Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR
O peróxido de benzoíla é um dos medicamentos tópicos mais indicados pelos dermatologistas para o tratamento de acne leve, ou seja, de cravos e espinhas superficiais.
Além dele secar as espinhas, muitas pessoas relatam que ele ajuda no controle da oleosidade.
No entanto, para ele funcionar e para evitar alguns efeitos colaterais indesejados é muito importante que você não use ao mesmo tempo o peróxido de benzoíla com alguns outros produtos ou medicamentos.
O peróxido de benzoíla não deve ser misturado com:
- Vitacid (tretinoína);
- Vitanol-A (tretinoína);
- Roacutan (isotretinoína);
- Tazaroteno;
- Retinol;
- Produtos tópico com sulfonamidas;
- Solaquin ou Claquinona (hidroquinona)
- Vitacid Plus, Hormoskin ou Suavicid;
- Vitamina C
Mas, apesar de você não poder misturar esses produtos, isso não significa que você não pode usar os dois.
Continue lendo para entender o que isso significa e também entender como a mistura com outros produtos pode ser indiferente, ou até mesmo potencializar os resultados do peróxido de benzoíla.
Pode usar Peróxido de Benzoíla com Retinol?
O retinol e o peróxido de benzoíla são dois ativos muito usados para tratar acne, mas no geral, não é recomendado usar os dois ao mesmo tempo já que o retinol pode se tornar ineficaz com essa mistura.
A questão é que há estudos que sugerem que o peróxido de benzoíla e retinol podem sim ser usados juntos. Mas, isso depende do tipo do retinol.
Um estudo sobre peróxido e retinol, por exemplo, mostrou que essa combinação é eficaz. No entanto, o retinol foi encapsulado, o que o protegeu do peróxido de benzoíla, e nem todo produto no mercado contém retinol encapsulado.
Por isso, os dermatologistas recomendam você usar o retinol ou o peróxido de benzoíla em horários diferentes do dia.
Use o peróxido de benzoíla pela manhã e o retinol da rotina de skincare noturna, ou use os ativos em dias alternados no período da noite.
A mesma coisa se aplica ao tazaroteno, que também é da família dos retinóides.
Qual é melhor: Peróxido de Benzoíla ou Retinol?
Se o seu objetivo é tratar as espinhas e controlar a oleosidade da pele, o peróxido de benzoíla é mais indicado. Agora, se você quer um produto que ajude com o fotoenvelhecimento, uniformize o tom da pele e ajuda a evitar a acne, o retinol é um ativo mais eficaz.
Peróxido de benzoíla
O peróxido de benzoíla é bastante indicado para tratar acne inflamatória e é muito eficiente em secar as espinhas superficiais.
Ele pode dar alguns efeitos colaterais como ressecamento da pele e às vezes até provocar alergia. Pessoas com a pele sensível devem evitar seu uso, mas, no geral, as pessoas se adaptam rapidamente a ele.
Temos um post que fala tudo sobre o peróxido de benzoíla, inclusive como evitar os efeitos colaterais e o tempo de tratamento para ver resultados.
Retinol
Já o retinol pode ajudar a evitar o aparecimento da acne, mas ele é mais usado com o objetivo de tratar o fotoenvelhecimento.
O retinol é um dos ativos mais estudados e seus benefícios já foram comprovados em diversos estudos.
Ele faz alterações a nível celular e melhora a hidratação da pele, a formação de colágeno e reduz as rugas. E claro, alguns estudos sobre retinol e acne mostram uma melhora da acne com o uso do ativo.
Temos um post sobre o retinol, e lá falamos mais sobre esse ativo, comparando ele com outros retinóides (compostos da mesma família) e listando alguns dos melhores produtos com retinol do mercado.
Um exemplo de um bom retinol que a maioria das pessoas adora é o da Theraskin, o Euryale QR. Você pode encontrá-lo na Amazon.
Pode usar tretinoína e peróxido de benzoíla?
O peróxido de benzoíla e a tretinoína são ativos irritativos e podem deixar a pele muito sensibilizada quando usados ao mesmo tempo. Ainda sim, quando necessário, ambos podem ser usados de forma simultânea para tratar acne.
Na bula do peróxido de benzoíla indica-se que o uso dos dois ativos, tretinoína e peróxido de benzoíla, deve ser evitado, mas que também afirma que em alguns casos o tratamento combinado pode ser necessário.
A Mayo Clinic também afirma que alguns médicos indicam o uso desses dois ativos ao mesmo tempo em alguns casos.
Mas, quando o uso dos dois é necessário, o que geralmente é indicado é usar a tretinoína à noite e o peróxido de benzoíla pela manhã.
Pode usar Vitacid e Peróxido de Benzoíla?
O Vitacid é um medicamento tópico que possui tretinoína na sua fórmula e por isso, não deve ser usado junto com o peróxido de benzoíla caso o médico não indique, vez que ele pode deixar a pele muito sensibilizada e irritada.
Outro produto que possui apenas tretinoína na fórmula é o Vitanol-A e este também não deve ser usado ao mesmo tempo com o peróxido de benzoíla.
Apesar de ter vários tipos de Vitacid no mercado com diferentes fórmulas, todos eles possuem tretinoína, por isso nenhum deve ser usado junto com os produtos que têm peróxido na composição.
Além disso, o Vitacid Plus possui além de tretinoína, a hidroquinona na fórmula. E na própria bula da hidroquinona você encontra que ela não deve ser usada junto com o peróxido de benzoíla porque pode escurecer de forma transitória as áreas tratadas.
Por isso que produtos que também tem hidroquinona como o Hormoskin e o Suavicid (mesma composição do Vitacid Plus), e a Claquinona e Solaquin (que possuem apenas hidroquinona), também não devem ser usados junto com o peróxido de benzoíla.
O que é Melhor: Tretinoína ou Peróxido de Benzoíla?
Tanto a tretinoína quanto o peróxido de benzoíla são indicados para tratar acne leve. A tretinoína se mostra bastante eficiente para tratar os cravos e ainda trata o fotoenvelhecimento e ajuda a tratar as manchas. Já o peróxido de benzoíla é ótimo para secar as espinhas e controlar a oleosidade da pele
Peróxido de benzoíla
O peróxido de benzoíla, apesar de poder dar efeitos colaterais no início, costuma ser mais facilmente adaptado pelas peles. Desde que a pessoa não seja alérgica à ele.
Não tem tantas contra indicações como a tretinoína, e ao contrário dela, pode ser usado durante o dia, desde que com protetor solar.
Post sobre o peróxido de benzoíla.
Tretinoína
A tretinoína é bem mais potente que o peróxido de benzoíla. Seus efeitos colaterais podem ser bem intensos, e suas contraindicações são mais extensas (grávidas e lactantes não devem fazer uso).
É um dos ativos mais eficientes para tratar acne leve. Se as suas espinhas estiverem muito inflamadas, a tretinoína pode acabar irritando ainda mais a região.
Funciona muito bem em peles mais resistentes, com muitos cravos e é um dos melhores ativos para tratar fotoenvelhecimento, amenizar as rugas, clarear as manchas e melhorar a aspereza e textura da pele.
Temos um post que fala como usar a tretinoína, o que ajuda a evitar os efeitos colaterais, e conseguir receber os benefícios incríveis desse ativo.
Além de responder dúvidas frequentes e mostrar quais produtos são os melhores.
Quem toma Roacutan pode usar peróxido de benzoíla?
Quem toma Roacutan (isotretinoína) deve evitar o uso do peróxido de benzoíla já que pode aumentar a irritação da pele. Além disso, a própria bula do peróxido de benzoíla alerta que esse produto não deve ser usado junto com a isotretinoína.
O Roacutan pode dar muitos efeitos colaterais e deixar a pele bastante sensibilizada. Por isso, o ideal é buscar por produtos hidratantes. Tanto para hidratar a pele, como também para hidratar a mucosa. Assim, colírios, hidratantes nasais e labiais são indicados para usar logo no primeiro dia.
Temos um post em que uma médica dermatologista comenta quais os produtos para evitar o ressecamento e irritação causado pelo uso do Roacutan que ela indica e que seus pacientes mais gostam.
Pode usar Peróxido de Benzoíla e Adapaleno?
A maioria dos retinóides devem ser evitados quando você está fazendo uso do peróxido de benzoíla. Mas, um deles, além de poder ser usado conjuntamente, pode potencializar os efeitos.
O peróxido de benzoíla e adapaleno podem ser usados ao mesmo tempo e a combinação desses dois ativos têm mostrado uma eficácia superior no tratamento da acne em comparação ao uso do adapaleno ou peróxido de benzoíla isoladamente.
Inclusive tem um estudo sobre o peróxido de benzoíla e adapaleno que mostra que os dois usados juntos são seguros e demonstram-se mais eficazes.
Inclusive, o Epiduo, um dos produtos tópicos mais indicados pelos dermatologistas para o tratamento de acne, possui na fórmula 1 mg de adapaleno e 25 mg de peróxido de benzoíla.
Temos um post que fala tudo sobre o Epiduo, inclusive quem pode ou não usá-lo e como usá-lo com segurança.
Qual o melhor: Adapaleno ou Peróxido de Benzoíla?
Tanto o adapaleno quanto o peróxido de benzoíla são muito usados para o tratamento da acne. Mas, o adapaleno é mais indicado para quem quer também evitar o fotoenvelhecimento e clarear as manchas. Já o peróxido de benzoíla é mais indicado para quem tem acne e a pele bem oleosa.
Adapaleno
O adapaleno:
- Reduz as lesões inflamatórias;
- Também reduz os comedões (cravos);
- É queratolítico, ou seja, remove a queratina que entope os poros e ocasiona as espinhas.
O uso do adapaleno para outras condições como clarear as manchas e tratar fotoenvelhecimento é off-label. Ou seja, não consta na bula então o uso é feito por conta e risco do médico.
Mas, há mais de um estudo, como esse estudo de adapaleno e fotoenvelhecimento, que mostra que o adapaleno melhora significativamente as rugas, além de uniformizar o tom da pele.
O estudo em questão foi feito pelo período de 24 semanas, e geralmente o adapaleno é usado na concentração de 0.3%.
No entanto, é uma substância que não pode ser usada por todo mundo. Grávidas, lactantes, menores de 12 anos e quem tem alergia a algum componente da fórmula não deve usá-lo.
Quem tem a pele sensível também deve evitar o uso já que seus efeitos colaterais são intensos, principalmente no início. Vermelhidão, descamação e ardência são alguns deles, por isso, usar com mais cautela e ver como a sua pele reage é indicado.
Temos um texto que fala tudo sobre o adapaleno, inclusive os produtos que você encontra, tempo de tratamento e como usá-lo da melhor forma (só pode usá-lo à noite, ok?)
Peróxido de benzoíla
O peróxido de benzoíla é usado no tratamento de acne porque tem capacidades:
- Antibióticas, que ajuda a eliminar a bactéria P. acnes causadora da acne;
- Queratolíticas, removendo a queratina que fica presa e entupindo os poros.
Apesar de não ter muitos estudos que descrevam isso, muitos dermatologistas percebem que o peróxido de benzoíla ajuda a controlar a oleosidade da pele, removendo aquele sebo excessivo.
O peróxido de benzoíla é mais indicado ainda para os casos de acne inflamatória, ou seja, as espinhas.
Mas quando se trata de uma acne muito grave, geralmente medicamentos tópicos não costumam ser suficientes.
O peróxido de benzoíla possui menos contraindicações que o adapaleno.
Ele também não deve ser usado por menores de 12 anos, e por quem tem alergia à ele (vale a pena fazer o teste no pulso antes de usar porque algumas pessoas acabam tendo hipersensibilidade à substância).
Grávidas e lactantes podem fazer uso, desde que com indicação e acompanhamento médico. Nesse caso, é muito importante, ok?
Efeitos colaterais como ressecamento e descamação são comuns e podem acontecer principalmente no início do tratamento. Quem tem a pele sensível pode acabar sofrendo muito e não é tão indicado, mas no geral, as pessoas se adaptam ao seu uso.
Ele pode ser usado durante o dia, ao contrário do adapaleno, mas é um produto que pode manchar o cabelo, toalhas, roupas e lençóis e a seu uso noturno pode ser mais indicado para não manchar roupas.
Há um texto no site que fala tudo sobre o peróxido, inclusive, o tempo de tratamento e até como evitar os efeitos colaterais e as manchas
Epiduo
Agora, você não precisa escolher entre adapaleno ou peróxido de benzoíla. Você pode usar um pela manhã, e o outro à noite, usá-los em dias alternados, ou até mesmo ao mesmo tempo, ao usar produtos como o Epiduo.
Apenas lembrando que o Epiduo têm 0.1% de adapaleno e não 0.3% e não há muitos estudos que revelem os efeitos da concentração mais baixa do adapaleno para o tratamento de fotoenvelhecimento e manchas.
No entanto, o Epiduo acaba sendo mais potente para o tratamento de acne já que une os dois ativos.
Ele deve ser usado apenas à noite por causa do adapaleno, e pode manchar os tecidos e o cabelo por causa do peróxido de benzoíla.
É inegável como o Epiduo é um dos produtos mais eficazes para o tratamento da acne. Temos também um post que fala sobre como usar e o tempo de tratamento do Epiduo
Pode usar Peróxido de Benzoíla com Ácido Glicólico?
Não é recomendado usar o peróxido de benzoíla e o ácido glicólico ao mesmo tempo já que a combinação desses ativos pode deixar a pele bastante ressecada e irritada.
Para receber o benefício das duas substâncias o ideal é usar o peróxido de benzoíla e o ácido glicólico em dias alternados.
Outra opção é usar sabonete ou tônico com ácido glicólico e depois aplicar o peróxido de benzoíla.
Qual é melhor: Peróxido de Benzoíla ou Ácido Glicólico?
O peróxido de benzoíla é mais indicado para quem tem acne inflamatória e pele oleosa. Já o ácido glicólico é muito utilizado para o fotoenvelhecimento e clarear manchas, mas pode ajudar a evitar o aparecimento da acne também.
Peróxido de benzoíla
O peróxido de benzoíla ajuda a matar a bactéria causadora da acne e remover o sebo que fica preso nos poros.
Por isso, é mais indicado para quem tem espinhas e pele oleosa.
Post sobre o peróxido de benzoíla.
Ácido glicólico
Já o ácido glicólico promove um aumento da renovação celular, sinalizando um aumento da produção de colágeno, reduzindo as rugas e uniformizando a cor da pele.
Por causa da esfoliação feita pelo ácido glicólico, ele ajuda a reduzir a oleosidade da pele e o acúmulo da queratina, que entope os poros, e por isso, ajuda a prevenir o aparecimento da acne.
Para quem se interessa em inserir o uso do ácido glicólico na rotina para tratar a acne e receber outros benefícios, recomendamos que você use um sérum indicado para pele oleosa e acneica que tenha o ácido glicólico.
Um exemplo é o sérum da Bioderma Night Peel que foi criada para as peles oleosas e trata o fotoenvelhecimento e ajuda com a oleosidade da pele. Você encontra esse sérum na Amazon.
Até porque muitos produtos com ácido glicólico são indicados para as peles secas, e a textura pode ser muito oleosa.
Temos um post que fala tudo sobre o ácido glicólico, inclusive como inseri-lo na rotina para receber os benefícios anti-idade e anti-acne, e os melhores produtos para isso.
Pode usar Ácido Azelaico com Peróxido de Benzoíla?
É seguro usar o peróxido de benzoíla e o ácido azelaico juntos. Inclusive, a combinação deles pode ajudar no tratamento da acne. No entanto, para facilidade e conforto, os dermatologistas indicam mais o uso do ácido azelaico pela manhã e do peróxido de benzoíla à noite.
Estudos sobre o uso combinado do peróxido de benzoíla e do ácido azelaico mostram que além de seguro a eficácia do tratamento pode ser aumentada ao usar os dois ativos.
Pode usar Acnezil e Azelan juntos?
O Acnezil possui peróxido de benzoíla na fórmula e o Azelan, ácido azelaico. Por isso, usar Acnezil e Azelan juntos é seguro e pode ser mais eficiente no tratamento da acne do que usar apenas um deles.
No entanto, por conveniência, você pode usá-los em momentos separados do dia ou em dias alternados para que não precise fazer tantas camadas na rotina de skincare ou sinta a pele muito pesada.
Se você quiser fazer camadas, sempre aplique o que possui a textura mais leve (gel, sérum) antes do que possui uma textura mais pesada (creme).
Se ambos tiverem a mesma textura, aplique o ácido azelaico e depois o peróxido de benzoíla.
Como eles podem dar efeitos colaterais (principalmente o peróxido). Aplique apenas uma camada fina de cada um. Além disso, é indicado que você use um ativo, e depois que se acostumar com ele, insira o outro na rotina de skincare.
Qual é melhor: ácido azelaico ou peróxido de benzoíla?
Tanto o ácido azelaico como o peróxido de benzoíla são usados para tratar acne leve. Mas, o ácido azelaico é melhor para quem tem a pele sensível, com rosácea e manchas. Já o peróxido de benzoíla é indicado para quem tem a pele mais oleosa e uma acne inflamatória mais moderada.
Ácido azelaico
O ácido azelaico possui poucos efeitos colaterais, pode ser usado por grávidas e lactantes, e até mesmo por quem tem a pele sensível. Ele também trata rosácea, e por ter ação clareadora, ajuda com as manchinhas.
O ácido azelaico possui capacidades anti-inflamatórias, antibacterianas e queratolíticas, por isso ajuda no tratamento da acne leve. Além disso, ele tem potencial clareador como já falamos.
Assim, como o peróxido de benzoíla, ele pode ser usado pela manhã também.
Temos um post sobre o ácido azelaico, falando de como usá-lo e tempo de tratamento.
Peróxido de benzoíla
O peróxido de benzoíla pode ser usado por grávidas e lactantes, mas não há tantos estudos a respeito como o ácido azelaico. Por isso, converse com seu médico de qualquer forma se você estiver grávida!
Em um estudo sobre tratamentos tópicos de acne, o peróxido de benzoíla se mostrou melhor para acne inflamatória moderada. E o ácido azelaico funciona bem em para formas mais leves de acne.
Ou seja, o peróxido de benzoíla costuma ser mais potente em alguns tipos de acne.
Pode usar Peróxido de Benzoíla e Ácido Salicílico?
O ácido salicílico e o peróxido de benzoíla são dois ativos que tratam a acne e podem ser usados juntos, podendo inclusive o uso dos dois aumentar a eficácia do tratamento. No entanto, a pele pode ficar muito irritada, e a combinação só deve ser feita se a pele tolerar o uso de ambos.
Os possíveis efeitos colaterais do peróxido de benzoíla e do ácido salicílico são semelhantes (ressecamento, descamação e irritação da pele). Usar os dois juntos pode aumentar as chances desses efeitos.
Por isso, o ideal é iniciar usando um deles na rotina de skincare e só depois inserir o outro. Ou se os efeitos estiverem intensos, suspender o uso de algum deles.
Qual é melhor: peróxido de benzoíla ou ácido salicílico?
O ácido salicílico e o peróxido de benzoíla são ativos usados no tratamento de acne leve e podem demorar algumas semanas para mostrar resultado. O ácido salicílico costuma funcionar melhor no tratamento de cravos e o peróxido de benzoíla funciona melhor para tratar espinhas (acne inflamatória).
Peróxido de benzoíla
O peróxido de benzoíla tem como alvo a bactéria causadora da acne. E também remove a queratina que pode entupir os poros.
Ácido salicílico
Já o ácido salicílico tem ação esfoliante e ajuda a eliminar as células mortas que obstruem os poros, sendo excelente para remover o óleo extra da pele.
Além disso, o ácido salicílico também pode ser usado por grávidas, de acordo com Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Mas, tanto o peróxido como o ácido salicílico só devem ser usados nesse caso com indicação e acompanhamento médico.
Uma tática comum é usar um sabonete ou tônico com ácido salicílico e depois aplicar o peróxido de benzoíla.
É claro que a pele tem que tolerar já que como falamos, ela pode ficar muito ressecada com o uso dos dois produtos.
Alguns séruns que possuem ácido salicílico também costumam ser bem eficientes para tratar acne. E nesse caso, para não deixar a pele irritada, o que indica-se é usá-los em diferentes momentos da rotina de skincare ou em dias alternados.
Um exemplo é o Blemish Age Defense que além de ácido salicílico também possui ácido glicólico e tem tripla ação: anti-idade, antioleosidade e anti-acne. Você encontra ele na Amazon.
Mas, não é a única opção, temos um post com os melhores produtos com ácido salicílico para quem tem pele oleosa e acneica.
Inserir um produto com ácido salicílico pode fazer toda diferença, mas quando em baixa concentração, pode não ser suficiente.
Dependendo do grau da acne, medicamentos orais são necessários.
Pode usar Ácido Hialurônico com Peróxido de Benzoíla?
Ácido hialurônico e peróxido de benzoíla podem ser usados juntos e inclusive pode ser uma boa combinação. Isso porque, um dos efeitos colaterais do peróxido de benzoíla é o ressecamento, e o ácido hialurônico ajuda a repor a umidade e hidratar a pele.
Na rotina de skincare é mais indicado usar o peróxido de benzoíla antes do hidratante com ácido hialurônico. Além disso, o ideal é esperar o ativo ser totalmente absorvido antes de aplicar o hidratante.
Isso porque o peróxido de benzoíla funciona melhor quando tem a chance de ser absorvido pela pele primeiro. Por isso, depois de higienizar a pele, aplique o peróxido, e só depois de alguns segundos, aplique o hidratante.
Apenas tome cuidado para o hidratante não ser muito oleoso já que ele pode ser gatilho para o aparecimento de acne. O ideal é procurar por hidratantes não comedogênicos em gel ou sérum. Evite os que possuem textura pesada e em creme.
Quem tem Acne pode usar Ácido Hialurônico?
Pessoas que têm acne leve ou grave podem fazer uso do ácido hialurônico já que esse ácido mantém a pele firme e hidratada. No entanto, é importante procurar por produtos com ácido hialurônico que sejam não comedogênicos e que a textura seja leve como os géis e séruns.
Alguns hidratantes e séruns com ácido hialurônico que podem ser usados por quem tem acne são:
- Neutrogena Hydro Boost water: com textura em gel, ele hidrata bem a pele sem pesar (você pode encontrá-lo na Amazon);
- Gel Hidratante da Eucerin: com textura em gel e ultra leve, ele preenche, hidrata e fortalece a pele (você pode encontrá-lo na Amazon);
- Hydrabio Sérum Bioderma: com textura sérum e 3 ativos hidratantes, ele hidrata, deixa a pele com mais vida e radiante. É pessoalmente, o meu favorito (você pode encontrá-lo na Amazon).
Pode misturar Peróxido de Benzoíla com Niacinamida?
O peróxido de benzoíla pode ser usado com a niacinamida na mesma rotina de skincare. Na verdade, muitos especialistas recomendam o seu uso combinado já que um dos efeitos colaterais do peróxido de benzoíla é ressecamento, e a niacinamida é umectante, o que faz com que mantenha a pele mais hidratada.
Na ordem da rotina de skincare o indicado é usar o peróxido de benzoíla antes da niacinamida. O ideal é esperar o peróxido ser absorvido antes de aplicar a niacinamida, a qual vem depois, oferecendo uma proteção antioxidante.
Mas, assim como no caso do ácido hialurônico, procure por produtos com niacinamida que não sejam oleosos e causem acne.
Pode usar Peróxido de Benzoíla com Hidratante?
É bastante indicado usar um hidratante se você está fazendo uso do peróxido de benzoíla para o tratamento da acne. Isso porque esse ativo pode ter como efeito colateral o ressecamento da pele, e um hidratante ajuda a manter a pele hidratada e com menos efeitos colaterais.
Além disso, manter a pele hidratada é super importante para evitar o aparecimento da acne, já que se sua pele estiver desidratada, as glândulas sebáceas podem começar a produzir mais sebo para compensar, deixando a pele mais oleosa e propensa ao aparecimento da acne.
O mais indicado é usar o hidratante depois do peróxido de benzoíla, isso porque esse ativo funciona melhor quando tem chance de ser absorvido primeiro.
Por isso, o ideal é higienizar a pele, aplicar o peróxido de benzoíla e depois que ele já tiver sido totalmente absorvido pela pele, você pode aplicar o hidratante.
Lembrando que é importante procurar por hidratantes que não deixem a pele mais oleosa. Procure pelos oil-free, não comedogênicos e com textura em gel ou serum.