Foto de Alicia Harper no Pexels
Cada vez mais os probióticos são utilizados como uma MANEIRA EFICIENTE de tratar a acne.
Isso porque o desequilíbrio das bactérias da nossa pele, e até do nosso intestino, podem ser um fator determinante para que tenhamos surtos de cravos e espinhas. Assim, o uso de probiótico (bactérias benéficas que vivem no intestino) ajudam a regular a nossa microbiota, e como consequência a saúde da nossa pele.
Como é um tratamento recente e que ainda gera muitas dúvidas, neste texto eu irei me aprofundar nessa relação, a do uso de probióticos e o aparecimento da acne. E ainda mostrarei como escolher o melhor suplemento do mercado e a como inseri-lo de forma segura na sua rotina.
Qual é a Relação entre o Intestino e a Pele?
Não parece fazer muito sentido né? Como as bactérias do nosso intestino influenciam na nossa pele do rosto?
Mas pense bem… já conseguimos entender que por causa do estresse podemos ter prisão de ventre, ou que uma má alimentação pode influenciar no brilho do nosso cabelo.
O nosso corpo é um organismo complexo, e vem se descobrindo na medicina que ele é mais interligado do que se imaginava.
E o intestino parece ter uma das maiores influências no nosso equilíbrio corporal. Não é à toa que o que comemos é tão importante.
A relação intestino e pele foi primeiramente comentada por dois cientistas, Stokes and Pillsbury, na chamada Teoria Intestino-Cérebro-Pele há mais de 80 anos atrás. Essa teoria dizia que existe uma relação direta entre questões psicológicas, a microbiota intestinal e a saúde da pele.
O que se teorizou no passado e vem sendo comprovado nos dias de hoje é que com o aumento da permeabilidade do intestino (leaky gut), o intestino acaba absorvendo as toxinas que deveriam ser expelidas pelo organismo, o que causa um estado de inflamação sistêmica no corpo todo, inclusive na pele, que pode influenciar diretamente a gravidade da acne.
Essa permeabilidade pode ser relacionada com o desequilíbrio entre bactérias boas e ruins no intestino (causado principalmente por estresse e dietas pobres em fibras e comidas naturais) ou com a movimentação delas para outras partes do intestino (como acontece no Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado- SIBO).
Mas, o que é mais interessante e o mais importante de você entender, é que vários estudos vêm percebendo uma correlação alta entre pessoas com acne (e outras doenças de pele) e problemas intestinais que levam a permeabilidade intestinal. Ou seja, é possível que a permeabilidade intestinal seja causa ou fator de agravamento da acne.
Em um estudo, 40% dos pacientes com acne tinham diminuição do ácido clorídrico no estômago, que pode levar a uma permeabilidade intestinal maior.
Outro estudo recente mostrou que pessoas com rosácea (outra doença inflamatória da pele) têm uma chance 10 vezes maior de ter SIBO, que é o supercrescimento de bactérias no intestino delgado.
Já este estudo indicou que a saúde intestinal dos pacientes com acne pode estar comprometida, com 66% de 57 pacientes estudados com bactérias ruins nas fezes (coliformes). Isto comparado com 0% dos pacientes sem acne. 26
Agora você deve estar pensando: “mas eu não tenho sintoma nenhum” ou ainda pensar que está tudo certo com a sua saúde intestinal. Só que as doenças gastrointestinais podem se apresentar de diversas maneiras: desde assintomática, com sintomas gastrointestinais leves (estufamento, diarréia, gases) até a má absorção severa.
O Que são os Probióticos e Como eles Podem ajudar na Acne?
Os probióticos são conjuntos de microorganismos vivos, que podemos administrar em quantidades adequadas para trazer benefícios para nosso corpo.
Quando ingerimos esses microrganismos eles regulam nossa digestão, ajudam no equilíbrio intestinal e ajudam nosso intestino a bloquear toxinas inflamatórias que podem ser levadas para o corpo todo (inclusive para a nossa pele).
Os probióticos orais parecem trazer benefícios para o tratamento de acne de
diversas maneiras:
Redução da Inflamação no corpo e consequentemente melhorar a acne
Este é o benefício mais conhecido e comprovado dos probióticos.
