Se você quer um creme que faça um milagre na sua pele, provavelmente o Vitacid vai ser uma de suas melhores opções. Mas tudo vem com um preço, né? A grande questão com o Vitacid é que ele não é um produto fácil de se usar. É comum os pacientes não o aguentarem e desistirem do tratamento antes dele trazer os reais benefícios.
Mas, se você vem sofrendo com acne ou quer um tratamento barato para o envelhecimento, fique comigo! Eu vou te explicar TUDO que você precisa saber para iniciar o tratamento com segurança e conseguir colher os inúmeros benefícios deste produto.
Nesse texto eu vou falar dos seguintes tópicos e outros:
- O que faz o Vitacid um bom creme para o tratamento da acne?
- Quais outras doenças ele é capaz de tratar?
- Se para comprar o Vitacid é necessário receita médica ou não?
- Qual o preço médio? Quais são outras marcas com o mesmo ativo?
- Para quem esse produto é e não é recomendado?
- Qual a melhor versão do Vitacid?
- Quais são seus principais efeitos colaterais?
- Dicas de como usá-lo e como inseri-lo na sua rotina de skincare?
- Em quanto tempo é possível ver os resultados com Vitacid?
Esse texto faz parte de uma série de textos feitos com o apoio da dermatologista Betina Faggion, abordando mais profundamente os principais remédios e produtos usados para a acne. Caso você queira se aprofundar em outros tratamentos e remédios possíveis, no fim desse post você encontrará o link para os outros posts.
Vitacid e a Tretinoína: Quais são os benefícios que eles trazem para a Pele
O Vitacid tem como composto ativo a tretinoína, é um dos medicamentos mais recomendados pelos dermatologistas para o tratamento de acne leves, seja sozinho ou por associação com outros medicamentos. Além disso, ele é também indicado para manter a pele saudável após o tratamento de acnes mais severas, para que, assim, as lesões não retornem.
Alguns estudos mostram uma melhora em média 50% (1, 2) das lesões de acne, após a utilização desse composto. A bula do Vitacid mostra que esse remédio teve efeito positivo, após 12 semanas de uso contínuo na concentração de 0,1%, em 80% dos microcomedões (pequenas lesões de acne).
Essa melhora da acne pela tretinoína se dá porque ela:
- induz o aceleramento no ciclo de vida das células, reduzindo a produção de comedões, ou cravos.
- tem potencial antiinflamatório;
- reduz a atividade das glândulas sebáceas, regulando o sebo da pele;
- diminui a hiperceratose, que entope os poros;
- reduz a atividade da Propionibacterium acnes, bactéria relacionada à acne;
- aumenta a descamação da pele, prevenindo novas lesões.
A tretinoína, além de ser capaz de ajudar no tratamento da acne, traz outros benefícios, como:
- Redução de rugas, e impacto positivo no envelhecimento causado pelo sol (fotoenvelhecimento);
- Melhora nas cicatrizes atróficas (aquelas que parecem um buraquinho na pele), por causa do aceleramento no ciclo de vida das células e aumento da descamação da pele;
- Melhora na textura da pele;
- Redução de manchas.
Entretanto, como vamos ver mais a frente esse medicamento costuma trazer alguns efeitos colaterais que podem fazer com que alguns pacientes cessem as aplicações prematuramente.
Vitacid: Preço, Tipos e Outras Marcas
O Vitacid é um medicamento fabricado pela Theraskin. Existem diversas versões desse remédio no mercado com concentrações e texturas diferentes. São elas:
- Vitacid Gel 0,025%
- Vitacid Creme 0,05%
- Vitacid XT Creme 0,1%
- Vitacid Gel Acne: com fosfato de clindamicina (antibiótico)
- Vitacid Plus: com hidroquinona e Fluocinolona acetonida-0,1 mg, usado para melasma.
As versões mais utilizadas para a acne são as versões em gel, já que as versões em creme costumam ter mais óleos em sua fórmula.
Já, o Vitacid Plus geralmente não é utilizado no tratamento de acne, pois contém corticóide em sua fórmula, sendo mais aconselhável no tratamento de melasma. Já as versões em creme são mais utilizadas no tratamento do fotoenvelhecimento em peles mais secas e estrias.
A versão Gel Acne do Vitacid vai ser mais efetiva que as outras, no tratamento de acne, porque atua mais agressivamente eliminando a bactéria que causa acne. Entretanto, para muitos casos a versão sem antibiótico pode já ser suficiente.
Em relação a sensação na aplicação do produto, ao passar as versões em Gel do Vitacid, é possível perceber que elas secam rapidamente e não deixam a pele “melada”.
Já as versões em creme dão a sensação de hidratação em contato com a pele e não deixam aquela gordura residual incomoda.
Algumas pessoas relatam uma ardência e vermelhidão logo na aplicação.
O preço médio muda dependendo de cada tipo de Vitacid, entretanto é importante fazer uma pesquisa em diversas farmácias, já que o preço costuma variar bastante.
- Vitacid Gel 0,025%: +- 30 reais (25g). Para ver o preço atual entre no site da Droga Raia ou da Drogasil.
- Vitacid Creme 0,05%: +- 50 reais (25g)
- Vitacid XT Creme 0,1%:+- 60 reais (25g)
- Vitacid Gel Acne: +- 90 reais (25g)
- Vitacid Plus: +- 110 reais (15g)
Se você quiser ver o preço atual dos Vitacids, acesse o site da Droga Raia e da Drogasil.
Outro fabricante, a Stiefel, produz uma versão da tretinoína vendida em farmácia, o Vitanol-A. Porém, pelas minhas pesquisas percebi que as versões em Gel são mais difíceis de encontrar. Já as versões em creme desse fabricante costumam ser mais baratas (a grama do Vitacid XT, por exemplo, custa em média 2,4 reais enquanto do Vitanol com a mesma concentração, custa em média 1,81 reais).
Para ver o preço do Vitanol-A, entre no site da Droga Raia e da Drogasil.
É possível, também, comprar esse composto por meio de farmácias de manipulação, com receita médica.
Além disso, existem versões genéricas do Vitacid Plus (versão do Vitacid com corticóide e ativo clareador de pele).
Quem Deve Usar o Vitacid?
Esse medicamento, como dito anteriormente, é muito recomendado por dermatologistas, para pessoas que têm acnes leves (Acne I e II) e também em associação com outros medicamentos (principalmente orais) para quem trata acne mais agressiva (como a III e a IV).
Além do tratamento de acne, o Vitacid também pode ser usado no tratamento do fotoenvelhecimento, estrias, melasma e manchas de pele e cicatriz causadas pela acne. Ele é perfeito para tratar acne e outros problemas associados.
Entretanto, lembre-se que cada versão do Vitacid é mais otimizada para cada doença.
MELASMA
O melasma é um distúrbio dos melanócitos que causa a hiperpigmentação de cor marrom em algumas áreas, como buço, testa, bochechas e parte lateral do rosto. É uma doença causada por fatores genéticos e exposição da pele ao sol.
Os benefícios da tretinoína no melasma estão correlacionados com o fato dele reduzir a atividade dos melanócitos, pois tem a capacidade de inibir a tirosinase, que é uma enzima que ajuda na produção da melanina.
O Vitacid mais indicado para o melasma e manchas é o Vitacid Plus, entretanto por conter corticoide na sua fórmula ele acaba não sendo o mais indicado para o tratamento de acne.
Para contornar esse problema, quando o paciente tem essas duas doenças simultaneamente, um caminho de tratamento é usar outros medicamentos para o tratamento da acne em associação com o Vitacid Plus.
Mas, quando a pele é extremamente acneica, é melhor aplicar o Vitacid Gel em associação com algum outro remédio para melasma, como a hidroquinona.
Acesse este post com 13 dicas de como usar o Vitacid Plus para melasma da melhor forma.
Já neste outro post você consegue ver o antes e depois do uso do Vitacid Plus para melasma.
ENVELHECIMENTO CAUSADO PELO SOL E PELES MADURAS
Fotoenvelhecimento é o nome dado para o envelhecimento da pele causado pela exposição aos raios UVA e UVB do sol.
No fotoenvelhecimento, os raios de sol agridem as fibras colágenas resultando em uma pele manchada, com rugas, mais áspera e espessa.
Os danos do sol causados na pele são cumulativos, ou seja, a exposição ao sol sofrida na infância vai trazer consequências na vida adulta: a pele perde hidratação e perde colágeno, deixando a pele menos firme.
O Vitacid é um dos melhores produtos no tratamento desse envelhecimento, pois:
- normaliza a formação de elastina;
- causa vasodilatação e aumento dos vasinhos de sangue
- aumenta a produção de colágeno e reduz sua degradação ;
- aumenta a hidratação da pele.
O fotoenvelhecimento começa a ser um problema para a maioria das pessoas por volta dos 30 anos. E a acne nessa idade nem sempre é associada com alta oleosidade na pele.
Portanto, caso o dermatologista perceba que a pele do paciente é seca ou normal, ele pode optar pelo Vitacid Creme no tratamento contra o envelhecimento.
CICATRIZ DE ACNE
A tretinoína é um dos cremes utilizados para o tratamento de cicatrizes atróficas causadas pela acne. Essa cicatriz é aquela que é parece um buraquinho. No geral, é muito difícil tratar cicatrizes e o Vitacid pode ser um bom complemento para o tratamento.
Este estudo mostrou uma melhora em 93% dos pacientes do estudo tratados com Vitacid. Entretanto, poucos estudos foram realizados.
Além disso, para melhores resultados é indicado a utilização de outros tratamentos associados como laser e peelings.
Se você quer saber mais sobre o uso deste ácido para cicatriz de acne ou descobrir qual o tipo da sua cicatriz, este post vai te ajudar.
Quando o Vitacid não é Recomendado?
O Vitacid não é indicado quando o paciente
- Está com uma acne mais grave
- Tem pele sensível, com rosácea ou dermatite;
- Está grávida ou amamentando
- Tem alergia a algum componente da fórmula
ACNE III E IV
O Vitacid (tretinoína) geralmente não é indicado como único tratamento para quem está com Acne III e IV.
Mesmo sendo um dos melhores produtos tópicos para o tratamento da acne, acnes mais graves pedem associação com outros remédios orais, como a isotretinoína (mais conhecido como Roacutan) ou antibióticos, por exemplo.
Se você não sabe qual é o seu tipo de acne, nesse post, você vai conseguir entender as principais diferenças entre elas e ter uma ideia de qual tipo você está sofrendo e se Vitacid é uma boa opção para você.
PELES SENSÍVEIS, COM ROSÁCEA, DERMATITE OU ECZEMA
Esse composto também não deve ser indicado para pessoas com alta sensibilidade na pele, devido a grande quantidade de efeitos colaterais que pode causar. É comum que alguns pacientes não aguentem esses efeitos e desistam do tratamento antes de acabar.
Além disso, caso você sofra de rosácea (doença inflamatória crônica na pele), dermatite ou eczema (inflamação na pele), esse medicamento pode não ser o mais indicado para você, já que ele pode causar irritações e piorar o quadro dessas outras doenças.
GRAVIDEZ OU AMAMENTAÇÃO
E ainda, por ser um remédio de categoria C (remédios que podem ser tóxicos a embriões), esse remédio NÃO é indicado para pessoas grávidas e amamentando.
É importante, durante sua utilização, o uso de algum método contraceptivo. Em caso de gravidez, interrompa o medicamento,e avise o seu médico.
ALERGIA
Por último, esse remédio não é indicado para pessoas que têm alergia a tretinoína ou a algum componente da fórmula.
Antes de usar este medicamento é interessante realizar um teste no pulso, a fim de detectar alergias. Para realizá-lo aplique uma pequena porção na parte de trás do pulso à noite. Pela manhã observe se houve reação alérgica. Não esqueça de retirar o produto da região.
Qual o Melhor Vitacid?
O melhor Vitacid vai depender de alguns fatores: qual ou quais problemas você está querendo tratar, qual o seu tipo de pele, qual parte do corpo o remédio vai ser aplicado e quão sensível ou acostumada está a sua pele com ácidos.
Melhor opção (na maioria dos casos) | Outras Opções Possíveis | Evitar | |
---|---|---|---|
Acne Rosto | Vitacid Gel Acne | Vitacid Gel | Vitacid Plus, Vitacid XT , Vitacid Creme |
Acne Áreas Extensas | Vitacid Gel | Vitacid Gel Acne | Vitacid Plus, Vitacid XT, Vitacid Creme |
Melasma | Vitacid Plus | ||
Melasma e Acne | Vitacid Gel + outro medicamento para tratar Melasma (ex: hidroquinona) | ||
Fotoenvelhecimento | Vitacid Plus | Vitacid Gel ou Creme | Vitacid Gel Acne |
Estrias | Vitacid XT | Vitacid Creme | Vitacid Plus, Vitacid Acne |
Qual Vitacid Usar para Acne?
O Vitacid mais indicado para o tratamento de acne é o Vitacid Gel Acne, pois além de conter a tretinoína, também contém antibiótico. Entretanto, essa versão é a única que precisa de receita médica, por conter antibiótico na fórmula.
Como segunda opção, sempre prefira a versão em gel dos produtos caso sua pele seja oleosa, já que as versões em creme costumam conter mais óleos.
Em áreas extensas (peito, costas) talvez seja mais interessante usar o Vitacid Gel 0,025% por ser mais barato que o Vitacid Gel Acne.
Além disso, não esqueça que o Vitacid Plus não é indicado para acne, por conter componentes na fórmula não adequados para o tratamento.
Se você quiser ver o preço do Vitacid Gel Acne e quiser comprar (é necessário receita médica), acesse o site da Droga Raia ou da Drogasil.
Agora, para comprar ou ver o preço do Vitacid Gel 0,025% acesse este link do site da farmácia Droga Raia e da Drogasil.
Qual Vitacid Usar para Melasma?
Para o tratamento do melasma, quando o paciente não sofre de acne, a melhor opção é a utilização do Vitacid Plus, por conter hidroquinona e corticóide na fórmula.
Para pessoas que sofrem de uma acne mais grave e precisam também tratar o melasma, a melhor indicação é usar o Vitacid Gel em associação com outro creme específico para tratar o melasma.
Para ver o preço do Vitacid Plus, acesse o site da Droga Raia ou da Drogasil.
E para ver o preço do Vitacid Gel 0,025% acesse este link do site da farmácia Droga Raia e da Drogasil.
Qual Vitacid Usar para Envelhecimento?
Para tratar o envelhecimento causado pelo sol, é possível a utilização do Vitacid Gel ou do Vitacid Creme. A decisão de qual utilizar depende do seu tipo de pele.
Caso ela seja oleosa, a melhor versão vai ser a gel, por conter menos óleos em sua fórmula.
Se sua pele for normal ou seca, a versão em creme vai ser a melhor opção, trazendo mais hidratação durante o tratamento.
Se seu objetivo for tratar o envelhecimento, e sua pele está também com algumas manchinhas causadas pelo sol (o que é muito comum), uma ótima opção é o Vitacid Plus.
Para ver o preço do Vitacid Gel acesse o link do site da farmácia Droga Raia e da Drogasil.
Para ver o preço do Vitacid Creme, clique neste link da Droga Raia e da Drogasil.
Para ver o preço do Vitacid Plus, acesse o site da Droga Raia ou da Drogasil.
Qual Vitacid Usar para Estrias?
Para o tratamento de estrias vermelhas geralmente utiliza-se o Vitacid XT. Para o tratamento dessa cicatriz é necessário que aconteça o efeito peeling na região, para que haja a renovação celular na região.
Entretanto, em locais que a pele é mais sensível (seios ou interior da coxa) ou se o paciente for mais frágil aos efeitos do Vitacid, pode-se utilizar o Vitacid Creme 0,05%.
Durante esse tratamento é importante não tomar sol na região de tratamento.
Veja o preço do Vitacid XT no site da Droga Raia e da Drogasil.
Quais são as Reações Adversas do Vitacid?
O Vitacid (tretinoína) não é um medicamento fácil de se utilizar pelos seus efeitos colaterais agressivos e diversos.
A lista de possíveis efeitos mais comuns do produto é extensa:
- Vermelhidão
- Escamação
- Sensação de pele assada
- Ardência
- Coceira
- Dor na pele
- Sensibilidade na pele
- Sensação de picada
- Ressecamento da pele
- Inchaço
Em consultório, a dermatologista Betina diz que as 4 primeiras da lista são mais comuns. O inchaço é menos comum, mas aparece de vez em quando.
Nesse estudo feito em uma amostra de etnia hispânica, foi relatado como efeitos colaterais: desconforto na aplicação (2%), pele ressecada (1,4%) e vermelhidão (1,2%). Esses números não parecem ser tão altos? Provavelmente porque o tratamento foi conduzido de maneira adequada e com apoio médico.
Em Quanto Tempo eu começo a ver Resultados com Vitacid?
Os primeiros sinais de melhoras da lesão da acne se dá em aproximadamente 15, 20 dias.
Já para o tratamento de fotoenvelhecimento, a bula diz que as mudanças estruturais da pele se dão em 24 semanas, entretanto é possível ver resultados em 30 dias.
Quanto Tempo dura o Tratamento Completo?
O tratamento completo para a acne costuma demorar de 3 a 6 meses (podendo até durar mais).
Para o fotoenvelhecimento o tratamento dura no mínimo 6 meses, mas para melhores resultados é interessante a utilização do produto no longo prazo.
O que esperar do Tratamento Semana a Semana?
Aqui eu vou te mostrar o que geralmente acontece durante o tratamento com o Vitacid semana a semana.
Entretanto, lembre-se que cada pele é única. Dependendo da sua pele, grau da sua acne, concentração do Vitacid e até dos produtos utilizados conjuntamente com ele, você terá um resultado diferente.
Tempo de aplicação | Resultados Possíveis |
---|---|
Após 1 semana | Pode ser possível ver uma redução na quantidade de espinhas. Dependendo da sensibilidade da sua pele ela já pode ter escamado. Se estiver muito desconfortável veja as dicas acima (Como Inserir o Vitacid na Rotina de Pele) para que o tratamento fique menos incômodo |
Após 1 mês | A melhora da pele é gradual. A cada semana que passa você, provavelmente, vai conseguir ver uma redução nas rugas, nas manchas e na espinha. Além disso, talvez perceba que sua pele está menos oleosa. É possível que os efeitos colaterais tenham diminuído, já que a pele vai se acostumando com o produto. Fale com seu dermatologista para ver se você pode ou precisa aumentar a frequência de uso (todo dia). |
Após 24 semanas | Melhora bem mais visível a olho nu e mudanças estruturais na pele (alguns exemplos: aumento de algumas camadas da pele, aumento do colágeno, redução da atividade de melanócitos e vasodilatação) |
10 Dicas para Inserir o Vitacid na sua Rotina de Pele
A dermatologista Betina Faggion destaca que a taxa de desistência em relação ao Vitacid é bem maior quando o paciente não está fazendo acompanhamento por um profissional. Mas eu vou te passar todas as dicas que ela me passou para que você consiga aproveitar os benefícios desse composto.
HIGIENIZE E TONIFIQUE A PELE
Antes de passar esse medicamento lave seu rosto com um sabonete antioleosidade e então tonifique sua pele. Não esqueça de secá-la bem antes de aplicar algum retinóide.
Nesse post, você consegue ver minhas versões preferidas de sabonetes e tônicos . Eu testei quase todas do mercado e escolhi aquelas mais agradáveis e que trazem os melhores resultados.
COMECE COM RETINÓIDES MAIS FRACOS
A pele vai se acostumando com os retinóides, portanto comece devagar e vá aumentando as concentrações e aplicações. Se sua pele for sensível, inicie com um Retinol 0,1% a 0,5%ou com um palmitato de retinol. Assim que sua pele for se acostumando, vá aumentando para um Retinol mais potente, como o 1% e então para o retinaldeído e tretinoína.
Se sua pele não for tão sensível, você pode pular alguns steps e iniciar com um Retinol 1%, ou até com uma tretinoína 0,025% (como o Vitacid Gel 0,025%).
Sinta sua pele! Se alguma versão estiver sendo muito agressiva, de um passo para trás para depois conseguir fazer uso de retinóides mais fortes.
USE DIA SIM, DIA NÃO ATÉ CHEGAR NO USO DIÁRIO
Outro modo de não machucar tanto sua pele é reduzir a frequência da aplicação. Você pode começar usando em dias alternados ou até aplicando apenas duas vezes na semana.
Quando trocar para um produto mais potente, utilize essa técnica para que a pele se acostume. Quando você estiver confiante, veja como sua pele reage ao uso diário.
APLIQUE UMA CAMADA FINA
Essa é outra estratégia para evitar os efeitos colaterais, você não precisa exagerar na aplicação. Comece passando uma camada bem fina na pele, além de ser mais delicado na pele também vai fazer com que você economize o produto.
A quantidade ideal de produto para a área do rosto é o tamanho de uma ervilha.
APLIQUE SEMPRE A NOITE
A tretinoína pode aumentar a sensibilidade à luz, fazendo com que as queimaduras de sol sejam mais prováveis. Portanto, sempre utilize esse produto de noite e retire-o bem de manhã.
Além disso, a tretinoína é fotossensível, ou seja, pode perder eficácia em contato com a luz do sol.
HIDRATE A PELE
Um dos efeitos colaterais principais do Vitacid é a escamação da pele. Para reduzi-lo aposte em um bom hidratante para pele acneica. Use-o antes do Vitacid, espere secar e então aplique o Vitacid. O hidratante formará uma camada protetora na pele e os efeitos colaterais serão menores.
Se você ainda não tem um hidratante de preferência, nesse post, eu te mostro quais são meus hidratantes preferidos para pele acneica, e nesse outro quais as versões mais baratas (e ainda boas), caso você não queira gastar tanto com esse produto.
PROTETOR SOLAR SEMPRE
O protetor solar é indispensável sempre que sua pele está mais sensível. Esse medicamento pode aumentar a sensibilidade à luz, além de poder causar escamações na pele. Use um protetor solar com FPS alto de alto espectro e livre de óleo. Durante o tratamento não exponha a pele ao sol direto, procure ficar na sombra e usar boné.
USE O VITACID XT 0,1% PARA SECAR UMA ÚNICA ESPINHA
O Vitacid pode ser o caminho ideal para secar aquela espinha que está te atrapalhando tanto. Essa versão mais forte vai ser mais efetiva. Para usá-la desse modo, pegue uma quantidade bem pequena do produto e coloque sobre a espinha.
Lembre-se: utilize apenas durante a noite, tire o produto de manhã e passe protetor solar.
E não esqueça! Não passe essa versão no rosto todo se não indicado pelo seu médico. Ela é muito mais forte que as outras e pode causar irritações.
PARA ESTRIAS, MISTURE COM UM HIDRATANTE
Se for usar o Vitacid para o tratamento de estrias em áreas mais sensíveis (como seios e glúteos), uma boa dica é misturar com algum hidratante de sua preferência. Assim, os efeitos incômodos do remédio vão ser menores.
NÃO USE SÓ NO ROSTO
Caso for usar o Vitacid para fins de rejuvenescimento, lembre-se de não passá-lo só no rosto. Esse é um erro super comum! As mãos, pescoço e colo são áreas que também estão expostas aos efeitos danosos dos raios UV.
Essas regiões envelhecem no mesmo ritmo da face e nelas também aparecem manchas e rugas decorrentes do fotoenvelhecimento, o que acaba “entregando” sua idade.
EXEMPLO DE SKINCARE COM VITACID
Se ainda com essas dicas, ficou confuso onde o Vitacid entraría, aqui vai um exemplo possível de rotina de skincare com ele:
À noite
- Lave o rosto com um sabonete próprio
- Tonifique o rosto
- Use um hidratante e deixe-o secar
- Aplique o Vitacid em toda a extensão do rosto
Se sua pele não for muito sensível, pule a etapa 3 e só hidrate seu rosto 20 minutos após a aplicação do Vitacid. Assim o Vitacid será mais ativo e funcionará mais.
De manhã
- Lave o rosto com um sabonete próprio
- Tonifique o rosto
- Aplique um hidratante
- Aplique algum cosmético sem ácido, como a Vitamina C
- Aplique um protetor solar (sem óleo caso sua pele seja acneica)
Mas, se você é uma pessoa que tem a pele muito oleosa recomendo o nosso guia com 5 rotinas de skincare para a pele oleosa recomendados por uma dermatologista.
Com a rotina certa você pode resolver esse problema e deixar a sua pele mais sequinha e bonita.
Entendendo os Retinóides e sua Relação com o Vitacid
O Vitacid é um medicamento que tem como princípio ativo a tretinoína (ácido retinóico). A tretinoína faz parte de uma família maior de compostos chamados de retinóides.
Os retinóides são compostos naturais ou sintéticos derivados da vitamina A. Costumam ser os queridinhos dos dermatologistas, já que traz resultados surpreendentes para algumas doenças, como a acne.
Inclusive os retinóides tópicos foram considerados como medicamento fundamental, para a maioria dos pacientes, no tratamento de acne pelo Comitê Internacional de Médicos e Pesquisadores em 2003.
OS OUTROS RETINÓIDES
Os outros retinóides tópicos conhecidos usados no tratamento da acne são o palmitato de retinol, retinaldeído, adapaleno, tazaroteno e retinol. A principal diferença entre eles é a potência no tratamento e os efeitos colaterais.
Como regra geral, quanto mais próximo o retinol está do ácido retinóico (tretinoína), mais significativos os efeitos na pele. O Palmitato de Retinol, por exemplo, antes de virar ácido retinóico, precisa virar retinol e retinaldeído primeiramente, ou seja, está a 3 conversões para virar o ácido retinóico, portanto é um composto mais leve na pele e menos irritante.
As características principais de cada um deles são:
- Palmitato de Retinol: Recomendado para peles super sensíveis. Entretanto, é um retinóide fraco comparado aos outros, trazendo boa hidratação na pele, mas com pouca influência no tratamento de manchas, rugas e acne. Pode ser um bom produto para iniciar o tratamento, e depois avançar para versões mais fortes de retinóides.
- Retinol: Retinóide mais conhecido no mercado e encontrado em vários dermocosméticos. Tem uma ação moderada na pele e pode causar alguns efeitos secundários, como descamação da pele.
- Retinaldeído: Após aplicado na pele o retinaldeído se transforma em ácido retinóico, por isso ele pode ser uma boa opção para quem está procurando um medicamento mais forte que o Retinol e mais delicado que a Tretinoína.
- Adapaleno: Composto que surgiu de modificações moleculares no ácido retinóico, com o objetivo de diminuir os efeitos irritantes do ácido. Ele traz benefícios para a pele parecidos com a Tretinoína, porém com menos efeitos colaterais. Entretanto, ainda é mais fraco que a tretinoína.
- Tretinoína: Este é o composto ativo do Vitacid. Ele é uma forma ativa de ácido retinóico e seus efeitos na pele já foram muito estudados. Por ser um medicamento mais agressivo na pele e com muitos efeitos colaterais, deve ser usado preferencialmente com indicação médica e acompanhamento de um dermatologista. Em vários países, como os EUA, só é vendido com receita. Mas, no Brasil é vendido sem receita.
- Tazaroteno: Composto muito utilizado no tratamento de Psoríase. Pode ser usado como tratamento para a acne, porém nem sempre compensado pelos efeitos colaterais agressivos do remédio. Entretanto, até 2021 não existem remédios com essa substância no Brasil.
Além dessas versões acima, existe uma nova versão de retinóide sendo utilizada na pele, chamada de Retinoato de Hidroxypinacolona (mais comumente conhecida como Granactive Retinóide) que parece ter resultados na pele parecidos com os da Tretinoína, porém com poucos efeitos colaterais. Entretanto, mais estudos são necessários para comprovar sua eficácia.
Outros Cremes Comuns no Tratamento de Acne
- Azelan (ácido azeláico): remédio mais adequado para peles mais sensíveis e até para grávidas. Veja a resenha sobre ele aqui. Veja o comparativo no Azelan e Vitacid aqui.
- Differin (adapaleno): creme um pouco mais fraco que o Vitacid, mas com menos efeitos colaterais. Veja a resenha sobre ele aqui.
- Epiduo (peróxido de benzoíla + adapaleno): creme que une dois ativos contra a acne. Veja a resenha dele aqui.
- Clindoxyl Control (peróxido de benzoíla): ativo mais utilizado para o tratamento de acne. Veja a resenha aqui.