O que corta o efeito do Roacutan?


Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988

A isotretinoína, mais conhecida no Brasil por um de seus nomes comerciais,  Roacutan, é um remédio muito utilizado para o tratamento de acnes mais graves. 

É um medicamento muito potente e que pode ser a salvação da pele de muitas pessoas. 

Mas, justamente por ser um medicamento tão forte e que possui inúmeros efeitos colaterais, seu uso pode desencadear muitas dúvidas  Uma das principais é: o que corta ou reduz o efeito da isotretinoína? 

Não existe substância ou medicamentos que cortem ou reduzam o efeito do Roacutan (isotretinoína). Entretanto, esta substância pode reduzir o efeito de outros medicamentos

Além disso, este remédio também é contraindicado e não pode ser usado quando o paciente faz uso de alguns medicamentos.  

Fica aqui com a gente para entender cada uma delas e ver o que você pode ou não usar com o Roacutan. 

Roacutan e Carboidratos Simples (Pães e Massas)

A isotretinoína pode ter efeito nas lipides do sangue e por isso, durante o tratamento são realizados exames de sangue para entender os níveis de triglicérides.

Estes exames são realizados antes de iniciar o tratamento e depois dependendo do dermatologista. A Dra. Betina realiza mensalmente nos primeiros três meses, e então a cada dois meses até o fim do tratamento.

Um valor de triglicérides acima de 800 mg/dL pode causar no paciente pancreatite aguda, podendo ser até fatal, por isso este controle deve ser feito com cuidado. 

No caso de aumento deste número o médico pode reduzir a dose de isotretinoína ou descontinuá-la, mas ele também pode pedir para o paciente fazer mudanças na dieta que podem diminuir estes lipides no sangue. 

E é por isso que ouve-se tanto que deve-se evitar pães e carboidratos refinados durante o tratamento com Roacutan, já que estes alimentos podem causar aumentos das triglicérides no sangue. 

Entretanto, as mudanças na dieta  só precisam ser realizadas caso o seu médico achar necessário, não sendo necessária para todas as pessoas que estão se tratando com esta substância.

Portanto a dica aqui é, faça seus exames e siga as indicações do seu médico. Se ele pedir para você reduzir o consumo de carboidratos, faça como pedido. Se não, pode continuar comendo seu pãozinho refinados toda manhã.

Roacutan e Álcool

A isotretinoína pode também afetar o fígado, pois é no fígado que a isotretinoína é metabolizada.

A função do fígado e de suas enzimas devem ser examinadas antes do começo do tratamento e então acompanhadas durante o tratamento.O seu médico vai decidir a frequência.

Como é no fígado que se metaboliza o álcool, é importante que haja o equilíbrio do uso desta substância durante o tratamento com o Roacutan, para que o fígado não fique sobrecarregado.


No conhecimento popular, diz-se que o álcool corta o efeito do Roacutan mas isso não é verdadeiro.  O álcool junto a isotretinoína pode sobrecarregar o fígado, mas não irá fazer com que o Roacutan pare de funcionar. 

Portanto, cessar ou reduzir o uso desta substância pode ser necessário, dependendo do resultado dos seus exames. 

Mas entenda que não é apenas o álcool que pode estar afetando o fígado, uma quantidade excessiva de gordura no órgão também pode resultar na alteração da sua função hepática. 

Vitamina A e Roacutan

A isotretinoína faz parte de um grupo de medicamentos derivados da Vitamina A. Portanto é normal que com o uso deste medicamento aconteça o aumento no nível desta vitamina no sangue. 

 Assim, caso você use,  junto com a isotretinoína, algum multivitamínico que contenha a vitamina A, esta substância pode ficar em excesso no corpo intensificando alguns efeitos desagradáveis desta substância.

Estes efeitos desagradáveis são queda de cabelo, pele seca, lábios rachados, dores de cabeça, enfraquecimento dos ossos, aumento de cálcio no sangue e pode também causar um distúrbio chamado hipertensão intracraniana idiopática, que é um aumento de pressão dentro do crânio

Neste caso, geralmente não tomar mais o  multivitamínico deve melhorar os sintomas. 

Tetraciclinas e Roacutan

A tetraciclina é um antibiótico muito utilizado para o tratamento de acne, mas pode também ser utilizado para o tratamento de outras infecções. Um exemplo de nome comercial com estas substâncias é o Tetramed.