Com a restauração da flora intestinal e o equilíbrio das bactérias, acontece a redução da permeabilidade do intestino, e assim menos toxinas chegam ao sangue, reduzindo a inflamação sistêmica do corpo, e também a redução da acne.
Além disso, o uso de probióticos parece restaurar a parede intestinal em casos de SIBO, também reduzindo a inflamação do corpo, como mostrou este estudo.
Redução do estresse oxidativo do corpo, que pode melhorar a inflamação e a acne
Ao que parece, a acne pode aumentar o estresse oxidativo nas células, que acontece quando os radicais livres “atacam” as células, causando enfraquecimento e envelhecimento das células (é por isso que usamos antioxidantes para reduzir o envelhecimento).
Este estresse pode piorar a inflamação local, agravando o grau da acne. Este estudo mostrou que uma cepa de bactéria, quando consumida, tem um potencial antioxidante, podendo ajudar no controle da acne.
Potencial de equilíbrio do bioma da pele, que pode ser fator para melhora da acne
Este ainda precisa de mais estudos e comprovação. Mas acredita-se que ao ingerirmos probióticos pela via oral, conseguimos também regular o bioma não só do intestino, mas também de outras partes do corpo, inclusive a pele.
Até hoje, nenhum estudo tentou entender essa influência especificamente na pele, mas este outro estudo observou que os probióticos orais conseguiam influenciar as bactérias do nariz.
Parece influenciar na quantidade de IGF-1 no corpo, fator de risco para acne
Existe uma proteína chamada IGF-1 que é produzida no fígado em resposta ao hormônio de crescimento. Também podemos adquiri-la através da alimentação, por meio de lacticínios, por exemplo. Esta proteína vem sendo relacionada cada vez mais como um fator de risco para diversas doenças como a acne e até câncer.
Algumas bactérias, como os lactobacilos, utilizam esta proteína para fermentar o leite. Então é possível que ao ingerirmos estas bactérias também conseguimos reduzir a quantidade de IGF-1 que seria absorvida pelo corpo.
Reduz a inflamação folicular, primeiro estágio da acne
Um estudo feito em animais, concluiu que a ingestão de L. reuteri diminui a inflamação perifolicular (em volta dos pêlos), que é uma dos primeiros estágios na formação das espinhas.
Pode reduzir a produção de sebo, fator importante para tratamento da acne
O sebo é um fator importante para a formação da acne. Ele entope os poros, causando a famosa espinha. Um estudo mostrou que a ingestão de uma cepa chamada Lactobacillus paracasei tem o potencial de reduzir um neuromodulador chamado substância P, que está associada a maior produção de sebo.
Tratamento complementar dos tratamentos comuns de acne
Além desses benefícios, os probióticos parecem ser um bom complemento no tratamento comuns de acne. Este e este estudo mostraram que houve uma resposta maior dos tratamentos comuns de acne, quando foi adicionado o probiótico.
Como escolher o Melhor Probiótico para Acne?
Além de existir uma quantidade enorme de probióticos à venda no mercado, você ainda pode manipular probióticos com diferentes cepas em algumas farmácias. E para você encontrar qual é o melhor para o seu caso, darei algumas informações importantes para você analisar na hora de comprar esse suplemento.
Quantidade de cepas importa, potência também!
Uma dica é sempre que for tomar probióticos, escolher algum com várias cepas de bactérias, pois assim você pode estar recebendo vários benefícios em um produto só.
Além disso, leia o rótulo e procure por estas bactérias que parecem trazer os maiores benefícios para pele:
- Enterococcus faecalis
- Lactobacillus plantarum
- Streptococcus salivarius
- Bifidobacterium longum
- Bifidobacterium lactis
- Lacticaseibacillus casei
- Ligilactobacillus salivarius
Outras bactérias, que ainda não se sabe se realmente tem uma correlação direta com a acne, mas estão presentes em algumas marcas melhores de probióticos são:
- Cepas de Bifidobacterium
- Streptococcus. thermophilus
- Saccharomyces boulardii
Procure também por opções que tenham pelo menos 1 bilhão de CFUs (unidades de formação de colônias) que é a medida de potência do probiótico.
Escolha marcas de alta qualidade
Pense que o que você está tomando são seres vivos, portanto eles podem morrer facilmente durante o transporte e até na digestão. Altas temperaturas e o tempo que eles ficam estocados ou nas gôndolas podem influenciar na quantidade de bactérias dentro da cápsula.
Boas marcas de probióticos costumam colocar um CFU bem maior, para que perto do vencimento eles consigam entregar a quantidade de CFU da embalagem. Por isso, escolha marcas que investem em cápsulas resistentes e em bons controles de qualidade (mais abaixo contarei as minhas favoritas).
Verifique se está próximo da Validade
Tenha uma atenção maior com a validade dos probióticos, pois após esta data elas podem ter perdido muito sua potência. Além disso, alguns probióticos precisam ser guardados na geladeira e podem parar de funcionar se estiverem em temperatura ambiente.
Procure opções mais “limpas”
Observe no rótulo do probiótico se há outros ingredientes que NÃO vão te trazer tantos benefícios, como lactose ou amido de milho, e que podem causar irritação intestinal.
Quais são os Melhores Probióticos para Acne?
O mercado de probióticos brasileiro ainda não é muito avançado, perdendo bastante para o americano, por exemplo. Lá, a tecnologia já está bem mais avançada com opções com cápsulas mais resistentes, e controles maiores para que as bactérias cheguem vivas no intestino.
Uma das marcas mais interessantes de probióticos americanos se chama Seed. Seu suplemento entrega 24 cepas com a quantidade de 53 bilhões de AFU (outra medida de quantidade de microrganismos possivelmente mais precisa). Além disso suas cápsulas são produzidas para serem super resistentes (no teste que simula o trato digestivo humano, 100% das bactérias sobreviveram).
Isso não quer dizer que as marcas vendidas no Brasil não sejam boas. Entretanto, talvez elas não vão trazer resultados tão satisfatórios como algumas gringas.
Abaixo te mostrarei algumas boas opções que são vendidas no mercado brasileiro.Mas, o melhor é adquirir uma opção individualizada para você, e nesse caso, o ideal é você consultar seu médico.
Simfort, da Vitafor
São 5 cepas muito utilizadas para o equilíbrio da biota intestinal: Lactobacillus acidophillus, Lactobacillus casei, Lactococcus lactis, Bifidobacterium lactis e Bifidobacterium bifidum.
Possui 5 bilhões de CFUs, que é uma quantidade ok para iniciar um tratamento de probióticos.
Por conter bactérias ácido-láticas probióticas, é resistente ao pH do estômago.
Custa 58 reais por 10 sachês, você pode ver o preço atual na Amazon aqui.
20BI, da Momenta
Possui as mesmas cepas do probiótico da Vitafor (acima), porém com uma quantidade de CFUs de 20 bilhões, sendo possível tomar até 2 cápsulas por dia.
O preço por 30 cápsulas sai por volta de 140 reais. Para comprar na Amazon acesse este link.
Probiatop, da FMQ
Possui 4 cepas ( L.acidophilus, L. rhamnosus, L. paracasei, B. lactis) e 4 bilhões de CFUs, sendo possível tomar 2 sachês por dia.
30 sachês custam na média 100 reais, mas você pode procurar o melhor preço na Amazon.
Farmácia de Manipulação
Como já disse, outra maneira é comprar em farmácias de manipulação probióticos individualizados para você, com a presença de bactérias que irão te dar os melhores resultados.
Nesse caso, o preço irá depender não só do probiótico mas também da farmácia que você irá manipular.
Qual é a Dose de Probióticos para Acne?
Probióticos podem causar certa irritação em doses altas. Uma boa dose de início pode ser de 30 a 50 bilhões de CFUs.
Entretanto, a dose recomendada pode ser maior para restabelecer a saúde intestinal em alguns casos, como no caso de leaky gut (permeabilidade intestinal) que tanto falamos neste texto. Nestas circunstâncias a dose ideal pode chegar a até 200 a 400 bilhões de CFUs. Mas, procure seu médico para analisar se você possui essa condição e a dose é adequada para você.
Tome seu probiótico 1 vez ao dia em jejum, durante pelo menos 3 meses. Após este período, é possível passar a tomar uma dose mais baixa de manutenção.
Quais os efeitos colaterais dos probióticos?
Os probióticos são suplementos com poucos efeitos colaterais. Na verdade, na maioria dos casos eles trazem muito mais benefícios do que malefícios. Um ponto interessante é que o probiótico certo para um não vai ser necessariamente certo para outro, é algo super individual.
Por isso, um tipo pode trazer incômodos para algumas pessoas, e para outros não. Outros motivos que podem causar efeitos colaterais são doses muito altas ou alguma doença no trato digestivo. Os efeitos que podem ser sentidos são:
- Inchaço após tomá-lo;
- Diarréia e constipação que passam após cessar o suplemento;
- Irritabilidade.
Se você sentir algum destes sintomas é importante que considere trocar o probiótico e/ou reduzir a dose. Se você possui SIBO (supercrescimento bacteriano no intestino delgado) ou Candidíase, o uso de alguns probióticos pode piorar estas situações.
Se estiver com algum sintoma, efeito colateral ou não tem certeza qual probiótico usar, procure um médico especializado, como um gastroenterologista.
Como a alimentação pode influenciar nas bactérias e na Acne?
Alimentos Probióticos
Outra forma de adquirir probióticos para o corpo é por meio dos alimentos probióticos, que são ricos em microorganismos que podem ajudar nosso corpo.
Mas quando consumimos alimentos ricos em bactérias não sabemos quais cepas estão contidas neles e quantos microrganismos eles têm. Portanto, se você quer receber algum benefício específico com os probióticos é importante consumir as cepas certas, em quantidades certas.
De qualquer modo comer alimentos fermentados é super benéfico para o corpo,e alguns exemplos deles são:
- Kombucha
- Missô
- Chucrute
- Vegetais conservados em vinagre (picles)
- Kimchi
- Iogurte
- Leite Fermentado
- Kefir
O ideal seria consumir estes alimentos diariamente, mas como você pode perceber na lista acima, a maioria deles não está presente em uma alimentação comum brasileira. Por isso os suplementos probióticos são tão bem-vindos.
OBS: Tome cuidado na ingestão de alimentos lacticínios probióticos, como o Kefir, iogurte e leite fermentado. Alguns estudos mostram que lacticínios podem ser causa da acne. Se quiser entender mais eu falo mais neste post aqui.
Alimentos Prebióticos
Alguns alimentos vão influenciar no bioma intestinal de outra forma: servindo de alimentos para as bactérias. Os prebióticos são fibras que nós não digerimos, mas servem de comida para as bactérias boas do intestino, e assim elas podem comer e se reproduzir, aumentando sua quantidade.
Entretanto, eles só funcionam se você já tem aquela cepa de bactéria no intestino e precisa fortalecê-la. E com o uso cada vez maior pelas pessoas de antibióticos e uma dieta não saudável, muitas bactérias boas podem acabar morrendo e só a ingestão de prebióticos não é suficiente sendo essencial a ingestão de alimentos ou suplementos probióticos.
Minha sugestão é usar estas duas forças (prebióticos e probióticos) para a saúde intestinal. Alguns alimentos com alto potencial prebiótico são:
- Alho
- Cebola
- Alho-poró
- Aspargo
- Banana
- Cevada
- Maçã
- Cacau
- Aveia
- Linhaça
- Feijões
- Ervilhas
- Frutas Vermelhas
Mas os Probióticos vão tratar a Acne sozinhos?
Os probióticos podem ser um belo complemento no tratamento de acne, mas hoje em dia ainda é preciso muito estudo e mais tecnologia para que eles possam ter um papel importante no tratamento desta doença.
Pode não parecer, mas a acne é uma problema super complexo que ainda não se tem total conhecimento. A cada ano que se passa mais e mais estudos saem com novos entendimentos sobre causa e protocolos de tratamentos.
Portanto, assim como para melhorar seu físico você precisa mudar hábitos alimentares, rotina de exercícios, melhorar sono, reduzir o stress e às vezes usar de tratamentos estéticos, para tratar a acne você também precisa atacar várias frentes.
Mudanças alimentares, reduzir stress, trocar produtos de pele, tratar com remédios já estudados e cuidar da sua flora intestinal são algumas das transformações que podem te ajudar a acabar com as poucas (ou muitas) espinhas que você tem.