12 Coisas que Não se Deve Fazer durante o uso do Roacutan


Todo remédio tem suas regrinhas, mas o Roacutan é um que está cheio delas.

E pior, se essas regras não forem seguidas à risca, a sua saúde pode ser seriamente prejudicada.

E é por isso que fomos conversar com a Dra Betina Faggion, dermatologista há quase 30 anos, para saber exatamente o que não podemos fazer durante o uso do Roacutan, os impactos de quebrar alguma destas regras, o que é mito e o que é  verdade.

Separamos 12 coisas que você não deve fazer durante o tratamento, ou até mesmo após o término do tratamento.

Além disso, te contaremos o que você pode fazer, mesmo todo mundo falando que você não pode.

Mas, lembre-se de qualquer dúvida conversar com o médico que prescreveu o medicamento para você, ok?

O conteúdo, apesar de ser revisado por uma dermato, é apenas informativo.

1. Tomar sol diretamente no rosto e braços

O Roacutan deixa a pele mais sensibilizada, e consequentemente, mais suscetível à queimaduras e ao aparecimento de manchas, já que a pele está mais sensível à luz solar.

Quem toma Roacutan não está proibido de ir à praia ou à piscina por causa disso, mas cuidados extras são necessários.

Além disso, o cuidado deve ser principalmente em relação ao rosto e aos braços, já que costumam estar mais expostos ao sol e podem inclusive, manchar.

Por isso algumas dicas são:

  • usar chapéu com aba larga;
  • reaplicar o protetor de hora em hora;
  • usar uma blusa com proteção UV para proteger os braços sem se preocupar.

A exposição solar deve ser evitada até mesmo depois de 1 a 2 meses do cessamento do tratamento com o Roacutan já que a pele fica sensibilizada por mais tempo.

Temos um post em que fala sobre 8 cuidados que quem usa Roacutan deve ter para evitar a exposição solar, além de dicas sobre o que fazer se você acabar se queimando.

2. Evitar alguns tipos de depilação

Alguns tipos de depilação devem ser evitadas quando se está fazendo uso da isotretinoína (Roacutan).

No rosto, é recomendado não fazer depilação a cera (quente ou fria), a laser ou com creme depilatório.

Depilação a fio deve ser feita somente se a pele não estiver muito sensibilizada. Converse com seu médico.

Isso ocorre porque alguns dos efeitos colaterais comuns do Roacutan são: vermelhidão, descamação e aumento da sensibilidade da pele.

A pele ficando mais sensibilizada, o processo de cicatrização pode ser mais difícil, podendo formar cicatrizes e ou manchas.

Você também deve evitar esses tipos de depilação desde o primeiro dia até 30 a 60 dias depois do término do tratamento.

Algumas áreas do corpo como os ombros, costas e peito também ficam sensibilizados e por isso alguns métodos como o laser e depilação a cera devem ser evitados no corpo também.

O melhor é conversar com o seu médico para ver o que ele indica ou não.

Temos um post que fala tudo sobre Roacutan e Depilação. Lá você encontra de forma detalhada as informações e algumas tabelas indicado o que pode ser feito ou não.

3. Limpeza de pele

A limpeza de pele é um procedimento que os médicos também não indicam durante o uso do Roacutan por ter mais riscos de cicatrizes e manchas devido a pele ficar mais sensibilizada.

E também por não ser necessário retirar os cravos, já que o próprio Roacutan fará isso.

Assim, por aumentar os riscos, a maioria dos médicos sugere não fazer limpeza de pele durante o período de uso do medicamento.

4. Engravidar

Não é atoa que o Roacutan não é indicado para grávidas ou lactantes e que antes mesmo de iniciar o tratamento é importante fazer um teste de gravidez.

O Roacutan é teratogênico, ou seja, pode causar graves defeitos no feto, principalmente na face, orelhas, coração e até no sistema nervoso.

Por isso, mulheres não devem engravidar durante o uso do Roacutan.

Mulheres férteis devem utilizar ou um método contraceptivo altamente eficaz e que independe do usuário, como o DIU, ou dois métodos contraceptivos complementares dependentes do utilizador, como pílulas anticoncepcionais e camisinha.

A contracepção deve ser utilizada por 1 mês antes do início do tratamento, durante e até 1 mês após a descontinuação do tratamento.

Isso porque o medicamento tem sua eliminação completa só após 1 mês do término do tratamento.

5. Doar sangue

Quem está tomando Roacutan não deve doar sangue durante o tratamento e até um mês depois do término dele.

Isso ocorre porque o sangue pode ir à uma mulher grávida, o que pode por consequência, afetar o desenvolvimento do seu bebê.

6. Tatuagem

Fazer tatuagem não está completamente contraindicado durante o uso do Roacutan, mas geralmente os médicos tendem a não permitir.

Isso porque várias áreas da pele durante o uso ficam mais sensibilizadas, principalmente o tronco superior (costas, peito, ombros), podendo causar cicatrizações de pior qualidade.

7. Alguns procedimentos estéticos

A grande maioria de procedimentos estéticos devem ser evitados durante o uso do Roacutan já que a pele fica mais sensibilizada e suscetível a manchas, cicatrizes e queimaduras.

Tratamentos com laser e dermabrasão agressiva devem ser evitados durante o tratamento com isotretinoína e até cinco ou seis meses após o tratamento, já que esses tratamento não podem ser feitos em pele já inflamada pois há o risco de cicatrizes permanentes na pele.

Peelings também devem ser evitados já que são agentes descamativos ou esfoliantes e podem irritar e machucar a pele.

Peeling com ácido salicílico, glicólico, tricloracético e fenol não são indicados durante o uso do Roacutan e nem por um tempo depois.

O tempo pode variar dependendo da profundidade do peeling, então converse com seu dermatologista.

Além disso, em alguns casos específicos pode ser indicado um peeling superficial de ácido retinóico. Mas, apenas faça quando liberado pelo seu médico.

Se ficar na dúvida se você pode ou não fazer algum procedimento estético, não faça.

A pele fica mais sensibilizada com o uso do Roacutan e muitos não devem ser feitos.

8. Usar produtos abrasivos como esfoliantes

Outra coisa indicada pelos médicos é não usar produtos e ativos descamativos, abrasivos e esfoliantes. Isso porque a pele pode ficar ainda mais irritada.

A Dra Betina, por exemplo, indica a retirada da maioria dos produtos, apenas mantendo sabonete, hidratante e protetor solar e uma água micelar para remover a maquiagem.

Além disso, ela indica produtos suaves na pele, mais hidratantes e calmantes.

Deixe de lado outros produtos como tônicos, esfoliantes, máscaras, séruns ou qualquer tipo de ácido.

Esses produtos podem até ter sido eficientes de alguma forma para você, mas durante o tratamento com o Roacutan eles não irão contribuir e deixarão a pele muito assada, o que pode ocasionar manchas

Os efeitos colaterais do Roacutan não são os mesmos para todos, nem mesmo na mesma intensidade, mas a maioria já fica com a pele bem vermelha, assada e sensibilizada e por isso, nem considera usar outros produtos de skincare que não hidratantes e calmantes.

9. Cutucar ou tentar espremer as espinhas

Cutucar e tentar espremer as espinhas em casa e sem técnica não deve ser feito em nenhuma hipótese, mas essa restrição fica ainda mais forte para quem não está fazendo uso de Roacutan.

Com a pele mais sensibilizada, pelo uso do Roacutan, a cicatrização pode ser mais lenta, e as chances da pele ficar com alguma marca aumentam muito.

Por isso, a Dra Betina chama a atenção dos seus pacientes nesse ponto.

Nada de cutucar ou ficar espremendo espinhas se não há mais chances de deixar manchas e cicatrizes no lugar, ok?

10. Não interromper o tratamento

Não interrompa o tratamento com Roacutan a não ser que seu médico dermatologista expressamente te diga para cessar ou interromper o uso.

A Dra Betina disse que algumas pessoas param o uso do Roacutan quando vão tomar outros remédios, mas que o que ela orienta é: quando for tomar outro remédio, ligue para a médica que te receitou o Roacutan para avisar e perguntar se você deve interromper o tratamento e por quanto tempo.

Isso porque apesar de ter alguns medicamentos que não devem ser usados juntos com o Roacutan, como por exemplo, a tetraciclina, a maioria você pode manter o uso do Roacutan.

E é importante não ficar interrompendo o uso do Roacutan, já que quanto mais interrupções, mais chances da acne voltar depois.

Isso ocorre porque a atrofia da glândula sebácea, que ocorre com o uso da isotretinoína, pode não ser feita de maneira completa se o uso do medicamento não for feito pelo tempo e maneira correta.

11. Tomar o medicamento em horários distintos

Não use o Roacutan em horários distintos.

Uma dica, também dada pela Dra., é colocar um toque no celular no horário que você for tomar o medicamento.

Tome sempre no mesmo horário, após a refeição.

Ingerir o medicamento de estômago cheio é importante para que ele seja melhor absorvido e evitar irritação no estômago ou até gastrite.

Além disso, a importância em tomar o medicamento no mesmo horário é para manter o nível sérico, que é a quantidade da substância no sangue.

O Roacutan deve ser tomado diariamente para que o nível do medicamento esteja adequado, senão ele não irá cumprir suas funções.

É necessário manter uma concentração do medicamento no sangue de forma constante, então coloque o alarme pra lembrar!

12. Cuidado com a bebida alcoólica

A isotretinoína é metabolizada no fígado e por isso, o uso desse medicamento pode afetá-lo.

E como a bebida alcoólica também é processada no fígado, usar o Roacutan e beber simultaneamente pode exigir muito desse órgão.

Quem usa Roacutan deve ter um cuidado extra com a ingestão de bebida alcoólica, mas se o paciente deve apenas reduzir e limitar a ingestão ou cortá-la, irá depender dos exames iniciais e ao longo do tratamento.

Isso porque o médico irá avaliar os marcadores hepáticos, e se os níveis estiverem adequados, ele pode, a seu critério, indicar a ingestão da bebida alcoólica apenas com moderação ou indicar que você corte a ingestão durante todo o tratamento.

Durante o tratamento, mais exames vão sendo feitos, e o médico pode analisar mês a mês se os resultados dos exames estão sendo alterados ou não.

Se isso ocorrer, ele pode indicar a necessidade do cessamento completo da bebida alcoólica ou não.

Por isso, se o seu médico liberou o álcool, evite a ingestão excessiva ou com muita frequência, já que
assim como o Roacutan, ele irá exigir do fígado.

O que fazer durante o tratamento com Roacutan?

Mas, por mais que pareça que você foi proibido de tudo após iniciar o Roacutan, existem muitas outras coisas que o dito popular fala serem proibidos, mas não são

Além disso, existem outras ações que você deve seguir para não sofrer tanto durante o tratamento. Então, vamos ver tudo isso!

Manter atividades físicas

Algumas pessoas ficam na dúvida se devem ou não manter a atividade física ou a musculação.

De acordo com a Dra Betina Faggion, a atividade física pode ser mantida e é inclusive recomendada. 

Alguns pacientes podem ter mialgia (dores musculares), dores articulares e lombalgia (dores na região lombar) que são reações que podem acontecer em 10% dos pacientes que utilizam esse medicamento.

Se isso acontecer, converse com seu médico porque a intensidade das atividades físicas podem ser reduzidas, enquanto o efeito colateral permanecer. 

Esse é geralmente um efeito colateral temporário. 

Manter a dieta

Já em relação à dieta, a Dra. Betina, nos disse que geralmente não orienta fazer mudanças na dieta a não ser que os exames do colesterol e do triglicerídeos venham alterados.

Nesse caso, ela pede para remover ou diminuir produtos de origem animal e carboidratos refinados como farinha, pães e bolos.

Essas mudanças podem ser necessárias já que se houver um grande aumento nos níveis de colesterol e
triglicerídeos durante o tratamento, é necessário abaixar a dose do Roacutan ou até cessá-lo.

