Azelan: Dermato Conta Tudo que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento


Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988

Existe uma infinidade de componentes e medicamentos para tratamento de acne. Por isso,  às vezes eu me pegava confusa sem entender quais as diferenças entres eles e qual usar em cada caso.

Por essas razões resolvi escrever uma série de textos, com a ajuda da dermatologista Betina Faggion, aprofundando em cada medicamento de acne, para que você entenda se ele é indicado para o seu caso ou não!

No final desse post eu colocarei o link de todos os outros medicamentos de acne como o Vitacid, Epiduo e Differin.

Nesse texto vamos falar do Azelan, que possui como componente ativo o ácido azeláico, e responderemos:

  • O que faz com que o ácido azelaico (Azelan) seja eficaz no tratamento da acne?
  • Os benefícios extras, além do tratamento de acne, na utilização desse remédio?
  • Se para comprar o Azelan é preciso de receita médica ou não?
  • Preço e duração média do produto?
  • Para quem esse remédio é e não é indicado?
  • Qual é a melhor versão do Azelan?
  • Qual a melhor forma e como incluí-lo na sua rotina de skincare?
  • Quais são os efeitos colaterais mais comuns?
  • O que esperar em cada semana ou mês de tratamento?

Esse texto faz parte de uma série de textos feitos com o apoio da dermatologista Betina Faggion, abordando mais profundamente os principais remédios e produtos usados para a acne. Caso você queira se aprofundar em outros tratamentos e remédios possíveis, no fim desse post você encontrará o link para os outros posts.

ENTENDENDO A ACNE

Um dos modos de entender o tratamento da acne, é perceber que podemos atuar de duas formas: tratando a causa “raiz” do problema e/ou tratando as lesões.

No primeiro caso estou falando de tratamentos que muitas vezes necessitam de uma mudanças de lifestyle.

Por exemplo, regular a flutuação hormonal do corpo que está causando uma superprodução de sebo ou regulando os níveis de stress, que podem estar agravando a doença. 

Já no segundo caso, o tratamento se dá por meio de remédios (de farmácia ou até caseiros) que atuam diretamente nas lesões e trazem resultados bem mais rápidos.

COMO O AZELAN AGE NA ACNE

O ácido azeláico é um composto orgânico e natural encontrado no trigo, cevada e centeio.

Ele também é encontrado na pele das pessoas saudáveis, já que é produzido pelo fungo malassezia furfur que habita a microbiota cutânea normal.

Esse composto vai trazer benefícios no tratamento de acne devido às suas capacidades anti-inflamatórias (reduzindo a inflamação da pele), antibacterianas (matando as bactérias da pele) e queratolíticas (ou seja, desobstruindo os poros cheios de queratina e sebo).

Além disso, esse ácido também tem potencial clareador.

Por esses motivos, em adição ao tratamento da acne, o ácido azeláico também vai trazer outros benefícios para a pele, como:

  • Clareamento e iluminação
  • Melhora na textura 
  • Redução da inflamação e vermelhidão
  • Disfarce das cicatrizes da acne (as causadas por hiperpigmentação)

AZELAN: TIPOS, PREÇO E OUTRAS MARCAS

O Azelan é o nome do medicamento ácido azelaico, produzido pela farmacêutica Bayer. Ele pode ser encontrado em três formas:

  • Azelan Gel 15%
  • Azelan Creme 20%

Nas duas formas de Azelan, você consegue comprar sem receita médica. 

Esse produto seca rapidamente durante a aplicação, sendo um produto agradável para a maioria das pessoas. 

O custo médio em ambas opções é de 60 reais por 30 gramas do produto.

E caso seja utilizado a quantidade sugerida na bula (0,5g por aplicação para o rosto), o produto dura em média dois meses.

Um outro medicamento com ácido azeláico também é produzido pelo laboratório Germed, com o nome de Dermazelaic, na concentração de 15% (possivelmente descontinuado).

Veja o preço atual do Azelan neste link do site da Droga Raia.

Também é possível comprá-lo em farmácias de manipulação nas concentrações de 10%, 15% e 20%, sendo a versão de 10% só vendida em farmácias de manipulação. 

PARA QUEM O AZELAN É INDICADO?

Este produto pode ser utilizado por pacientes com acnes mais leves (Acne I e II).

Essa acne se manifesta na forma de comedões fechados ou abertos, mais conhecidos como cravos, e na forma de pápulas, que são lesões elevadas e inflamadas, mais conhecidas como espinhas

O Azelan é especialmente indicado por dermatologistas quando, além da acne, a pessoa está:

  • Com manchas e/ou melasma
  • Sensibilidade na pele
  • Grávida ou amamentando
  • Com rosácea

O AZELAN PARA QUEM TEM MANCHAS E/OU MELASMA

O ácido azeláico pode ser uma ótima opção para o paciente que possui manchas na pele (causadas ou não pela acne) e melasma. 

Se você nunca ouviu falar em melasma, ele é uma condição de pele causada por um distúrbio de pigmentação, que se caracteriza com manchas amarronzadas principalmente na região da testa, bochecha e busto.

Pode ser facilmente confundida com sardinhas. Suas causas estão relacionadas à exposição da pele ao sol, calor e fatores hormonais.

O benefício clareador do remédio acontece por causa do poder desse ácido inibir a enzima tirosinase, que ajuda na síntese de melanina.

Com a redução da melanina acontece a redução da hiperpigmentação no local da aplicação. 

Por isso, o ácido azeláico é considerado um tratamento ideal quando o paciente precisa tratar a manchas e a acne, simultaneamente. 

Entretanto, para o tratamento de melasma, o Azelan é geralmente associado a outros produtos, como a tretinoína e a hidroquinona.

Se você está querendo usar o Azelan para manchas, este post: “Azelan para Manchas: Como Usar ? É o melhor? Dermato Responde” está mais completo sobre o assunto com tempo médio de tratamento, instruções de como aplicar e dicas de outros produtos que podem ser usados para manchas.

AZELAN PARA QUEM TEM SENSIBILIDADE NA PELE

Devido às capacidades anti inflamatórias do ácido azeláico e por ser um componente já existente na pele, o ácido azeláico é uma ótima opção para pessoas com peles mais sensíveis ou que estão com a sensibilidade aumentada por algum remédio.

De acordo com a dermatologista Betina Faggion, os pacientes parecem tolerar mais o Azelan (ácido azelaico) do que o peróxido de benzoíla e ácido retinóico (outros tratamentos comuns da acne).

AZELAN NA GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO

O ácido azeláico é um dos poucos medicamentos recomendados pela maioria dos dermatologistas no tratamento de acne durante a gravidez e a amamentação.

A segurança deste produto pode estar associada ao fato dele ser naturalmente encontrado na pele e orgânico. 

Entretanto, saiba que na bula do Azelan consta que é necessário cautela na utilização desse produto por mulheres grávidas e amamentando. 

Caso seja seu caso, consulte um dermatologista para que ele possa te indicar o melhor tratamento. 

AZELAN PARA QUEM TEM ROSÁCEA

O ácido azelaico também é muito utilizado no tratamento de rosácea.

A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que causa ruborização (vermelhidão) e aumento do número de vasinhos na pele (telangiectasias).

Além disso, pode causar também pústulas e pápulas parecidas com as causadas pela acne. 

Sua causa ainda não é bem conhecida, mas estudos apontam alta correlação da doença com fatores genéticos, hormonais, stress, entre outros. 

Os benefícios do ácido azeláico no tratamento dessa doença são obtidos por causa de suas capacidades anti inflamatórias (amenizando a dor, calor e vermelhidão da área) e influência sobre a hiperqueratose folicular, retirando a queratina que causam as feridas parecidas com as espinhas.

Por todos esses motivos, o Azelan é uma das escolhas preferidas dos dermatologistas para os pacientes que sofrem com acne e rosácea.

Se você acredita que sofre de rosácea, neste outro post falamos mais sobre esta doença como muito mais detalhe: fotos dos tipos de rosácea, o que piora esta doença, outros medicamentos usados e dicas de como melhorar a vermelhidão rapidamente.

PARA QUEM O AZELAN NÃO É INDICADO?

O ácido azeláico isoladamente não é indicado para pacientes que sofrem de acne mais grave.

Essas acnes são representadas por lesões mais profundas na forma de cistos, nódulos (Acne Grau III), abcessos e fístulas (Acne Graus IV). 

Nesses casos o tratamento deve ser feito por meio de associações de medicamentos orais e tópicos, no qual uma das opções pode ser o ácido azelaico. 

Caso você desconfie que tenha uma acne mais grave do que a I e II, mas não tenha certeza, nesse post você vai conseguir ver uma descrição mais detalhada de cada tipo de acne, além de algumas dicas de como saber se você deve ou não ir a um dermatologista. 

E se você achou que o Azelan não é o seu tratamento ideal, nesse post você vai poder comparar todos os tratamentos de acne mais utilizados pelos dermatologistas nos últimos anos. 

E lembre-se, mesmo sendo um produto indicado para peles sensíveis, o ácido azelaico pode causar vermelhidão e coceira em pacientes com alergia aos componentes da fórmula.

Nesse caso, interrompa o medicamento imediatamente e consulte um dermatologista. 

Entretanto, a dermatologista Betina Faggion afirma que essas reações não são comuns. 

AZELAN CREME OU GEL? QUAL É MELHOR PARA MIM?

O Azelan é vendido de duas formas nas farmácias: a gel e o creme.

Geralmente as formas creme dos produtos não são indicadas para peles oleosas e acneicas por conterem muitos óleos.

Mas, esse não é o caso do Azelan, já que a forma em creme não possui muito óleo em sua fórmula.

Para a dermatologista Betina, os pacientes devem optar pelo Azelan Gel na maioria dos casos, por controlar melhor a oleosidade da pele. 

Entretanto, ela acaba escolhendo a forma em creme, quando sente que é necessário uma maior hidratação na pele do paciente.

Isso geralmente ocorre em casos em que ela utiliza outros produtos secativos no tratamento do paciente. 

Se você acha que o Azelan é para você, e você quer comprar o Azelan em gel, compre ele aqui no site da Droga Raia. Agora, se você quer comprar o Azelan Creme, compre ele aqui, também no site da Droga Raia.

COMO USAR E ENCAIXÁ-LO NA ROTINA DE SKINCARE?

O Azelan pode ser utilizado de 1 a 2 vezes por dia. 

Para utilizá-lo siga esses passos:

  1. Lave o seu rosto com algum sabonete adequado para o seu tipo de pele. Se sua pele for acneica, prefira os que controlam a oleosidade da pele.
  2.  Use seu tônico de preferência. Esse passo é dispensável. 
  3. Se quiser utilize um hidratante próprio para sua pele. 
  4. Aplique uma pequena porção do produto (0,5g ou +- uma moeda de 2,5cm) em toda extensão do rosto (não só nas lesões, ok?).
  5. Por último passe o protetor solar. Lembre-se de usar uma versão sem óleo, caso sua pele seja acneica. 

Ou seja, aplique o Azelan depois de higienizar e hidratar a pele e antes do protetor solar e maquiagem.

Os efeitos clareadores e desobstruidores do Azelan vão prevenir novas espinhas de aparecer e reduzir as manchas existentes.

EFEITOS COLATERAIS DO AZELAN

Alguns outros efeitos comuns e possíveis são:  

  • Queimação
  • Coceira
  • Vermelhidão no local da aplicação
  • Descamação 
  • Dor 
  • Ressecamento 
  • Mudança de cor da pele (descoloração) I
  • Irritação

A dermatologista Betina Faggion fala que a reação mais comum é a sensação de formigamento, “pinicação” ou sensação de “agulhadinhas” no local de aplicação. 

Ela dá uma dica se isso acontecer com você “dê tapinhas leves no seu rosto por mais ou menos 15 segundos, geralmente essa sensação vai embora. Essa pinicação costuma desaparecer em 1 semana.”

O QUE ESPERAR DO TRATAMENTO SEMANA A SEMANA

Aqui eu vou te mostrar o que geralmente acontece durante o tratamento com o Azelan semana a semana.

Entretanto, lembre-se que cada pele é única. 

Dependendo da sua pele, grau da sua acne e até dos produtos utilizados conjuntamente com o Azelan, você terá um resultado diferente.

APÓS 1 SEMANA DE USO DO AZELAN

Se você tem aquela acne que a cada semana aparecem mais e mais espinhas, talvez você sinta que uma quantidade menor delas vem aparecendo.  

Além disso, você pode estar sentindo que as espinhas estão secando mais rapidamente, além de perceber uma menor quantidade de cravinhos na pele. 

NA SEGUNDA SEMANA DE TRATAMENTO

É possível que algumas áreas do seu rosto ficaram um pouco vermelhas e assadas. Se estiver desconfortável, tente passar o medicamento dia sim, dia não.

Também, provavelmente já vai ser possível ver uma melhora na textura geral da pele, entretanto, é possível que não haja tanta melhora na quantidade de espinhas na pele. 

A PARTIR DA QUARTA SEMANA DE TRATAMENTO

É a partir dessa semana que os resultados contra a acne devem ser mais significativos.

A pele deve ficar mais sequinha e com uma textura melhor. Além disso, pode ser que você tenha percebido uma uniformização na tonalidade da pele, com redução de algumas manchinhas.

A PARTIR DA OITAVA SEMANA DE TRATAMENTO

A bula mostra resultados mais aparentes a partir da quarta semana.

Entretanto pela experiência da dermatologista Betina Faggion, quando usado sozinho, o Azelan começa a mostrar seus efeitos mais drásticos de 2 a 3 meses após o início do tratamento.

DEPOIS DE 3 A 6 MESES DE TRATAMENTO

Este é o tempo médio de tratamento para acne e manchas causadas por ela. Se depois desse tempo você não viu resultado nas suas espinhas, considere consultar um dermatologista para mudar de tratamento.

Para o tratamento de melasma, o tratamento costuma demorar de 6 meses até 1 ano. Nesse caso, o tratamento é comumente associado a outros produtos e procedimentos, como hidroquinona e peeling de ácido retinóico.

PERGUNTAS RELACIONADAS

POSSO USAR AZELAN DE DIA? POSSO SAIR NO SOL COM AZELAN?

Com os devidos cuidados e sob orientação médica você pode utilizar o Azelan durante o dia. 

O Azelan, diferentemente do Vitacid e Differin, não é um remédio fotossensível e não aumenta a sensibilidade da pele em contato com a luz do sol.

Alguns remédios que são fotossensíveis podem aumentar os danos dos raios UV, como manchas e rugas. 

Entretanto, aplique protetor solar SEMPRE após a utilização do Azelan, porque qualquer melhora nas manchas que você está tendo na pele com esse remédio, pode ser reduzida com um pouco de contato com o sol. 

POSSO PASSAR AZELAN NA ESPINHA INFLAMADA? E NA ESPINHA INTERNA?

Sim, o Azelan tem potencial anti-inflamatório, portanto além de tratar a espinha, vai reduzir os sintomas da inflamação como vermelhidão, dor e inchaço.

Ele também vai ajudar com as espinhas internas, pois ao aplicar o creme na pele, as camadas mais profundas vão absorver a substância. 

Contudo, se você tem muitas espinhas inflamadas e/ou internas, é possível que você sofra de uma acne mais grave, como a III e IV.

Nesses casos, a chance de você ficar com marcas e cicatrizes permanentes é maior, portanto, procure um dermatologista urgentemente para que esses riscos diminuam.

AZELAN OU VITACID?

Tanto o Azelan, ácido azeláico, quanto o Vitacid (tretinoína) são ácidos comuns no tratamento de acne. Porém eles são usados em momentos distintos. 

Enquanto o Azelan pode ser usado em peles sensíveis e com rosácea, o Vitacid provoca muitos efeitos colaterais e causa irritações.

Além disso, o Vitacid não pode ser usado em mulheres grávidas e amamentando. 

Ademais, o Azelan é também usado no tratamento de manchas, melasma e rosácea, já o Vitacid pode ser é utilizado no tratamento do fotoenvelhecimento e manchas.

Outra grande diferença entre os dois é que o Vitacid só pode ser usado à noite, por causar sensibilidade aos raios UV, enquanto o Azelan pode ser usado de dia e de noite. 

Por último, o Vitacid costuma trazer resultados mais potentes no tratamento de acne quando comparado ao Azelan.

Mas, esse é apenas um panorama geral entre os dois. Se você quer ter certeza que está fazendo a escolha certa, veja nosso post completo se você deve usar o Azelan ou o Vitacid.

MAS E AÍ? DEVO APOSTAR NO AZELAN?

O Azelan é um dos preferidos dos médicos quando é necessário um tratamento de acne em peles mais sensíveis, como as com rosácea. 

Quando o comparamos com outros medicamentos vendidos sem receita, como o Vitacid  (tretinoína) e o Differin (adapaleno), o Azelan não será tão agressivo, mas também não irá trazer resultados tão rápidos e potentes com aqueles dois remédios. 

Portanto, se após a utilização do Azelan, você não sentir que a sua pele está melhorando, procure um dermatologista para que ele possa prescrever um tratamento mais adequado. 

OUTROS CREMES COMUNS NO TRATAMENTO DE ACNE

Vitacid: creme mais potente, porém com mais efeitos colaterais. Post completo sobre o Vitacid e treinoína(componente do vitacid) aqui.

Differin: creme mais potente que o Azelan, da mesma família do Vitacid. Post completo sobre o Differin e o adapaleno (componente do Differin) aqui.

Epiduo: produto que mistura o adapaleno e o peróxido de benzoíla. Post completo sobre o Epiduo aqui.

Clindoxyl Control: produto com apenas peróxido de benzoíla. Ótimo se além acne a sua pele é muito oleosa. Post completo sobre o Clindoxyl Control aqui.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes