Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR
O uso de anticoncepcional para o tratamento da acne pode parecer super confuso as vezes, não? Enquanto algumas mulheres dizem que o uso do anticoncepcional foi a solução para o problema delas, outras falam exatamente o oposto.
Então, afinal, anticoncepcionais ajudam ou pioram a acne?
A realidade é que o anticoncepcional pode tanto melhorar a sua acne como piorá-la. Por isso, se você sofre com acne, é muito importante você saber qual anticoncepcional usar, quais irão ajudar a “limpar” a sua pele e quais poderão ser o gatilho para o aparecimento dela.
Primeiro de tudo, é bom alertar que este post, apesar de revisado por uma dermatologista, é apenas informativo e é de extrema importância consultar com o seu médico antes de usar qualquer medicamento. Até porque cada caso é individual e outras circunstâncias podem ser levadas em consideração, além da acne, na hora de escolher o melhor anticoncepcional para você.
Dito isso, vamos ver o que os estudos mostram sobre os melhores e piores anticoncepcionais para quem tem pele acneica.
VISÃO GERAL DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ACNE
MÉTODO CONTRACEPTIVO | EXEMPLOS COMERCIAIS | EFEITOS PARA ACNE |
Pílulas Combinadas | Yaz, Yasmin, Yumi | Ajuda a controlar a acne |
DIU de cobre | Andalan Classic Cu 380 | Indiferente |
Minipílulas | Cerazette, Norestin | Pode piorar a acne |
DIU Hormonal | Diu Mirena | Pode piorar a acne |
Anticoncepcional Injetável | Depo – Provera | Pode piorar a acne |
Implantes Contraceptivos Subdérmicos | Implanon | Pode piorar a acne |
Essa tabela foi feita para facilitar no entendimento dos melhores e piores anticoncepcionais para acne. Mas, abaixo iremos dizer qual é realmente o melhor anticoncepcional e explicar porque as pesquisas mostram que alguns podem piorar a acne e outros ajudam a controlá-la.
MELHORES ANTICONCEPCIONAIS PARA ACNE
Os melhores anticoncepcionais para acne são os contraceptivos hormonais combinados, como:
- Yaz
- Iumi
- Yasmin
- Selene (anticoncepcional mais antigo)
- Diane 35 (anticoncepcional mais antigo)
ENTENDENDO O PORQUÊ:
A acne geralmente é causada por uma oscilação ou um desequilíbrio hormonal. Os andrógenos (hormônios sexuais masculinos, como a testosterona) podem levar a uma maior produção de sebo na pele, assim a pele fica mais oleosa e com mais acne.
Um dos hormônios com efeito contrário ao dos andrógenos é o estrogênio. E esse último, adivinhem? Está presente em inúmeras pílulas anticoncepcionais.
Por isso que os anticoncepcionais combinados são utilizados muitas vezes como uma terapia hormonal para o controle de acne, já que eles neutralizam o efeito dos hormônios andrógenos devido a sua carga de estrogênio.
Inclusive, eles podem ser uma das primeiras opções de tratamento dos dermatologistas no caso de acne hormonal em mulheres.
OBSERVAÇÃO:
É muito importante que você, além de conversar com um dermatologista, também marque uma consulta com um ginecologista.
Isto porque alguns anticoncepcionais como o Selene e o Diane 35 são antigos, assim, por mais que sejam ótimos para o tratamento da acne já que possuem alta carga de estrogênio, eles possuem muitos efeitos colaterais.
Inclusive, as bulas do Selene e do Diane 35 indicam que esses medicamentos podem ser utilizados em mulheres com doenças relacionadas aos hormônios andrógenos, como a própria acne. E embora eles funcionem como contraceptivo oral, eles devem ser utilizados somente em alguns casos específicos e não devem ser utilizados unicamente para fornecer contracepção oral.
O MELHOR ANTICONCEPCIONAL PARA ACNE
E dentre essas opções de contraceptivos orais combinados qual eu devo escolher se eu sofro com acne?”
Essa é uma resposta que eu não posso te dar, isso porque ao usar um contraceptivo você deve levar inúmeras circunstâncias em consideração que vão além da sua acne. Talvez alguma condição ou doença, ou até alguma escolha pessoal. Tudo deve ser discutido com seu dermatologista, ginecologista ou endocrinologista após uma série de exames e ele poderá te responder essa pergunta de forma responsável.
Mas, se você for levar em consideração tanto a terapia hormonal para a sua acne quanto os efeitos colaterais, os melhores anticoncepcionais são os anticoncepcionais combinados mais recentes, como por exemplo as pílulas Yaz e Yasmin.
PIORES ANTICONCEPCIONAIS PARA ACNE
Como você viu acima, o anticoncepcional pode ser um grande aliado no tratamento de acne sendo um método muito usado por dermatologistas. Entretanto, pode ser que ele seja o grande problema. Isso porque, se a pílula não possuir propriedades antiandrogênicas suficientes, ela pode piorar a acne.
Ou seja, se o contraceptivo não fizer o balanço hormonal certo para neutralizar o efeito dos hormônios masculinos que estão causando o aparecimento da acne, alguns anticoncepcionais podem entrar para a lista dos piores anticoncepcionais para acne.
Anticoncepcionais que podem piorar a sua acne são os que possuem apenas progestógeno como:
- Minipílulas (Ex: Cerazzete)
- DIU MIRENA (DIU hormonal)
- IMPLANON (implante contraceptivo subdérmico)
- Depo – Provera (anticoncepcional injetável)
ENTENDENDO O PORQUÊ:
Para entender o porquê desses anticoncepcionais não serem bons para a acne, é necessário considerar que os métodos de controle podem:
- Conter apenas progestógeno (versão sintética da progesterona) ou;
- Progestógeno E estrogênio
Como o estrogênio é um hormônio contrarregulador da testosterona (hormônio andrógeno que pode causar acne), ele é quem age em benefício do controle da acne.
E o que ocorre, então, nos casos dos anticoncepcionais que possuem apenas progestógeno?
Um estudo publicado em 2016 concluiu que “diferentes contraceptivos hormonais possuem efeitos variados sobre a acne”, e que os indivíduos que utilizaram contraceptivos com apenas progestógeno, sem qualquer estrogênio tiveram um efeito negativo em relação à acne.
Um outro estudo publicado pelo Jornal da Academia Americana de Dermatologia também concluiu que por mais que anticoncepcionais combinados possam beneficiar os surtos de acne, alguns agentes podem piorá-la porque liberam progestógenos.
Então, como percebemos, se o anticoncepcional não for combinado e liberar apenas progestógenos, sem liberar estrogênio, ele não será bom para a pele acneica.
MINIPÍLULA E ACNE
A minipílula é um exemplo de pílula que se enquadra nesse padrão, vez que não é uma pílula combinada e não possui estrogênio. Esse tipo de pílula ainda pode ser chamada de POP que vem de “Progestogen-only pills”.
Alguns exemplos de nomes comerciais deste tipo de contraceptivo são:
- Cerazette;
- Norestin;
- Micronor;
- Nactali;
- Juliet;
- Kelly;
- Exluton.
DIU MIRENA E ACNE
A mesma linha de raciocínio é aplicada no caso do DIU MIRENA.
Por esse método liberar apenas progestógeno, isso pode aumentar os hormônios androgênicos como a testosterona, causando um aumento de acne por superestimular as glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa.
IMPLANTES CONTRACEPTIVOS SUBDÉRMICOS E ACNE
Esse método contraceptivo, também conhecido como IMPLANON, é muito comum em alguns países, mas também NÃO é recomendado para o controle da acne, pelo mesmo motivo já citado nos outros métodos.
ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL E ACNE
Outra forma contraceptiva é o anticoncepcional injetável. Mesmo não sendo tão conhecido e usado entre as mulheres brasileiras, ele também é uma opção e existem inúmeros tipos, sendo o mais conhecido o Depo-Provera.
Se você sofre com acne, o Depo-Provera não é uma boa escolha já que contém apenas a progesterona em sua forma artificial. Inclusive, o estudo falado aqui ainda sustenta que as injeções, em média, tiveram efeitos negativos sobre a acne.
No entanto, há outros anticoncepcionais injetáveis como o Cyclofem e o Mesygina que também possuem estrogênio e por isso talvez se mostrem como métodos contraceptivos que podem ajudar a controlar a sua acne, uma alternativa para ser conversada com seu médico.
DIU DE COBRE E ACNE
Como vimos os DIU’s hormonais, como o Mirena, podem causar surtos de acne. Mas, e se você sofre com acne e mesmo assim quer ter a comodidade de se proteger com o DIU?
Nesse caso, converse com seu dermatologista e ginecologista sobre a possibilidade de utilizar o DIU de cobre.
Isso porque o DIU de cobre não é hormonal, ou seja ele não age liberando hormônios sintéticos e dessa forma ele não irá causar a sua acne.
No entanto, por não liberar nenhum hormônio, isso significa que ele também não irá ajudar no tratamento. Ou seja, será indiferente para o aparecimento da sua acne. Assim, você deverá falar com seu dermatologista sobre outras maneiras de controlar a oleosidade da sua pele.
O próprio estudo publicado no Journal of Drugs in Dermatology não considerou o DIU de cobre na pesquisa já que por não conter hormônios é improvável que tenha algum efeito significativo sobre a acne.
PERGUNTAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO LEVA PARA LIMPAR A PELE COM ACNE USANDO O ANTINCONCEPCIONAL?
O tempo médio para INÍCIO do resultado com o anticoncepcional é de 2 a 3 meses.
Um estudo concluiu que o resultado do uso do anticoncepcional por seis meses é equivalente ao uso do antibiótico por 3 meses em relação à redução das lesões de acne. Por isso, em tratamento à longo prazo, os anticoncepcionais podem ser uma boa saída para as mulheres.
QUANTO TEMPO GERALMENTE DURA UM TRATAMENTO COM ANTICONCEPCIONAL PARA ACNE?
O tratamento de acne com uso de contraceptivos orais geralmente dura de 6 a 12 meses, mas dependendo da acne ou do problema hormonal ele pode ser usado por mais tempo. Sempre utilize pelo tempo determinado pelo seu médico.
PAREI O ANTICONCEPCIONAL E MINHA ACNE PIOROU, É NORMAL?
Muitas mulheres acreditam que a acne depois de parar a pílula anticoncepcional é muito pior do que era antes. Isso ocorre porque logo após você cessar o uso da pílula os seus hormônios levarão um tempo para voltarem ao “normal”, ou seja a como eles eram antes do início da pílula.
ANTICONCEPCIONAL É A ÚNICA FORMA DE TRATAR A ACNE HORMONAL?
Embora anticoncepcional seja uma das formas mais usadas pelos dermatologistas para tratar a acne hormonal ela não é a única. O uso de espironolactona (ex: Diacqua) é também bastante indicado para quem sofre esse tipo de acne.
Se você não quer essa carga hormonal do contraceptivo no seu corpo, eu recomendo que você acesse esse post, que é um guia completo sobre acne hormonal, que mostra outras maneiras de tratar a acne hormonal.
QUANTO CUSTA UM TRATAMENTO DE ACNE COM ANTICONCEPCIONAL?
Tudo irá depender da duração do seu tratamento de acne. Mas, o custo médio do tratamento completo com a pílula Yaz é de R$567,00 (por volta de R$ 63,00 por mês). Considerando que o tratamento é de 9 meses.
Se você quer saber mais sobre os custos médios dos tratamentos de acne, esse post mostra uma média tanto de custo tanto dos tratamentos orais quanto tópicos, além de explicar as variáveis que podem fazer com que seu tratamento seja mais caro ou mais barato.