Por que o Roacutan da Dor de Cabeça?


Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988

O Roacutan pode causar diversas reações adversas. E uma delas que pode ser bem incômoda é a dor de cabeça. 

A dor de cabeça é uma reação comum do Roacutan e ocorre entre 1% a 10% dos pacientes.

Mas, apesar da dor de cabeça poder ser apenas um efeito colateral temporário, esse sintoma pode ser o sinal de outras reações. 

O Roacutan pode dar dor de cabeça apenas devido a um efeito colateral comum do medicamento, mas também pode ser um sinal de superdose (quando o paciente toma mais medicamento do que o indicado), e em raros casos pode ocorrer uma hipertensão intracraniana benigna. 

Por isso, nesse post ainda vamos ver quais são as consequências de cada uma dessas reações adversas, se quem tem enxaqueca pode tomar Roacutan, os cuidados que devem ser tomados e a ação do Roacutan no cérebro.

Além disso, nós também temos um post com os piores efeitos colaterais causados pelo Roacutan, e algumas soluções para os mais incômodos. 

É normal ter dor de cabeça tomando Roacutan?

É comum ter dor de cabeça quando se está tomando Roacutan, e 1 a cada 10 pessoas podem sofrer com esse efeito colateral

Na maior parte dos casos, medicamentos analgésicos, indicados pelo médico são suficientes.

No entanto, a dor de cabeça também pode indicar outras reações mais graves pelo uso da isotretinoína (ativo do Roacutan).

Dor de cabeça pode ser um sinal de superdose do Roacutan.

A dose do Roacutan é calculada pelo dermatologista levando em consideração alguns fatores, como a gravidade da acne e o peso do paciente. 

A dose também pode ser ajustada durante o tratamento por algumas razões, uma delas é quando o paciente está sofrendo com um efeito colateral muito intenso, atrapalhando a sua qualidade de vida. 

Tomar uma dose maior do que a recomendada é perigoso, e um dos seus efeitos é a dor de cabeça. 

Por isso, tome sempre o que foi recomendado, nos horários determinados pelo seu médico e após a refeição. 

Se algum efeito colateral estiver muito intenso, converse com seu médico também porque pode ser o caso de ajustar a dose do medicamento. 

Mas, há outra razão para o paciente sentir dores de cabeça.

Como o Roacutan age no Cérebro? 

O Roacutan pode causar aumento da pressão do cérebro. Uma condição chamada de hipertensão intracraniana é grave, mas muito rara, ocorrendo em menos de 0,01% dos pacientes. 

Os sintomas podem incluir dor de cabeça, vômitos, náuseas, distúrbios visuais e edema da papila.

Alguns casos de hipertensão intracraniana benigna foram relatados em pacientes que usavam isotretinoína (Roacutan), em conjunto com a tetraciclina (antibiótico).

Por isso, o uso concomitante com esse antibiótico não é indicado.

Na verdade, muitos medicamentos não podem ser usados ao mesmo tempo com o Roacutan, então antes de começar qualquer medicamento converse com seu médico. 

Mas você também não deve parar o uso da isotretinoína toda vez que for usar um medicamento, já que isso pode impactar nos resultados a longo prazo de controle de acne. 

Além disso, alguns estudos sobre Roacutan e qualidade de vida, também mostram que “a isotretinoína causa elevação na produção de dopamina no cérebro, levando a seus efeitos adversos no humor”. Efeito no hipocampo também foi estabelecido.

Mas, o que os estudos indicam é que o efeito no humor é gradual e ao longo do tempo e não efeitos agudos. No entanto, é necessário mais estudos a longo prazo para entender melhor seus efeitos no humor.

A depressão também é uma reação adversa pelo uso do Roacutan. Apesar de ser rara, cuidados extras em relação à saúde mental devem ser tomados, principalmente em pacientes que já tiveram episódios depressivos ou sintomas psicóticos.

Quem tem enxaqueca pode tomar Roacutan?

Não há contraindicação no uso do Roacutan em pacientes com histórico de enxaqueca. Mas, esses pacientes podem sentir uma piora nas dores, uma vez que uma reação comum do medicamento é dor de cabeça (pode ocorrer em 1 a cada 10 pacientes).

Além disso, é bom ressaltar que não há nenhum estudo que indique que pacientes com enxaqueca estão mais sujeitos à dores de cabeça durante o tratamento do que pacientes que não possuem tais episódios. 

O indicado é comunicar o seu médico do seu histórico de enxaqueca, tomar a dose indicada por ele (uma vez que a superdose de isotretinoína também pode causar dores de cabeça) e tomar os medicamentos indicados pelo seu médico para aliviar esse sintoma.

Se as enxaquecas e dores de cabeça estiverem recorrentes, converse com seu médico sobre a possibilidade de ajustar a dose. 

Além disso, dores de cabeça, como já vimos podem ser um sinal de um problema bem mais grave, de pressão no cérebro, por isso sempre fique em contato com o seu médico, e se esse efeito colateral vier acompanhado de outros como enjoo, vômito, e distúrbios visuais, procure um hospital o quanto antes. 

Qualquer sintoma novo que você sentir após o início do tratamento com o Roacutan não deixe de comunicar o seu médico.

Além de ser uma questão de segurança, controlar os efeitos colaterais intensos do Roacutan é super importante para que não seja necessário um ajuste de dose, podendo impactar no tempo do tratamento e se houver interrupção, até mesmo nos efeitos a longo prazo da isotretinoína. 

E como nós sabemos que um dos efeitos mais comuns é o ressecamento da pele e da mucosa (nariz, lábios e olhos), recomendamos um post para você dos melhores produtos para ressecamento do Roacutan. 

Usar produtos potentes desde o primeiro dia do tratamento é a chave!

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes