Foto de Karolina Grabowska no Pexels
Você já deve ter conhecido alguém que estava cheio de espinhas no rosto, foi a um dermatologista e ele receitou um anticoncepcional como forma de tratamento. E essa abordagem realmente funciona em diversos casos. Mas, será que essa é a melhor maneira para o seu tipo de acne?
Neste texto, eu vou mostrar em quais casos os anticoncepcionais são receitados, se existem outras alternativas para o tratamento da sua acne, se o Yaz é uma boa opção, quais são outros anticoncepcionais semelhantes, expectativas do tratamento e muito mais.
ANTICONCEPCIONAIS PARA A ACNE
Não é porque você está com uma espinha que a solução vai ser necessariamente anticoncepcional. Na verdade, esse tratamento é indicado para um tipo específico de acne, a hormonal.
Esse tipo de acne aparece por causa de um desequilíbrio dos hormônios no corpo, com os hormônios andrógenos (masculinos) ficando relativamente mais predominantes que os hormônios femininos.
Os andrógenos são importantes em certa quantidade nas mulheres para a manutenção de músculos e ossos, crescimento estrutural e para o libido. Entretanto, quando esses hormônios estão acima da quantidade ideal ou quando o estrogênio e a progesterona caem e eles “ganham força”, problemas como aumento de pêlos, menstruação desregulada, queda de cabelo, aumento da produção sebácea e o aparecimento acne podem ocorrer.
Essa oscilação é mais frequente em algumas fases da vida da mulher, como puberdade, na época da menstruação e também por causa de algumas doenças como o Ovário Policístico.
O estrogênio, e alguns outros hormônios, pode ter uma ação contrária dos hormônios masculinos, reduzindo seus efeitos nocivos. E são essas substâncias que estão presentes em alguns anticoncepcionais.
Por isso, se sua acne não for causada por fatores hormonais, outras formas de tratamento podem ser uma opção melhor. Além de claro, homens não podem tratar a acne com anticoncepcionais.
Mas e agora, como saber se a minha acne é hormonal ou não?
Quem vai poder te dar esta resposta com toda certeza é um especialista. Mas, nosso corpo pode nos dar algumas pistas de que se trata deste tipo de acne:
- Primeiro, observe se algum dos outros sintomas, que eu citei acima, de desequilíbrio hormonal estão acontecendo com você: como aumento de pêlo e queda de cabelo.
- Depois observe sua acne. A acne hormonal costuma aparecer em volta da boca, no ângulo do maxilar e no pescoço. Além disso, suas lesões são inflamadas, e geralmente internas.
Entretanto, como eu disse, a única pessoa que pode te dar um diagnóstico definitivo é seu médico. Esse desequilíbrio, na maioria das vezes, não é normal, sua causa deve ser estudada e um tratamento hormonal deve ser feito.
COMO O YAZ FUNCIONA PARA A ACNE?
O Yaz é um contraceptivo oral combinado produzido pela Bayer, no qual cada comprimido de Yaz contém 3mg de drospirenona e 0,02 mg de etinilestradiol.
A drospirenona é um hormônio, que tem perfil parecido com a progesterona, mas com ação antiandrogênica, por isso, reduz as lesões e a oleosidade da pele. Já o etinilestradiol, estrogênio, ajuda na inativação dos hormônios masculinos andrógenos (do corpo).
Ou seja, os componentes do anticoncepcional serão responsáveis por proporcionar um equilíbrio maior do hormônio feminino e masculino no corpo.
YAZ PREÇO E OUTRAS MARCAS
O preço médio do Yaz, com uma cartela de 14 comprimidos com substâncias ativas é em média 45 reais. Enquanto, o Yaz Flex tem 30 comprimidos ativos e custa em média 55 reais.
Mas, outros laboratórios produzem versões com as mesmas substâncias e concentrações. Uma delas é a Iumi, produzida pela Libbs que custa por volta de 42 reais para 24 comprimidos
QUAL A DIFERENÇA DA YAZ PARA A YAZ FLEX?
Os dois possuem a mesma composição. A Yaz Flex tem a cartela diferente, mais apropriada para quem quer fazer o uso de anticoncepcional sem aquelas pausas mensais.
No caso da Yaz Flex, apenas uma pausa de 4 dias precisa ser feita no período de 120 dias. Entretanto, é possível fazer a mesma dinâmica (com menos pausas) com a Yaz “normal”. O Yaz Flex oferece um aplicativo para melhor controle e organização deste processo.
EFEITOS MAIS COMUNS COM A YAZ FLEX
Como a maioria dos tratamentos hormonais, as pílulas anticoncepcionais têm muitos efeitos colaterais, e os mais comuns na Yaz são:
- Instabilidade emocional (alterações de humor);
- Depressão/estados depressivos;
- Enxaqueca;
- Náuseas;
- Dor nas mamas;
- Sangramento uterino inesperado (sangramento entre períodos menstruais);
- Sangramento vaginal (sangramento não específico do trato genital);
- Redução da libido.
E estes são apenas os mais comuns. Quando tomei a Iumi, por exemplo, uma versão de outro laboratório, com a mesma composição, sofri também com aumento de peso.
Por isso, recomendo a leitura de toda a bula do medicamento antes de iniciar o tratamento. O uso de anticoncepcional está também ligado a um risco maior de trombose, câncer de mama e outros cânceres.
Além disso, é sempre mais seguro procurar um especialista antes de iniciar o uso de um método contraceptivo.
O TRATAMENTO PARA A ACNE PODE SER FEITO APENAS COM O YAZ (ANTICONCEPCIONAL)?
Sim, o tratamento de acne pode ser feito somente com o uso de anticoncepcional.
Mas, na maioria das vezes, os dermatologistas costumam utilizar um protocolo com alguns cremes e medicamentos tópicos, ou até com mudanças de alguns hábitos.
A acne hormonal costuma ser mais resistente ao uso de cremes tópicos isolados. Entretanto eles podem auxiliar em outras frentes, controlando mais a produção de sebo e impedindo a formação de cravos.
Alguns exemplos de tratamentos tópicos utilizados são:
- Peróxido de Benzoíla;
- Retinóides, como a tretinoína e o adapaleno;
- Ácido Salicílico.
Além disso, após o término do tratamento oral é comum a continuidade do uso destes cremes para que a acne não retorne.
Mudanças na alimentação e controle do nível de estresse também podem ajudar.
QUANTO TEMPO O YAZ DEMORA PARA FAZER EFEITO PARA A ACNE?
Os primeiros resultados com o uso do Yaz para a acne começam a fazer efeito após 2 a 3 meses de uso contínuo e correto. Entretanto, como geralmente outros cremes tópicos são associados, uma melhora na pele pode ser vista antes.
O tratamento completo pode demorar de 6 a 12 meses, ou até mais.
QUALQUER ANTICONCEPCIONAL VAI MELHORAR A MINHA ACNE?
Não, nem todos trarão esse benefício. Os anticoncepcionais que melhoram a acne são aqueles que agem contra os efeitos dos hormônios andrógenos, chamados de pílulas combinadas.
Entretanto, alguns deles não vão influenciar nos hormônios (nem positivamente, nem negativamente) como é o caso do DIU de cobre, e outros podem influenciar negativamente na pele, como é o caso das minipílulas.
E se você quer saber se o seu método contraceptivo pode estar ajudando ou piorando a sua acne, este post irá te ajudar muito.
EXISTE ALGUM TRATAMENTO SUBSTITUTO PARA A ACNE HORMONAL?
Sim, na verdade a pílula anticoncepcional vai ser mais indicada em alguns casos. Por exemplo, se você procura por um tratamento de acne e um método contraceptivo hormonal ao mesmo tempo. Inclusive, a bula do Yaz diz que o uso da pílula só é justificável para a acne, quando está associada a um desejo do seu benefício contraceptivo, já que os benefícios não superam os riscos de eventos tromboembólicos.
Mas, em alguns casos, talvez ela não seja nem a melhor maneira para controlar a sua acne. No caso de algumas doenças, como o Ovário Policístico, por exemplo, seu dermatologista vai trabalhar junto com um ginecologista para entender qual o melhor caminho de tratamento. Ou, se a sua acne for muito agressiva, a isotretinoína (Roacutan) pode ser uma opção melhor.
Mas, se o tratamento hormonal continua sendo a melhor alternativa para se livrar da sua acne e você não quer fazer uso de anticoncepcional devido aos inúmeros efeitos colaterais, existem outros medicamentos que também atuam com esse efeito antiandrógeno e são muito eficientes para o controle da acne hormonal.
Um deles é a espironolactona, um remédio que nasceu para ser diurético, e também tem essa ação de reduzir os efeitos dos hormônios masculinos, como a testosterona, no corpo. Hoje em dia ele é um dos medicamentos mais receitados pelos dermatologistas para o tratamento da acne hormonal. Mas ele também só pode ser usado por mulheres.
PORQUE O YAZ É UM DOS ANTICONCEPCIONAIS MAIS RECEITADOS?
O Yaz é uma boa opção porque é uma das pílulas combinadas (estrogênio e progesterona) mais modernas, que possuem menos hormônios e menos efeitos colaterais.
Outras pílulas como Selene e Diane 35, por exemplo, são mais antigas, e acabam tendo muito estrogênio, então por mais que sejam eficientes no controle da acne, os efeitos colaterais são extremamente agressivos.
Entretanto, em alguns casos de disfunção hormonal, pode ser que seu médico opte por outras pílulas combinadas, mais potentes, como as citadas acima. Inclusive, em alguns casos é necessário a associação com outros medicamentos.
Este processo de regulação de hormônios deve ser feito sempre com acompanhamento médico, e em alguns casos, o acompanhamento de um endocrinologista é muito importante.