Você começou a tomar Roacutan, ou qualquer outro medicamento com isotretinoína, e está cheio de cravinhos. Pensou, vou fazer uma limpeza de pele. Mas será que pode?
Pois é, por mais que este medicamento seja a salvação de muitas pessoas que sofrem com acne, ele é cheio de regrinhas.
Enquanto se faz uso do Roacutan, e até 6 meses após o fim do tratamento, não é recomendado fazer limpeza de pele. Mas é sempre ideal falar com seu médico, que pode liberar dependendo do seu caso.
Mas, por mais que seja ótimo se livrar dos cravos, neste post eu te explico porque você não deveria se preocupar em fazer uma limpeza de pele. Também te explico porque a bula diz que não é recomendado fazer limpeza de pele enquanto se faz uso da isotretinoína e o que os estudos dizem.
Por que não fazer limpeza de pele durante o tratamento com Roacutan
A bula do Roacutan descreve como possível efeito colateral do medicamento “o risco de cicatrização alterada (cicatriz espessada) em áreas atípicas e de, mais raramente, alterações da cor da sua pele nas áreas tratadas.”
A cicatriz espessada é chamada de queloide (foto) que são cicatrizes elevadas que aparecem devido ao excesso de colágeno, por causa de uma resposta exacerbada do corpo.
E estas cicatrizes não são apenas um problema estético, e podem causar dor, sensibilidade, vermelhidão e inchaço no local. Entretanto, no rosto são mais raras.
A bula também avisa sobre a possível alteração de cor na pele. Essas alterações podem acontecer por causa de um excesso de formação de melanina no local tratado e podem parecer as manchas de acne ou as manchas de sol.
Mas o que Dizem os Estudos
Este aviso na bula do Roacutan, e em outros medicamentos que possuam isotretinoína, estão na bula e segundo este estudo são baseados em 3 pequenas séries de casos da década de 80.
Diversos outros estudos (este, este e este) do tipo review acreditam que não existem provas suficientes para determinar que a cicatrização piora durante e depois do tratamento.
Todos eles, avaliaram os estudos disponíveis até hoje sobre a cicatrização após cirurgias, dermoabrasão, laser, etc, e definiram que não haviam evidências suficientes para que estes tratamentos não fossem realizados.
Isso significa que, pelos estudos, não é possível definir se a cicatrização piora com a isotretinoína. Entretanto, todos comentam que como a isotretinoína é amplamente usada, pode-se dizer que nenhum problema significativo tenha sido consistentemente demonstrado.
Mas isso não quer dizer que você possa fazer qualquer procedimento. Converse com seu médico, que entende melhor sobre os riscos de cicatrização da sua pele.
Quanto Tempo preciso ficar sem Fazer Limpeza de Pele com o Roacutan
Segundo a bula do Roacutan, é ideal ficar de 5 a 6 meses após o término do tratamento sem realizar dermoabrasão agressiva, tratamento cutâneo e depilação mecânica.
Entretanto, seu médico conseguirá fazer uma melhor avaliação do seu caso, e poderá liberá-lo antes.
Como Remover os Cravos com o Roacutan
A limpeza de pele é ótima para remover os cravos imediatamente, mas eles podem acabar voltando se a oleosidade da pele e a hiperqueratinização não forem controladas.
Além disso, no caso de quem toma Roacutan, o risco de ficar uma cicatriz ou mancha no lugar ainda existe e é descrito na bula, ainda mais se a sua pele estiver já sensibilizada pelo medicamento.
Mas é importante lembrar que o Roacutan também trata e remove os cravos, sendo um dos melhores tratamentos para este fim.
Ele geralmente é usado em casos em que a acne comedogênica (cravos) é intensa e resistente a outros tratamentos.
Por isso, é bem possível que o Roacutan trará melhoras expressivas nos seus cravos. É só continuar o tratamento, que os benefícios tanto na acne como um todo (espinhas, abcessos, cravos, etc) devem aparecer após 8 a 16 semanas de uso.
Roacutan Remove Cravos?
Remover os cravos é uma preocupação de muitos pacientes. Mas a Dra. Betina, dermatologista há mais de 25 anos, nos contou que o desaparecimento progressivo do cravos é visto nos pacientes que usam a isotretinoína.
“É comum que os pacientes terminem o tratamento com a pele sem nenhum cravo e espinhas. Por isso, neste caso, os dermatologistas não veem a necessidade de limpeza de pele.”, nos conta a médica.
Seu médico, após o tratamento com a isotretinoína te recomendará um novo protocolo com outros medicamentos, sabonetes e dermocosméticos para manter os benefícios do Roacutan. Neste outro post, você pode ver dicas de produtos e rotinas para quem terminou o tratamento.
Como o Roacutan Trata os Cravos
Os cravos, chamados de comedões, são um tipo de lesão de acne não inflamatória, que podem se transformar em espinhas.
Inclusive, muitos medicamentos que tratam a acne inflamatória, tem sua ação prevenindo os cravos.
Já o Roacutan vai remover os cravos existentes e evitar que novos apareçam de algumas formas.
- Reduzindo o tamanho e atividade das glândulas sebáceas, reduzindo o sebo, que podem entupir os poros e formar os cravos;
- Reduzindo a hiperqueratinização, reduzindo a formação de comedões
- Aumentando a renovação celular, removendo os cravos existentes
Outras Táticas que não devem ser usadas para remover e Prevenir Cravos durante o Uso do Roacutan
Como a pele fica sensibilizada e a cicatrização comprometida durantes o uso do Roacutan, algumas práticas além da limpeza de pele devem ser evitadas:
Usar substâncias tópicas para tratar os cravos
É comum usar algumas substâncias como peróxido de benzoíla, tretinoína e ácido salicílico para remover e evitar o aparecimento de novos cravos.
Entretanto, quem faz uso da isotretinoína deve evitar estas substâncias, a não ser se recomendado pelo seu dermatologista.
Usar sabonetes que controlem a oleosidade
Também quem sofre de acne inflamatória ou cravos, geralmente usa um sabonete mais abrasivo que remove o excesso de oleosidade e queratina.
Entretanto, quem usa a isotretinoína, geralmente fica com a pele sensibilizada e bem seca, portanto, o ideal é usar um sabonete para peles sensíveis e mais hidratantes.
Neste outro post, eu dou dicas de alguns destes sabonetes e de outros produtos que podem ajudar na fase do ressecamento, como hidratantes labiais e nasais, colírios, hidratantes corporais e etc.
Usar Esfoliantes para remover o excesso de queratina e sebo
Pelo mesmo motivo dos sabonetes, não se deve usar esfoliantes. Geralmente os esfoliantes possuem mini esferas (esfoliantes físicos) que podem ser muito agressivos na pele já sensibilizada pela isotretinoína.
Também existem os esfoliantes químicos, que possuem substâncias abrasivas, e em maiores concentrações, que podem ser muito fortes para a pele sofrendo com os efeitos da isotretinoína.
Usar Máscaras Faciais Antioleosidade
Assim como os esfoliantes, as máscaras também possuem substâncias em maior concentração (que devem ser deixadas na pele por menor tempo).
Mesmo assim, elas podem ser irritativas nas peles sensibilizadas.
Entretanto, existem outras máscaras que não tem como objetivo diminuir a oleosidade, mas sim restaurar a pele, melhorar a hidratação, entre outros objetivos.
Estas máscaras podem ser usadas, se liberadas pelo seu dermatologista.
Algumas que gosto:
- Multivitamin Power Rcovery, Dermalogica. Ver preço na Sephora.
- Máscara Gel Ácido Hialurônico + Gaba, Simple Organic. Ver perço na Simple Organic.
- F-Bal Electrolyte Waterfacial, Drunk Elephant. Ver preço na Sephora.
- Overnight Hydrating Mask, Sephora Collection. Ver preço na Sephora.
Usar Removedores , Sugadores e Fitas de Cravos
Estes tipos de instrumentos já não são recomendados por quem não está com a pele sensibilizada, porque podem deixar cicatrizes e manchas no local.
Em peles já sensibilizadas pelo uso da isotretinoína eles são muito piores, e as chances de deixarem marcas aumentam ainda mais.