água no liquidificador e bata bem! Quanto mais tempo você bater, mais gordura a castanha vai soltar e melhor ficará seu leite.
Caso queira, coe com um pano. Se quiser o leite mais líquido, adicione mais água. Se quiser ele menos líquido, coloque menos água.
OBS: Caso tenha esquecido de hidratar as castanhas, ferva elas em água até que fiquem bem molinhas (mais ou menos 20 minutos)
RECEITA LEITE DE AMENDOIM
Esse leite, além de ser muito gostoso para ser tomado com café, é muito mais barato que os outros vegetais.
Preço médio: 5 reais
Validade: 3 dias na geladeira
Rendimento: mais ou menos 1 Litro
Ingredientes:
- 1 ½ xícara (255g) de amendoim cru (com ou sem casca)
- 4 xícaras de água filtrada
Modo de fazer:
Lave o amendoim e coloque-o submerso em água por no mínimo 12 horas. Escorra a água.
Coloque o amendoim em uma panela, cubra com água e coloque para ferver em fogo alto. Assim que ferver, tampe a panela, deslique o fogo e deixe-o descansar por 5 minutos.
Escorra a água, e descasque o amendoim. Bata o amendoim com as 4 xícaras de água por uns 5 minutos. Coe o leite em um pano.
OBS: Descascar o amendoim não é obrigatório!
MELHOR LEITE VEGETAL DO MERCADO
Mas, se você é mais prático talvez você não se importe em gastar mais e investir no leite vegetal do mercado.
Já experimentamos alguns leites em casa e o nosso favorito é o da TAL DA CASTANHA e custa em torno de R$15,00 a R$23,00.
É realmente o que tem o melhor gosto e é também saudável, sem muitos ingredientes. O original, por exemplo, só leva água e amêndoa de castanha de caju orgânica.
Se você não consegue largar o leite no seu café, recomendo o leite de caju e de coco deles. É geralmente assim que eu começo todas as minhas manhãs.
CREME DE CASTANHA DE CAJU
Outra receita da minha irmã que eu amo é o creme de castanha caju. Essa receita me ajudou muito a reduzir o queijo, a manteiga e o requeijão. Em casa a gente passa no pão, como creme para os vegetais e até comemos puro.
RECEITA CREME DE CASTANHA DE CAJU
Assim como o leite, esse creme também tem o gosto bem neutro. Ele é ótimo para colocar nas receitas quando se quer uma cremosidade na comida. Além disso, ele também é muito fácil de se preparar. Ele pode ser preparado de várias formas, e eu vou falar a favorita da minha irmã!
Preço médio: 12 reais
Validade: 3 dias na geladeira
Ingredientes:
- 1 xícara (240ml) de castanhas de caju crua
- 1 xícaras de água filtrada
Modo de fazer:
Lave as castanhas e coloque-as submersas em água por no mínimo 6 horas. Elas vão ficar bem molinhas. Escorra a água.
Adicione as castanhas e a água no liquidificador e bata bem! Caso esteja difícil de bater pode ir adicionando mais água. Assim que ela estiver bem homogênea, transfira o creme para uma panela, para que ele reduza e o creme fique mais gostoso.
Adicione os temperos à gosto. Se você estiver com pressa, não precisa levá-lo para reduzir na panela, é só acertar o ponto e os temperos direto no liquidificador.
OBS: Caso tenha esquecido de hidratar as castanhas, ferva elas em água até que fiquem bem molinhas (mais ou menos 20 minutos)
OBS 2: Esse creme é bem prático, então, dependendo do que você colocar ele vai trazer um sabor diferente para sua comida. Por exemplo, se você colocar o suco de um limão, sal e um pouco de azeite ele pode substituir o sour cream da culinária mexicana. Para o creme básico, eu coloco sal, pimenta preta e um pouquinho de azeite.
CURSO DE QUEIJOS E LATICÍNIOS VEGETAIS
Se você está disposto a realmente largar o leite e os laticínios de vez e ver o resultado que pode ter na sua pele e saúde, eu recomendo muito o curso de queijos e laticínios vegetais da Kombi Cura.
Para ser sincera, eu mesma nunca fiz o curso. Como vocês puderam perceber todas as receitas acima são da minha irmã. Então foi ela quem fez e segue muitas receitas desse curso. E por isso eu recomendo tanto, porque as receitas realmente ficam muito gostosas. E minha irmã só elogia esse curso. Foi o assunto aqui de casa por um tempo.
Depois que a minha irmã começou a fazer as receitas, eu só como laticínios em algumas ocasiões fora de casa. Por mais que a gente já fizesse nosso próprio leite vegetal e algumas outras receitas, nesse curso ela também aprendeu a fazer todos os tipos de queijo, manteiga, requeijão e até maionese.
OUTROS FATORES QUE PODEM ESTAR PIORANDO A SUA ACNE
Por mais que a acne esteja ligada com o consumo dos laticínios, não é só isso que pode estar fazendo com que você tenha surtos de acne. Há alguns fatores que podem estar fortemente ligados com a formação da acne.
Não é surpresa para muitos que a acne é hereditária. Por mais que não exista um gene específico para a acne, alguns estudos mostram essa correlação.
Mas, não significa que só porque a acne é hereditária que não há outros fatores que estão influenciando na formação da acne:
STRESS
De acordo com um estudo feito em 2003, a alteração na gravidade da acne está correlacionada com o aumento do stress.
E há mais de um motivo para isso. O stress pode afetar os processos imunes e inflamatórios do nosso corpo, além do que quando uma pessoa está sob stress, a cicatrização da acne é mais lenta. Uma cicatrização mais lenta significa que a acne fica por mais tempo na pele, e fica mais suscetível a uma piora.
Se você sofre com acne e com stress, recomendo que você veja um post completo sobre essa relação. Além de falar sobre os sinais que mostram se a sua acne está ou não relacionado ao seu stress, há inúmeras maneiras de como reduzir surtos de acne relacionado ao stress.
DIETA
Como percebemos, a nossa alimentação está correlacionada a saúde da nossa pele.
Segundo a Clínica Mayo, uma organização americana sem fins lucrativos, além do leite, alimentos ricos em carboidratos – como pão, macarrão e batata frita – podem também ser o fator de piora da acne.
Se você quer entender qual dieta alimentar os estudos mostram como a melhor para o controle de acne, esse post traz todas as informações que você precisa para finalmente entender quais alimentos podem te ajudar na luta contra a acne.
EFEITO COLATERAL DE ALGUNS MEDICAMENTOS
O aparecimento ou surto de acne ainda pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos. Ainda de acordo com a Clínica Mayo, alguns medicamentos como corticoesteróides, testosterona (frequentemente utilizado para aumento de massa muscular) e o lítio (utilizado no tratamento da bipolaridade) podem provocar ou aumentar o aparecimento da acne.
Nesses casos, não pare com seu medicamento. Converse com seu médico para ver se é possível ou não fazer uma troca na medicação e procure um dermatologista, sempre respeitando as ordens médicas.
EXPOSIÇÃO AO SOL
A exposição ao sol deixa a pele mais seca e desidratada, induzindo a uma maior produção de sebo, e um aparecimento de mais acne.
Além disso, o calor e a umidade são motivos que também podem gerar um surto de acne. Isso porque o suor faz com que todo o excesso de óleo da pele se junte com as bactérias da sua pele e com a sujeira do dia a dia e causem obstrução da pele.
Se você costuma ter surtos de acne durante o verão, dá uma olha nesse post, ele pode te ajudar.
CONCLUSÃO
Há diversas pesquisas e estudos científicos que mostram uma forte correlação entre a acne e a ingestão de leite.
Se você já testou inúmeros medicamentos, tem cuidado diário com a sua pele, mas mesmo assim continua com surtos de acne. Faça um teste. Fique um tempo sem ingerir laticínios, veja as melhoras que esse hábito pode ter não só para a sua pele, mas para a sua vida. E nunca se esqueça de ter um acompanhamento médico em qualquer mudança alimentar que você faça.