Resenha Vitacid Acne: Tudo que Você Precisa Saber para Usar


Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988

O Vitacid é um dos medicamentos mais eficazes no tratamento da acne. Indicado por muitos dermatologistas, virou o xodó de muitos pacientes (pelo menos virou o meu virou!). 

Para tratar acne já fiz uso tanto do Vitacid Acne, quanto do Vitacid Gel 0.025% e também do Vitacid XT (esse último só em um caso bem específico).

Tive resultados incríveis. Mas, não é um produto fácil de usar.

O Vitacid possui muitos efeitos colaterais, então muita gente que não faz acompanhamento médico acaba desistindo do tratamento e perde a oportunidade de ter uma pele lisinha e livre de espinhas. 

Por isso, fiz essa resenha completa sobre como usar o Vitacid para tratar a acne.

E também conversei com uma dermatologista para poder explicar detalhadamente tudo que você precisa saber antes de usar este medicamento. 

Para que serve o Vitacid Acne?

O Vitacid Acne serve para o tratamento de acne leve a moderada. 

Esse medicamento possui tanto tretinoína como clindamicina (antibiótico) na sua composição, sendo excelente tanto para a acne não inflamatória (cravos) como para a inflamatória (espinhas).

A tretinoína presente no Vitacid faz com que ele seja eficiente para o tratamento de outras coisas também, como envelhecimento e cicatrizes leves de acne.

Mas por possuir o antibiótico, recomenda-se outros tipos de Vitacid (que veremos mais abaixo).

No entanto, se você está pensando em tratar a sua acne, veja em quais casos ele é recomendado, e quais ele não deve ser usado!

Vitacid para Acne Grau I ou grau II

Quando o Vitacid é usado para acne, é indicado mais frequentemente para o tratamento de acne grau I ou II.  

A acne grau I são os comedões, ou mais conhecidos como cravinhos. Já a acne grau II são os comedões e as pápulas (espinhas superficiais)

Por isso, se você possui cravinhos e espinhas, o Vitacid pode ser incrível, potente e dar bons resultados

Vitacid para Acne Grau III ou grau IV

Mas, se você possui uma acne mais grave, com espinhas internas e muito inflamadas, o Vitacid NÃO vai ser suficiente, e você precisará de um tratamento mais potente para não ter perigo de ficar com cicatrizes. 

Se você já tem uma acne mais grave, ou até mesmo não sabe que tipo de acne você tem, acesse nosso post sobre espinhas internas.

Lá, temos fotos dos graus da acne, o que te ajuda a identificar qual é a sua, e também mostramos os melhores tratamentos para acne grau III e IV. 

Vitacid para Melasma, Manchas, Cicatriz de Acne, Estrias, Envelhecimento

O Vitacid também pode ser usado para outros objetivos como: tratar melasma, manchas, cicatriz de acne, estrias e envelhecimento

Então se além de acne, você tiver algum desses problemas, ele também irá te ajudar. Mas, há vários tipos de Vitacid e um pode ser melhor do que o outro dependendo da finalidade. 

Neste post, mostramos qual é o melhor Vitacid para cada caso. Além de mostrar qual não deve ser usado dependendo do seu propósito.

Mas, se o problema for melasma, temos uma resenha específica do Vitacid Plus, o melhor para o tratamento desse problema.

E também temos uma resenha do Vitacid XT, que pode ser usado principalmente para tratar os cravos mais difíceis de sair, tratar estrias (e em alguns casos envelhecimento e manchas).

Contraindicações

Outro cuidado que você deve ter é se você se enquadra em alguns casos de contraindicação do Vitacid. 

O ideal é consultar um médico e principalmente ler a bula do medicamento antes de usá-lo, já que se você tiver alguma condição que não seja aconselhado usar o medicamento, pode ser até mesmo perigoso. 

Mas, alguns casos em que você NÃO DEVE usar o Vitacid são: 

  1. Peles sensíveis, com rosácea, eczema ou dermatite
  2. Se você possui alergia a algum componente da fórmula (sempre faça o teste do pulso)
  3. Se você for portador de Doença de Crohn, Colite Ulcerativa ou tenha desenvolvido colite durante o uso de antibióticos (Vitacid Acne)
  4. Se você está grávida, amamentando ou tentando. 

Esse último é ainda mais importante já que o Vitacid pode causar má formação ao feto.

Além disso, se você estiver grávida, sempre converse com sua médica antes de usar qualquer medicamento!

Qual Vitacid usar para Acne?

Se você está com acne, você pode usar três Vitacid:

  1. Vitacid Gel Acne 
  2. Vitacid Gel 0.025%
  3. Vitacid XT 

Eu tive a oportunidade de usar os três. Cada um em um momento.

Então além de falar da minha experiência com eles, também trouxe a experiência que a Dra Betina Faggion possui no consultório com cada um desses medicamentos.

Vitacid Gel Acne 

O Vitacid Gel Acne acaba sendo o melhor Vitacid para tratar acne porque além de tretinoína também possui antibiótico na sua fórmula. 

A Dra Betina, ainda, indica para seus pacientes principalmente para tratar a acne grau II. Isso porque ele desinflama as espinhas mais rapidamente por causa do antibiótico.

Para mim o efeito foi realmente mais rápido e usei quando eu tinha muita espinha inflamada na região do queixo. 

Usei ele por mais ou menos três meses (vou explicar direitinho como usei em uma seção mais abaixo), e tive uma boa melhora na minha pele depois de uns 30 dias já.

No entanto, há dois pontos “negativos” do Vitacid Acne:

  1. O preço
  2. Precisa de receita médica

O Vitacid Gel Acne é bem mais caro que os outros Vitacid e precisa de receita médica para ser comprado.

Precisar de receita médica não é um ponto negativo, mas para muitas pessoas que não conseguem ir ao médico, fica uma opção inviável. E no caso do Vitacid Gel Acne você irá precisar, até porque ele leva antibiótico na fórmula. 

Vitacid Gel 0.025%

O Vitacid Gel 0.025% também pode ser usado para o tratamento da acne. Isso porque ele possui tretinoína na fórmula, um excelente composto para se livrar das espinhas. 

Além disso, por só possuir tretinoína e não ter antibiótico, não é necessário receita para comprar o produto e ele acaba saindo bem mais em conta. 

Você ainda consegue encontrar uma concentração mais potente do Vitacid, que é o que está retratado na foto. Mas, a textura é em creme.

Quando a pele é oleosa e acneica, a versão em gel acaba sendo melhor. 

Usei o Vitacid Gel algumas vezes para tratar a acne também, e não deixou a desejar. Senti os efeitos bem potentes do ácido! 

Conversando com a Dra Betina Faggion ela ainda nos disse que o Vitacid Gel 0.025% é excelente para tratar acne, e que na sua experiência só perde para o Vitacid Acne no quesito do tempo de resultado. 

Para ela, o Vitacid Gel costuma trazer resultados um pouco mais demorados que o Vitacid Gel Acne, principalmente nas espinhas inflamadas.

Um resultado que geralmente é obtido em 30 dias com o Vitacid Gel Acne é obtido em 60 dias com o Vitacid Gel (só para exemplificar).

Mas, ela prescreve para seus pacientes, principalmente em casos de acne nas costas, já que o Vitacid Gel é mais barato e acaba se usando muito para as regiões maiores.

Vitacid XT Creme

O Vitacid XT é uma versão que só possui tretinoína na sua fórmula. No entanto, possui uma alta concentração de tretinoína (0.1%). 

Isso significa que ele pode ser extremamente eficiente, mas os efeitos colaterais podem ser MUITO intensos e até mesmo perigosos se você não estiver bem informado. 

Quando usado para o tratamento de acne, ele é excelente apenas se for o caso de grau I, ou seja para tratar os cravinhos.

Se você tiver muitas espinhas inflamadas, o Vitacid XT não é uma boa opção já que como ele possui efeitos irritantes, ele irá irritar e inflamar mais ainda a pele. 

Então, ele é uma ótima opção para casos em que você tem muitos cravos em uma região do rosto (por exemplo no nariz).

Mas, outro ponto importante é que você não deve aplicar Vitacid XT no rosto todo!

Eu amei o resultado que o medicamento teve com meus cravinhos do nariz. Eu tinha muitos e eles reduziram muito com o uso de Vitacid XT. 

No entanto, é preciso de muito cuidado com o uso do Vitacid XT, já que ele é cheio de regrinhas (não pode o rosto todo, tem que ser camada fina e tals). 

Temos uma resenha só dele, explicando como usar o Vitacid XT no rosto para remover até os cravinhos mais teimosos!

Recomendo se você pensar em usar ele, ver esse post já que lá mostro exatamente como usei. 

Quanto Tempo demora para o Vitacid Gel Acne Fazer Efeito?

De acordo com a especialista, é difícil dar um tempo exato já que cada paciente reage de uma maneira ao tratamento. Além disso, muitas vezes ela faz uso de outros produtos associados.  

Pela sua experiência, ela percebe que a maioria dos pacientes começam a ter uma mudança significativa na pele com 30 a 45 dias de uso do Vitacid Acne. 

Mas, os primeiros sinais de melhora na acne já podem ser vistos já nos primeiros 15 dias.

Quando se trata do Vitacid Gel 0.025% os efeitos mais significativos, no caso de acne grau II, começam a aparecer um pouco depois, por volta de 30 a 60 dias. 

Além disso, o tratamento costuma durar de 3 a 6 meses quando se trata acne grau II (cravos e espinhas), e um pouco menos quando se trata de apenas cravos, de 2 a 4 meses. 

Claro que isso é apenas uma estimativa, muitos fatores devem ser levados em consideração, como o grau da acne, a resposta do paciente, o uso ou não de outros produtos associados…

Preços e Outras Marcas

Como vimos, o Vitacid Acne pode ser bem mais caro que o Vitacid Gel 0.025% e o Vitacid XT.

Vitacid Gel Acne+- 90 reais (25g)
Vitacid Gel 0.025%+- 30 reais (25g)
Vitacid XT Creme 0.1%+- 60 reais (25g)

Além disso, no caso do Vitacid Gel 0.025% e do Vitacid XT, é possível adquirir o mesmo composto mais de outras marcas. 

Uma marca também muito indicada pelos médicos é o Vitanol-A. 

Todas as diferenças do Vitacid para o Vitanol-A você pode ver neste post.

Mas, já adianto que o Vitacid costuma ser mais barato na versão 0.025% e o Vitanol-A tende a ser mais em conta na versão 0.1% 

Efeitos Colaterais do Vitacid 

Como falamos, o Vitacid possui inúmeros efeitos colaterais. Todos você consegue ver na bula, mas alguns dos mais comuns são:

  1. Vermelhidão
  2. Pele assada
  3. Ardência
  4. Coceira
  5. Descamação
  6. Sensibilidade na pele
  7. Ressecamento

Alguns efeitos colaterais até fazem parte do tratamento. A descamação, por exemplo, ajuda com a renovação da pele e age como um “peeling caseiro”. 

Mas, quando muito intensos podem até fazer com que a pessoa pare com o tratamento.

Por isso, esse medicamento, quando usado com acompanhamento médico, possui uma taxa de desistência muito menor.

Assim, vamos mostrar como usar o Vitacid para o tratamento de acne. 

Como usar o Vitacid

As orientações a seguir foram dadas pela Dra Betina Faggion (e foram as que eu segui no meu próprio tratamento), mas isso é apenas mais informações para você, o ideal é seguir sempre a orientação do SEU médico. 

1. Faça o Teste do Pulso

A primeira coisa a se fazer se você nunca usou o Vitacid é o teste do pulso. 

Esse teste irá mostrar se você possui alergia a algum componente da fórmula. E é bem simples!

É só aplicar uma pequena quantidade do produto no pulso à noite e quando acordar veja se teve alguma reação alérgica. E não esqueça de retirar bem o produto pela manhã!

2. Considere Começar com Retinóides mais Fracos

Se você achou o Vitacid muito potente, você pode começar com um retinóide mais fraco, deixar a pele se acostumar com o uso de ácidos e só depois voltar a usar o Vitacid. 

Você pode iniciar com o uso de um retinol, ou com o adapaleno, por exemplo. 

O Retinol é inclusive um dos mais famosos do mercado já que inúmeras marcas famosas produzem. 

Nesse post, você encontra quatro das melhores opções de Retinol no mercado hoje em dia.

Mas, um dos meus favoritos é o Retinol 0.3 da Skinceuticals, o preço sempre dá uma variada, então você pode ver o valor atual na Amazon

O adapaleno é também uma ótima opção. Temos um post sobre ele aqui, lá você consegue ver os melhores do mercado e como usá-lo.

Sinta como sua pele reage aos diferentes produtos. Comece aos poucos e depois vá inserindo produtos mais potentes. Quando for começar com o Vitacid, inicie com os menos concentrados também. 

Mas, vale lembrar que quanto mais potente (tretinoína) mais eficiente o produto é. 

3. Aplique em Dias Alternados até chegar no Uso Diário

Outra orientação é usar o Vitacid dia sim, dia não e sentir se os efeitos colaterais estão muito fortes ainda. 

Se estiver muito intenso, dá até mesmo para usar o Vitacid a cada dois dias. Com o tempo, a pele vai se acostumando e os efeitos vão reduzindo, chegando assim até o uso diário. 

4. Aplique uma Camada Fina

Não é necessário uma grande quantidade de produto para que traga resultados. Além de gastar o produto sem necessidade, os efeitos podem ser piores. 

O tamanho de uma ervilha deve ser suficiente para o rosto todo.

Se você usar apenas em uma região, aplique menos ainda. Sempre uma camada fina.

Mas se você já estiver usando diariamente o produto e não sentir muita diferença na pele após algum tempo, aí sim deve-se usar uma quantidade maior.

5. Hidrate a Pele antes de Aplicar o Vitacid

Hidratar a pele é muito importante para deixá-la macia e bonita. 

Mas, se você está com muitos efeitos colaterais, ele pode ser essencial para o seu sucesso no tratamento. 

Aplique um pouco de hidratante para pele oleosa, espere secar e só depois use o Vitacid. 

O hidratante irá formar uma camada protetora, diminuindo efeitos colaterais como a escamação da pele

6. Fique Alguns Dias sem Usar 

Se você estiver com muitos efeitos colaterais (pele ardendo, coçando ou descamando MUITO), cesse o uso do produto por alguns dias até que a sua pele volte ao “normal”.

Um pouco de efeito colateral é normal e faz parte, mas é necessário achar um equilíbrio já que se eles estiverem muito intensos, você pode até queimar a pele. 

É melhor usar o produto por mais tempo e com segurança, do que tentar abraçar o mundo e acabar machucando a pele. 

7. Use Produtos que Ajudem com os Efeitos Colaterais

Outra coisa que inclusive me ajudou MUITO durante o meu tratamento foi ter alguns produtos que eu pudesse usar durante o dia para me ajudar com os efeitos colaterais. 

O que eu mais usei foi o Bioderma Sensibio DS+. Ele é um hidratante bem levinho que ajuda com a descamação, vermelhidão e ardência da pele. Já me salvou muitas vezes! 

Outro produto que já usei foi o Epidrat Calm. Ele é incrível também, mas ele é mais pesado, então é bom usar quando a sua pele já estiver um pouco mais sequinha, se não pode deixar ela um pouco oleosa. 

Você pode procurar também outras opções. Essas foram as que eu usei, então gosto de recomendar porque eu sei que elas ajudam mesmo. 

Uma outra ideia também é aplicar água termal durante o dia, já que ele dá uma sensação de alívio. Três que eu sei que são boas são a da La Roche, da Vichy e da Avène

8. Aplique o Vitacid apenas à Noite

Além de ser fotossensível (não funciona com a luz solar), o Vitacid também deixa a pele bem sensibilizada, aumentando as chances de queimaduras ou de manchar a pele. 

Por isso, o Vitacid deve ser usado apenas no período da noite, e deve ser retirado pela manhã com muita água e sabonete.

9. Use Protetor Solar

Justamente por deixar a pele mais sensível, é muito importante não esquecer de passar o protetor solar! 

Ainda, é importante aplicar um protetor com um fps mais alto, mas que não deixe a pele oleosa. 

Na rotina abaixo eu mostro os que eu usei, mas nesse post você encontra MUITAS opções boas de protetores para pele oleosa para todos os bolsos (só não esqueça de escolher um com alta proteção ein?)

10. Se for o Vitacid XT – Não aplique no rosto todo

Lembra que eu falei que o Vitacid XT é o mais potente e é incrível para remover os cravos daquela região do rosto que você tem muitos?

Então, ele é bom mesmo! Mas por ser tão potente é bom você ver a resenha específica dele, para tomar todos os cuidados. 

Um dos cuidados mais importantes é que você não deve aplicar no rosto todo, a não ser que seja indicado pelo seu dermato. 

O Vitacid XT também não é de uso diário no rosto, geralmente é só usado umas três vezes por semana. E às vezes, só uma vez já é suficiente.

Mas, nada te impede de começar por uma versão mais tranquila também, tipo a do Vitacid Gel 0.025%.

11. Considere associar outros produtos 

Outra dica incrível para você se livrar da acne só com produtos tópicos é a associação de produtos. Eu mesma sempre faço isso. 

E a dermatologista Betina Faggion gosta de recomendar uma combinação de produtos para o sucesso no tratamento de  seus pacientes.

O ideal é você já estar mais acostumado com o Vitacid e só depois incluir os outros produtos e claro que para cada pele, uma associação será melhor que a outra.

Mas, duas associações que a especialista mais recomenda para seus pacientes é o sabonete com ácido salicílico e o peróxido de benzoíla. 

O sabonete  ácido salicílico é excelente para iniciar a combinação já que ele fica pouco tempo na pele, então não possui efeitos colaterais agressivos. 

Já o peróxido de benzoíla é muito indicado para quem tem acne e também aquela pele BEM oleosa. 

Você pode usar a noite, em dias alternados com o Vitacid ou até mesmo usar o peróxido de benzoíla pela manhã (com alguns cuidados já que ele mancha roupa) e à noite aplicar o Vitacid. Mas você nunca deve usar os dois produtos juntos, no mesmo período. 

Nesse post você encontra direitinho qual é a melhor forma de usar o peróxido de benzoíla também e os cuidados que você deve ter.

12. Acompanhamento Médico é muito Indicado

A dermatologista Betina Faggion compartilha sobre seu conhecimento médico e experiência no consultório, falando sobre o que ela percebe que mais funciona. 

No entanto, ela ressalta inúmeras vezes a importância de indicação e acompanhamento médico na hora de usar qualquer produto, tanto para a segurança do paciente quanto para se obter sucesso no tratamento!

Então, se você puder, procure um dermatologista de confiança. O trabalho deles é insubstituível e faz diferença. 

Rotina de Skincare com o Vitacid

Quando for montar a sua rotina de skincare sempre tenha em mente que o Vitacid só pode ser usado durante à noite.

Aqui, vou mostrar como foi uma das minhas rotinas mais práticas e eficientes de skincare com o Vitacid, para exemplificar um pouco para vocês. 

De manhã:

  1. Lavava o rosto com o Dermotivin Salix: este sabonete contém ácido salicílico;
  2. Hidratava a pele com um hidratante, geralmente o Bioderma Hydrabio
  3. Aplicava Protetor Solar: boas opções são o Episol Sec 99 fps ou Skinceuticals UV Oil Defense 80fps

À noite:

  1. Lavava o rosto novamente
  2. Aplicava uma água micelar: a minha favorita é a Sensibio da Bioderma
  3. Hidratava a pele: somente quando os efeitos colaterais estavam muito intensos! 
  4. Aplicava o Vitacid uma noite, e na seguinte aplicava o Acnen Gel (peróxido de benzoíla).

E utilizei todas aquelas orientações já passadas. 

Quando a minha pele descascou muito e eu tava muito desconfortável eu fiquei alguns dias sem usar. 

Usei e abusei dos produtos que ajudavam a acalmar minha pele durante o dia, como o Sensibio e o Epidrat Calm! Mas não deixava de usar o Hydrabio na rotina matinal. 

E apenas usei o peróxido de benzoíla e o sabonete com ácido salicílico quando eu já estava mais acostumada com o Vitacid.

​​Pode fazer limpeza de pele usando Vitacid acne?

Outra pergunta muito comum é se a limpeza de pele pode fazer parte da rotina de skincare com Vitacid. 

De acordo a Dra Betina Faggion:

Aconselho meus pacientes a não fazer limpeza de pele enquanto estiver usando o Vitacid. Isso porque, para fazer a limpeza de pele, ela não pode estar irritada ou machucada. Se estiver, a chance de ficar uma marca ou causar uma infecção é maior”

Assim, a médica recomenda para quem quer fazer uma limpeza de pele, cessar o uso do Vitacid, pelo menos uma semana antes do procedimento.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes