Quem faz uso de Roacutan pode doar sangue?


Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

Roacutan é um medicamento oral que possui a isotretinoína como princípio ativo e é usado para tratar acne grave.

É um medicamento potente e que além de inúmeros efeitos colaterais também possui várias contraindicações. Uma delas em relação a doação de sanque.

Quem usa Roacutan não pode doar sangue durante o tratamento e até mesmo 1 mês após o fim deste. Isso porque, o sangue doado pode conter níveis altos do medicamento, e se o sangue for transfundido para uma mulher grávida, ele pode causar defeitos ao feto.

Conversamos também com a dermatologista Betina Faggion a respeito das alterações no sangue que podem ser causadas pelo Roacutan, quanto tempo o medicamento fica no organismo e se quem usa retinol ou tretinoína pode ou não pode doar sangue.

Além disso, temos também um post que fala 12 coisas que quem toma Roacutan não pode fazer, já que é um medicamento que precisa de muito cuidado para ser usado e não causar problemas na sua saúde.

Lembrando que esse post é informativo e que apesar de ser revisado por uma dermatologista recomendamos você seguir sempre as orientações do seu médico.

O que o Roacutan altera no sangue?

O Roacutan é um medicamento potente e com muitos efeitos colaterais.

Uma das reações adversas que podem acontecer pelo uso do Roactuan são alterações no sangue, como o aumento de gorduras no sangue, de triglicérides e colesterol séricos.

Por isso, antes mesmo de iniciar o tratamento com o Roacutan são feitos diversos exames, entre eles o de triglicérides e colesterol séricos, já que como o medicamento pode aumentar os níveis deles no sangue, não é indicado para quem já está com eles altos.

Às vezes, precisa-se fazer mudanças na alimentação e exercícios físicos para só depois usar a isotretinoína.

Durante o tratamento, o médico pede mais exames e acompanha essa alteração, podendo até mesmo diminuir a dose do Roacutan, cessar o seu uso ou pedir para que mudanças na alimentação sejam feitas também.

Temos um post que fala sobre quais alimentos são bons para quem toma Roacutan, nos casos em que há uma alteração nos exames de sangue.

Outro exame de sangue que costuma ser pedido e mantido controle é o para avaliar os marcadores hepáticos.

Isso ocorre porque tanto a isotretinoína (Roacutan), como a bebida alcóolica, são metabolizadas no fígado. E por isso, esse órgão pode ficar sobrecarregado.

Por isso, evitar bebidas alcóolicas durante o tratamento do Roacutan costuma ser indicado.

Bebidas alcóolicas não são uma contraindicação absoluta.

Se os exames estiverem adequados e seu médico liberar, o paciente pode consumir álcool com moderação.

Mas, se durante o tratamento, os exames vierem alterados, ele pode pedir que você cesse o uso.

No entanto, independente das alterações que podem ocorrer no sangue pelo uso do Roacutan, doar sangue durante o tratamento, e até um tempo depois, é proibido de qualquer forma.

Isso ocorre porque o Roacutan é um medicamento chamado de teratogênico (pode causar graves defeitos físicos ao feto) e como o medicamento fica na sua corrente sanguínea, ele também pode estar presente no sangue doado.

Assim, se quem receber seu sangue estiver grávida, o feto pode acabar tendo algum defeito congênito.

Tanto é que mulheres que tomam Roacutan não podem engravidar.

Temos um post que fala tudo sobre Roacutan e gravidez: o que pode acontecer com o bebê, melhor anticoncepcional para quem faz uso desse medicamento, se o homem tem que ter cuidados também e quanto tempo depois a mulher pode engravidar.

Quanto tempo dura o efeito do Roacutan no organismo?

O Roacutan ainda fica no organismo por alguns dias depois do término do tratamento. Ainda sim, na própria bula, você encontra que é recomendado esperar pelo menos 1 mês para engravidar ou doar sangue após o término do tratamento, por segurança.

Isso porque a eliminação da droga no organismo pode demorar mais ou menos para sair do corpo dependendo de alguns fatores como: a dosagem e frequência que você tomou o medicamento, a taxa metabólica do paciente, a idade, saúde e massa corporal.

Agora, os efeitos do Roacutan no controle da acne geralmente são prolongados e pode ser permanente em alguns pacientes.

Em alguns casos em que a acne ainda continua após o tratamento, é necessário um segundo ciclo de tratamento com o Roacutan, mas de acordo com a AAD (Academia Americana de Dermatologia), é necessário esperar pelo menos 8 semanas entre os tratamentos, já que a pele pode melhorar por um tempo depois do término do tratamento.

Por isso, dermatologistas, como a Dra Betina Faggion, cada vez mais vem orientando mudanças de hábitos além do tratamento com medicação oral.

Isso porque, não há garantia que a sua acne nunca mais irá retornar depois de usar Roacutan e já há estudos que mostram que a nossa alimentação e stress podem causar e agravar a acne.

Mudanças de hábitos que são recomendadas por alguns dermatologistas para controlar a acne:

  1. Cortar ou reduzir leite e derivados;
  2. Consumir alimentos com baixo índice glicêmico;
  3. Controle do stress;
  4. Controle dos hormônios em mulheres.

Quem tem acne pode doar sangue?

Quem tem acne pode doar sangue desde que não esteja usando o Roacutan (isotretinoína), medicamento oral usado para tratar acne grave.

Isso porque, como já vimos, se quem receber o sangue for uma mulher grávida, o feto pode ter problemas físicos graves.

Antibiótico também é uma linha de tratamento da acne, e alguns falam que quem está tomando antibiótico oral não pode doar sangue.

Mas, a verdade é que pessoas que tomam antibiótico não estão totalmente impedidas de doar sangue, isso irá depender da razão pela qual a pessoa está tomando antibiótico.

Como o próprio site do governo deixa claro.

Não é o antibiótico que impede alguém de doar sangue ou não, mas é a suposta doença que a pessoa está tratando.

A bactéria e os vírus podem ser encontrados no sangue e podem ser passados para quem receber o sangue pela doação.

Após pelo menos 15 dias da última dose do antibiótico é que o candidato a doação geralmente fica liberado para doar sangue.

Quem tem acne e está tomando antibiótico por esse motivo, ainda é elegível para doar sangue.

No site da Red Cross Blood eles dizem que é aceitável a doação se o doador está tomando antibiótico para tratar acne.

Mas, recomendamos que você sempre alerte e confira com o profissional que vai fazer a coleta se você pode ou não doar nas suas condições.

Posso doar sangue se eu uso Retinol?

Se você faz uso de produtos tópicos para tratar acne como o retinol, você ainda pode doar sangue.

Produtos tópicos como o Vitacid, que possuem tretinoína, Differin, que possui adapaleno ou os dermocosméticos que possuem retinol não estão listados como medicamentos contraindicados para o doador de sangue.

Se você tiver qualquer dúvida sobre algum medicamento, veja se ele está listado no site do governo sobre doação de sangue.

Além disso, antes de doar, liste os medicamentos que você faz uso e responda honestamente ao questionário.

Mas, para quem está grávida, o ideal é evitar usar esses produtos tópicos, uma vez que não há muitos estudos em relação a segurança do uso dos retinóides tópicos em mulheres grávidas.

Se não for o seu caso, temos também um post com um guia de retinóides que explica a diferença entre eles e revela uma lista dos melhores produtos.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes