Leite e Acne: Preciso parar de tomar ou diminuir o consumo?


Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988

Se você sofre com acne há algum tempo já deve ter ouvido falar que o leite e seus derivados podem ser a causa da sua  acne.

Mas se você perguntasse para algum dermatologista no começo dos anos 2000, provavelmente a resposta seria: nenhum alimento vai estar relacionado com as suas espinhas ou a sua pele oleosa.

Com o tempo esse pensamento mudou, e  o leite entrou para a lista dos maiores vilões de uma pele saudável.

Diversos estudos hoje demonstram que o consumo de leite e derivados (queijos, iogurtes, etc) tem um efeito inflamatório na acne.

Além disso, dermatologistas descrevem ver uma melhora significativa na acne dos pacientes que removem ou diminuem os leites e derivados da dieta. 

E se você ainda está em dúvida se a retirada do leite pode realmente fazer você ter uma pele limpa e sequinha, fique aqui com a gente porque nesse texto você verá:

  • Algumas teorias dos porquês os laticínios podem piorar a acne
  • A relação dos laticínios e a oleosidade da sua pele
  • O pior tipo de leite para quem tem acne?
  • O melhor leite para quem tem acne?
  • Como testar se o consumo de laticínios está influenciando na sua acne
  • Entender outros fatores que podem estar contribuindo para a acne
  • Entender que outros alimentos também podem estar causando acne
  • E por último, o que fazer se você estiver tendo surtos de acne

Experiência em consultório: o que uma dermatologista acha dos laticínios e acne

No decorrer deste texto, você vai perceber que diversos estudos mostram que o leite está correlacionado à uma piora da acne.

Mas, antes da gente ver um pouco sobre o que a ciência mostra, queremos compartilhar com vocês uma conversa super interessante que tivemos com a Dra Betina Faggion. 

Dermatologista há quase 30 anos, a Dra. nos contou sobre alguns casos práticos de redução de acne quando seus pacientes removeram o leite e derivados da dieta.

Acreditamos que essas histórias  podem te dar um gás para você retirar (ou pelo menos reduzir) o leite animal e derivados da sua alimentação e ver com o tempo os benefícios na sua pele. 

Então vamos lá!

Experiência de uma Dermatologista com a Retirada de Laticínios da Dieta

Antes de tudo, a Dra. Betina nos conta sobre a região em que ela atua. Isso porque, há uma zona leiteira na região  onde grande parte da população consome leite diariamente. 

E o que ela percebeu foi que sempre houve uma dificuldade maior em tratar os pacientes vindo dessa zona leiteira. 

Alguns deles voltam, após 5 meses, com acne, após um tratamento completo com Roacutan. Isso não ocorre com tanta frequência, o Roacutan é bem potente e poucas vezes não funciona a longo prazo”

Caso das Trigêmeas Idênticas

Ela ainda nos conta um caso muito interessante envolvendo irmãs trigêmeas idênticas.

“Essas três irmãs chegaram ao meu consultório com uma acne grave (grau III). A minha recomendação inicial foi a isotretinoína (Roacutan), mas a mãe das meninas preferiu não dar essa medicação.

O que fiz foi recomendar o uso da espironolactona, um ótimo medicamento oral, mas não tão potente. Por isso, passei um tempo da consulta orientando sobre a alimentação e dando foco na necessidade da retirada do leite.

Após algum tempo, as três voltaram ao meu consultório. 

Duas das irmãs tinham retirado quase que completamente os laticínios da alimentação, e tiveram resultados muito melhores na redução da acne do que a irmã que não retirou. 

A irmã que fez uso do medicamento, mas não removeu o leite da alimentação teve que fazer uso do Roacutan para não ficar com cicatrizes de acne. 

É claro que nenhum estudo foi realizado com as meninas  e o ambiente não era controlado. 

Mas, a Dra. Betina fala que é frequente uma melhora maior na acne em pacientes que mudam a alimentação, quando comparados a aqueles que não fazem mudanças. 

Esse foi o caso que mais a impactou por serem irmãs que tinham o mesmo grau de acne, tomarem o mesmo medicamento e a maior diferença entre elas foi a retirada do leite da dieta.

Por que o leite e derivados causam a acne?

Como já falamos no  início do texto, a comunidade científica já está bem confiante de que os laticínios pioram a acne.

O que percebeu-se, em diversos estudos, é que populações ou grupos que consomem mais leites e queijos de origem animal costumam sofrer mais com a  acne.

Mas por que o leite causaria acne? Algumas hipóteses são:

Hormônios “naturais” das vacas

O leite tem um papel importante para o crescimento dos bezerros. Ele é rico em hormônios de crescimento e esteróides anabólicos, porque seu papel é fazer com que os bezerros cresçam e se tornem adultos. 

Assim, a primeira hipótese acredita que estes hormônios naturais do leite causam uma desregulação de hormônios no nosso corpo, e influenciam no aparecimento de acne.

Carboidrato e glicemia

O leite é rico em gordura e carboidrato (a lactose). E os carboidratos (quando consumidos com pouca fibra) podem estimular a insulina e uma proteína chamada IGF-1 (proteína produzida no fígado).

O problema é que o aumento deste hormônio e desta proteína podem causar inflamação no corpo, estimulando as glândulas sebáceas e podendo causar ou piorar a acne do corpo. 

E os leites sem lactose também estimulam a insulina, já que eles possuem a lactose quebrada na forma de galactose e a glicose, outros tipos de carboidratos.

Hormônios de crescimento adicionados pela indústria do leite

Uma prática comum hoje na indústria do leite é a adição de hormônios nos alimentos das vacas para que eles cresçam mais e produzam mais leite. 

Só para se ter uma ideia, em 1950 uma vaca nos EUA produzia em média aprox. 2600 litros de leite por ano. Em 2021 este número chega a uma média de aprox. 10500 litros por ano. 1 Este aumento não se dá somente por causa de hormônios, mas também por outras técnicas como inseminação artificial das vacas.

Porém, análises demonstraram que o leite provindo destas vacas possuem uma porcentagem maior de IGF-1, que é a proteína que pode influenciar na inflamação do corpo e produção de sebo.

Leite e Pele Oleosa

Como você deve ter visto, uma das principais maneiras do leite influenciar na pele, é aumentando a atividade das glândulas sebáceas, que produzem o sebo.

Portanto, mesmo que você não tenha muitas espinhas, mas tenha uma pele extremamente oleosa, pode ser que o consumo de queijos estejam sendo os responsáveis por você ter uma pele gordurosa.  

Tipos de Leite e Acne

Nem todos os leites de origem animal são iguais. Existe uma variedade imensa no mercado: integral, sem lactose, desnatado, semidesnatado, e ainda de outros animais.

Alguns estudos demonstraram que existe uma correlação maior de acne, com o consumo de leite desnatado.

Isso acontece provavelmente porque este leite costuma ter mais hormônios e IGF-1.

Mas a verdade é que, como ainda não se tem ao certo o que no leite causa a acne, pode ser que todos os tipos de leite estejam contribuindo na piora da sua acne. 

Qual o Melhor Leite para quem tem Acne?

O melhor leite para quem sofre com acne são os leites vegetais: aveia, castanha, amêndoas. Eles não são  relacionados ao agravamento de acne. 

Uma marca brasileira que eu recomendo é A Tal da Castanha, que é feita com poucos ingredientes na sua formulação. 

Entretanto, se você vem buscando uma opção animal, procure por opções integrais, que demonstraram ter a menor associação com acne sem hormônio.

Além disso, opte por leites fabricados por empresas que regulam mais os hormônios durante a produção de leite. Uma marca brasileira que parece possuir um leite dentro destes padrões é a Leitíssimo.

Quem tem Acne pode tomar Leite Integral?

Quem tem acne deve evitar o consumo de leite animal e derivados, inclusive o leite integral. 

Entretanto, se você faz questão do consumo de leite animal, prefira a opção integral, que demonstrou menor associação com acne. 

Mas, se possível, dê preferência a opções vegetais. 

Pior Leite para quem Toma Leite?

Como já dito, o pior leite para quem tem acne é aquele que contém grande quantidade de hormônios, e IGF.

Dentre as opções disponíveis no mercado, a que possui a maior quantidade destas substâncias é o leite desnatado. 

E o queijo e a acne? E o iogurte e a acne?

Como são derivados do leite animal, o consumo dos derivados de leite como iogurtes e queijos também podem influenciar no agravamento da acne. 

Assim como o leite, eles também possuem hormônios, IGF-1 e alteram a insulina, causando inflamação no corpo e aumento na produção de sebo.

E o whey protein e a acne?

O whey protein, ou proteína do soro do leite, é um suplemento muito consumido por quem quer ganhar massa muscular. 

Ele é constituído principalmente por alfa-globulina e beta-globulina. O whey é produzido por um processo que transforma em pó aquele soro que é descartado na fabricação de iogurte. 

Por este motivo, é considerado que, assim como o leite e seus derivados, ele pode causar acne e espinhas.

Mesmo não existindo muitos estudos que analisam as relações do whey com a acne, sendo assim difícil confirmar a relação, a Dra. Betina disse que em seu consultório consegue ver alguns casos de melhora na acne após a retirada do whey, ou substituição dele por opções vegetais. 

Como ver o o impacto dos laticínios na sua acne?

O melhor jeito de perceber se a sua acne está sendo causada ou agravada pelos laticínios, é retirando eles da sua dieta por pelo menos 3 semanas e analisar a sua pele. Em várias pessoas, este período é o suficiente para ver uma melhora na pele. 

Após 2 meses, a melhora começa a ser bem mais significativa. 

Algumas dicas que podem ajudar neste período:

  • Use abacate, homus, pasta de amendoim ou de castanha para colocar no pão.
  • Use creme de castanha de caju no lugar de cremes de receitas, como estrogonofe, escondidinhos. 
  • Use azeite de oliva no lugar da manteiga
  • Hoje em dia no mercado existem opções vegetais de quase todos os produtos animais: iogurte, leite, cream cheese, queijos, etc. 
  • Procure na internet opções veganas das suas receitas favoritas. 

Algumas marcas que vendem estes produtos:

  • VidaVeg: iogurtes, queijos, manteiga , cremes e leites.
  • A tal da Castanha: leites vegetais de diversos tipos (castanha de caju, amêndoas, aveia, achocolatado, coco)
  • SuperBom: queijos vegetais diversos
  • Nice Milk: leite de castanha concentrado, ideal para fazer leite e creme de castanha a um preço bem legal.

Algumas receitas faceis para fazer estes produtos:

  • Esta receita é de pasta de Avocado para passar no pão, da Panelinha. 
  • Esta receita é de creme de castanha de cajú, do Chefinha Natural. 

O que Piora a Acne?

Se você testou tirar os lacticínios e sua pele não melhorou como você estava esperando, entenda que a acne pode ser causada por diversos fatores. 

A ingestão pode estar sendo apenas um fator irritante, mas outros fatores podem estar tendo um papel maior  na sua pele.

Alguns fatores para ficar de olho:

  • Oscilações hormonais (puberdade, gravidez, doenças como ovário policístico). Entenda melhor sobre este fator neste post aqui.
  • Fatores genéticos
  • Uso de anabolizantes ou alguns medicamentos 
  • Uso de produtos oleosos e não recomendados para a sua pele. 
  • Produtos de cabelo que “escorrem” para a pele. 
  • Stress
  • Dieta com alto índice glicêmico

Outros alimentos que podem causar Acne?

O leite é apenas um dos alimentos que podem estar trazendo malefícios para a sua pele. 

A dieta comum ocidental, rica em alimentos processados e com poucos produtos in natura, pode ser a causa da sua acne também.

Hoje em dia acredita-se que ter uma dieta que cause picos de insulina, ou seja, aumentem o açúcar no sangue, tem um efeito inflamatório no corpo, trazendo consequências em todas as esferas do corpo e também na pele. 

Essa inflamação do corpo pode influenciar na produção de sebo na pele, desencadeando uma crise de acne.

Existem duas maneiras principais de evitar que os picos de insulina ocorram.

A primeira delas é evitar qualquer alimento com alto índice glicêmico, ou seja, ricos em carboidratos refinados, como pães, massas e algumas frutas, como melancia.  Além de dar preferência a alimentos com baixo índice glicêmico, como legumes, castanhas, leguminosas, etc. 

A segunda delas é manter uma dieta rica em alimentos com fibras, que vão atrasar a entrada de glicose no sangue, regulando a sua insulina, mesmo se você acabar comendo um alimento com um arroz branco. 

Alguns alimentos ricos em fibras são as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), legumes, cereais integrais.

Se você ainda quiser muito comer seu pão refinado, tente incluir o máximo de alimentos com fibras durante o dia, e na mesma refeição, para que a insulina não “suba tanto”. Um exemplo é comer pão com hommus (pasta de grão de bico), ou comer uma fruta junto com seu pão da tarde.

Alimentos para evitar DURANTE uma crise de Acne?

Durante uma crise de acne, tente regular seu nível de insulina, mantendo uma alimentação rica em fibras. 

Entretanto, entender quais alimentos evitar durante uma crise de acne é um pouco mais individual. Em algumas pessoas, algum alimento pode causar uma piora grande na pele, enquanto em outras não. 

Mas, alguns alimentos que costumam ter um impacto negativo na pele são:

  • Alimentos industrializados
  • Whey protein
  • Alimentos ricos em ômega 6 (óleos vegetais, ovos e carne animal)
  • Laticínios e derivados

PS: os estudos ainda não são 100% conclusivos em relação a estes alimentos, então, faça o teste com eles assim como com o leite. 

Como tratar suas espinhas durante o surto?

Se você estiver tendo um surto, que acha ter sido causado por laticínios, além de cessar seu consumo, tente tratar sua pele com um skincare para que a acne não deixe cicatriz, e diga estas dicas:

  1. Lave o rosto com um sabonete com ácido salicílico 3 vezes ao dia
  2. Use um medicamento para espinhas com efeito “rápido”, secativo, como por exemplo o  peróxido de benzoíla
  3. Não cutuque em hipótese alguma
  4. Se o surto for com espinha mais profundas procure um dermato, para medicação oral
  5. Em acnes superficiais, se não houver melhora em 30 dias com reeducação alimentar e com estas dicas acima, procure um dermato!

Mariana Faggion

Sempre gostei de realmente entender tudo. Na verdade só consigo criar um hábito se tenho 100% de confiança que aquilo é realmente bom para mim. E essa característica minha está no mundo do skincare também. Me vi submersa em tanta informação que comecei a ficar confusa! Por isso ao escrever cada texto eu busco muita informação de confiança: médicos, livros e estudos. E então eu tento simplificar o máximo possível para que você não precise ficar confusa também.

Posts Recentes