Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988
Basta buscar “Roacutan afina nariz” no Tiktok, que você verá vários antes e depois, de pessoas que tomaram Roacutan e juram que o medicamento afinou o nariz.
Algumas delas até diziam que o remédio “deu a elas” uma rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) de graça. Mas será que isso é verdade?
O Roacutan não afina o nariz. Uma possível explicação para o afinamento aparente do nariz é que esta região possui uma grande quantidade de glândulas sebáceas, e uma ação do medicamento é redução dessas glândulas e sebo, e isso pode acabar dando a impressão de uma plástica no nariz.
Só que não é todo mundo que usa o Roacutan que verá este afinamento no nariz. Por isso neste post, vamos explicar melhor quais pacientes verão este benefício, os riscos do uso do Roacutan e o porquê ele não deve ser usado apenas para fins estéticos, e entender um pouco mais porque alguns cirurgiões plásticos prescrevem o uso de isotretinoína após uma rinoplastia.
O que é o Roacutan?
O Roacutan é um medicamento usado para o tratamento de acnes mais graves e acnes resistentes, ou seja, aquela que não teve boa resposta com antibióticos ou outras medicações.
Sua substância ativa se chama isotretinoína, e ela pode ser encontrada na farmácia em outros nomes também, como Amalfi e Ison.
A isotretinoína é a melhor substância no tratamento de acnes graves, mas pode causar alguns efeitos, sendo o pior deles os danos em fetos. (estudo)
Por este motivo, este medicamento é extremamente controlado, e seu dermatologista só o prescreverá se você tiver indicação, e não apenas para o afinamento do nariz.
Por que o Roacutan afina o nariz?
Ainda não é certo o porquê, aparentemente, o Roacutan (isotretinoína) afina o nariz.
Uma das hipóteses, descritas neste estudo e neste estudo, é que o afinamento do nariz acontece apenas quando o paciente tem pele espessa, decorrente de uma grande atividade das glândulas sebáceas.
Provavelmente, estes pacientes sofrem de hipertrofia das glândulas sebáceas, ou seja, uma alteração benigna que faz com que as glândulas sebáceas aumentem de tamanho.
Caso seja esta a explicação, este afinamento acontece porque uma das ações da isotretinoína é a redução do tamanho das glândulas sebáceas, estruturas que produzem o sebo, e isso pode fazer com que faz com que o nariz pareça menor.
Essa diminuição geralmente é maior na ponta do nariz e perto das narinas, onde há uma maior concentração destas glândulas.
Entretanto, é importante destacar que provavelmente a isotretinoína não vai beneficiar o nariz de todas as pessoas.
Por que alguns cirurgiões recomendam após a rinoplastia?
A rinoplastia é uma cirurgia realizada para mudar esteticamente o nariz, para que ele fique mais harmônico. Esta cirurgia geralmente envolve mudanças estruturais nos ossos e cartilagem, e são permanentes.
Entretanto, existe um desafio na rinoplastia de pacientes com pele espessa, e assim os resultados da cirurgia podem ser impactados.
Se a pele do paciente aparentar ser mais espessa, por causa do tamanho das glândulas sebáceas, o cirurgião pode, após a cirurgia, encaminhá-lo para um dermatologista para que ele faça uso do medicamento.
Inclusive, um estudo comparou a satisfação entre pacientes que realizaram a rinoplastia e tomaram ou não a isotretinoína após o tratamento, e indicou que aqueles que tomaram ficaram mais satisfeitos.
É importante destacar que por mais que seja uma prática sendo realizada, não há estudos suficientes comprovando que esta tática é efetiva. Inclusive, este estudo concluiu que existe uma melhora mais rápida nos pacientes que usaram isotretinoína (opinião subjetiva dos pacientes e médicos) , entretanto, a isotretinoína não alterou os resultados no longo prazo.
Também é bom saber que, por mais que possa trazer melhorias estéticas no nariz, o Roacutan não traz resultados iguais ao da rinoplastia.
Como dito, a cirurgia plástica vai mudar a estrutura óssea e cartilaginosa, enquanto o Roacutan, provavelmente, só muda o tamanho e atividade das glândulas sebáceas, podendo fazer a pele parecer mais fina.
Riscos do Uso do Roacutan
Por mais que possa trazer resultados estéticos no nariz de algumas pessoas, é importante falar que seu uso só pode ser feito quando indicado por um médico dermatologista, caso exista indicação, ou seja, o paciente sofra de acne grave ou resistente.
Isso porque o Roacutan tem alguns efeito colaterais, que devem ser contrapostos ao benefícios:
Riscos a Fetos
O principal risco ao tomar o Roacutan é a alta chance de causar danos em fetos, que pode afetar mais 35% dos bebês com mães que usaram a substância .
E o risco perdura até 1 mês depois do término do tratamento.
É por isso também que ao usar este medicamento, mulheres em idade fértil devem usar 1 ou 2 métodos contraceptivos seguros, além de assinarem um termo dizendo que entenderam os riscos relacionados ao remédio.
Alterações Hepáticas
Outro efeito comum que pode afetar quem toma este medicamento é a elevação nos níveis de enzimas hepáticas no sangue e aumento do colesterol e triglicerídeos.
É importante dizer que se você não possui insuficiência hepática , o uso da substância é seguro, se feito com acompanhamento médico.
Também, durante o tratamento seu médico pedirá exames para acompanhar estes indicadores.
Caso seus exames venham alterados, seu médico pode encerrar o tratamento ou diminuir a dose.
Também pode ser que ele te encaminhe para outros profissionais para investigar mais a fundo estas alterações.
Depressão
A depressão é um efeito colateral descrito na bula, entretanto, a relação entre depressão e a isotretinoína ainda não é bem estabelecida.
Existe indicação que a depressão esteja relacionada à acne, e não à isotretinoína. Este estudo, por exemplo, analisou que a taxa de pessoas depressivas que sofriam de acne e não tomavam isotretinoína era parecida com aquelas que tomavam o medicamento.
Mais estudos precisam ser feitos, mas é importante destacar que durante o tratamento, seu médico também te acompanhará, e caso você sinta sintomas da depressão, é importante comunicá-lo.
Um acompanhamento com psiquiatra pode ser necessário durante o tratamento, caso o paciente tenha histórico de depressão.
Dores Músculo-Articulares
As dores musculares, na lombar e articulações também são um possível efeito colateral comum.
Geralmente eles são leves e temporários, desaparecendo após o término do medicamento.
Caso, você sinta estas dores, seu médico pode alterar a sua dose, ou pedir para que a intensidade do exercício físico seja diminuída.
Outros efeitos colaterais são comuns, e falamos mais deles aqui.