O que Acontece com os Cravos se Você não Removê-los?


Os cravinhos na pele podem parecer um problema pequeno, mas incomodam muita gente.

Algumas pessoas tem o nariz cheio deles parecendo um “moranguinho”, outras costumam ter aquele enorme cravo teimoso, que nunca some. Mas, independente qual for o seu tipo, iremos falar aqui o que acontece com eles se você não remover.

Você já deve ter ouvido, inclusive de dermatologistas, que não se deve cutucar ou mexer neles, mas se você não removê-los, o que acontece?

Os cravos, chamados na dermatologia de comedões, quando não removidos podem permanecer como cravos, ou se transformar em uma espinha. Se houver redução de oleosidade e queratinização na pele, os cravinhos podem diminuir com o tempo.

Neste post, conversamos com a dermatologista Betina Faggion para entender tudo sobre comedões, o que fazer se você está com a pele cheia de cravinhos, como remove-los de maneira correta e o que pode acontecer se você espreme-lo de maneira errada.

O Que Causa os Cravos na Pele?

Para entendermos o que acontece com os cravos na pele, primeiro precisamos entender como eles são formados.

A Dra. Betina explica: “O cravo é resultado de uma produção excessiva de queratina, unido a um distúrbio das glândulas sebáceas, que produzem excessivamente o sebo na pele. A queratina e o sebo obstruem o folículo pilosebáceo (orifício por onde nasce o pelo) e faz com que ocorra o aparecimento de comedões (cravos).”

A formação de cravos está relacionada a fatores genéticos, hormonais, alimentação e outros.

Quando além da queratina e do sebo, unimos um desequilíbrio de bactérias da pele e a resposta inflamatória do nosso corpo, estes cravos se transformam em espinhas.

Quando os Cravos Saem Sozinhos?

Os cravos são decorrência da produção de sebo e queratina, portanto se estas questões não forem tratadas, eles podem persistir.

Entretanto, esses cravos não vão durar necessariamente a vida toda. Após a menopausa para as mulheres, e com a redução de testosterona para os homens, acontece uma redução (na maioria das pessoa) da produção de sebo e queratina na pele que pode resultar na diminuição dos cravos.

Mas, se os cravos te incomodam, você pode se livrar deles, até porque a melhor forma de acabar com eles é com o uso de cremes ou procedimentos que possuem ativos que ajudam a retirá-los e evitar que eles reapareçam.

Porque o Cravo Volta depois que eu o Espremo?

É comum os cravos na pele retornarem mesmo depois de você extraí-los. quando ainda se tem alta produção de queratina e sebo.

Isso ocorre porque ao espremer o cravo, você retira a “massa” de dentro do poro, mas a pele ainda continua produzindo muita queratina e sebo, responsáveis pela obstrução dos poros e aparecimento de mais cravos.

Como Acabar com um Cravo “Permanente”?

A dermatologista Betina explica a melhor forma de para acabar com um cravo permanente. “Nesses casos é preciso unir procedimentos de extração, junto a um tratamento de longo prazo que ataque o controle de oleosidade.”

Para se livrar de um cravo permanente este protocolo deve ajudar:

  1. Faça uma limpeza de pele

Escolha um esteticista de confiança, ele vai ter a técnica e o cuidado para não lesionar o local da extração.  

  1. Esfolie sua pele pelo menos 1 vez por semana

A esfoliação vai ajudar na retirada de pele morta e queratina, evitando a formação de novos cravos. Mas não exagere! A esfoliação exagerada pode aumentar o sebo na pele. Se limite a no máximo 3 vezes na semana.

  1. Adicione produtos com o poder de reduzir óleo e quebrar a queratina da pele

Alguns desses produtos são o peróxido de benzoíla, ácido salicílico, adapaleno e tretinoína.

Se quiser saber mais sobre eles e seu uso, neste post eu falo mais sobre cada um deles, como encaixá-los na sua rotina de skincare, efeitos colaterais e para quem ele é ou não indicado.

Mais abaixo eu te explico como usar um destes produtos em um tratamento localizado, por exemplo, só no nariz.

  1. Lave o rosto 2 a 3 vezes ao dia

A limpeza de pele com um sabonete indicado vai ajudar na retirada do sebo e das impurezas que podem também entupir os poros.

Mas, você deve lavar o rosto no máximo até 2 ou 3 vezes por dia. A limpeza excessiva pode dar um falso sinal para o corpo que ele precisa produzir mais sebo, aumentando ainda mais o óleo na pele.

  1. Faça um peeling 

O peeling pode ajudar na retirada de pele morta,  desobstruir os poros e retirar alguns cravinhos. Além disso, ele consegue diminuir a oleosidade da pele por um tempo. 

A Dra. Betina ainda relata que em casos que o paciente tem muitos cravos é possível a utilização de medicamentos mais potentes como a isotretinoína (Roacutan). 

Além de “expulsar” os cravos existentes, esse medicamento ainda  irá controlar a oleosidade e a produção de  queratina à longo prazo, já que seus efeitos podem durar por meses a anos após o término do tratamento.

Mas, como a isotretinoína é uma substância controlada e com riscos, a indicação e o acompanhamento médico é imprescindível. Além de poder ser obtida apenas com prescrição médica.

Como Remover os Cravos de Maneira Correta?

A extração de cravos deve ser preferivelmente feita com a ajuda de uma esteticista, que possui materiais e técnica precisa para este procedimento.  Entretanto caso você decida fazer em casa é importante seguir alguns passos:

  1. Use ou vapor, ou uma compressa quente

Seu objetivo aqui é dilatar os poros para facilitar a extração. Uma maneira simples de fazer isso é  tentar retirar os cravos após tomar um banho quente.

  1. Higienize suas mãos

Lave bem as mãos e utilize luvas ou uma gaze para a extração. Se sua mão estiver com algum microorganismo ele pode inflamar seu cravo ou causar uma infecção no local.

  1. Esprema a pele com cuidado

Seja delicado e não utilize tanta força. Depois de uma ou duas tentativas, não tente mais. A lesão na pele pode se transformar em uma mancha ou até em uma cicatriz.

No caso das espinhas é importante saber que elas não devem ser espremidas, pois estão infectadas e inflamadas, podendo causar piora do quadro.

O que pode acontecer se eu Extrair um Cravo de Maneira Errada?

A extração de um cravo de maneira errada pode causar irritação local, causando inflamação e infecção, “transformando” o comedão em uma espinha. 

Além disso, caso você traumatize a pele ao espremê-la, pode acabar ficando com uma mancha ou cicatriz no local.

As Máscaras que prometem Retirar Cravos Funcionam?

Estas máscaras faciais que prometem retirar os cravos acabam funcionando a curto prazo naqueles cravos que estão bem expostos. 

Elas realmente retiram a massa que bloqueia o poro. Entretanto, elas são agressivas  e devem ser usadas de vez em quando.

Além disso, o único jeito de realmente “se livrar” dos cravos é  tratar a pele no longo prazo, reduzindo a oleosidade e a produção de queratina. E isso você apenas irá conseguir com um cuidado diário e uso de alguns produtos de pele.

Qual a Melhor Maneira para Acabar com os Cravos?

Se você quer acabar com seus cravos a Dra. Betina ensina sua forma favorita:

“Aplique uma gota minúscula de tretinoína em uma concentração alta, como o Vitacid XT, em noites alternadas na região com cravos. Isso promove um peeling caseiro na que desmancha os cravos.”

Mas cuidado! Caso a pele fique muito irritada ou queimada, pare o tratamento por uns dias e depois recomece novamente. A pele pode acabar manchando.

O Vitacid XT é um medicamento para a acne que possui uma concentração de tretinoína de 1%, a concentração mais alta do mercado. Este remédio é raramente utilizado no rosto nestas concentrações, por isso, a quantidade utilizada deve ser bem pequena. Pense em uma miçanga pequena para a região do nariz.

Além disto, este tratamento deve ser apenas usado em áreas localizadas. NUNCA no rosto todo!

Entre neste post para saber mais sobre este medicamento e utiliza-lo com segurança.

Mariana Faggion

Sempre gostei de realmente entender tudo. Na verdade só consigo criar um hábito se tenho 100% de confiança que aquilo é realmente bom para mim. E essa característica minha está no mundo do skincare também. Me vi submersa em tanta informação que comecei a ficar confusa! Por isso ao escrever cada texto eu busco muita informação de confiança: médicos, livros e estudos. E então eu tento simplificar o máximo possível para que você não precise ficar confusa também.

Posts Recentes