Os 6 Melhores Remédios Caseiros para Acne, Baseados em Estudos


Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

Imagine se os ingredientes encontrados na cozinha ou no jardim da sua casa pudessem ser grandes aliados no tratamentos da pele acneica. 

Pois é, de acordo com alguns estudos eles podem sim… Se você está buscando por uma alternativa menos agressiva e com efeitos colaterais mais leves ou quer se livrar de vez daquela sua espinha que acabou de sair antes de uma festa, os remédios caseiros podem ser uma solução. 

Qualquer que seja o seu objetivo, nesse post vou te mostrar quais produtos naturais tiveram resultados positivos em testes no tratamento da acne e como usá-los da maneira mais adequada.

Assim, você vai poder testar as soluções caseiras que melhor funcionam para você. Se seu interesse for disfarçar uma espinha ou a inflamação causada pela acne no curto prazo, eu te recomendo pular direto para o número 2 e 4. 

Só lembrando, quanto mais leve for sua acne, maior chance de tratamentos caseiros funcionarem. Caso sua pele não melhore em 2 semanas, consulte um dermatologista para não deixar a sua acne evoluir para um grau maior. 

Os 6 Produtos Naturais para tratar acne e espinhas

  1. Óleo de Melaleuca
  2. Mel e Canela 
  3. Chá verde 
  4. Aloe e Vera 
  5. Suplemento de Zinco 
  6. Suplemento de Ômega 3

1. Passar Óleo de Melaleuca na Pele

O óleo de Melaleuca, também chamado de óleo de Tea Tree, é o remédio caseiro com um dos melhores resultados nos testes publicados até hoje. 

Seu óleo é extraído de uma planta encontrada na Austrália e seus resultados vêm de suas propriedades:

  • antibacterianas 
  • antiinflamatórias
  • no controle da oleosidade e do brilho excessivo da pele

O estudo mais marcante sobre o tópico , comparou o uso de óleo de Melaleuca com peróxido de benzoíla 5%, remédio muito usado no tratamento de acne,  e mostrou que, mesmo trazendo um resultado mais demorado que o peróxido, ele também trouxe melhora significante na pele e com menos efeitos colaterais. 

Mas, isso não significa que por ser um produto natural ele não cause efeitos colaterais. Mesmo podendo trazer efeitos secundários mais leves, o uso tópico do óleo de Melaleuca pode causar pele seca, alergia na pele, coceira, queimação e vermelhidão. 

Além disso, é fundamental falar que o uso desse óleo por meio oral pode trazer sérios riscos à saúde. 

Abaixo vou te mostrar a melhor maneira de usar esse produto e algumas versões já prontas para comprar. 

Como Usar

Primeiro compre um óleo essencial de Melaleuca 100% puro. Você pode encontrá-los em lojas de produtos naturais, ou na internet (Veja algumas opções na Amazon) e então: 

  1. Misture uma gotinha em algum hidratante ou sabonete líquido de sua preferência
  2. Faça um teste com um pouco da mistura no seu antebraço. Espere 20 minutos e veja se houve alguma reação alérgica.
  3. Caso não haja sinal de alergia, passe essa combinação de uma vez a duas vezes ao dia

O óleo de Melaleuca tem propriedades antiinflamatórias e antibióticas que podem reduzir a acne

2. Fazer uma máscara facial com Mel e Canela

Pode até parecer dica de revista de moda, mas nesse existem bases científicas que indicam que o mel em conjunto com a canela podem te ajudar com as suas lesões de acne.

Isso é possível porque:

  1. O mel tem propriedades de cicatrização, antiinflamatórias, antioxidantes, e principalmente antibacterianas.
  2. A canela, pode intensificar os benefícios por causa de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Isso quer dizer então que a máscara de mel e canela vai ser eficiente no tratamento da sua acne?

Não é bem assim. Existem diversos tipos de protocolos na realização desses estudos, e no caso dessa combinação, os testes estão sendo bem contraditórios. 

Só para você entender melhor o que eu estou falando: em um estudo, pesquisadores colocaram mel e extrato de canela em bactérias causadoras de acne (P. acnes and S. epidermidis) em laboratório e perceberam que houve uma potencial atividade contra essas bactérias. 

Mas, em outro estudo, feito diretamente com pacientes com acne, os pesquisadores utilizaram um mel em um estado mais puro (Mel Kanuka). Foi percebido que apenas 4 dos 53 usuários tiveram algum tipo de melhora no tratamento. 

Por isso, serão necessários outros estudos mais controlados e com amostras maiores para termos uma resposta assertiva sobre esses dois ingredientes no tratamento da acne.

De qualquer modo, pode ser que você queira investir nessa máscara por causa dos outros benefícios do mel, já que ele é um ótimo esfoliante, hidratante e também está sendo estudados por seus efeitos anti-idade. 

Como Usar

Fazer uma máscara facial de mel e canela é bem simples. Antes de tudo eu recomendo que você escolha um mel mais puro, como o Mel de Manuka, Mel Remavil ou o Jataí (mais facilmente encontrado no Brasil). Então:

Adicione 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de chá de canela em pó em um pote.

  1. Misture até que fique bem homogêneo
  2. Faça um teste com um pouco da mistura no seu antebraço. Espere 20 minutos e veja se houve alguma reação alérgica.
  3. Lave seu rosto, aplique essa pasta e deixe-a agir por 10 a 15 minutos
  4. Após este tempo, lave bem seu rosto até que ele esteja bem limpo. 

Os estudos que olham os benefícios do mel e da canela no tratamento da acne são contraditórios.

3. Beber algumas xícaras de Chá Verde durante o dia

O Chá Verde é outro dos queridinhos quando falamos de remédios naturais. E para a acne, parece não ser diferente. Ele tem tantas qualidades que parecem ajudar no tratamento da pele que vai ser difícil resumir aqui. 

Primeiro, o chá verde tem catequinas, polifenóis com capacidades antiinflamatórias, antioxidantes e antibióticas. Além disso, um desses polifenóis (EGCG), é um ativo regulador do hormônio andrógeno. Talvez você não saiba, mas quando o nível desse hormônio está alto ou desregulado, a quantidade de sebo do rosto pode aumentar, obstruindo poros e causando espinhas.

Diversos testes foram realizados testando as propriedades desse chá na saúde facial. Neste estudo, investigadores perceberam a melhora nas lesões em mulheres com acne moderada a grave, após o consumo de 1500mg (aprox. 1 colher de sopa) de chá verde por dia por 4 semanas. 

Já neste outro estudo, pesquisadores testaram a eficácia de uma pomada com chá verde em mulheres com acne moderada a grave e concluíram que houve uma melhora efetiva nas lesões depois de 6 semanas. 

Como usar

Antes de tudo escolha um chá verde de boa qualidade, já que eles vão conter uma quantidade maior de substâncias favoráveis para o corpo. Eu recomendo a marca Organic India (Amazon) ou Yamamotoyama (Amazon). 

Depois, você pode prepará-lo como um chá normal ou fazer uma máscara, e para isso:

  1. Hidrate 1 colher de chá do chá verde com água quente;
  2. Misture no hidratante facial que você usa;
  3.  Espalhe nas áreas com acne e deixe-a agindo por 10 a 20 minutos;
  4. Após este tempo, lave bem seu rosto até que ele esteja bem limpo. 

O chá verde têm um ativo regulador do hormônio andrógeno que pode ser efetivo na acne hormonal.

 4. Fazer um hidratante caseiro com Babosa

A Babosa, é também conhecida também como Aloe Vera, e quando cortamos essa planta encontramos um gel que tem propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antiinflamatórias e antibióticas.

Assim, a Babosa é para você que quer fazer um tratamento de acne a longo prazo, mas também é uma boa opção se você quer disfarçar uma espinha que acabou de aparecer.

Além dos benefícios citados acima, ela possui enxofre e ácido salicílico, compostos que foram intensamente estudados e são comprovadamente eficientes no tratamento de acne (1, 2, 3). O peeling de ácido salicílico, por exemplo, é um tratamento comumente recomendado por dermatologistas.

Mas, fique atento, nenhum desses estudos citados acima viu a eficácia da babosa especificamente para a  acne.

Na verdade, eles abordam o efeito positivo de alguns dos componentes da babosa na pele acneica. No entanto, infelizmente, não existe nenhum estudo até hoje, com o objetivo de entender a melhora da acne com a utilização apenas da Aloe Vera. 

O que temos é este outro estudo que testou lado a lado o tratamento da Tretinoína (comprovadamente eficaz na acne) em comparação a um tratamento de Tretinoína + Babosa.  Os pesquisadores concluíram que a combinação da babosa com o medicamento trouxe resultados mais promissores para os pacientes que a tretinoína sozinha.

Como usar

Para usar esse gel como hidratante, você precisa

  1. Cortar a planta com ajuda de uma faca ou com um fio dental
  2. Com um colher, retire o gel de dentro
  3. Use-a sozinha como um hidratante, ou misture-a para fazer máscara faciais ou hidratantes diferentes. Você pode usar ela no lugar do hidratante na utilização dos outros ingredientes dessa lista. 

A babosa tem diversas propriedades que podem ajudar no tratamento da acne. Entretanto, mais estudos são necessários para comprovar sua efetividade.

5. Tomar um suplemento de Zinco

Esse da lista é mais difícil que você tenha no seu armário de casa. Mas, talvez ele seja exatamente o que você precise. Isso porque, os pesquisadores desse estudo, perceberam que o nível de Zinco em pacientes com acne é mais baixo quando comparado com o grupo controle (pacientes sem acne).

Esse outro estudo tentou entender se a suplementação de Zinco seria uma boa estratégia para pacientes com acne leve a moderada. Os pesquisadores perceberam uma melhora em espinhas e pústulas a partir da oitava semana depois do início da suplementação de zinco, com quase 80% dos pacientes tendo uma melhora de 80 a 100% na pele. 

Para o tratamento de acne é usualmente recomendo a suplementação de 10 a 15 mg/dia de Zinco por dia* (veja alguns suplementos na Amazon).

Entretanto, podemos restabelecer os níveis de zinco no organismo por meio da alimentação. Alguns dos principais alimentos com Zinco são:

  • Ostras
  • Feijão
  • Castanhas
  • Carne vermelha
  • Frango
  • Semente de abóbora

Consulte seu dermatologista para entender se é necessário a suplementação de zinco no seu caso, já que a suplementação de zinco prolongada quando não há deficiência pode interferir na absorção de cobre.

*dose pode variar de acordo com sexo, idade e período da gravidez e amamentação

Existem estudos que indicam um nível de Zinco mais baixo em pacientes de acne. A suplementação desse mineral pode ser eficaz.

6. Tomar um suplemento de Ômega 3

O Omega 3 é uma gordura saudável que pode te trazer vários benefícios para a saúde. Existe uma diversidade de estudos que falam em uma melhora da saúde cerebral, do coração, benefícios no tratamento da depressão e por aí vai.

Mas você sabia que ele pode te ajudar a tratar a acne também?

Os benefícios do Ômega 3 na pele acontecem porque ela ajuda no:

  1. Controle do sebo;
  2. Manutenção da hidratação da pele;
  3. Ainda parece ter benefícios antiinflamatórios. 

Em um estudo foi dado à pacientes com acne leve a moderada uma suplementação de Ômega 3 por 10 semanas. Após esse período foi percebido uma redução significativa da acne, quando comparado com o grupo controle (usuários que tomaram placebo).

As maiores fontes naturais desse componente são os peixes de água fria (ex: sardinha, salmão, atum, anchovas), sementes de linhaça, sementes de chia e nozes. 

Entretanto, a não ser que você tenha uma dieta rica nesses ingredientes, é possível que você não esteja ingerindo quantidade suficiente dele. Para isso é recomendado uma suplementação de 1000 mg diárias, porém pode variar de pessoas a pessoa.

Veja aqui as opções de Ômega 3 disponíveis na Amazon. A minha favorita é a Essencial Nutritional, porque tem cápsula gastrorresistente, o que evita o sabor e hálito de peixe, comum para algumas pessoas.

Já, para quem segue uma dieta vegana, minha opção favorita é o Vegan Ômega 3 DHA da marca Pura Vida (Amazon)

O que faz com que o Ômega 3 possa ajudar na acne é o potencial no controle do sebo e benefícios antiinflamatórios

CONCLUSÃO

Como você pode ver, as opções caseiras para o tratamento de acne ainda estão em estudos. Isso acontece porque, já que os produtos naturais são de livre acesso, existe poucos incentivos na realização de testes.

A acne é uma doença complexa, a qual muitos fatores podem ter impacto como: alimentação, hormônios, genética entre muitos outros conhecidos e desconhecidos pelos médicos. 

Portanto, é recomendado que você considere essas opções com um dermatologista de sua confiança que vai poder observar seus exames e hábitos e te recomendar a melhor opção de tratamento. 

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes