Por que não tomar Roacutan? Vale a Pena ou Não?


Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988

Está aí um medicamento muito usado por dermatologistas para tratar a acne de pacientes, mas que causa muita apreensão e medo, por parte deles e até de seus pais.

O Roacutan, contém a isotretinoína na sua fórmula, que vem sendo estudada há anos como uma das melhores opções para tratar acnes mais graves e resistentes.

A isotretinoína, substância ativa do Roacutan, é segura e pode ser a melhor opção para muitos pacientes, se usada de maneira correta e com acompanhamento médico. Entretanto, ela não pode ser usada por alguns grupos, como mulheres grávidas (já que pode causar danos aos fetos).

Além disso, a isotretinoína possui alguns efeitos colaterais que são muito temidos, como por exemplo, possibilidade do desenvolvimento da depressão e danos ao fígado, e isso pode assustar quem irá tomar. Vamos discutir mais neste post se esses efeitos são comuns, e o que os estudos mais recentes falam sobre eles.

Vale a Pena tomar Roacutan?

O Roacutan é um medicamento que possui a isotretinoína, um derivado da vitamina A.

A isotretinoína foi aprovada no Brasil em 1990 e até hoje sua eficácia não foi superada por nenhum outro tratamento de acne, sendo a mais efetiva e trazendo uma melhora de longo prazo. (estudo)

Parte da sua eficácia vem por possuir vários mecanismos de ação no tratamento da acne:

  • acelera o ciclo de vida das células da pele.
  • reduz a atividade e o tamanho das glândulas sebáceas, regulando o sebo.
  • Reduz a hiperqueratinização, reduzindo a formação de novos comedões (cravos).
  • reduz a atividade da C. acnes, bactéria associada a acne.
  • tem propriedades anti-inflamatórias.

A melhora com a isotretinoína é tão expressiva, que a maioria dos pacientes que usam o medicamento estarão livres da acne após 4 a 6 meses de uso, como falou este estudo aqui.

Mas se a isotretinoína, ou o Roacutan, trazem tantos benefícios, por que muita gente tem medo de usar ou prefere outros tratamentos, que não são tão efetivos, e que por isso, podem até causar cicatrizes?

Por que o Roacutan é “perigoso”?

Na verdade, com os devidos cuidados, e acompanhamento médico, o uso do Roacutan é seguro.

Entretanto, o maior risco no uso do Roacutan é engravidar, pois este medicamento é teratogênico, ou seja, pode causar danos aos fetos.

Além disso, este medicamento foi associado a casos de depressão e suicídio, mas como veremos a seguir ainda não há estudos conclusivos que este efeito está mesmo relacionado ao medicamento.

Quem não deve tomar Roacutan?

Por mais seguro que seja, em alguns casos este medicamento não pode ser usado:

Se você está grávida, querendo engravidar ou amamentando

O Roacutan pode causar graves danos na face, orelhas, coração e no sistema nervoso do feto. Por isso, mulheres grávidas, tentantes ou lactantes não devem usar este medicamento.

Segundo este estudo, a isotretinoína causa defeitos congênitos em até 35% ou mais dos bebês que foram expostos a esta substância.

Quem decide que quer engravidar precisa parar o medicamento 1 mês antes de começar a tentar. Para saber mais, neste post explicamos tudo sobre gravidez e Roacutan.

Se você é uma mulher com potencial de engravidar e não usa método anticoncepcional seguro

Se o seu médico recomendar a isotretinoína, ele te dará várias instruções, alguns exames devem ser feitos e documentos precisam ser assinados.

Algumas condições que devem ser satisfeitas para que você possa usar o medicamento, se você for mulher: (informações retiradas da bula)

  • Você precisa ser informada pelo médico sobre o perigo de engravidar (descrito acima) até 1 mês após o término do medicamento.
  • Você precisa ser advertida sobre a possibilidade da falha do seu método anticoncepcional.
  • Você precisa confirmar que entendeu as precauções.
  • Você precisa usar uma contracepção eficaz sem interrupção (mais sobre isso depois) durante 1 mês antes do início do tratamento, durante o tratamento e até 1 mês depois do término do tratamento.
  • Você precisa ter um teste de gravidez negativo, supervisionado pelo médico, no mínimo 11 dias antes do início do tratamento.
  • Além disso, é recomendado a repetição mensal do teste de gravidez.
  • Você precisa iniciar o tratamento no segundo ou terceiro dia do próximo ciclo menstrual.
  • Você precisa usar um método anticoncepcional mesmo que tenha um histórico de infertilidade (exceto no caso da retirada do útero) ou não tenha vida sexual ativa.

Um método anticoncepcional seguro é de preferência aquele que não depende da sua memória, como por exemplo a pílula anticoncepcional comum, que você deve lembrar de tomar todos os dias.

Dê preferência a métodos com DIU, que são mais seguros. Outra opção é usar 2 métodos anticoncepcionais, como por exemplo, anel vaginal com camisinha ou pílula com camisinha.

Se você tem alergia a isotretinoína ou a qualquer outra substância da fórmula

Se você tem alergia a isotretinoína ou a outras substâncias da fórmula, não deve usar o medicamento.

Um componente que pode causar alergia são os derivados da soja, presentes nos excipientes do Roacutan.

Outro possível componente que pode causar alergias são os parabenos, que são usados para conservar as cápsulas.

Uma cápsula de Roacutan tem 20mg ou 10mg de isotretinoína, óleo de soja, cera amarela, óleo de soja hidrogenado, óleo de soja parcialmente hidrogenado, gelatina, glicerol 85%, Karion 83, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho.

Como há várias marcas de isotretinoína no Brasil, como Amalfi, Ison e genéricos, é preciso analisar a composição de cada um.

Se você tem Insuficiência Hepática

É um efeito colateral muito comum com o uso da isotretinoína (10% ou mais), a elevação nos níveis de enzimas hepáticas, triglicerídeos e colesterol no sangue.

Por este motivo, pacientes com insuficiência hepática não podem usar o medicamento.

Entretanto, é importante falar que em pessoas que não possuem insuficiência hepática, seu uso é seguro e durante o tratamento seu médico dermatologista vai pedir exames de enzimas hepáticas e perfil lipídico para controlar estes marcadores.

Além disso, os exames costumam voltar ao normal com a descontinuação do Roacutan.

Em alguns casos, o dermatologista pode pedir uma avaliação do gastroenterologista se houver dúvidas da causa da alteração das enzimas do fígado.

Além disso, se seu médico permitiu o uso de bebidas alcoólicas com moderação, ele pode proibi-las caso os exames venham alterados. Para saber mais sobre o consumo de álcool e Roacutan, acesse este post.

Outros Efeitos Colaterais para Considerar

Ressecamento

A isotretinoína tem como um efeito colateral comum, o ressecamento da pele e principalmente do nariz, olhos e boca.

Este ressecamento às vezes é até bem vindo, como o que acontece no couro cabeludo, com o cabelo ficando menos oleoso, ou até na pele, com ela ficando mais seca e menos brilhosa.

Entretanto, o ressecamento no nariz, olhos e boca podem ser mais intensos e incomodar muito durante o tratamento. Mas seguindo as diretrizes corretas e iniciando a prevenção antes do tratamento iniciar, esses efeitos ficam mais brandos.

Neste outro post, eu explico melhor como evitar o ressecamento e indico produtos que podem ajudar muito durante o tratamento.

Depressão

A depressão é um efeito que muito se fala com o uso da isotretinoína, entretanto, até a Academia Americana de Dermatologia (AAD) diz que ainda não há evidência suficiente para indicar que a isotretinoína causa depressão e pensamentos suicidas.

Para analisar mais a fundo, este estudo observou 3800 registros médicos de pacientes que sofriam com acne, e a porcentagem de depressão entre pacientes com acne e que não usavam isotretinoína era maior do que aqueles que usavam isotretinoína (4,81% contra 3,77%).

O que se acha é que a depressão pode estar relacionada com a acne grave e não com a isotretinoína. Além disso, é importante destacar que quando a acne é tratada, a depressão e pensamentos suicidas tendem a diminuir. (fonte AAD)

De qualquer modo, durante o tratamento, avaliações com um psiquiatra podem ser solicitadas pelo dermatologista.

Doença Inflamatória Intestinal (DII)

As doenças inflamatórias do intestino também vem sendo associadas pelo uso de isotretinoína, mas assim como a depressão, ainda não existem estudos que comprovem esta relação, já que pode ser possível, por exemplo, que os mesmos genes que predispõem a acne, predispõem as DII. (AAD)

Também, existem estudos que podem indicar que os desequilíbrios na flora e doenças no trato intestinal, podem ser relacionados a alguns casos de acne.

De qualquer modo, estes efeitos mais graves parecem ser raros: apenas 85 casos das doenças inflamatórias intestinais associados a isotretinoína foram relatados a FDA (Food and Drug Administration) de 1997 até 2002.

Queda de Cabelo

Outros efeitos são possíveis, mas geralmente regridem com o término do tratamento ou são raros.

Um exemplo é a queda de cabelo que é um efeito raro, segundo a bula, parece ser dose dependente e não costuma ser permanente.

Para entender mais sobre a queda de cabelo, e ainda descobrir como monitorar e descobrir técnicas que podem ajudar na redução da queda, eu te conto tudo aqui neste post.

Dores Músculo articulares

Outros efeitos que são mais comuns e são relatados são as dores articulares, musculares e na lombar, mas estes efeitos costumam ser leves.

Além disso, estes sintomas costumam ser temporários e desaparecer após o tratamento. Para saber mais, eu falo aqui neste post.

Mariana Faggion

Sempre gostei de realmente entender tudo. Na verdade só consigo criar um hábito se tenho 100% de confiança que aquilo é realmente bom para mim. E essa característica minha está no mundo do skincare também. Me vi submersa em tanta informação que comecei a ficar confusa! Por isso ao escrever cada texto eu busco muita informação de confiança: médicos, livros e estudos. E então eu tento simplificar o máximo possível para que você não precise ficar confusa também.

Posts Recentes