Os derivados de tetraciclina, como demeclocilina,  rolitetraciclina,  metaciclina, limeciclina, doxiciclina,  minociclina e lauraciclina, também são contraindicados. 

Quando usados ao mesmo tempo, essas substâncias podem aumentar a pressão dentro do crânio, causando dores de cabeça, enjoo, vômitos e até distúrbios visuais. Portanto, sua utilização comitantemente é contraindicada. 

Provavelmente seu dermatologista sabe disso e vai descontinuar qualquer tratamento com esta classe de antibiótico. Entretanto, toda vez que tiver qualquer problema de infecção converse com seu médico e comunique a ele que você faz uso de isotretinoína.

Roacutan e medicamentos anticonvulsivante

A isotretinoína é capaz de reduzir a quantidade de carbamazepina e fenitoína no sangue, dois medicamentos usados em crises de convulsão.

Portanto, caso o paciente faça uso de um destes dois medicamentos, no início de tratamento com a isotretinoína é provável que a dose de remédio que era utilizada não seja mais capaz de controlar as crises. 

Assim, caso você inicie o tratamento de Roacutan e tome remédios para convulsão, converse com seu neurologista para que ele adapte sua dose e assim, caso ele ache necessário.

Outras dúvidas frequentes com o Uso de Roacutan

Posso me depilar enquanto uso Roacutan?

Essa é uma dúvida muito comum com o uso de tretinoína. Isso porque a pele tende a ficar sensível com os vários efeitos colaterais deste medicamento. 

De modo geral,  a depilação nas áreas que não ficam tão sensíveis com o Roacutan (pernas, glúteos, axilas) podem ser realizadas com qualquer método. Já nas áreas sensíveis, como a face, os métodos mais recomendados são: a fio, pinça ou gilette.

Se você quiser entender o que acontece na pele se você depila-la com algum destes métodos não recomendados e até quando você deve evitar estes métodos, neste post eu me aprofundo mais sobre o assunto.

O Roacutan vai ajudar nas manchas do meu rosto?

Esta dúvida faz sentido, já que a isotretinoína faz parte de uma substância chamada retinóides que trazem diversos benefícios na pele, como redução de rugas e clareamento de manchas. 

Se você quiser saber mais sobre os retinóides, eu fiz um guia de tudo que você deveria saber sobre esta classe de medicamentos.

Mas, o Roacutan em si, apesar de ser um retinóide, ele não ajuda com as manchas.  Por causar muita sensibilidade da pele a isotretinoína pode ter o efeito contrário: aumentando o aparecimento de manchas da pele. Por isso, durante o tratamento é importante manter um bom cuidado com a pele, com o uso contínuo de protetor solar. 

Neste post, você poderá entender quais outras substâncias podem ser usadas com o Roacutan para tratar as manchas indesejadas no rosto. Lá você encontra até os cremes que podem ser usados enquanto estiver fazendo uso do Roacutan. 

O que fazer na fase da Piora do Roacutan?

Existe um efeito comum no uso da isotretinoína que pode acontecer com você no início do tratamento, que é a piora da acne por um período. A acne, que deveria melhorar, pode piorar (e muito!), assustando muita gente. 

Pode haver uma “explosão” de novas espinhas e também um aprofundamento das antigas. 

Isso é normal, mas pode ser necessário alguma ação do seu médico, pois estas espinhas podem resultar em cicatrizes e manchas. 

Algumas ações possíveis são o uso de corticóides e mudança da dose da isotretinoína por um período. Se você está passando por isso, veja neste post e entenda melhor o que pode ser feito nesta situação.

Como conviver com os efeitos do ressecamento do Roacutan?

Uma das piores reclamações de quem usa a isotretinoína é o ressecamento da pele, lábios, olhos e nariz. Este ressecamento pode ser tão incomodo que impede muita gente de conseguir terminar o tratamento. O ressecamento dos lábios é a queixa número um. 


Se você vem passando por isso, neste texto eu mostro os melhores produtos para você não sofrer tanto, e ainda uma rotina de skincare perfeita pra quem está usando Roacutan!

Mariana Faggion

Sempre gostei de realmente entender tudo. Na verdade só consigo criar um hábito se tenho 100% de confiança que aquilo é realmente bom para mim. E essa característica minha está no mundo do skincare também. Me vi submersa em tanta informação que comecei a ficar confusa! Por isso ao escrever cada texto eu busco muita informação de confiança: médicos, livros e estudos. E então eu tento simplificar o máximo possível para que você não precise ficar confusa também.

Posts Recentes