Vitacid XT:  Dermato Conta Tudo que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento


Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988

O Vitacid XT é um dos melhores e mais potentes cremes que já usei. 

Mas é também um dos produtos mais difíceis de se usar, já que os efeitos colaterais são intensos e podem ser até mesmo perigosos! 

Então, sabendo que é um produto que deixa a pele maravilhosa, mas que muitas pessoas abandonam o tratamento devido aos seus efeitos colaterais, resolvi escrever a resenha mais completa que você vai encontrar sobre o Vitacid XT.

Além das minhas impressões individuais sobre o produto, você irá encontrar tudo que você precisa saber para começar a usá-lo: como reduzir os efeitos colaterais, para quem ele é ou não indicado, preços e medicamentos semelhantes. 

E ah! Todo o conteúdo foi revisado por uma dermatologista. 

Para que serve o Vitacid XT?

O Vitacid XT é um produto tópico que tem como ativo a tretinoína, podendo ser usado para os mais diversos objetivos como:

  • Tratamento de acne
  • Tratamento de estrias
  • Tratamento antienvelhecimento
  • Tratamento de manchas 

Mas, devemos levar em consideração que ele não é o único Vitacid que possui tretinoína na sua composição, e portanto, outros Vitacid podem ser usados nesses tratamentos. 

O que diferencia ele dos outros é que o Vitacid XT é o mais potente dos Vitacid, já que possui uma concentração de 0.1% de tretinoína (para quem não sabe isso é uma concentração bem alta!)

Isso significa que ele irá trazer resultados mais dramáticos na pele. Só que nem todo mundo pode, deve ou consegue usar uma concentração tão alta. 

Quem não deve usar Vitacid XT

O  Vitacid não deve ser usados por quem:

  1. Tem a pele sensível, com dermatite ou rosácea;
  2. Está grávida, amamentando ou tentando;
  3. Tem alergia a algum componente da fórmula ou;
  4. Possui alguma contraindicação de uso (consulte a bula do medicamento)

Se você se enquadra em alguma dessas opções, recomendo você ler um post que faça sentido para seu caso, como por exemplo a nossa resenha sobre o Azelan, que é um medicamento mais indicado para o tratamento de acne nestes casos.

Além disso, há alguns casos em que a tretinoína é indicada para algumas pessoas, mas a versão do Vitacid XT não é a ideal.

Outras versões do Vitacid podem ser que façam muito mais sentido. Então vamos ver algumas delas:

Outras Versões de Vitacid

  1. Vitacid Gel 0.025%: apenas tretinoína mas em menor potência. 
  2. Vitacid Creme 0.05%: tretinoína em uma potência intermediária
  3. Vitacid Gel Acne: possui tretinoína mas também antibiótico (clindamicina) e por isso só pode ser comprado com receita.
  4. Vitacid Plus: possui hidroquinona e outros componentes que fazem ele ser perfeito para o melasma, mas não é indicado para peles acneicas. Se melasma for o seu problema, veja esse nosso post sobre Vitacid Plus!
  5. Vitacid XT Creme 0.1%: apenas tretinoína, o mais concentrado e potente de todos. É o que falaremos nesse post aqui!

Se você nunca usou nenhum tipo de ácido e não sabe se o Vitacid XT é o mais adequado para você, recomendo que veja também nosso post sobre o Vitacid. Lá você terá todas as informações que precisa para escolher qual o melhor para o seu caso. 

Resenha Vitacid XT para Acne

O primeiro ponto a se levar em conta no uso do Vitacid XT para tratar a acne é que ele deve ser usado apenas no tratamento de acnes leves. 

Se a sua acne estiver muito inflamada ele pode até mesmo piorá-la. O Vitacid é um produto irritante, então não é ideal você passar um produto que irrita em uma pele já bastante inflamada. 

Como usar Vitacid XT no rosto?

Minha dermatologista indicou o Vitacid XT para tratar as regiões do meu rosto que tinham uma quantidade maior de cravos, que no meu caso era o nariz e me passou algumas informações de como usá-lo:

Primeiro, é bom saber que Vitacid XT não deve ser usado em toda a extensão do rosto para tratar a acne, apenas nas regiões com mais cravos. 

Segundo é que é ÓTIMO para tratar os cravos (acne grau I) e uma ou outra espinha. Mas se você tiver muitas espinhas inflamadas não é bom usar um Vitacid XT já que ele é muito potente e pode inflamar e irritar a pele. 

Então se você quer tratar as espinhas (e não cravos), recomendo você acessar esse nosso post, já que lá eu falo sobre os melhores Vitacid para tratar espinhas, com todas as informações de como usá-lo.

O terceiro ponto é que deve-se aplicar apenas uma camada bem fina (uma gotinha do creme) nas regiões em que os cravos são mais profundos e difíceis de sair. Caso contrário, ele pode até mesmo queimar a pele.

E último ponto é que ele não deve ser de uso diário.

Minha Experiência Durante o Tratamento

Como falei antes, usei o Vitacid XT para tratar os cravos mais profundos e chatinhos de sair. 

Comecei a usá-lo apenas uma vez na semana no período da noite

Como o Vitacid XT é bem potente e a minha pele não estava acostumada ao produto, após alguns dias do primeiro uso, a região que apliquei o medicamento já começou a descascar. 

O produto age como um “peeling caseiro”. Mas, com o tempo, a minha pele foi se acostumando com o ácido e ela não ficava tão inflamada, vermelha e descascando tanto.

Além disso, como a tretinoína é muito concentrada no Vitacid XT e você pode usar apenas uma vez na semana (e para algumas pessoas nem isso), eu associei outro produto para tratar minha acne. 

Nos outros dias, eu usava um produto com peróxido de benzoíla (usei já o Acnen e o Clindoxyl Control).

Usava o peróxido de benzoíla já que eu tinha a pele bem oleosa, e ele ajuda com a acne leve e também a deixar a pele mais sequinha. 

Ele é um produto que pode ser comprado na farmácia sem receita, mas precisa ter alguns cuidados também quando for usar ele.

Se você tem a pele bem oleosa também, vou deixar aqui o nosso post que tem tudo que você precisa saber antes de usá-lo.

Cuidados durante o Tratamento

Além disso, alguns cuidados que eu tomei durante o tratamento foram essenciais para eu não desistir do Vitacid. 

  1. Quando minha pele estava muito vermelha e descascando muito, eu passava o Bioderma Sensibio DS+ para aliviar os efeitos. Também foi recomendação da minha médica.
  2. Fiz o tratamento depois do verão. Além do produto ser fotossensível (não funciona na luz solar), a pele fica muito sensibilizada e suscetível a ficar mais manchada e com queimaduras do sol. 
  3. Aplicava o produto apenas à noite. E quando eu acordava eu retirava o produto com um sabonete e aplicava protetor solar com alta proteção. O que foi indicado pela minha dermatologista foi o Episol Sec 60fps.

Resultado

Fiz o tratamento com esse ácido por dois meses e depois mantive apenas o peróxido de benzoíla. 

Ele pode até ser feito por mais tempo, mas após dois meses eu já senti que meus cravos tinham diminuído muito

Toda vez que descascava eu conseguia ver os cravos se soltarem.

Eu simplesmente amei o resultado que tive com esse medicamento, e não sou só eu que vejo essa diferença. Falando com a Dra Betina Faggion ela compartilhou que:

“O Vitacid XT é um dos melhores medicamentos tópicos para tratar acne grau I (cravos). Vejo resultados incríveis para remover aqueles cravos maiores e profundos”. 

No entanto, ela alerta que nem todo mundo deve e consegue usá-los. 

“Além das contraindicações, alguns pacientes não conseguem fazer uso do Vitacid XT porque os efeitos são muito intensos. Nesse caso uso ou uma versão menos concentrada do Vitacid ou até mesmo outro produto”.

Isso porque algumas peles ficam tão inflamadas e descascam tanto que podem ficar até mesmo queimadas com o ácido.

Por isso, o mais seguro é usá-lo com o acompanhamento de um médico e se você sentir efeitos muito intensos, cessar o uso. 

Resenha Vitacid XT para Tratamento de Estrias

Minha Experiência Durante o Tratamento

A minha experiência de tratar estrias no peito com o Vitacid XT foi bem desconfortável mas extremamente eficaz! 

Iniciei o tratamento logo quando elas surgiram, então elas ainda estavam bem vermelhas.

No início, aplicava o ácido na região todo dia antes de dormir e também aplicava hipoglós na região dos mamilos já que ele pode ficar muito irritado mesmo aplicando o Vitacid apenas ao redor dele.

No primeiro mês não aconteceu nada, o que não é comum. Cada pele tem um tempo para sentir os primeiros efeitos, mas eles acontecem geralmente entre duas ou três semanas. 

Mas, como a minha pele era mais resistente e estava demorando muito para descascar, minha dermatologista orientou para que eu usasse um plástico em cima do produto. 

Então antes de dormir eu passava o Vitacid XT e colocava um plástico, de cozinha mesmo.

Essa técnica é utilizada em quem tem a pele mais resistente. Como a pele demora para começar a descascar mesmo com o uso de um ácido super concentrado como o Vitacid XT, é interessante colocar o ácido fechado com um plástico por cima. Assim, ele tem um poder maior de ação.

Mas, assim que começou a fazer efeito, fui orientada a retirar o plástico, se não poderia resultar em efeitos muito agressivos

Após essa técnica, meu peito começou a ficar com várias bolinhas vermelhas, e depois ficou bem assado e começou a descascar. Todas essas etapas também foram explicadas pela minha médica que eram normais. 

A Dra Betina ainda nos explica que: “Se você perceber várias ‘bolinhas’ vermelhas formando um ‘grosseirão’, é normal e posteriormente irá descascar. Muitos acreditam que estão tendo uma reação alérgica ao ácido e que devem parar. Mas, na maior parte dos casos, é apenas uma ‘irritação’ normal do próprio ácido”.

Eu usei o ácido por mais ou menos 6 meses no peito (o tratamento costuma durar de 4 a 6 meses). Mas, como eu disse, não foi um processo muito fácil para mim. 

Cuidados Durante o Tratamento

Minha pele demorou para manifestar os primeiros efeitos, mas depois que eles vieram minha pele começou a queimar e descascar muito. Comecei a sentir MUITA coceira. Muita mesmo, a ponto de eu ficar me arranhando toda.

A orientação da minha médica foi de ficar uma semana sem usar o Vitacid XT, e depois voltar a usar o produto dia sim, dia não. E foi assim que usei o Vitacid XT até o fim do tratamento, em dias alternados.

Falamos com a Dra Betina Faggion sobre esses efeitos colaterais intensos que podem ocorrer no tratamento de estrias com o Vitacid XT e ela nos revelou que:

“Quando a pessoa está com muita ardência e coceira, é bom ficar sem usar por um tempo e depois usar em dias alternados”.

“Isso porque a pele não pode queimar tanto a ponto ficar com manchas ou com a pele marcada de tanto coçar a região. É importante para o paciente encontrar uma frequência de uso que ele consiga fazer”. 

“Mas, o que eu oriento é que não se deve parar por qualquer irritação ou coceira. Se não, as estrias nunca irão melhorar. É preciso que ocorra uma irritação e que a região descasque para que o tratamento funcione. É uma balança, tem que irritar, mas não muito”. 

Por isso, além do bom senso, é bom ter acompanhamento médico para que seu dermatologista possa avaliar se a reação e a descamação da pele está muito intensa ou não. 

Resumindo, alguns cuidados que tive durante o tratamento foram:

  1. Não tomei sol na região: como meu tratamento de estrias foi nos seios, uma parte do tratamento que fiz foi no verão, então apenas protegi bem com protetor solar e cobri com roupas. Mas, dependendo da região, é bom que seja feito no inverno. 
  2. Tomava banho pela manhã todos os dias: sempre fui acostumada a tomar banho à noite. Mas nesse período tomava pela manhã porque é muito importante retirar todo o ácido ao acordar.
  3. Por um período colocava plástico por cima do Vitacid XT: como já disse, minha pele era muito resistente e tava demorando para descascar, então segui a técnica de oclusão do ácido para que ele tivesse um maior poder de ação. Quando começou os primeiros efeitos eu parei de usar o plástico e apenas aplicava o Vitacid XT. 
  4. Cessei o uso por uma semana: quando os efeitos começaram a iniciar, eles estavam muito intensos. Como a coceira era incontrolável, parei de usar o produto para não resultar em manchas ou marcas. 
  5. Voltei a usar em dias alternados: essa foi a frequência que encontrei para ter resultados na pele sem deixar ela ficar muito queimada e assada. Mas essa frequência é individual, tem pessoas que conseguem usar todos os dias e outras que não conseguem usar nunca.
  6. Usei o Vitacid XT por mais tempo e tive calma: é melhor fazer o tratamento por mais tempo e com uma frequência menor do que deixar os efeitos colaterais serem muito intensos.

Resultado

E o resultado que tive foi incrível. Tive uma boa redução no aspecto das estrias. Infelizmente não tenho fotos de como elas eram.

Mas, as minhas estrias mais finas ficaram praticamente imperceptíveis. As mais largas não sumiram, mas melhoraram muito, e hoje em dia são linhas brancas muito finas. 

Atribuo esse resultado a algumas coisas:

  1. Iniciei o tratamento quando elas ainda estavam vermelhas (fase inflamatória): isso porque quando a estria já está branca até dá para tratar mas o resultado não é tão bom, às vezes o resultado é até nulo. 
  2. Minhas estrias eram nos seios: a pele dos seios e da parte interna da coxa são mais finas e respondem melhor ao tratamento. Glúteo, coxa e costas são mais difíceis de tratar porque a pele é grossa e o ácido não age tão bem (mas é super possível).
  3. Vitacid XT: o tipo do medicamento foi essencial. A concentração de 0.1% é bem potente e achei um medicamento incrível para meu objetivo.
  4. Acompanhamento médico: foi essencial para que eu não desistisse do tratamento e ao mesmo tempo deixasse o ácido agir e “fazer seu trabalho”

E sobre a opinião da especialista Dra Betina sobre os resultados do Vitacid XT para o tratamento de estria foi:

“É o meu produto preferido para tratar estrias. Tem várias opções no mercado, mas para ser usado em casa, a tretinoína na concentração 0.1% é o melhor na minha opinião”. 

Ela ainda disse amar o resultado que o Vitacid XT tem em estrias vermelhas até mesmo em comparação com os lasers para estrias. 

Os lasers geralmente são feitos em consultórios médicos e são bem mais caros do que o Vitacid XT.

Vitacid XT para Tratamento de Envelhecimento

Tratamento de Envelhecimento no Rosto e Pescoço

Confesso que usei pouquíssimas vezes o Vitacid XT para evitar o envelhecimento.

Não que ele não seja excelente, mas ele possui uma concentração muito alta e pode ser muito potente para ser usado no rosto todo, por isso é preferencialmente usado em peles mais maduras.

Se você quer um ácido para tratar ou até evitar o envelhecimento, a tretinoína é um dos melhores que você vai encontrar. Relativamente barata e a mais eficiente!

Mas, para evitar o envelhecimento da pele preferi usar o Vitacid Gel 0.025%

Minha pele é oleosa, então a versão gel é mais adequada, e o 0.025% possui uma concentração menor. Continua sendo muito potente já que a tretinoína é um produto forte, mas não tanto assim, o que faz com que os riscos diminuam. 

Costumo usar o Vitacid 0.025% duas vezes por semana na época do inverno para fazer um peeling caseiro. 

Mas, conversando com a Dra Betina Faggion, ela nos alertou que o Vitacid XT é muito potente para o rosto todo e não deve ser usado sem supervisão médica, já que pode queimar a pele.

O que ela recomenda para alguns dos seus pacientes é o uso semanal do Vitacid XT com uma quantidade bem pequena de produto, para fazer justamente um peeling caseiro.

Mas, as versões menos concentradas de Vitacid também proporcionam esse peeling com menos riscos. E mesmo elas precisam ser usadas com cuidado. 

Ao final do post damos algumas dicas de como usar com segurança.

Tratamento de Envelhecimento nos Braços e Colo

Nunca fiz um tratamento de envelhecimento para o colo ou para os braços. Mas, é uma área que envelhece bastante já que acaba tomando muito sol. 

Então, para quem não quer “entregar” a idade e evitar os danos solares, além do protetor solar é importante também usar ácidos nessas regiões. 

Como a pele do braço e do colo são mais resistentes, o Vitacid XT acaba sendo uma boa opção! Atenção que colo não é o pescoço tá? O pescoço possui uma pele fina e o cuidado precisa ser maior. 

De acordo com a especialista, essas regiões suportam o uso do ácido mais ou menos três vezes na semana! Mas isso depende de pessoa para pessoa, por isso é bom iniciar com uma frequência menor e ir aumentando conforme você observa as reações da sua pele.

Ela ressalta ainda que: “Algumas pessoas ficam com a pele muito vermelha e irritada, e nem sempre conseguem usar esse produto.

Ele dá resultados incríveis, mas nem todos podem usá-lo. O ideal é ter um acompanhamento médico durante o tratamento”

Vitacid XT para Tratamento de Manchas

Manchas no Rosto

O Vitacid XT é ótimo para tratar manchas, principalmente manchas na região das costas. 

Inclusive a Dra Betina disse que a tretinoína é uma das substâncias que ela vê mais resultado no clareamento das manchas. 

No entanto, se as manchas estiverem no rosto, é recomendado usar uma concentração mais baixa, como o Vitacid Gel 0.025%. Começar usando uma vez na semana e ver como a pele reage. 

Mas, o melhor tratamento de manchas mesmo acontece quando há a associação de cremes. Por isso, recomendo que você veja esse nosso post no qual mostramos os melhores produtos e combinações para clarear manchas.

Manchas nas Costas

Se as manchas estiverem nas costas, o Vitacid XT é mais indicado. Como é uma pele mais grossa, a concentração 0.1% pode ser bem mais eficiente. 

O ideal é começar aos poucos também e ver como a pele reage. Uma vez na semana, depois ir aumentando, podendo chegar até mesmo ao uso diário para algumas pessoas.

Se estiver demorando muito para o creme agir, também pode ser usado em casos de manchas nas costas a técnica de oclusão, que é igual o do peito: depois de passar o produto, cobrir com um plástico. 

Quando os primeiros efeitos começarem, é bom parar de usar o plástico para que os efeitos não sejam tão intensos. 

Lembre-se, alguns efeitos colaterais são normais e até mesmo fazem parte do processo do tratamento. Mas é preciso buscar um equilíbrio. Eles não podem ser tão intensos a ponto de deixar a pele queimar. 

E se você ainda tem também acne ativa nas costas, confira esse nosso post com os melhores medicamentos para seu caso. 

Efeitos Colaterais 

Os efeitos colaterais (assim como as contraindicações) do Vitacid são extensos, por isso é recomendado tanto o acompanhamento médico quanto ler a bula antes de usá-lo. 

Mas, os efeitos colaterais mais comuns são:

  1. Coceira
  2. Vermelhidão 
  3. Descamação
  4. Pele assada
  5. Ressecamento da pele
  6. Inchaço
  7. Ardência

A descamação é um dos efeitos mais vistos nos pacientes.

Quando o Vitacid é usado no rosto é mais comum também a vermelhidão, ardência ao aplicar e pele assada.

No tratamento de estrias um dos efeitos colaterais mais comuns é a coceira, por isso tem que tomar cuidado para não irritar demais a pele e deixar marcas. 

E lembre-se, por ser uma concentração mais alta os efeitos colaterais vão ser maiores. Por isso tem que ter cuidado ao usá-lo. 

Já mostrei inúmeros cuidados que tive quando usei o Vitacid XT.

Mas, a dermatologista Betina Faggion também nos passou algumas dicas essenciais para você não correr nenhum tipo de perigo. Vamos ver quais são.

Como Usar o Vitacid XT com Segurança

Faça o Teste do Pulso

Se você nunca usou Vitacid, antes de usar certifique-se que você não é alérgico. 

Aplique um pouco do produto à noite na região do pulso e ao acordar note como a sua pele reagiu. Se ela ficou inchada, vermelha e com bolinhas…

E não se esqueça de retirar bem o produto ao acordar.

Comece com Retinóides mais Fracos

O Vitacid XT é um dos medicamentos mais fortes que existem no mercado. Algumas peles, mesmo que não classificadas como sensíveis, muitas vezes não aguentam os efeitos colaterais. 

Por isso, uma dica é iniciar tratamento com um retinóide mais fraco, como por exemplo o adapaleno.

Outra sugestão é iniciar com o uso de um Vitacid menos concentrado como o Vitacid Gel 0.025% ou Vitacid Creme 0.5%.

Aplique o Vitacid XT à noite

O Vitacid XT é um produto fotossensível, ou seja, não funciona com a luz solar. Mas, além disso, ele deixa a pele mais sensibilizada, podendo facilitar queimaduras na pele. 

Por isso, aplique o produto à noite e ao acordar retire bem com água abundante e sabonete.

Aplique uma Pequena Quantidade

Ele é um produto potente. Portanto, não há a necessidade de usar uma quantidade muito grande. Inclusive, pode ser até mesmo danoso para pele já que os efeitos colaterais irão aumentar. 

O tamanho de uma ervilha é suficiente para todo o rosto, por exemplo. Mas, mesmo em áreas maiores como as costas, não há necessidade de aplicar camadas grossas.

Pode Usar o Vitacid todo dia? 

O Vitacid XT nunca deve ser usado todo dia no rosto sem acompanhamento médico! 

Em casos de áreas localizadas no rosto, você pode até usar no máximo 3 vezes na semana. Isso quando você já estiver acostumado.

Comece usando o Vitacid XT apenas uma vez na semana, e só depois que sua pele estiver mais resistente aumente a frequência. 

Para tratamento de estrias ou manchas que ficam nas costas ou seios, algumas pessoas até suportam usá-los todos os dias. Mas, nem todo mundo. Algumas pessoas ficam com a pele muito assada. 

Por isso, independente da área do corpo, no começo, aplique apenas uma vez na semana. 

Mas, se você resolver usar outros Vitacid, como o Vitacid Acne Gel ou Vitacid Gel 0.025%, você pode usá-lo todo dia. No entanto, no início é bom usá-lo em dias alternados até chegar ao uso diário. 

Aqui, você consegue ver completinho como usar os outros Vitacid.

Nunca Use no Rosto Todo sem Acompanhamento Médico

O Vitacid XT quando usado no rosto deve ser usado apenas em algumas regiões, como por exemplo as que tiverem mais cravos ou manchas. 

Em raros casos, você irá poder aplicar no rosto todo, como por exemplo para o tratamento antienvelhecimento quando acompanhado de um médico. 

Acompanhamento médico é indicado para todos os casos, mas especialmente esse. Aplicar o Vitacid XT no rosto todo pode ser perigoso e levar a queimaduras. 

Se estiver querendo tratar envelhecimento e precisa de um produto para o rosto todo, aposte no ácido glicólico, no adapaleno ou até mesmo em outras versões menos concentradas do Vitacid (tretinoína).

Use e Abuse do Protetor Solar

Como o Vitacid XT deixa a pele mais sensibilizada e suscetível a queimaduras e manchas solares, é essencial aplicar mais de uma vez por dia o protetor solar.

Passe um Hidratante

O hidratante forma uma camada protetora na pele não deixando os efeitos colaterais serem muito agressivos. 

Além disso, se a pele estiver descamando muito use um hidratante como o Bioderma Sensibio DS+ que ajuda diretamente com a descamação, vermelhidão e ardência.

Se o tratamento for nas costas ou nos peitos, o hidratante é uma boa pedida também. Mas por ser uma área mais extensa, procure por hidratantes mais em conta. 

A Dra Betina recomenda o Nivea Soft ou o Nivea Gel para áreas mais extensas como as costas.

Preços e Produtos Similares

O Vitacid XT é a concentração 0.1% da tretinoína, certo? O Vitanol-A 0.1% também. 

A diferença entre eles é a farmacêutica que fabrica cada um. O Vitacid é fabricado pela Theraskin e o Vitanol-A pela Stiefel. 

Claro, essa não é a única. Não é atoa que temos um post só falando a diferença entre elas, para você escolher a melhor para seu caso. 

Sobre o preço, no geral, o Vitanol-A costuma ser mais barato na concentração 0.1%. 

Vitacid XT Creme+- 60 reais (25g)Vitanol- A 0.1% Creme+- 50 reais (30g)

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes