Epiduo: Dermato Conta Tudo que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento


Tá aí mais um creme super comum receitado por vários dermatologistas. O especial desse creme é que ele une o adapaleno (um composto da família dos retinóides, queridinhos no tratamento de anti-idade e acne) e o peróxido de benzoíla, um dos tratamentos mais efetivos e seguros para acne. 

Se você sofre de acne e vai começar a usar o Epiduo e está cheio de dúvidas, nesse texto eu vou ser o mais cirúrgico possível para que você fique confiante durante todo o tratamento. 

Nesse texto você vai ver:

  • Como o Epiduo trata a acne;
  • Se ele pode ser usado para outras questões de pele ou não ;
  • Efeitos colaterais mais comuns;
  • Preço e tipos;
  • Quem não pode usar;
  • Qual a melhor maneira de usá-lo;
  • Expectativas de tratamento semana após semana;
  • Se existe versão genérica dele;
  • Outras perguntas frequentes. 

Esse texto faz parte de uma série de textos feitos com o apoio da dermatologista Betina Faggion, abordando mais profundamente os principais remédios e produtos usados para a acne. Caso você queira se aprofundar em outros tratamentos e remédios possíveis, no fim desse post você encontrará o link para os outros posts.

COMO O EPIDUO TRATA A ACNE?

Como eu já disse, o Epiduo é um creme que une duas substâncias muito usadas na dermatologia: o adapaleno e o peróxido de benzoíla. 

ADAPALENO

O adapaleno é um dos retinóides mais utilizados para o tratamento de acne, fotoenvelhecimento e melasma. Junto com vários outros retinóides, como o retinol e a tretinoína, ele é considerado o tratamento de ouro na dermatologia, principalmente contra o envelhecimento e acne. 

Seus benefícios,relacionados a acne, são:

  • É antiinflamatório;
  • Reduz microcomedões (cravos), prevenindo novas lesões de acne;
  • Queratolítico, ou seja, retira a queratina que entope os poros e formam as espinhas. 

O adapaleno é uma substância sintética. Ele foi criado com o objetivo de aperfeiçoar a tretinoína, substância muito efetiva na pele, mas também instável e com muitos efeitos colaterais. Uma dessas instabilidades parece impedir que a tretinoína seja usada com outras substâncias, como o peróxido de benzoíla. 

PERÓXIDO DE BENZOÍLA

O peróxido de benzoíla, quando em contato com a pele, se metaboliza em ácido benzóico e radicais livres. 

Seus benefícios no tratamento da acne vem por:

  • Capacidades antibióticas, que podem durar até 48 horas;
  • Queratolíticas, assim como o adapaleno. 

Além disso, existem estudos que mostram que o peróxido de benzoíla pode ter influências nas glândulas sebáceas e assim controlar a quantidade de óleo produzido pela nossa pele, mas isso ainda é controverso. 

Diferentemente dos outros antibióticos, os radicais livres que surgem no metabolismo do peróxido de benzoíla, enfraquecem as membranas da P. acnes, bactérias que causam a acne. Por isso, não criamos resistência a ele, ou seja, ele não para de funcionar após certo tempo de uso. 

ADAPALENO + PERÓXIDO DE BENZOÍLA

Além dos benefícios de cada um dos dois compostos, que são os top tratamentos utilizados para a acne hoje em dia, a vantagem de usar eles em conjunto é o fato de que a absorção do peróxido de benzoíla aumenta com o uso de outro retinóide, no caso o adapaleno. 

Sua eficácia na associação pode ser vista neste estudo, no qual foram comparados o tratamento com Peróxido de Benzoíla + Adapaleno, apenas adapaleno e apenas peróxido de benzoíla. 

O interessante dessa combinação peróxido + retinóide é que, acredita-se que nem todos os retinóides podem ser usados com o peróxido de benzoíla . Isso acontece porque, como o peróxido, após ser metabolizado, cria um ambiente rico em oxigênio, supõe-se que pode acontecer a oxidação de moléculas menos estáveis, como é o caso com a tretinoína. Assim, essas substâncias param de fazer efeito. Entretanto, esses medicamentos podem ser associados em períodos diferentes (um de manhã e outro à noite).

OUTROS BENEFÍCIOS

Os benefícios extras do Epiduo, vão vir principalmente de seu retinóide, o adapaleno. Como já dito, os retinóides são muito usados por seus benefícios anti-idade. Eles são capazes de uniformizar o tom da pele, reduzir rugas e manchas. Também alteram a síntese de colágeno da pele, deixando-a mais firme. 

Portanto, você também recebe esses benefícios enquanto está tratando a acne. Obviamente, se seu objetivo for apenas os benefícios contra o fotoenvelhecimento, faz mais sentido comprar um creme apenas com o adapaleno. No Brasil, ele é mais conhecido com Differin e eu fiz uma resenha completa sobre ele aqui

EFEITOS COLATERAIS

A notícia triste é que nenhum desses dois compostos traz esses benefícios sem um pouco de sofrimento. 

Os dois produtos, assim como a união dos dois, têm como efeitos colaterais comuns:

  • Ressecamento da pele
  • Dermatite de contato
  • Ardência
  • Irritação da pele
  • Vermelhidão
  • Escamação
  • Coceira
  • Aumento da sensibilidade

Esses dois últimos são menos comuns, entretanto, algumas poucas pessoas podem ter mais sensibilidade aos raios de sol. Por isso, durante o tratamento além de usar um protetor solar com FPS mínimo 30, reduza o tempo na luz solar e utilize roupas com proteção UV. 

Além disso, é possível ter alergias às substâncias ativas e inativas do creme. Antes de usá-lo pela primeira vez, realize um teste. Passe uma pequena porção do produto na parte de dentro do pulso, à noite. De manhã retire com água e sabão e perceba se você teve alguma reação alérgica (inchaço, coceira).

EPIDUO:PREÇO E OUTRAS MARCAS

O Epiduo é um medicamento da Galderma. Hoje no Brasil é vendido em apenas uma versão, Epiduo Gel. Na sua composição há  0,1% de adapaleno e 2,5% de peróxido de benzoíla. A versão de 30g, mais fácil de achar, custa em média R$ 90.

Na pele, o Epiduo Gel seca rápido, mas deixa uma sensação de “cola”. Ao retirá-lo de manhã, parece que você está retirando uma gosma do rosto. 

Também, lembrando que o Epiduo não precisa de receita para ser comprado

Não existe versão genérica e de outros laboratórios da fórmula do Epiduo, vendidos no Brasil atualmente

QUEM DEVE USAR O EPIDUO?

O Epiduo, como já disse, é um dos medicamentos mais utilizados no tratamento de acne. Ele é utilizado pelos dermatologistas em três casos:

ACNES LEVES A MODERADAS

Quando estamos sofrendo de acne mais moderada, o tratamento pode ser realizado apenas com medicamentos tópicos, e o Epiduo é uma dessas opções. 

Lembrando que as acnes leves e moderadas são chamadas de Acne I e II. A acne I, é a acne não inflamatória destacada por cravinhos. Já a acne II, é uma forma de acne inflamatória, porém leve. Ela pode ser definida pela existência de algumas espinhas (as pápulas).

ACNES MAIS AGRESSIVAS COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR

Quando você sofre de acnes mais graves, que pode ser caracterizada por uma grande quantidade de espinhas, às vezes com algumas internas e doloridas, o Epiduo entra como tratamento em alguns casos, mas sempre acompanhado de remédios orais. 

Ele é utilizado em associação com a doxiciclina (antibiótico), como opção para a isotretinoína (Roacutan), e se mostra eficaz como demonstra este estudo.

Caso você esteja sofrendo de uma acne mais agressiva é extremamente recomendado que você consulte um dermatologista. A acne não é uma doença fácil de ser tratada nesses casos, um profissional vai poder te passar um tratamento individualizado para reduzir riscos de cicatrizes e manchas. 

TRATAMENTO DE MANUTENÇÃO PÓS ACNE SEVERAS

Quem já sofreu de acne mais grave  sabe o quão difícil e demorado é o tratamento. Geralmente após o tratamento que une o uso de medicamentos orais e tópicos, é necessário algumas mudanças de rotina para que não aconteça o retorno da doença, ou seja fazer uma manutenção com algum medicamento tópico.

Uma delas é utilizar um tratamento para acne no seu skincare, mesmo que você não tenha mais lesões. Isso porque sua pele, provavelmente, ainda é oleosa e propensa a ter lesões. O Epiduo pode ser um desses tratamentos.

Este estudo pegou pacientes que trataram acnes severas, e analisou como o adapaleno junto com o peróxido de benzoíla (Epiduo) ajudou a evitar o regresso da doença. Eles perceberam também que o creme ainda diminuiu alguns sintomas da acne ainda existentes. 

QUEM NÃO PODE USAR O EPIDUO?

Assim como outros retinóides, o Epiduo não pode ser usado por mulheres grávidas, por poder causar danos em fetos. 

Portanto, se você está pensando em usar esse medicamento, opte por usar um método contraceptivo. Em caso de gravidez interrompa seu uso imediatamente e consulte um médico. 

COMO USAR O EPIDUO?

Existem algumas regrinhas a serem seguidas para que você consiga retirar todos os benefícios do Epiduo além de aguentar melhor os efeitos colaterais e indesejados. 

Primeiro, procure utilizá-lo apenas à noite e retire o produto de manhã.

É comum ouvir que os retinóides são fotossensíveis, e geralmente pensa-se que isso significa maior chance de queimaduras do sol. Entretanto, geralmente isso quer dizer que em contato com os raios UV, essas substâncias podem parar de fazer efeito, e por isso alguns desses medicamentos devem ser utilizados apenas à noite.

No caso do Epiduo, este estudo mostrou que o adapaleno, quando associado ao peróxido de benzoíla, não perde eficácia após contato com radiação. Entretanto, este outro estudo mostrou que o adapaleno sozinho deteriorou parcialmente após contato com raios UV. Portanto, é possível que ao utilizá-lo de dia ele vá a reduzir ou não seus efeito. 

Mas não significa que você não precisa se proteger, portanto, utilize protetor solar todos os dias. 

O Epiduo tem como efeito colateral (mesmo que raro) o aumento da sensibilidade ao sol, podendo acelerar o processo de queimadura ao sol. Além disso, principalmente nas primeiras semanas, os efeitos colaterais são mais fortes e ocorre o afinamento da camada córnea, com isso há o aumento da penetração dos raios solares na pele, o que causa maior agressão.

Se os efeitos indesejados estiverem muito fortes, reduza seu uso para dias alternados ou menos vezes por semana. Assim que sua pele for se acostumando você pode aumentar a frequência. 

Lembrando que com os retinóides é comum um pouco de irritação, vermelhidão e descamação nas primeiras semanas, e isso não é necessariamente motivo para interromper o tratamento. Entretanto, se os efeitos estiverem muito agressivos, interrompa o tratamento e consulte um médico. 

EXEMPLO DE USO

Um bom exemplo de uso é: A noite use uma água micelar ou um sabonete específico para a pele. Espere a pele secar. Use o Epiduo como segundo passo do seu skincare noturno. Uma porção pequena do produto (tamanho de ervilha ou 0,5g) para a região do rosto é ideal. Uma quantidade maior do produto não vai acelerar o tratamento e pode piorar os efeitos colaterais. 

O hidratante vai entrar dependendo de como está sua pele. Se ela estiver sensibilizada você pode usá-lo antes do Epiduo (não esqueça de deixar ele secar). Se não, utilize-o 20 minutos depois dele, ou só pela manhã. 

As dicas de uso do Epiduo são parecidas com todos os retinóides. Se você quiser saber mais, neste post sobre os retinóides, eu dou mais algumas dicas que podem ser interessantes para você. 

EXPECTATIVA DE RESULTADOS SEMANA APÓS SEMANA DO EPIDUO

Esta tabela mostra alguns possíveis sintomas e resultados com o uso do Epiduo. Entretanto, é possível que seus resultados sejam diferentes. Qualquer dúvida, consulte um dermatologista. 

SEMANAEXPECTATIVA
SEMANA 1Pode ser que você já comece a ver alguns resultados em relação a sua acne. Pode ser também que você já tenha sentido os efeitos colaterais do peróxido de benzoíla.

Além disso, sua pele já deve estar menos oleosa. A grande vantagem de associar esses dois produtos é que o peróxido tem uma resposta mais rápida, enquanto o adapaleno tem uma resposta mais tardia (e mais forte).
SEMANA 4É possível que você tenha visto alguns resultados. Entretanto, é comum que os efeitos irritativos dos dois remédios estejam bem fortes.

Se eles estiverem muito fortes pode ser que você esteja usando muito produto (lembre: o tamanho de uma ervilha de produto já é suficiente). Se não for isso, cesse seu uso por um tempo até que a pele retorne ao normal. Então reinicie o tratamento dia sim, dia não.

Além disso, é possível que sua acne tenha até piorado neste período. Este é um efeito comum com os retinóides, porque ao estimular a renovação celular (trazendo células mais profundas a superfície), pode ser que alguns comedões que estão “escondidos” apareçam na superfície também. Entretanto, se essa “piora” nas espinhas não melhorar em até 1 mês, é recomendável a consulta a um dermatologista. 
ATÉ 3 MESESOs maiores resultados com o Epiduo vão aparecer após 2 ou 3 meses de uso contínuo. 

Se você não tiver visto nenhuma melhora na sua acne depois de 3 meses, consulte um dermatologista. 
6 MESES A 1 ANOEsse é o tempo médio de tratamento de acne com o uso de Epiduo. Depois de melhoras e pioras, sua pele deve estar melhorando dia após dia.  
Tabela com expectativa de resultados com o Epiduo semana após semana

PERGUNTAS FREQUENTES

POSSO COMPRAR ADAPALENO E PERÓXIDO DE BENZOÍLA SEPARADOS? VALE A PENA?

Aqui vai uma dica! Você pode comprar esses dois cremes separados e usar os dois todos os dias. 

Qual o lado ruim disso? Existe uma facilidade de usar apenas um produto na pele, o que pode fazer com que você seja mais consistente com o uso. 

Outra questão é que é mais difícil encontrar o peróxido de benzoíla na concentração de 2,5% (concentração existente no Epiduo). Você pode até optar por uma versão mais forte (5%, 10%) mas talvez isso não te traga benefícios e só efeitos colaterais. Pelo menos foi o que este estudo com 153 pessoas concluiu. 

E qual a parte boa? O preço. Sim, comprar os dois separados vale muito mais a pena.

Um tubo de 30g de Differin, marca que vende Adapaleno na mesma concentração do Epiduo, custa R$70. 

Já um tubo de 60g de Benzac AC, com peróxido de benzoíla na concentração de 2,5% custa R$ 40 reais. 

Para produzir um tubo de 30g de adapaleno + peróxido de benzoíla você precisa da metade do Differin mais ¼ do de Epidac OC, ou seja, você teria um creme com o custo de 55 reais. 

Comparado com o Epiduo, que custa 90 reais pela mesma quantidade, é bem melhor, né?

Mas lembre-se que esses cremes ficam estáveis dentro das embalagens que são fabricados. Portanto, não misture tudo em um tubo à parte! Aplique um, espere secar, e aplique o outro. 

POSSO PASSAR O EPIDUO DE DIA?

Eu vou te dar alguns motivos para não usar o Epiduo de dia. 

O primeiro eu já falei acima. Um dos pontos que mais causam dúvidas sobre os retinóides, grupo que o adapaleno faz parte, é que eles são possivelmente fotossensíveis. Mesmo que no estudo citado acima o peróxido de benzoíla + adapaleno não perderam efeito após contato com raios UV, ainda é um risco dependendo da formulação, tipos de raio, etc. Então, se você usar o Epiduo de dia, o adapaleno contido nele pode não fazer efeito. 

Tá, e se você usar de dia o peróxido de benzoíla vai fazer efeito. Só que eu não usaria o peróxido de benzoíla de dia por um bom motivo: ele mancha roupas. Eu vou explicar isso melhor mais para o fim do post, mas se você não quer estragar sua blusa preferida, prefira usar este composto de noite e também siga as dicas que te mostrarei lá embaixo. 

Por último, além de ser importante que você não use de dia, é também importante usar bastante protetor solar! Esses dois compostos causam efeitos irritativos na pele, então, ela fica um pouco mais sensível a fatores externos, inclusive o sol. Além disso, o Epiduo tem como efeito colateral incomum (0,1 a 1%) aumento da chance de queimadura do sol. 

POSSO USAR EPIDUO E AZELAN?

O Azelan é um creme com ácido azelaico na sua fórmula. Ele também é muito utilizado para o tratamento de acne, principalmente em pacientes com peles sensíveis. 

E sim, ele pode ser usado junto com o Epiduo, porém com cuidado. O Epiduo possui duas substâncias com alta capacidade irritativa na pele, então geralmente é recomendado cessar o uso de outras substâncias que podem causar irritação (inclusive gel esfoliantes). 

Entretanto, como o Azelan é um dos remédios mais “delicados” na pele para o tratamento de acne. Então, se o tratamento com o Epiduo não estiver sendo muito agressivo, é possível a utilização do Azelan. Mas minha dica é: Utilize o Epiduo à noite, e o Azelan durante o dia. 

Eu fiz um texto bem completo sobre o Azelan, e o ácido azeláico. Se quiser entender mais sobre esse produto, é só clicar nesse link.

O EPIDUO MANCHA ROUPAS E LENÇÓIS?

Sim, e esse  é um ponto muito importante se você for usar o Epiduo, ou qualquer produto com peróxido de benzoíla na sua fórmula. Ele é capaz de manchar roupas e lençóis, com uma mancha meio roxa como a da foto abaixo. 

Mancha do Epiduo em toalhas
Mancha do Epiduo em toalhas

Algumas dicas para evitar essas manchas:

  1. Coloque seu pijama antes da aplicação do creme. Assim, você não vai manchá-lo na hora de vestir.
  2. Lave bem a mão após o uso.
  3. Primeira coisa que você deve fazer de manhã: Retire bem o produto com água e sabonete específico para a pele. 
  4. Troque suas toalhas, pijamas e lençóis coloridos por versões brancas. Eles não mancham! E por experiência própria são as roupas de cama e as toalhas que mais são danificadas com o uso desses produtos. 

OUTROS CREMES COMUNS NO TRATAMENTO DE ACNE

Vitacid: creme mais potente, porém com mais efeitos colaterais. Post completo sobre o Vitacid e treinoína (componente do Vitacid) aqui.

Differin: creme mais potente que o Azelan, da mesma família do Vitacid. Post completo sobre o Differin e o adapaleno (componente do Differin) aqui.

Azelan: Produto com ácido azeláico, que pode ser usado em peles sensíveis e mulheres grávidas. Post completo sobre o Azelan aqui.

Mariana Faggion

Sempre gostei de realmente entender tudo. Na verdade só consigo criar um hábito se tenho 100% de confiança que aquilo é realmente bom para mim. E essa característica minha está no mundo do skincare também. Me vi submersa em tanta informação que comecei a ficar confusa! Por isso ao escrever cada texto eu busco muita informação de confiança: médicos, livros e estudos. E então eu tento simplificar o máximo possível para que você não precise ficar confusa também.

Posts Recentes