O Guia Completo para o Melhor Tratamento de Acne


Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

Quando eu comecei a escrever sobre pele, eu recebi muito incentivo, principalmente da minha mãe. Não é para menos. Ela é dermatologista e é quem me ensina tanto e revisa todos os meus textos.

Ela me incentivou porque, claro, é a minha mãe. Mas também porque sempre notou dois interesses em mim:

O primeiro é que eu sempre amei cuidar da minha pele, aprender sobre tudo que ela tinha para me ensinar. Como e quando passar os cremes, para o que eles serviam e quais eram os melhores do mercado.

E o segundo é que eu sempre amei ajudar os outros. Qualquer amiga. Não importava o problema que fosse, se eu pudesse ajudar, eu estava lá querendo fazer a vida de alguém mais fácil.

Então, eu sempre soube que um dos posts mais importantes que eu iria escrever é esse daqui, sobre o melhor tratamento de acne. É claro que não substitui uma consulta ao dermatologista. Mas, quando eu vi outros artigos na internet, eu percebi que por mais que a informação pudesse estar certa, ela não era completa, ela não ajudava de verdade quem se sente perdido a entender qual é o caminho.

Assim, eu trouxe aqui, da maneira mais simples que pude, todas as especificações para você ter a informação de qual é a melhor tratamento para cada tipo de acne e quais cremes são os melhores dependendo do objetivo que você queira ( talvez prevenir o envelhecimento ou talvez se livrar de algumas manchas da sua pele também).

Me baseie em estudos e em casos bem sucedidos em consultório médico. Espero ajudar, o máximo que posso a te informar do melhor tratamento de acne para você.

QUAIS SÃO OS MEDICAMENTOS DE TRATAMENTO DE ACNE?

Antes de mais nada, uma parte muito importante para o tratamento de acne é também os cuidados diários com a pele, como a higienização e a hidratação da pele. Escolher os produtos certos é fundamental já que muitos podem até estar contribuindo para a piora da acne.  

Os produtos certos de higienização ajudam a evitar poros entupidos e acne, já a hidratação tem como algum de seus benefícios controlar a oleosidade da pele e facilitar a absorção de outros produtos (como os cremes para a acne). Se você ainda não tem um rotina de skincare para o seu tipo de pele, esses posts podem te ajudar muito, já que eles não só te ensinam como escolher os produtos, mas também mostram a minha opinião, não viesada e depois de testar incontáveis produtos de skincare.

Em relação aos medicamentos para o tratamento de acne, eles podem ser divididos entre dois grandes grupos: os tópicos e os orais.

Os medicamentos tópicos são os produtos aplicados externamente na pele e os mais utilizados pelos dermatologistas são:

Imagem revisada por uma dermatologista e com direitos autorais reservados.

Já os medicamentos orais utilizados no tratamento de acne são:

Imagem revisada por uma dermatologista e com direitos autorais reservados.

Por mais que esses nomes não sejam familiares, na tabela a seguir, iremos usar nomes de produtos que podem ser encontrados em farmácias, para facilitar o entendimento.

Conversei com a médica Betina Faggion para entender quais medicamentos são utilizados para cada tipo de acne e assim, surgimos com essa tabela de tratamentos.

Mas, antes ela nos deixou um alerta da importância da consulta médica antes de iniciar qualquer tratamento, e que esta é apenas uma tendência de abordagem em casos bem sucedidos vistos no decorrer da sua carreira.

*Benzac AC: peróxido de Benzoíla; Differin Gel: retinóides tópicos; Azelan: ácido azelaico;
Epiduo: peróxido de benzoíla + adapaleno; Clindoxyl Control: peróxido de benzoila + antibiótico; Diacqua: espirolactona; Roacutan: isotretinoína –
Imagem revisada por uma dermatologista e com direitos autorais reservados.

Se você ainda não sabe, antes de ler mais sobre os tipos de tratamento de acne, é bom entender qual é o seu tipo de acne para saber qual é o melhor tratamento para você.

Mas, e em relação aos produtos tópicos, como escolher entre eles?

MELHOR TRATAMENTO EM CREME PARA ACNE

O melhor medicamento tópico para a acne irá depender de inúmeros fatores subjetivos e individuais de como a sua pele irá reagir a eles e a sua acne.

Por isso nesse post foquei em estudos que indicam os melhores tratamentos em creme para acne e outras finalidade que esses cremes podem ter, como por exemplo, quais possuem propriedades antienvelhecimentos ou efeitos clareadores.

Como o preço é também fator importante para discutir com seu médico, fiz uma extensa pesquisa para chegar a uma média do preço dos tratamentos tópicos e orais para acne.

Mas, antes de vermos e entendermos a propriedade de cada um. A tabela abaixo mostra um panorama geral de como os cremes de acne podem te ajudar:

Imagem revisada por uma dermatologista e com direitos autorais reservados.

RETINÓIDES E TRATAMENTO DE ACNE

Os cremes de retinóides são muito usados no tratamento de acne e estudos mostram que eles são altamente eficazes tanto contra acne inflamatória, como as espinhas, e não-inflamatória, os cravos.

Mas, esse medicamento pode trazer outros benefícios para sua pele?

Estudos mostram que os retinóides são um dos melhores agentes antienvelhecimento.

Então, se você já possui uma pele madura a opção dos retinóides para tratar as sua acne é uma ótima alternativa já que é também um medicamento que melhora sinais como manchas e rugas finas relacionadas à exposição solar.

Mas, para os jovens, os retinóides também tem outros benefícios, e é um dos motivos que minha dermatologista (que também é a minha mãe) sempre recomendou que eu inserisse eles na minha rotina, como:

  1. A prevenção do envelhecimento e;
  2. Dar um aspecto viçoso para a pele devido ao estimulo do colágeno.

O retinóide também tem efeito comedolítico. E o que isso significa? Basicamente que eles são um dos melhores cremes para quem quer se livrar dos cravos.

Além disso, se você procurar por retinóides, você irá se deparar com dois tipos que podem ser usados para tratar acne: um é chamado adapaleno e o outro de tretinoína.

E entre adapaleno e tretinoína, qual é melhor? A tretinoína é considerado mais potente que o adapaleno. Mas, é também mais provável que deixe a pele mais sensível e irritada, não sendo tão indicada para todas as peles. O adapaleno não é tão agressivo e também bastante eficaz, perfeito para as peles mais sensíveis.

Exemplos de retinóides: Adapaleno (Adapel gel,  Differin gel e Belpele); Tretinoína ( Vitanol – A tretinoína)

ÁCIDO AZELÁICO E TRATAMENTO DE ACNE

O ácido azeláico possui propriedades anti-inflamatórias e antibióticas o que o torna eficaz para o tratamento da acne. Ainda, estudos mostram que o creme de ácido azeláico reduz a proliferação de bactéria e promove a descamação da pele. Além de ser muito utilizado pelos dermatologistas.

E qual são as outras propriedades o ácido azeláico?

O ácido azeláico é muito conhecido pelos seus efeitos clareadores.

O ácido azeláico é também utilizado no tratamento e prevenção de manchas. Inclusive, uma review mostra a eficácia desse ácido para o tratamento de vários distúrbios hiperpigmentários (escurecimento da pele por aumento da produção da melanina) como o melasma.

Exemplo de ácido azeláico: AZELAN 15% ou 20%

ÁCIDO SALICÍLICO E TRATAMENTO DE ACNE

O ácido salicílico funciona bem para acne leve e previne surtos de acne. Por isso ele é muito encontrado em inúmeros produtos como gel de limpeza facial ou protetor solar.

Por ser um beta hidroxiácidos, o ácido salicílico é solúvel em óleo e possui algumas características:

  • Seborregulador, ou seja é capaz de controlar o sebo da pele que deixa a pele oleosa;
  • Anti-inflamatório;
  • Antibacteriano;
  • Anti-vermelhidão;
  • Aumenta a produção de colágeno.

Ácido salicílico em uma concentração mais alta pode ser usado como um peeling para o tratamento de acne. Mas, de acordo com a Mayo Clinic, o uso deste medicamento deve ser indicado e acompanhado por um médico, uma vez que a alta absorção deste ácido pode causar envenenamento por ácido salicílico. 

Qual outro benefício esse creme pode trazer?

O ácido salicílico é considerado um dos melhores produtos para o tratamento da cicatriz de acne.

A eficácia do tratamento de cicatriz de acne quando aplicado ácido salicílico foi observada em um artigo publicado em 2010. Assim, se você está combatendo a acne ativa, mas também possui algumas marcas e cicatrizes de acne, o ácido salicílico pode ser uma indicação de seu médico. Ou pelo menos incluir na sua rotina de pele algum gel de limpeza de pele com esse ativo.

Se você também se sente frustrado com as suas cicatrizes de acne, eu recomendo muito que você dê uma olhada nesse post, já que ele detalha o melhor tratamento dependendo do tipo de cicatriz de acne que você possui.

Exemplo de ácido salicílico: Ácido salicílico é difícil de encontrar por si só, quando não manipulado na farmácia. Mas, há muitos produtos que tem como ativo o ácido salicílico e é uma ótima maneira de implementar esse ácido na sua rotina de skincare. O Skinceuticals LHA Cleansing Gel é um bom exemplo de gel de limpeza facial que tem ácido salicílico em sua fórmula (0,2%). Além disso, ele também possui 3,5% de ácido glicólico e a própria marca possui comprovação científica de que este produto reduz a oleosidade e as imperfeições de acne em algumas semanas de uso. Por isso é um produto de alta qualidade que pode ser inserido no seu tratamento (se você está disposto a fazer esse investimento, veja aqui o preço atual na Amazon).

ÁCIDO GLICÓLICO E TRATAMENTO DE ACNE

Outro creme utilizado no tratamento de acne é o acido glicólico.  Seu efeito peeling induz uma renovação celular e melhora a aparência da pele.

O ácido glicólico é também muito eficaz no tratamento antienvelhecimento

Uma pesquisa publicada pelo Jornal Americano da Sociedade dos Cirurgiões Plásticos confirmou a eficácia do ácido glicólico no rejuvenescimento da pele. E não é para menos, além da renovação celular, o ácido glicólico melhora a hidratação e a elasticidade da pele.

Exemplo de ácido glicólico: Roc Oil Control Glycolic e Glycolic 10 Renew Overnight da SkinCeuticals. (visite o site da Amazon para saber o preço atual do último produto).

Ácido Glicólico da SkinCeuticals

PERÓXIDO DE BENZOÍLA E TRATAMENTO DE ACNE

O peróxido de benzoíla é um produto eficiente e eficaz para o tratamento da acne, como podemos ver por essa review. Esse produto é um agente oxidante e o seu tratamento se dá justamente pela sua atividade antibacteriana e anti-inflamatória.

Inclusive o peróxido de benzoíla é ótimo para tirar o aspecto oleoso da pele, deixando ela com um textura bem “sequinha”.

O peróxido de benzoíla tem sua eficácia potencializada quando associado a outros medicamentos.

Por exemplo, um estudo mostrou que a eficácia da associação do peróxido de benzoíla com o ácido azeláico (aquele que também ajuda nas manchas) é maior do que o tratamento com ele sozinho. Outra associação muito comum é  a do períoxido de benzoíla com o antibiótico ou com retinóide.

Exemplo de peróxido de benzoíla: Benzac AC e o Epiduo (esse último associa o peróxido de benzoíla com adapaleno, um retinóide)

Epiduo- exemplo de produto tópico com peróxido de benzoíla e retinóide

E OS ANTIBIÓTICOS EM CREME PARA O TRATAMENTO DA ACNE SÃO EFICAZES?

Os antibióticos em creme são muito eficazes na luta contra a acne, mas eles não são recomendados para serem utilizados isoladamente. Um estudo publicado pelo Jornal da Sociedade Alemã mostrou que formulações combinadas de antibióticos tópicos com peróxido de benzoíla ou retinóides aumentam significativamente a eficácia do produto.

Usar um creme que tenha na sua composição antibiótico e peróxido de benzoíla juntos diminui a resistência à antibióticos.

Além disso, um estudo de 2017 mostrou que é prática comum entre especialistas a recomendação de terapia tópica de retinóides (que são também agentes antienvelhecimento) com antibiótico no tratamento de acne.

Por isso, os antibióticos tópicos não devem ser usados sozinhos e na maioria das vezes os produtos encontrados são os de formulação combinada, tanto pela eficácia quanto segurança.

Exemplo de produtos tópicos com antibióticos: Clindoxyl Control (contém antibiótico clindamicina e peróxido de benzoíla), Vitacid Acne Gel (contém antibiótico clindamicina e tretinoína, um retinóide)

Vitacid Acne Gel – exemplo de produto tópico com antibiótico e retinóide

ASSOCIAÇÃO DE CREMES PARA A ACNE É COMUM ENTRE OS DERMATOLOGISTAS

Conversando com a dermatologista revisora dos artigos do site, percebemos que uma abordagem muito comum é a associação de medicamentos, já que como dito por ela, desse modo podemos alcançar “o melhor dos dois mundos”.

E qual é a melhor associação de cremes para a acne?

A melhor associação de medicamentos tópicos será indicada pelo seu dermatologista após examinar a sua pele já que dependerá de alguns fatores individuais. Mas, vejamos alguns exemplos, para ficar mais claro:

O paciente sofre porque ela possui muitos cravos e tem uma pele bastante oleosa: uma boa saída é o uso de um produto como o BENZAC AC em um dia já que poderá trazer um aspecto mais “sequinho” para a pele, e no outro dia, usar o VITACID GEL ACNE que é um dos melhores tratamentos para os cravos (acne grau I).

O paciente que além da acne, possui muitas manchas e rugas devido a uma grande exposição ao sol: essa pessoa pode fazer o uso do AZELAN em um dia, que por ser um ácido azeláico irá ser ótimo para o clareamento das manchas, e no outro o VITANOL-A tretinoína ou VITACID GEL ACNE, para melhorar sinais como rugas relacionadas à exposição solar. E claro, ambos os medicamentos são ótimos no tratamento da acne.

O paciente é uma pessoa mais velha que possui algumas cicatrizes de acne, mas também sofre com acne ativa: seria ótimo o uso do ácido glicólico em um dia, já que é um agente antienvelhecimento potente para peles maduras, como por exemplo o Glycolic 10 Renew Overnight da SkinCeuticals. No outro dia, pode ser usado um produto como o  EPIDUO. Outra possibilidade é alternar o EPIDUO com o VITACID GEL ACNE também, ambos à noite. Por fim, seria ideal inserir na rotina de skincare um gel de limpeza e um protetor solar que tem como ativo o ácido salicílico.

Esses exemplos são apenas uma maneira de deixar mais claro como podemos combinar medicamentos para obter mais de um resultado no tratamento de acne. Mas, para entender qual a melhor e mais segura combinação para você, somente a consulta. Já que por exemplo, se a sua pele é sensível, os retinóides como o VITINOL-A e o VITACID ACNE tendem a ser muito agressivos e irritar a pele.

MELHOR TRATAMENTO ORAL DE ACNE

É imprescindível que todos os tratamentos orais de acne devem ser prescritos e acompanhados por um médico dermatologista inscrito na Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O uso destes medicamentos muitas vezes é necessário para a saúde da pele e para a saúde mental que pode estar bastante abalada. O médico deverá observar de perto o paciente já que por mais que esses medicamentos possam trazer resultados extraordinários, eles também pode trazer alguns efeitos colaterais. Além do que, a maioria dos remédios aqui tratados só podem ser obtidos com prescrição médica.

Vejamos antes uma visão geral sobre os tratamentos orais:

Imagem revisada por uma dermatologista e com direitos autorais reservados.

ANTIBIÓTICOS E TRATAMENTO DE ACNE

Melhor para: acne inflamatória moderada a grave (acne grau II ou III).

Tempo médio de tratamento: geralmente o seu uso varia de 3 a 4 meses para acne inflamatória moderada e depois há apenas o controle do aparecimento de acne com o uso de medicamentos tópicos. 

Quanto tempo demora para ver resultado do uso de antibióticos no tratamento da acne: A melhora da acne inicia usualmente depois de 10 a 15 dias do início do tratamento.

Exemplo de antibiótico: Tetraciclina  500 mg ou minociclina  100 mg

Antibióticos orais geralmente são utilizados para acne moderada a grave e irão reduzir as bactérias e controlar as inflamações.

Mas, como você já pode ter ouvido, o uso de antibiótico deve ser controlado para não criarmos resistência à eles. Por isso, caso ele não funcione por um período, muitos dermatologistas costumam mudar a estratégia. Assim, ao invés de repetir o uso do antibiótico, trocam para outros medicamentos como a espironolactona se a paciente for mulher, ou até mesmo isotretinoína.

ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE ANTIBIÓTICOS E TRATAMENTO DE ACNE

O Seminars in Cutaneous Medicine and Surgery publicou em 2016 um artigo sobre os benefícios dos antibióticos para o tratamento da acne. Além desse medicamento ser considerado eficaz por combater a proliferação das bactérias, alguns antibióticos também são eficientes contra a acne pelas suas propriedades anti-inflamatórias.

De acordo com a Mayo Clinic, antibióticos orais devem ser usados pelo menor tempo possível para não adquirir resistência à eles, por isso um médico deverá determinar qual será o tempo que você deve usá-lo. Além do que o uso do antibiótico pode ser associado com o peróxido de benzoíla para ajudar a reduzir o risco do desenvolvimento de resistência.

EFEITOS COLATERAIS DO TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICOS

Antibióticos podem causar alguns efeitos colaterais como dores de estômago ou tontura, além disso eles também podem aumentar a sensibilidade da pele ao sol, por isso o uso do protetor solar é essencial quando estiver fazendo uso deste medicamento. Converse com seu médico sobre esses e outros possíveis efeitos.

ISOTRETINOÍNA E TRATAMENTO DE ACNE

Melhor para: acne nódulo cística e acne grave ou moderada resistente a tratamentos habituais (acne grau III ou IV)

Tempo médio de tratamento: segundo a Academia Americana de Dermatologia, um curso de tratamento geralmente leva de quatro a cinco meses. Mas, de acordo com a dermatologista revisora destes conteúdos, o que ela percebe na prática é que o tratamento completo leva por volta de 6 a 10 meses.

Quanto tempo demora para ver resultado do uso da isotretinoína no tratamento da acne: a acne começa a melhorar depois de 2 ou 3 semanas do início do tratamento. Entretanto, em alguns casos a acne pode piorar no primeiro mês, para só começar a melhorar e ver resultados no segundo mês de uso do medicamento.

Exemplo de isotretinoína: Roacutan

A isotretinoína oral (Roacutan) é um medicamento potente usado em casos em que a acne não responde a outros medicamentos.

ESTUDOS CIENTIFÍCOS SOBRE ISOTRETINOÍNA E TRATAMENTO DE ACNE

Um estudo publicado pelo Jornal Britânico de Dermatologia avaliou o benefício a longo prazo do tratamento com isotretinoína de acne resistente a outras terapias. O estudo feito com 88 pessoas e com duração de 10 anos concluiu que isotretinoína é um tratamento seguro e eficaz que produziu uma melhora na acne da maioria dos pacientes, sendo que a maioria das pessoas presentes no estudo precisaram apenas de 4 meses para uma melhora clínica de 85%.

No entanto, mesmo sendo considerado um tratamento seguro, isso não significa que ele pode ser usado por todos e nem de qualquer forma. Por se tratar de um remédio potente pode causar efeitos colaterais graves.

EFEITOS COLATERAIS DO TRATAMENTO COM ISOTRETINOÍNA

A Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte sobre alguns efeitos colaterais são:

  1. Ressecamento dos olhos;
  2. Ressecamento de pele e mucosas ( recomenda-se aumento da hidratação das áreas atingidas e seu médico poderá ainda reduzir as doses para evitar que ocorra a suspensão do medicamento)
  3. Elevação de gorduras sanguíneas;
  4. Queda de cabelo;
  5. Elevação das enzimas hepáticas;
  6. Cefaleia (raramente);
  7. Depressão;
  8. Grande potencial de causar má formação no feto

Por isso, antes de iniciar o tratamento e durante é necessário fazer exames de sangue, fazer um teste de gravidez, além de aguardar a menstruação para poder iniciar com o tratamento oral. As pacientes ainda devem fazer uso de mais de um método contraceptivo eficaz para não haver a possibilidade de engravidarem.

Alguns medicamentos e procedimentos não podem ser usados conjuntamente com a isotretinoína, podendo deixar a pele mais irritada e mais sensível.

ESPIRONOLACTONA E TRATAMENTO DE ACNE

Melhor para: acne inflamatória (grau II ou III).

Tempo médio de tratamento: 7 meses

Quanto tempo demora para ver resultado do uso da espironolactona no tratamento da acne: geralmente, as pacientes começam a ver resultado do tratamento com espironolactona depois de 4 a 6  semanas, mas varia muito da resposta individual de cada uma ao tratamento.

Exemplo de espironolactona: Diaqcua

A espironolactona é uma terapia hormonal que inibe hormônios como a testosterona, e com isso reduz a oleosidade da pele e poros entupidos. É um medicamento que pode ser utilizado somente por mulheres que já tiveram a sua primeira menstruação (menarca).

A espironolactona é muito eficaz em casos de acne hormonal.

E como saber se a acne é hormonal? 

A acne hormonal geralmente é identificada quando as mulheres possuem acne na linha da mandíbula, pescoço e ao redor da boca. Esse tipo de acne também costuma ser interna e nodular. Os nódulos são lesões vermelhas, elevadas e duras e por vezes até mesmos dolorosas, além de ter um tempo longo de cicatrização.

E quais mulheres podem ter acne hormonal?

Qualquer mulher pode ter acne hormonal. Mas, geralmente um dos motivos prováveis de surtos de acne em mulheres adultas é algum desequilíbrio hormonal.

Se você desconfia que a sua acne pode ser hormonal, recomendo que você acesse esse post que é um guia completo para esse tipo de acne em específico.

ESTUDOS CIENTIFÍCOS SOBRE ESPIRONOLACTONA E TRATAMENTO DE ACNE

Um estudo publicado no Jornal Britânico de Dermatologia confirmou que a espironolactona oral melhora a acne e reduz a excreção de sebo.

Outro estudo publicado em 2017 concluiu que a maioria das mulheres dessa pesquisa observou uma melhora dramática na acne com o tratamento de espironolactona. De 110 pacientes, 94 observaram a melhora (e a melhora média da acne foi de mais de 70%).

É bom considerar que também 51 mulheres nesse estudo tiveram efeitos colaterais do medicamento, mas só 6 dessas acharam incômodo o suficiente para parar com o uso do medicamento.

EFEITOS COLATERAIS DO TRATAMENTO COM ESPIRONOLACTONA

Efeitos colaterais que as mulheres podem experenciar com o uso da espironolactona são:

  1. Tontura;
  2. Dor de cabeça;
  3. Náusea e vomito;
  4. Sensibilidade e aumento dos seios;
  5. Redução da quantidade e espessura dos pelos do corpo;

O medicamento também pode aumentar os níveis de potássio e alto teor de potássio pode levar a fraqueza, palpitações cardíacas e até a morte. Mas, como a dose prescrita pelo médico para o tratamento de acne é baixa é improvável que haja esse efeito. Um estudo publicado concluiu que o monitoramento rotineiro de potássio é desnecessário para mulheres saudáveis  que fazem uso de uma dose baixa para o tratamento de acne​​. Por isso, converse com seu dermatologista se há necessidade no seu caso de fazer exames de sangue de rotina.

O dermatologista irá analisar o tipo da acne, quando os surtos acontecem e o histórico de saúde do paciente antes de receitar o medicamento. Se esse curso de tratamento der certo, com o devido acompanhamento, é seguro que as mulheres façam uso da espironolactona a longo prazo.

CONTRACEPTIVOS ORAIS E TRATAMENTO DE ACNE

Melhor para: acne inflamatória (grau II ou III)

Tempo médio de tratamento: O tratamento com contraceptivo oral dura geralmente de 6 a 12 meses, mas dependendo do problema hormonal é indicado um período maior.

Quanto tempo demora para ver resultado do uso de contraceptivo oral no tratamento da acne: 2 ou 3 meses.

Exemplo de contraceptivo: Yaz.

Se você é uma mulher que sofre com acne, contraceptivos orais podem ser outra alternativa para o controle de surtos.

Os contraceptivos orais diminuem os hormônios andrógenos (masculinos) e consequentemente a produção de sebo, assim há uma redução na oleosidade da pele e no aparecimento da acne. Justamente pelo motivo dos contraceptivos influenciarem os hormônios, esse método acaba sendo uma ótima opção em casos de acne hormonal.

ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE CONTRACEPTIVOS ORAIS E TRATAMENTO DE ACNE

Um estudo de 2005 concluiu que pílulas contraceptivas foram avaliadas no tratamento da acne e se mostram eficazes.

Além disso, o Jornal da Academia Americana de Dermatologia publicou um estudo que os contraceptivos podem ser uma opção melhor em relação aos antibióticos no tratamento prolongado da acne em mulheres.

Essa alternativa se mostra segura e eficaz para as mulheres. No entanto, é necessário uma compreensão e avaliação completa do caso, analisando os potenciais riscos associados ao uso do contraceptivo oral.

EFEITOS COLATERAIS DO TRATAMENTO COM CONTRACEPTIVOS ORAIS

O tratamento de acne com contraceptivos orais não é para todas as mulheres. Além de algumas mulheres não estarem dispostas a passarem por alguns dos possíveis efeitos colaterais, outras não devem fazer uso deste medicamento levando em consideração a idade o histórico de saúde. Por isso, é necessário conversar com seu médico se essa é uma opção viável e segura para você.

Alguns dos possíveis efeitos colaterais do contraceptivo oral são:

  1. Náusea e vômito;
  2. Ganha ou perda de peso;
  3. Inchaço;
  4. Sensibilidade nos seios;
  5. Tontura e desmaio;
  6. Trombose venosa profunda;
  7. Pressão alta e;
  8. Ataque cardíaco.

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS PARA ACNE

Procedimentos estéticos podem ser um complemento eficiente para o tratamento da acne.

Mas, enquanto alguns procedimentos estéticos são ótimo aliados, outros não podem ser feitos  no mesmo período que o uso dos tratamentos orais ou tópicos. Por isso, discuta com seu médico qual deles é seguro e faz sentido para alcançar um resultado mais rápido.

Se a sua maior dúvida é o custo dos procedimento estético, nesse post, você consegue encontrar quais deles são mais utilizados em um tratamento de acne, como o peeling e os lasers, e quanto você provavelmente irá gastar com eles.

CONCLUSÃO

Há inúmeros produtos e medicamentos que podem ser usados em um tratamento de acne. No entanto, por mais que tenha sido exposto inúmeros deles e os estudos relacionados a sua eficácia, cada pele é única e diferentes abordagens podem trazer diferentes resultados.

Converse com seu médico sobre a melhor opção para você, os possíveis efeitos colaterais e quais outros resultados você deseja obter com o tratamento. Além disso, existem outros fatores que podem ajudar no tratamento da pele com acne além dos cremes, remédios orais e tratamentos estéticos. Uma dieta com algumas restrições, controle do stress e os produtos certos para o skincare podem trazer bastante resultado.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes