Qual a Melhor Dieta para Controlar a Acne?


Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

A melhor dieta para a prevenção da acne é a com baixo índice glicêmico. Isso ocorre porque os alimentos de alto índice glicêmico, aumentam a glicose no sangue e uma das reações do nosso corpo é o aparecimento de mais acne.

Já é consenso que a alimentação está altamente correlacionada com a nossa saúde em geral. Assim, cada vez mais pesquisadores fazem estudos à respeito dos  alimentos que ingerimos e o papel que isso pode ter na nossa saúde. E isso inclui também as inúmeras pesquisas correlacionando a alimentação e o aparecimento de acne.

Assim, veremos nesse post o motivo dos alimentos com alto índice glicêmico provocarem a formação da acne. Se há outros alimentos que comprovadamente são responsáveis pelo aparecimento de acne e principalmente quais alimentos podem te ajudar a ter uma pele mais saudável e bonita. Tudo isso, é claro, baseado em estudos científicos.  

A DIETA REALMENTE INFLUENCIA NA SAÚDE DA SUA PELE?

A acne é considerada uma doença da civilização ocidental que afeta 79% a 95% dos adolescentes em países industrializados. Isso significa que ela é inclusive não existente em algumas populações não ocidentais como os ilhéus de Kitava em Papua Guiné ou o povo indigine Aché do Paraguai. Assim, não podemos considerar a acne apenas um fenômeno fisiológico da puberdade que todos os adolescentes passam por isso.

É claro que a acne está ligada a genética e a mudança de hormônio que os adolescentes passam na puberdade. Mas, também devemos considerar que o alto índice de acne nos adolescentes em países industrializados pode ser uma sinalização para os nutrientes que consumimos e o papel que  a alimentação desempenha no aparecimento da acne na maioria das pessoas.

Um estudo feito sobre dieta e acne evidencia o papel da dieta ocidental na patogênese da acne, uma vez que a acne esta ausente em populações que possuem uma dieta com baixa carga glicêmica e sem consumo de leite ou derivados.

O que eles mostram nesse estudo é que dependendo da sua alimentação, a atividade de uma enzima chamada TOR pode aumentar e a estimulação excessiva do TOR induzida pela dieta ocidental padrão pode se manifestar como puberdade prematura e acne. Assim, uma dieta com maior consumo de vegetais e frutas podem ajudar na supressão da enzima TOR e melhorar a acne.

DIETA COM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO PODE LEVAR A MENOS ACNE

Dependendo do funcionamento do nosso corpo e das nossas enzimas podemos ter mais ou menos acne, e isso significa que também podemos controlá-la com o que ingerimos.

De acordo com a renomada Academia Americana de Dermatologia a dieta que pode levar a uma menor formação de acne é a com baixo índice glicêmico. Mas, qual o motivo?

Alimentos com alto índice glicêmico, que são todos aqueles que a gente adora (pão branco, arroz, batata frita e açúcar), aumentam o nosso açúcar no sangue rapidamente, ou seja são responsáveis por um pico de insulina. O problema é que quando o açúcar no sangue aumenta, isso causa inflamação em todo corpo e esses picos fazem com que seu corpo produza mais sebo (substância que deixa a sua pele mais oleosa), levando à mais surtos de acne.

Assim, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, pequenos estudos mostram que a dieta com baixo índice glicêmico podem te auxiliar no combate a acne, isso porque essa dieta elimina esses picos de açúcar no sangue.

ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE ACNE E DIETA DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

Um estudo na Austrália foi feito com 43 homens. Alguns homens nessa pesquisa continuaram com a sua dieta normal e outros mudaram a sua dieta para uma de baixo índice glicêmico por 12 semanas. Ao final dessa pesquisa, os que haviam mudado a sua dieta tinham significativamente menos acne do que os que não seguiram

Resultado semelhante foi encontrado em uma pesquisa feita na Coreia do Sul. Eram 32 pacientes com acne, entre 20 e 27 anos e aqueles que seguiram a dieta apresentaram menos acne ao final de 10 semanas comparado aqueles que não mudaram a sua dieta normal.  

Outro estudo feito nos Estados Unidos com 2.258 pessoas que fizeram uma dieta com baixo índice glicêmico mostrou que 87% dos pacientes disseram que tinham menos acne e 91% dizendo que precisavam de menos remédios para acne. No entanto, devemos levar em consideração que ao contrário dos outros estudos, esse não tinha um grupo controle, e o objetivo era a perda de peso.

ALIMENTOS QUE AJUDAM NO COMBATE A ACNE

Agora que já analisamos alguns estudos científicos e percebemos que a dieta indicada para controlar a formação de acne, vamos ser mais práticos e entender, quais alimentos são “skin friendly” e vão te ajudar a ter uma pele mais saudável e mudar a sua aparência.

ALIMENTOS COM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

Uma estratégia dietética abrangente para o tratamento da acne é o consumo de produtos com baixo índice glicêmico, feitos de carboidratos complexos, já que estes não darão um pico de aumento de açúcar no sangue. Vejamos, então, algum desses alimentos:

  • Legumes;
  • Frutas;
  • Vegetais;
  • Grãos integrais;
  • Pão integral;
  • Arroz integral;
  • Quinoa;
  • Feijão;
  • Lentilha;
  • Cenoura;
  • Tomate;
  • Espinafre;
  • Amoras;
  • Sementes;
  • Nozes;
  • Salmão.

O mais importante é entender que cada corpo é diferente, e cada um possui uma reação distinta. Talvez um alimento que seja um gatilho para um surto de acne para você não é o mesmo que para o seu amigo ou irmão.

É importante observar quais alimentos te fazem bem e quais não. Não só em relação à saúde da sua pele, mas do seu corpo em geral. Você deve prestar atenção no seus surtos de acne e se perguntar:

Algum alimento, bebida ou dieta em específica tende a aumentar ou desencadear o meu surto de acne? O que acontece se eu fico sem esse alimento por algum tempo? Melhora? Piora? Ou é indiferente?

Tentativa e erro em algumas situações podem ser o seu melhor amigo. Observe como seu corpo responde à sua alimentação. Mas, sempre faça isso com a supervisão de um médico, cada um é diferente e a orientação deve ser individualizada. Deve ser levado em consideração não só a saúde da sua pele, mas também a saúde de outros órgãos e do seu corpo como um todo, suas alergias e suas respostas a cada estímulo.

ALIMENTOS QUE REDUZEM A INFLAMAÇÃO

Alimentos inflamatórios podem também ter um papel nos surtos de acne. 

Por isso, a ingestão de nutrientes que reduzem a inflamação podem ser benéficos para a pele e o desaparecimento da acne.

ZINCO E ACNE

Um estudo sobre a correlação entre a gravidade de acne em alguns pacientes  e a quantidade de zinco no sangue mostrou que o zinco é extremamente importante não só para o regular o metabolismo e os níveis hormonais, mas também para a saúde da pele.

O  fato de ocorrer uma diminuição no nível de zinco em pacientes com acne severa sugere que há um consumo de zinco pelo nosso corpo no processo inflamatório. E o que os pesquisadores aconselham é aumentar a quantidade de zinco na dieta para 40 mg de zinco por dia. Mas, antes de você fazer qualquer mudança brusca em sua dieta, procure um profissional da área.

Alguns alimentos que possuem zinco são: semente de abóbora, castanha de caju, quinoa, feijão, lentilhas e alguns frutos do mar como ostras e caranguejo.

O leite é também um alimento que possui níveis altos de zinco, mas por outros motivos, a sua ingestão promove mais surtos de acne. Assim, pode ser que a interrupção do leite, diminua os níveis de zinco, mas ao mesmo tempo melhore a sua acne.

VITAMINA A e E e ACNE

Outro estudo avaliou o nível de zinco e vitaminas A e E no sangue e a gravidade da acne no paciente. A pesquisa foi feita com 94 pacientes e encontraram uma relação entre o nível das vitaminas e da acne, sugerindo que as pessoas podem diminuir a gravidade da acne com o aumento da ingestão de alimentos que são ricos nessas vitaminas.

ANTIOXIDANTES E OMEGA 3 E ACNE

Acredita-se que tanto antioxidantes quando ômega 3 reduzem inflamação. Um estudo sobre acne, saúde mental e consumo do ômega 3, analisou e percebeu que o suplemento diário de antioxidantes e ômega 3 reduziu a acne e melhorou a saúde mental dos pacientes.

Concluiu-se que há uma relação positiva entre o consumo desses compostos e a diminuição da acne. Além disso, devemos levar em consideração que há também estudos que indicam que a gravidade da acne esta correlacionada com o aumento do stress já que quando uma pessoa está sob stress, a cicatrização das feridas é mais lenta.

Além disso, os surtos de acne podem gerar um grande sofrimento emocional, o que apenas piora a condição de pele. Por isso é de extrema importância, não só pela saúda da sua pele, mas cuidar da sua saúde mental e procurar profissionais da área que podem te ajudar e auxiliar com a sua ansiedade ou em momentos difíceis e de extrema pressão.

ALIMENTOS QUE PIORAM A ACNE

Entendi já que os alimentos com alto índice glicêmico podem aumentar a oleosidade da minha pele e consequentemente a formação da acne. Mas, quais são esses alimentos? Há algum outro alimento que pode piorar os meus surtos de acne também?

Alguns alimentos podem desencadear os picos de insulina, entre eles, incluem alguns de nossos queridinhos:

  • Massa;
  • Arroz branco;
  • Pão branco;
  • Açúcar.

A CORRELAÇÃO ENTRE O LEITE E A ACNE

Mas, alguns estudos mostram que outros alimentos também podem ter alta correlação com o aparecimento da acne, o principal deles: o leite. Inúmeras pesquisas feitas pela Universidade de Harvard e outras instituições constatam que a ingestão de laticínios está diretamente relacionado com a epidemia de acne nas civilizações industrializadas.

Esse post apresenta inúmeras pesquisas e estudos científicos à respeito do assunto, bem como o pior leite para a formação da acne e o que o Conselho Nacional de Laticínios diz à respeito dessas constatações.

Mas, resumidamente, o leite possui uma carga de hormônio muito pesada e esses hormônios e as moléculas bioativas são adicionados à nossa carga normal e biológica fazendo com que ocorra mais surtos de acne.

Assim, devemos levar em consideração que uma restrição no consumo de leite pode ser benéfica na prevenção de algumas doenças como a acne. Discuta essa opção com o seu dermatologista.

CONCLUSÃO

A nossa alimentação tem um papel muito importante na nossa saúde, isso inclui tanto a nossa saúde mental quanto a da nossa pele. Alguns estudo sugerem alimentos que podem ajudar no controle da nossa acne e outros que podem ser uma das causas dos nossos surtos.

Embora tenhamos que levar todas essas informações em consideração, não devemos modificar drasticamente a nossa dieta sem antes ir ao médico que fará uma avaliação individual de todas as nossas condições e indicar qual é a melhor dieta para você.

Além disso, há outras maneiras que podem te auxiliar em uma melhora da sua acne, como o cuidado diário com a sua pele, uso de medicamentos tópicos ou orais e até mesmo a diminuição do seu nível de stress. Devemos entender todas essas ferramentas para saber qual ou quais são as que te trazem mais resultados.  

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes