Processo para Começar o Roacutan: Precisa de receita? Exames?


Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

O Roacutan (isotretinoína) é um medicamento oral usado para tratar acne grave (grau III ou grau IV).

É um medicamento potente que pode ser essencial para que a acne finalmente desapareça, além de evitar cicatrizes de acne e melhorar a auto estima de muitos pacientes.

Mas, como é um medicamento com bastante contraindicações e também diversos efeitos colaterais, é necessário muito cuidado ao usá-lo e um acompanhamento médico de perto.

O processo para começar o Roacutan começa com a realização de diversos exames. Exames como: hemograma, função hepática (do fígado) e também de perfil lipídico. Mulheres ainda devem fazer exame de gravidez, e todos os pacientes devem assinar um termo para comprar a receita.

Além disso, dependendo do histórico do paciente, do grau da acne ou do resultado dos exames, outras coisas devem ser feitas antes do início do tratamento do Roacutan.

Para comprar Roacutan é necessário receita médica, por isso, todas as vezes que o paciente necessita de receita ele precisa consultar com o médico.

Mas, nesse post explicaremos o passo a passo para você entender quais exames precisa fazer, se você precisa mudar a alimentação ou estilo de vida e possíveis procedimentos que podem ser feitos antes.

Lembrando que apesar desse conteúdo ser revisado por uma dermatologista, ele é apenas informativo. Antes de usar qualquer medicamento, converse com um médico.

Como saber se tenho que tomar Roacutan?

Para saber se você precisa usar Roacutan, uma ida ao dermatologista é necessária. Alguns indícios de que o Roacutan pode ser o medicamento mais indicado para você é se a sua acne é grave (grau III ou grau IV) ou se a acne é resistente (não responde a outros tratamentos tópicos ou orais)

O Roacutan tem como principal benefício uma solução mais duradoura e eficaz para quem sofre com acne mais grave.

Mas, pessoas com acne grave não necessariamente devem, ou podem, usar Roacutan.

Antibiótico oral pode ser uma outra alternativa eficaz. Espironolactona para a acne hormonal de mulheres também pode ser eficiente.

No entanto, somente medicamentos tópicos não costumam ser suficientes para quem tem acne mais grave, e mudanças de hábitos são ainda mais recomendadas nesses casos.

Por isso, a ida a um dermatologista é essencial para ele avaliar qual medicamento é melhor.

Até porque se o Roacutan for a melhor linha de tratamento é necessário indicação médica e o paciente precisa passar por todo um processo para saber se pode usá-lo.

Pode tomar Roacutan por conta própria?

O Roacutan não pode ser tomado por conta própria, uma vez que é um medicamento controlado que exige a indicação e acompanhamento médico.

Isso ocorre porque o Roacutan, que tem como ativo a isotretinoína, é um medicamento potente que além de inúmeros efeitos colaterais possíveis, também possui várias contraindicações.

O Roacutan precisa de receita para ser comprado. A receita é a C2 branca que exige notificação, sendo necessária ser emitida três vias. Uma via na farmácia, uma com o médico e outra com o paciente.

Além disso, cada vez que o paciente compra uma receita, ele deve preencher um termo de responsabilidade.

O termo de responsabilidade dos homens e mulheres com mais de 55 anos é diferente do termo para as mulheres até 55 anos, já que eles dizem respeito a gravidez durante o tratamento do Roacutan.

Vamos ver mais sobre esses termos mais abaixo.

Quais exames são feitos antes de tomar Roacutan?

Para tomar a isotretinoína é necessário fazer alguns exames para ver se o paciente pode ou não fazer uso do medicamento.

Antes de tomar o Roacutan, é necessário fazer alguns exames como:

  1. TGO: utilizado para verificar a função do fígado
  2. TGP: exame que também verifica a função do fígado
  3. Gama GT: mede a atividade desta enzima, possivelmente associada a danos no fígado
  4. Perfil lipídico: para ver se o colesterol ou triglicerídeos estão alterados
  5. Beta HCG: mulheres devem fazer para confirmar que não estão grávidas
  6. Hemograma: para ver os leucócitos, plaquetas, hemácias

Vamos entender com mais detalhes como funciona essas etapas de exames, quais os termos que precisam ser assinados e também outras coisas que talvez precisem ser feitas antes de iniciar o tratamento.

Como é o passo a passo para começar a tomar Roacutan

Antes de iniciar o tratamento com o Roacutan é feito alguns exames:

1. Exame de Hemograma

Hemograma é um exame de sangue que mede os leucócitos, plaquetas e hemácias, e quando alterados pode ser um indicativo de anemia, inflamação, infecção ou algum tipo de doença.

Antes de usar Roacutan é necessário fazer um hemograma para ver se não há alguma alteração.

Caso ocorra, é necessário investigar os motivos para definir se o paciente pode ou não usar Roacutan.

Isso porque, um dos efeitos colaterais do Roacutan é a anemia, ou seja, diminuição das células vermelhas.

Além disso, ele pode também baixar as células brancas, que são de defesa, o que pode ser ainda mais perigoso.

Temos um post com alguns dos piores efeitos colaterais do Roacutan.

2. Exame para verificar a função do Fígado

Exames como o TGO, TGP e Gama GT mostram se o fígado está funcionando bem.

Esses exames são super importantes, uma vez que a isotretinoína é metabolizada pelo fígado.

Se os exames estiverem alterados, isso pode indicar um problema no fígado, gordura no fígado, doenças como hepatite C ou até um abuso de álcool (alcoolismo).

O dermatologista, então, costuma encaminhar o paciente ao gastroenterologista para verificar o motivo da alteração nos exames e determinar se o paciente pode ou não usar isotretinoína.

Às vezes, pode-se descobrir apenas que a pessoa fez muito exercício físico antes do exame, ou tinha usado antibiótico e isso causou a alteração.

Se refizerem os exames e eles vierem normais, o médico pode indicar o uso da isotretinoína, mas nesses casos, costuma-se fazer com uma dose mais baixa e com exames a cada 15 dias.

3. Exame de Perfil lipídico

O perfil lipídico é o exame que mede o nível de colesterol total, colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos no sangue.

Isso porque o Roacutan costuma aumentar o colesterol e os triglicerídeos, assim, se eles já tiverem altos, não é indicado o uso do medicamento até esses valores abaixarem.

Para que o valor do colesterol e triglicerídeos abaixe, uma dieta específica acompanhada de exercício físico pode ser indicada.

Temos um post que fala sobre alimentação e Roacutan, e é super indicado para quem tem os exames de perfil lipídicos alterados.

Esses exames são pedidos antes de iniciar o tratamento e também um mês depois do início para ver se ocorreu grandes alterações.

Novos exames devem ser feitos pelo menos a cada três meses até o final do tratamento, ou mais, a critério do médico.

A dermatologista Betina Faggion, por exemplo, pede esses exames uma vez por mês nos primeiros três meses e depois a cada 2 meses.

4. Exame de gravidez para as mulheres

O Roacutan pode causar danos graves ao feto, por isso, a paciente não deve engravidar durante o curso do tratamento e até um mês depois dele, já que a isotretinoína permanece na corrente sanguínea por mais um tempo após término do tratamento.

Por isso, mulheres devem fazer um exame de Beta HCG antes de iniciar o tratamento para ver se estão grávidas, caso estejam, não poderão fazer uso do medicamento durante e gravidez e a amamentação.

Um novo exame de gravidez também deverá ser feito 5 semanas após o fim do tratamento.

Além disso, mulheres deverão assinar um termo constatando que estão cientes do risco, caso engravidem.

5. Pode ser considerado o uso de outro medicamento antes do Roacutan

Um dos efeitos colaterais do Roacutan é a fase da piora.

Ela não ocorre com todo mundo, mas quando ocorre em pacientes com acne mais grave, seus efeitos podem ser devastadores, uma vez que a acne que já está grave, fica pior.

Por isso, alguns dermatologistas indicam o uso de antibióticos por um mês antes do uso do Roacutan, para a acne desinflamar e começar o tratamento. Isso em acnes mais graves, com muito componente inflamatório.

Alguns indicam também procedimentos estéticos como o peeling de ácido retinóico.

No entanto, esses são procedimentos opcionais e que não são indicados em todos os casos.

6. Conversar com o Psicólogo ou Psiquiatra, caso seja necessário

Se o paciente tiver histórico depressivo ou de sintomas psicóticos, é necessário que ele tenha acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.

Isso ocorre porque a depressão, apesar de uma reação adversa rara, pode ocorrer, e pessoas que já possuem histórico com problemas de saúde mental precisam tomar um cuidado ainda maior.

Importante destacar que a relação causal da depressão e isotretinoína ainda não foi comprovada, ou seja, ainda não se sabe se a isotretinoína causa depressão ou se a acne é que causa.

Caso o médico dermatologista acredite ser necessário ele poderá pedir uma opinião psicológica e psiquiátrica antes de iniciar o tratamento ou até mesmo durante, e caso seja necessário, interromper o uso do Roacutan.

7. Assinar o termo relacionado à gravidez

Antes de comprar uma receita, tanto os homens quanto as mulheres precisam assinar um termo. No entanto, eles são diferentes e estão relacionados aos riscos da gravidez durante o tratamento.

O termo para mulheres que têm até 55 anos consta que ela foi avisada pelo médico e está ciente dos riscos de uma gravidez durante o tratamento e até um mês depois, uma vez que esse medicamento é teratogênico, ou seja, pode causar má formação ao feto.

A paciente também precisa constar o método anticoncepcional usado, se necessário, ou informar abstinência. Também é necessário detalhar a data do Beta HCG (teste de gravidez).

Até 21 anos, além da paciente assinar o termo, os responsáveis também precisam assinar.

Já mulheres com mais de 55 anos, que não correm perigo de engravidar, e homens devem assinar outro termo antes de iniciar o tratamento.

Nesse termo eles demonstram ciência de que é um medicamento perigoso na gravidez e por isso, não podem dar para outra pessoa, só eles podem usar.

Temos um post também sobre Roacutan e gravidez e você pode entender tudo sobre isso!

Quantos meses é necessário para fazer tratamento com Roacutan?

O tempo de tratamento com Roacutan pode variar dependendo de alguns fatores como o grau da acne, dose diária do medicamento, se houve interrupção durante o tratamento e resposta do paciente ao tratamento.

No geral, é necessário 9 a 10 meses (36 a 40 semanas) para fazer tratamento com Roacutan.

Mas, para esse tempo não estender mais é muito importante evitar que os efeitos colaterais estejam muito intensos.

Se os exames vierem alterados, é possível que seja necessário uma interrupção do medicamento até que os exames voltem ao normal.

Além disso, um efeito colateral muito comum é o ressecamento da pele e mucosas (boca, nariz e olhos), e se o paciente não suportar os efeitos colaterais, a dose poderá ser diminuída e por isso o tratamento levará mais tempo que o previsto.

Por isso, o ideal é usar produtos hidratantes desde o primeiro dia de uso do medicamento e escolher produtos potentes.

Temos um post com os melhores produtos para o ressecamento causado pelo Roacutan: tem hidratante facial, labial, nasal e colírio.

Quantos dias demora para o Roacutan começar a fazer efeito?

O Roacutan já começa a agir no organismo desde o primeiro dia de tratamento, mas efeitos mais satisfatórios na pele costumam ser vistos depois de três meses (12 semanas).

É claro que isso depende de cada um. Algumas pessoas já conseguem ver uma melhora no primeiro mês, enquanto outras passam pela fase da piora, e demoram um pouco mais para ver seus benefícios.

O que não pode fazer durante o tratamento com Roacutan?

O Roacutan é um medicamento cheio de regrinhas, e como ele costuma causar vários efeitos colaterais, há algumas coisas que não devem ser feitas durante o tratamento com Roacutan.

Durante o tratamento do Roacutan não se pode engravidar, doar sangue, fazer tatuagem ou depilação a laser, cera ou com creme depilatório. Alguns tipos de procedimentos estéticos como dermoabrasão agressiva e tratamentos com laser também não devem ser feitos.

Além disso, deve-se evitar o abuso de bebidas alcoólicas, já que tanto ela como a isotretinoína são metabolizadas pelo fígado, e podem acabar sobrecarregando esse órgão.

Mas, há mais coisas que devem ser evitadas, ou que devem ser feitas para evitar a alteração de exames ou um tratamento sem tantos efeitos colaterais.

Por isso, recomendamos ver nosso post com 12 coisas que não devem ser feitas durante o tratamento com Roacutan.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes