Revisado por Betina Faggion – Dermatologista – CRM 14747-PR RQE: 5988
Junto com os vários efeitos colaterais do Roacutan (isotretinoína), como ressecamento de lábios e nariz, aumento de triglicerídeos e dores musculares, existe um que que ainda é duvidoso: o emagrecimento
O Roacutan pode influenciar na perda de peso, e inclusive este efeito colateral está descrito na bula com um efeito “sem frequência estabelecida”.
Entretanto, estudos e experiência em consultório médico da dermatologista consultada para este post, a Dra. Betina Faggion, ,demonstram que este efeito não é comum e não parece afetar muitos pacientes.
A redução do peso influenciada pelo Roacutan não tem explicação definida ainda, mas parece estar associada a outros efeitos colaterais, como redução de apetite por motivos psicológicos, náusea, diarreia grave, e às vezes por doenças mais graves, como a doença de Crohn.
Neste post, vamos entender o que os estudos falam sobre a perda de peso influenciada pelo Roacutan, se o ganho de peso é um efeito possível também e o que fazer se você está tomando Roacutan e está sofrendo com redução de peso.
O que os Estudos Falam sobre a Redução de Peso com o Roacutan
A redução de peso com o uso do Roacutan é pouco comum. Entretanto, ele aparece na bula do Roacutan, assim como outras bulas de medicamentos com isotretinoína.
A bula de um medicamento similar ao Roacutan, vendido nos Estados Unidos, o Absorica consta como possíveis efeitos colaterais relacionados ao peso:
- perda de peso
- mudança de peso ou apetite (dentro de distúrbios psicológicos, decorrentes de depressão)
- flutuação de peso (dentro de efeitos endócrinos, metabólicos e nutricionais)
- Redução de apetite (dentro de efeitos endócrinos, metabólicos e nutricionais)
Por mais que estes efeitos existam nas bulas, ainda não existem muitos estudos que consigam explicar se a perda de peso é resultado do medicamento, dos efeitos colaterais ou se não tem relação com o uso do Roacutan. (1)
Entretanto, uma possível explicação poderia ser o aumento da leptina no sangue, que foi percebida neste estudo aqui. A leptina é um hormônio que ajuda na saciedade alimentar. Mas mais estudos são necessários para entender se esta relação é verdadeira.
Entendendo os efeitos que podem levar a perda do peso
Outra hipótese é que a redução de peso durante o tratamento seja causada pelos efeitos colaterais do medicamento.
Depressão
A depressão é um efeito colateral descrito na bula dos medicamentos com isotretinoína, mas que também causa muita discussão.
Este estudo, por exemplo, analisou 38000 registros médicos de pacientes que sofriam com acne, e identificaram que no grupo que recebeu isotretinoína, 3,77% desenvolveram depressão, enquanto no grupo que não recebeu a isotretinoína, este número foi de 4,81%.
Ou seja, a isotretinoína em si não causaria a depressão. Algumas teorias dizem que a depressão pode estar associada com a acne.
Mesmo sendo ou não causada pela isotretinoína, a depressão pode causar redução de apetite (e também aumento do apetite), e poderia estar relacionada à redução de peso durante o tratamento do Roacutan.
Náusea
A náusea é um efeito descrito na bula da isotretinoína, mas é um efeito colateral muito raro, afetando em menos de 0,01% dos pacientes,
A náusea pode ser um impeditivo para comer, causando a redução de peso.
Se você está sofrendo de náusea durante o uso do Roacutan, converse com seu médico.
Diarreia grave
A diarreia também pode ser um sintoma que pode levar a redução de peso, e assim como a náusea é um efeito muito raro.
Se você está sofrendo de diarreia durante o uso do Roacutan, converse com seu médico. Existem vários motivos e doenças que podem estar causando este sintoma.
Doença de Crohn
A doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato intestinal, que afeta principalmente a parte inferior do intestino delgado e o cólon.
Ela causa diarréias, cólicas abdominais e às vezes febre e sangramento retal, assim como perda de apetite e peso.
Entretanto, esta relação ainda não é certa, sendo que apenas 85 casos foram relatados ao FDA (Food and Drug Administration) de 1997 a 2002, mesmo com milhões de pessoas usando nos Estados Unidos.
Outros estudos concluíram que não existe correlação da isotretinoína com doenças inflamatórias do trato intestinal.
Se você está tendo sintomas como os descritos acima, fale com seu médico.
Roacutan Engorda?
Assim como o emagrecimento, o Roacutan pode engordar se você sofrer de algum efeito colateral que leve à flutuação de peso, como depressão.
Além disso a flutuação de peso pode ser também causada por alterações metabólicas, nutricionais e endócrinas causada pela isotretinoína ou outros fatores.
Entretanto, o ganho de peso é ainda mais incomum que a redução de peso, como demonstrou este estudo.
Preciso Falar com meu Médico sobre a alteração de peso?
Mudanças e oscilações de peso costumam ser normais na vida, mas em alguns casos é importante relatar ao seu médico a alteração de peso:
Se a sua oscilação de peso for acompanhada de outros sintomas
Como já dito, alguns efeitos colaterais do Roacutan são gastrointestinais, e seu médico precisa analisar caso a caso, para definir se é necessário interromper o medicamento ou não.
Além disso, dependendo do problema, o médico irá te encaminhar para outro médico, ou te indicar outros medicamentos
Se a sua oscilação de peso for acompanhada de sintomas comuns da depressão
A depressão é um distúrbio psicológico que altera o humor, causando tristeza, pessimismo, baixa autoestima, irritabilidade, ansiedade, insônia, entre outros sintomas.
Essa doença é multifatorial e pode estar relacionada à genética, ao estresse crônico, a fatores hormonais, ao sedentarismo, ao uso excessivo de redes sociais, entre outros vários fatores.
Se você desconfia que está sofrendo de depressão, comunique seu médico para que medidas possam ser tomadas e um tratamento indicado.
Muitas vezes os dermatologistas pedem avaliação de psiquiatras e acompanhamento deles durante o tratamento.
Se o seu peso alterou muito, e a dose do medicamento precisa ser alterada
A dose estipulada para o tratamento do Roacutan é baseada no seu peso, e segue está fórmula: 120 – 150 mg/kg, durante o tratamento todo.
Assim alguém que tenha 50kg, tomará entre 6000mg a 7500mg de isotretinoína no período total do tratamento.
Essa dose, então, é dividida durante os dias, seguindo geralmente a recomendação de 0,5 – 1mg/kg. Ou seja, esta mesma pessoa de 50kg, tomará de 25 a 50mg de isotretinoína por dia.
Estes valores são os estipulados na bula, e claramente, o seu médico pode te indicar outra estratégia de tratamento.
No caso de ganho ou perda de peso expressivos, é interessante conversar com seu médico, pois mudanças na dose diárias e totais podem ser necessárias.
Outros Efeitos Colaterais
Assim como o emagrecimento, existem outros efeitos colaterais que são muito mais comuns e que você pode estar sofrendo, como ressecamento das mucosas, aumento de triglicerídeos no corpo, dores nos músculos e articulações.
Para saber o que fazer se você sentir cada um destes efeitos (e outros), neste post eu detalho os mais comuns.
Além disso, neste outro post, eu te dou dicas de produtos para evitar ou reduzir os danos do ressecamento da boca, nariz e olhos que incomodam tanto.