Pessoas acima do peso têm mais chance de ter alterações enzimática porque, em geral, elas já tem
esteatose hepática (gordura no fígado).

Portanto, como elas possuem esse padrão das enzimas no limite superior, elas correm mais risco de alterar o colesterol, triglicerídeos e enzimas hepáticas.

Mas, é claro, é necessário fazer todos os exames e depois que o médico analisá-los ele poderá orientar melhor se você deve manter a dieta ou fazer algumas mudanças.

Manter a hidratação do corpo

É importante manter-se hidratado para não desidratar a pele mais ainda, mas não precisa beber mais
água do que o necessário.

Isso porque a água irá ajudar a manter a hidratação do corpo e da pele, mas o ressecamento da pele irá acontecer de qualquer forma já que faz parte da ação do medicamento.

Não esquece a água, mas também não precisa exagerar.

A indicação é 35 mls por kg, ou seja alguém de 55 kg deve beber aproximadamente 2 litros de água por dia.

Depilações com lâmina e pinça

Já vimos que algumas depilações também não devem ser feitas durante o uso do Roacutan. Mas, algumas estão liberadas.

Depilação com pinça ou gilette podem ser feitas.

Atenção nas áreas mais sensibilizadas para que o uso da pinça e da gilette seja com mais suavidade e cuidado. 

Além disso, a depilação a fio, desde que a pele não esteja tão sensibilizada, também podem ser feitas.

Hidratar a pele, lábios, olhos e nariz

O Roacutan pode trazer alguns efeitos colaterais, entre eles, e um dos que mais incomodam as pessoas é o ressecamento da pele e das mucosas.

Por isso, é importante hidratar a pele, os olhos, nariz e especialmente os lábios, desde o primeiro dia de
tratamento.

A Dra Betina sugere uma atenção especial aos lábios já no primeiro mês do tratamento porque percebe-se, especialmente no sexo masculino, uma certa negligência no cuidado com a hidratação no lábio no primeiro mês.

Quanto mais intenso é o ressecamento do lábio, maiores as chances de causar fissura e de sofrimento durante todo o tratamento. 

Antes mesmo de sentir o lábio ressecado, é importante hidratar bastante a região. 

Por isso, separamos os melhores produtos para quem está usando Roacutan em um post só.

Lá você encontra recomendações de colírios, hidratantes nasais, faciais, corporais, labiais e muito mais.

Usar produtos para peles sensíveis

No início do tratamento quando a pele ainda está mais oleosa e acneica, você pode manter os produtos que já usava antes, para ajudar a regular o sebo.

No entanto, com o tempo, a pele vai ficando mais ressecada e sensibilizada, e é indicado usar produtos mais hidratantes e indicados para a pele sensível.

Produtos para a pele sensível ajudam a acalmar os efeitos de vermelhidão e coceira e hidratar mais a
pele que já está ressecada.

Nesse post você encontra os melhores sabonetes para quem tá usando Roacutan, e nesse você encontra boas opções de hidratantes.

Cuidar com a fase da piora

Um outro efeito colateral do uso do Roacutan é uma piora no primeiro mês de uso.

Não acontece com todo mundo, mas quando ocorre pode ter efeitos devastadores já que a acne que está grave, fica pior ainda.

Mas, para evitar essa fase da piora, a intervenção médica é essencial.

O médico, se acreditar necessário, pode ajustar a dose ou indicar o uso de um corticóide ou antibiótico oral para ser usado junto com a isotretinoína durante o tratamento.

Lembrando que tanto o antibiótico como o corticóide só devem ser usados se o médico indicar. É a decisão do dermatologista. 

Temos um post em que falamos em detalhes sobre a fase da piora e como evitá-la, mas lembre-se de ir conversando com seu médico principalmente no primeiro mês sobre como a sua pele está reagindo ao medicamento.

E se você tem mais alguma dúvida sobre o uso deste medicamento, temos uma resenha do Roacutan em que uma dermatologista explica tudo sobre ele, mas claro, converse sempre com seu médico antes de realizar qualquer mudança no tratamento

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes