Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988
A acne hormonal é um termo mais usado para se referir a acne adulta, que é a acne que aparece após a adolescência e está comumente relacionada ao efeito de alguns hormônios no nosso corpo.
Atacando principalmente mulheres, esta acne pode aparecer por diversos motivos.
Dois dos mais comuns são alterações hormonais normais na vida da mulher adulta (como na menstruação, menopausa e gravidez) e distúrbios endocrinológicos, como a Síndrome do Ovário Policístico (SOP).
E por ser um tipo de acne mais resistente, que volta com frequência, causa manchas e cicatrizes, e costuma não responder aos medicamentos tópicos com facilidade, o tratamento com medicamentos orais é frequentemente utilizado.
Às vezes também é necessário uma análise hormonal do paciente para resolver o problema “pela raiz”.
E se você está interessado em saber sobre o tratamento oral da acne hormonal, é neste post que eu explico mais sobre eles.
Agora, falaremos um pouco sobre os produtos que entram como coadjuvantes (um plus) para tratar a acne hormonal. E são eles:
- Vitacid Gel ou Vitacid Gel Acne
- Clindoxyl Control
- Differin
- Blemish + Age Defense, Skinceuticals
- Phyto Corrective, Skinceuticals
- Sabonete Líquido Gel Moussante Actif, Bioderma
- Sabonete Líquido Effaclar Alta Tolerância, La Roche-Posay
- Sébium Global, Bioderma
- Água Micelar Sébium H20, Bioderma
- Água Micelar Sensibio H20, Bioderma
- Protetor Solar Blemish + Age Defense, Skinceuticals
- Protetor Solar Fusion Water, Isdin
Mas não saia comprando estes produtos. Dependendo do seu tipo de acne, alguns vão ser mais indicados que outros. Além disso, cada um deles vai entrar com um objetivo específico no skincare!
Tratando a Acne Hormonal
O primeiro ponto a se deixar claro é que, se você sofre de acne adulta, ir a um dermatologista é muito importante.
Essa acne é resistente, ou seja, difícil de ser tratada, além de retornar com facilidade. Portanto, medicamentos orais são muito indicados. E quem pode indicá-los é um médico dermatologista.
Mas, junto com o tratamento oral, é normal a utilização de alguns medicamentos tópicos para agilizar o tratamento e evitar cicatrizes e manchas.
Além disso, alguns outros produtos, como sabonetes específicos e hidratantes calmantes, podem auxiliar no controle da oleosidade e melhora dos efeitos colaterais do tratamento.
E os tipos de produtos que vão te auxiliar no tratamento vai depender muito de como está a sua acne:
Como são as suas Lesões de Acne Hormonal?
A acne hormonal é geralmente caracterizada por lesões de Acne Tipo II ou Tipo III.
A acne tipo II, também chamada de acne pápulo-pustulosa, é o tipo de acne no qual as lesões são elevadas (pápulas) ou elevadas com pus aparente (espinhas ou pústulas).
Já a acne tipo III é mais grave que do tipo II, sendo caracterizada pelo aparecimento de também nódulos e cistos, que são lesões profundas, inflamadas e dolorosas.
E é este o fator principal que deve ser levado em conta ao se decidir os produtos que serão coadjuvantes neste tratamento de acne.
E talvez você esteja pensando: quanto mais grave a minha acne, mais fortes e agressivos devem ser os produtos. Mas não é bem assim!
Produtos para Acne Hormonal mais Leve (Tipo II ou pouco inflamada)
Quando a sua acne está menos inflamada, é possível a utilização de produtos de tratamento de acne tópicos mais fortes e dermocosméticos com objetivo de controlar a oleosidade.
Vitacid Gel ou Vitacid Gel Acne
O Vitacid é um dos tratamentos tópicos mais utilizados para acne. E seu princípio ativo é chamado de tretinoína.
Seus benefícios no controle da acne são vários.
Ele reduz a quantidade de cravos na pele, tem potencial anti-inflamatório, regula o sebo, diminui a produção de queratina que pode entupir os poros e formar espinhas e reduz a atividade da bactéria relacionada à acne.
Este medicamento é utilizado também para tratar outros problemas de pele, mas para acne os mais indicados são o Vitacid Gel e o Vitacid Gel Acne. Isso porque as versões em gel não adicionam oleosidade na pele como as versões em creme fazem.
Já o Vitacid Acne possui antibiótico na fórmula, diminuindo ainda mais a atividade das bactérias e controlando melhor a inflamação das lesões.
Porém este medicamento pode causar alguns efeitos colaterais, como descamamento e irritação, e é por isso que ele geralmente é evitado em acnes mais inflamadas.
Se você quer saber mais como o Vitacid pode ajudar no tratamento da acne, e auxiliar no tratamento da sua acne hormonal, e ainda que dicas de como utilizá-lo, acesse este post.
Blemish + Age Defense, Skinceuticals
Outra substância que pode ser utilizada no tratamento de acne, principalmente quando as lesões estão menos inflamadas, é o ácido salicílico. E é ele que está presente neste sérum da SkinCeuticals.
O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA), que nada mais é do que um ácido que consegue dissolver o sebo.
Deste modo seu papel no skincare da pele oleosa é retirando o sebo excessivo que acaba entupindo os poros.
Sua concentração pode variar de 0,5% até 5%, sendo quanto maior a concentração maior seus efeitos positivos e negativos na pele (efeitos colaterais indesejados como irritação).
Este sérum da SkinCeuticals possui 1,5% de ácido salicílico, mas também contém outros 4 ácidos na sua fórmula que auxiliam no controle da acne.
Os dermocosméticos com ácido salicílico geralmente não vem em concentrações muito altas, portanto se você quer um ácido salicílico mais forte, deve pedir para ele ser manipulado em uma farmácia com auxílio do seu dermatologista.
Se você se interessou pelo ácido salicílico, e quer saber como utilizá-lo, se ele pode ser usado por grávidas e seus efeitos colaterais, acesse este outro post super completo.
Sabonete Líquido Gel Moussante Actif, Bioderma
Outra maneira super eficiente de regular o sebo da pele é lavar o rosto (no máximo) 2 a 3 vezes ao dia.
E para quem sofre de oleosidade no rosto, sabe o quão prazerosa é a hora de lavar o rosto.
E quem está com acne não tão inflamada, uma dica é utilizar um sabonete com ácido salicílico que será bem potente na retirada do sebo.
Este da Bioderma possui ácido glicólico, salicílico e gluconato de zinco que controlam a oleosidade.
Outra opção é o Effaclar Concentrado da La Roche-Posay, que também contém ácido salicílico.
E se você prefere sabonetes em barra, o Sabonete Facial Epidac OC, da Mantecorp e o Effaclar Concentrado em Barra são também opções similares aos que eu te indiquei.
Sébium Global, da Bioderma
O Sébium Global é um produto ideal para peles acneicas, pois além de hidratar sem aumentar a oleosidade, também tem substâncias que ajudam no tratamento de manchas que podem aparecer como consequência das espinhas.
E como as lesões da acne hormonal costumam ser mais profundas e resistentes, é comum deixarem manchas de hiperpigmentação na pele.
Água Micelar Sébium H20, Bioderma
Outro produto que você pode utilizar, principalmente se você usa maquiagem, é a água micelar.
Ela vai ser poderosa na retirada da maquiagem mais resistente, sem adicionar oleosidade na pele, que é o que acontece com vários demaquilantes do mercado.
Além disso, a água micelar traz outros benefícios à pele: equilíbrio do pH, tonificação, hidratação e efeitos calmantes.
Esta água da Bioderma, além dos benefícios citados acima, controla a oleosidade.
As águas micelares da Bioderma são as minhas favoritas, mas se você testou e não gostou, a La Roche tem uma chamada Effaclar Solução Micelar Ultra que você pode preferir.
Protetor Solar Blemish + Age Defense, SkinCeuticals
O protetor solar é indispensável para quem está tratando a pele com medicamentos orais, já que os efeitos do sol podem ser piores em peles sensibilizadas.
Para escolher um protetor solar adequado, procure por opções com um fator de proteção alto e sem óleo, ou seja, oil-free.
Mas quem está tratando a pele para acne e não está com a pele muito inflamada, pode procurar por opções que contenham também ativos contra a acne.
É o caso deste da SkinCeuticals, que contém ácido salicílico, LHA, ácido dióico. Substâncias ótimas para redução e controle do sebo.
Mas se você procura outra opção, seja porque não gosta deste ou quer uma opção mais barata, neste post te explicamos como escolher um protetor para pele oleosa e fazemos uma resenha dos nossos 10 protetores favoritos.
Como fica a Rotina de Pele de quem tem acne hormonal menos Inflamada?
Estes produtos que citei acima podem ser utilizados de algumas maneiras. Mas aqui eu vou dar um exemplo de uma rotina que funcionaria com todos eles:
De Manhã:
- Lave seu rosto com o Sabonete Líquido Gel Moussante Actif. Molhe o rosto, aplique uma pequena quantidade na mão, e massageie o rosto até formar uma leve espuma. Enxágue.
- Aplique 2 a 3 gotas do Sérum Blemish + Age Defense no rosto pressionando o produto uniformemente na face.
- Aplique uma colher de chá do Protetor Solar Blemish + Age Defense, no rosto e no pescoço. Reaplique na hora do almoço.
De Noite:
- Se estiver com maquiagem, utilize a água micelar Sébium H2O com um algodão para retirar a maquiagem.
- Então lave o rosto com o Sabonete Líquido Gel Moussante Actif.
- Aplique novamente a água micelar Sébium H2O com um algodão (ou mãos) para ter o benefícios anti-oleosidade do produto.
- Aplique uma camada do Sébium Global, massageando até que o produto seja absorvido. Neste exemplo o hidratante vem logo antes da tretinoína para que os efeitos colaterais sejam menores.
- Aplique uma quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) de Vitacid Gel ou Vitacid Acne por todo o rosto.
Produtos para Acne Hormonal mais Grave (Tipo III ou mais inflamada)
Agora, se a sua acne está mais inflamada e dolorida, o ideal é deixar de lado produtos de tratamento agressivos, e utilizar produtos menos irritativos e com potencial calmante e anti-inflamatório.
Differin
O Differin é um gel que possui adapaleno na sua fórmula. O adapaleno é o primo sintético da tretinoína, que possui benefícios parecidos mas que costuma irritar menos a pele!
Na verdade, sobre seus efeitos na pele, os estudos ainda não são conclusivos.
Alguns deles mostram eficácia no tratamento da acne semelhante à tretinoína e outros mostrando que ainda que o tratamento com a tretinoína é superior.
De qualquer modo, ele é um ótimo produto para o tratamento de acne, utilizado por muitos dermatologistas.
Assim como o Vitacid, escolha o Differin na versão em gel, que não vai agravar sua acne.
Se você quer saber mais sobre o Differin, neste texto você vai ter informações como indicações, efeitos colaterais, tempo para resultados, etc.
Clindoxyl Control
O Clindoxyl Control tem como ativo o peróxido de benzoíla, que é uma substância que ajuda no tratamento de acne matando a bactéria P. acnes, reduzindo cravos e retirando o excesso de pele morta da pele.
Além disso, outro “benefício” do peróxido de benzoíla é que um dos seus efeitos colaterais, é a retirada de excesso de sebo da pele.
Entretanto, este efeito pode ser um pouco irritante para peles muito inflamadas, sendo mais indicado a escolha de concentrações mais baixas do produto nestes casos..
Além do Clindoxyl, existem vários outros produtos com peróxido de benzoíla na farmácia, como o Dermotivin Benzac, Acnezil e o Acnen.
Phyto Corrective, Skinceuticals
Um produto muito bom para quem está sofrendo com acne inflamatória é este sérum da Skinceuticals.
Sua função é acalmar a pele e ajudar nas manchas, homogeneizando a cor da pele. E como eu já te falei, acnes mais graves podem deixar manchinhas.
Além disso, ele pode entrar como hidratante na rotina de skincare, pois contém ácido hialurônico e glicerina, ativos ótimos para hidratar peles mais oleosas.
Sabonete Líquido Effaclar Alta Tolerância, La Roche-Posay
Para ajudar na limpeza de pele e retirada de sebo, utilize um sabonete líquido ou em barra.
Fiquei atento, pois sabonetes para peles oleosas e acneicas costumam levar ácido salicílico em sua fórmula. Porém este ativo deve ser evitado em peles irritadas e inflamadas.
Procure opções para peles oleosas e sensíveis. Este da La Roche é uma excelente opção.
O ideal é lavar a pele de 2 a 3 vezes ao dia, para que ocorra melhor controle do sebo. Mas não lave mais que isso!
Outra opção muito boa para peles oleosas e sensíveis é o Bioderma Sébium Gel Moussant.
E como opções em barra, o Actine Darrow e o sabonete em barra Effaclar Alta Tolerância são muito boas escolhas.
Água Micelar Sensibio H2O, Bioderma
E assim como no tratamento da acne hormonal menos inflamada, o ideal é que você deixe de lado seu demaquilante mais oleoso.
Como opção eu gosto muito de águas micelares, e esta da Bioderma é a minha favorita e é a que eu mais uso.
Ela retira as impurezas da pele e ajuda a acalmar a pele sensível e inflamada.
Fotoprotetor Fusion Water, Isdin
E na escolha do protetor para seu caso, dê preferência para opções mais fluídas, pois acabam se espalhando melhor em peles inflamadas.
O Fusion Water da Isdin é excelente pois é super fluido e fácil de espalhar, facilitando nos dias em que as espinhas e outras lesões de acne estão doidas.
Como fica a Rotina de Pele de quem tem Acne Hormonal menos Inflamada?
Assim como no exemplo acima, este é apenas um exemplo de como você poderia utilizar estes produtos.
De Manhã:
- Lave seu rosto com o Sabonete Líquido Effaclar Alta Tolerância. Molhe o rosto, aplique uma pequena quantidade na mão, e massageie o rosto até formar uma leve espuma. Enxágue.
- Aplique 3 a 5 gotas do Phyto Corrective no rosto e espalhe.
- Aplique uma colher de chá do protetor solar da Isdin Fotoprotector Fusion Water no rosto e no pescoço. Reaplique na hora do almoço.
De Noite:
- Se estiver com maquiagem, utilize a água micelar Sensibio H2O com um algodão para retirar a maquiagem.
- Então lave o rosto com o Sabonete Líquido Effaclar Alta Tolerância.
- Aplique novamente a água micelar Sensibio H2O com um algodão (ou mãos) para ter o benefícios da água micelar.
- Aplique 3 a 5 gotas do Phyto Corrective novamente para acalmar e hidratar a pele.
- Aplique o Differin ou Clindoxyl por todo o rosto.
Estou tratando a Acne Hormonal com Roacutan, que Produtos usar neste caso?
O Roacutan, que tem como ativo a isotretinoína, reduz o tamanho e a atividade das glândulas sebáceas, o que pode fazer com que a pele fique bem seca.
E se você está fazendo uso deste medicamento para acne hormonal, precisa ficar atenta, pois a sua pele provavelmente vai passar de muito oleosa para seca e irritada.
Neste caso, o ideal é deixar um pouco de lado os produtos que ajudam a tratar a acne e ressecam ainda mais a pele e procurar por produtos que ajudam nessa hidratação (sem entupir os poros).
Sabonetes e água micelar para peles sensíveis passam a ser preferíveis.
Já para hidratantes, os ideais são aqueles que ajudam a acalmar a pele que pode ficar com aspecto de assada. Outros produtos indicados também são colírios, hidratantes nasais e labiais.
Se você está usando o Roacutan, confira este post, mesmo que a sua pele ainda não esteja assando. Alguns produtos funcionam melhor se você começar a usar logo no primeiro dia do tratamento.
Como Escolher Produtos para se Usar com a Acne Hormonal?
Em pacientes que sofrem com acne hormonal. é necessário ter um cuidado maior ao escolher produtos de skincare ou de maquiagem.
Dê preferência para produtos mais gentis na pele, não comedogênicos, oil-free e próprios para peles oleosas.
Se você quer usar maquiagem para esconder as lesões e as manchinhas, também procure escolher opções não comedogênicas e oil-free.
O protetor solar deve estar presente sempre, já que a exposição ao sol pode piorar a acne. Procure opções mais fluídas, e com boa tolerabilidade na pele. Você pode inclusive escolher um protetor com cor, para peles oleosas, que vão esconder as marquinhas.
E durante o tratamento, evite tratamentos faciais que prometem melhorar o aspecto da sua pele, pois eles podem acabar tendo o resultado oposto, piorando a sua pele.
Como Tratar Acne Hormonal Naturalmente?
Tratar a acne hormonal naturalmente não é indicado. Por mais que tratamentos naturais sejam uma tendência, você estará correndo um risco de ter manchas e cicatrizes por todo o rosto.
E como a acne hormonal é bem resistente sendo difícil tratá-la com apenas medicamentos tópicos, este risco é maior ainda.
Além disso, a acne hormonal pode estar sendo causada por um distúrbio hormonal que talvez precise ser investigado e pode estar causando outros problemas no seu corpo, como o aumento de peso, aumento de pelos, queda de cabelo e irregularidade da menstruação.
Portanto, consultar um médico é de extrema importância.
Pense também que alguns medicamentos e cremes tópicos foram desenvolvidos a partir de substâncias naturais, como é o caso do ácido glicólico que é encontrado na cana-de-açúcar.
Entretanto, quando pegamos as substâncias direto da natureza, elas podem não vir em quantidade suficiente para serem eficazes em tratamentos, além de poderem vir acompanhadas de outras substâncias irritantes.
Já em laboratórios é possível isolar e concentrar estas substâncias para que elas tragam os melhores benefícios para a pele.
Agora, se você busca tratamentos com menos uso de medicamentos e cremes, no caso de acne hormonal, é mais indicado mudar hábitos, que podem ter grande impacto na sua acne e podem ter mais benefícios do que medicamentos naturais.
Procure mudar sua dieta para uma com mais fibras e produtos naturais, já que existem evidências que dietas com baixo índice glicêmico, reduzem a gravidade da acne.
Práticas que reduzem o nível de estresse, como meditação e exercício físico, são super bem vindos também, pois alto nível de estresse pode influenciar hormônios que estimulam a oleosidade da pele.
Como acabar com a Acne Hormonal?
Se você acredita que está sofrendo de acne hormonal é aconselhável que você faça uma visita a um dermatologista.
Por mais que possa haver uma melhora com medicamentos tópicos, a acne hormonal, em grande parte dos casos, só terá sucesso se tratada com medicamentos orais, que seu médico deve receitar.
E se você não tem certeza que a sua acne é hormonal ou quer saber quais são e como funcionam os medicamentos orais mais utilizados pelos dermatologistas, este post pode ajudar.
Qual a melhor Pomada para Acne Hormonal?
O melhor produto tópico, na opinião de vários dermatologistas, para tratar a acne é a tretinoína, mais conhecida no Brasil como Vitacid.
Mas primeiro, para o tratamento de acne, a versão em gel é mais indicada, já que a em creme (pomada) pode ser muito oleosa para peles acneicas.
Além disso, medicamentos tópicos não são recomendados como tratamento único de acnes hormonais e acnes mais graves. Estes tipos de acne têm maiores taxas de sucesso com o uso de medicamentos orais.
Qual o melhor produto para combater a acne?
O melhor produto para combater a acne vai depender do seu tipo de acne.
Acnes mais leves podem ser tratadas com medicamentos tópicos, como a tretinoína (Vitacid) ou peróxido de benzoíla (Acnen).
Existem outras substâncias que são muito utilizadas também por dermatologistas, e você pode entender mais sobre elas aqui.
Entretanto acnes mais graves e hormonais devem ser tratadas com medicamentos orais, sendo os mais utilizados a isotretinoína, antibiótico, pílula anticoncepcional e espironolactona (os dois últimos em caso de acne hormonal).
Como saber se a espinha é Hormonal ou não?
A acne hormonal, é como geralmente as pessoas se referem à acne adulta. Este tipo de acne, pode ter relação com alguns hormônios, e por isso é chamada de acne hormonal.
Essa acne geralmente tem algumas características específicas, como:
- ela costuma aparecer em regiões específicas (no queixo, bochechas e mandíbula)
- as lesões de acne costumam ser mais graves (do tipo III, mais profundas e inflamadas).
- as espinhas tendem a voltar, de tempos em tempos, no mesmo local
- as espinhas não respondem muito bem a tratamentos tópicos isoladamente.
- as espinhas demoram muito para secar, e frequentemente deixam marcas (manchas e cicatrizes)
- são mais resistente até a tratamentos orais, como a isotretinoína
Entretanto, só dá para saber se a sua acne é hormonal ou não após a visita a um médico e realização de exames.
Para entender mais sobre, neste post eu explico mais a fundo as características da acne hormonal.
O que causa Acne Hormonal?
A acne hormonal acontece por causa de uma influência de alguns hormônios no corpo.
O que acontece é que alguns hormônios (principalmente os andrógenos) têm influência sobre as glândulas sebáceas, que são as glândulas que produzem sebo no corpo.
Com o aumento da oleosidade, os poros entopem e os cravos e espinhas aparecem.
E esse desequilíbrio pode acontecer por diversos motivos:
- Menstruação
- Gravidez
- Menopausa
- Uso de alguns anticoncepcionais
- Distúrbios Hormonais, como a Síndrome de Ovários Policísticos.
- Estresse
Se quer saber mais sobre a acne hormonal, este guia é super completo e explica tudo que você precisa saber sobre.